Comentários para:

Que polícia queremos?

VER COMENTÁRIOS EM Colunas

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Fabio Morato

    Para se ter uma policia de alta qualidade e' necessario que o trabalho desses agentes seja valorizado. Mas nao apenas valorizacao do trabalho dessa categoria resolveria porque a violencia urbana esta' relacionada ao desemprego, falta de oportunidade e de esperanca no futuro, carencia de boa qualidade de vida. Gostaria de ver jornalistas criticando a base dos problemas sociais no Brasil que consiste na concentracao de renda.

    Responda
  2. Junior

    O caro jornalista sempre seguindo a linha do jornalista politicamente correto. Palavras como "unico pobre negro" devem fazer parte de qualquer nota de esquerda. Covardia intelectual chamar os comunistas que h'a 30 anos somente lutavam pela "democracia"  a la Che. Hoje continuam com seu entulho moral e intectual tentando mostrar que o drogado 'e um pobre coitado inocente que deve ser custeado pela sociedade enquanto pagadores de impostos e trabalhadores fazem parte da "classe media golpist

    Responda
  3. Mauro Mosczynski

    o que o Luiz esqueceu é que não houve protesto pacifico, houve uma invasão e o policial estava lá para a desocupação do prédio público. queria que ele distribuisse beijinhos?

    Responda
  4. lucaum

    bla

    Responda
  5. WHITEMAN

    Percebe-se que os leitores aqui não se deixam levar mais pelo sensacionalismo da mídia. Em todos os lugares têm os bons e maus profissionais, e a mídia não foge da regra. A PM tem muito mais qualidades que defeitos. O que se vê é um grupo querendo a extinção da PM e tornar SP um verdadeiro caos. Mas, felizmente, o povo está acordando, pois quem tem que temer a polícia é os foras da lei. Tem muito baderneiro va. ga bun. do comprado que tem que levar uns trancos mesmo!

    Responda
  6. WHITEMAN

    CAVERSAN, o problema não é a PM! É fácil criticar a PM que cumpre ordens de governantes demagógicos e hipócritas. No final quem se passa de mal é a PM com comentários da mídia injustos. A mídia é tão política/ politiqueira como os governantes. SP só não está no caos total graças a ação da PM, porque ainda hoje PM socorre doentes, necessitados e aflitos. Quando mataram aquele repórter TIM LOPES a mídia se alvoroçou, se comoveu, exaltava a PM. Pois é! Ruim com a PM, pior sem eles!

    Responda
  7. Inês Faria

    Por conta do meu trabalho mantenho contato constante com a PM de minha cidade e o que posso dizer é que são qualificados e bem preparados. Me sinto segura na presença deles e sei que são a maioria. Mas , como sempre não dão ibope. O que dá ibope são os erros. De qualquer forma parabéns a PM de SP . Os resultados estão nas estatísticas e nós não precisamos da força do exército para nos auxiliar no combate ao crime . SP dá conta. E isso incomoda muita gente. Imagine uma PM que dá certo?

    Responda
  8. Marcelo Santos

    Como podemos cobrar alguma coisa da policia nesse país ? um judiciário totalmente corrupito,um MP inerte, escândalos pipocando para todos os lados no executivo..., os caras fazem até demais

    Responda
  9. scaners

    P/ Felipe Camargo: Concordo que os pros e os contras devem ser explorado sim, mas não de forma a generalizar, é preciso coerência no raciocínio. Não creio que alguém aqui se "intimida" com a opinião alheia.

    Responda
  10. Squelet Caveira

    Boa noite Caversan!Dia 18 reunião na SindisPrev no centro do Rio de Janeiro de Policiais Militares MOBILIZADOS e abertos ao diálogo, como foi em reunião com o Comandante Geral PMERJ CEL Erir Ribeiro, mas que precisa de uma resposta que atenda as nossas reivindicações a altura. A 2ª MAIOR arrecadação nacional e o PIOR SALÁRIO nacional. PM's, BM's e PC's unidos e mobilizados. Caversan, queremos SERVIR E PROTEGER, só que as PROMESSAS de campanha não cumpridas nos desalentaram e são uma af

    Responda
  11. Lionardo Bispo Evangelista

    Já publiquei um comentário!

    Responda
  12. Lionardo Bispo Evangelista

    Sumaré é um bairro de classe média ou de ricos? Vai ver que foi por isso a chegada rápida e eficiente da polícia local. O policiamento na usp talvez seja mesmo preciso, mas a atuação de muitos dos policiais é duvidosa e já parte logo para práticas conhecidas pelos estudantes:algum tipo de preconceito ; ainda mais sendo negro! Está claro: foi discriminação racial!

    Responda
  13. GIOVANI TONOLLI

    O colunista está retratando somente o que colheu de informações a respeito da ação da PM e se limitou a comentar da parte do estudante, que ele era negro e cabeludo. E o que o estudante falou ao PM ao ser abordado? Qual sua reação? A imprensa defende muito os vândalos da USP, e foi assim com os estudantes que invadiram e depredaram a mesma Universidade no fim do ano passado, sem direito algum. A imprensa não pode julgar somente um lado! Tem que ver o lado do folgado do estudante também!

    Responda
  14. Doutor Luiz... que tal criticar a polícia da Bahia? Cinco vezes mais assassinatos por 100 mil habitantes! E pensando bem, para o povo que somos, essa polícia de S. Paulo (composta por maioria de nordestinos) até que está boa demais. Aquele "estudante" provocador da USP merecia mais do que teve (independentemente de ser negro, amarelo, vermelho ou branco).  

    Responda
  15. scaners

    P/Jose Antonio Caliman (158 Para complementar...a perguntaseria: Que tipo de "jornalista" queremos?

    Responda
    1. Felipe

      Jornalistas que não se deixem intimidar por aqueles que discordam do que se publica.

  16. scaners

    O responsável pela redação Sr. Luiz Caversan, discorre de maneira a generalizar uma ação como se fosse absoluta. Este tipo de texto tendencioso só engana os idiotas, fale também das centenas de ocorrências bem sucedidas que a Polícia Militar realiza todos os dias, aliás, graças á esta polícia que o Sr. critica, que ainda Vossa Senhoria ainda pode andar nas ruas...

    Responda
    1. Felipe

      Acho que você se esqueceu de ler o exemplo da "polícia 2". O colunista nos deu dois exemplos da atuação policial. É de se esperar que os bons exemplos da corporação sejam de fato grande maioria, mas isso não invalida o debate. Maus exemplos devem ser escancarados sim, para que nunca mais se repitam.

  17. Sergio Di Pierro

    Continuando, a atitude do policial não se justifica, embora, no meu entender, houve truculência e não agressão. Está mais que na hora de parar com essa história de que quando um negro ou homossexual são agredidos ser considerados casos de racismo ou homofobia. Todos, brancos, negros, verdes, amarelos, gays, devem ser vistos como um cidadão perante a lei, todos comentem as mesmas falhas e os mesmos crimes. Caso contrario teremos que ter proteções especiais por raça, sexualidade, religião, etc.

    Responda
  18. Sergio Di Pierro

    Considerando que cada povo tem o governo que merece, a polícia de São Paulo é excelente. Presta muitos bons serviços, apesar dos baixos salários e falta de equipamentos, o que vejo é um ótimo atendimento, posso dizer invejável aos demais estados do país. Não se pode pegar um fato, como o ocorrido na USP, para questionar a qualidade da policia, foi mal Luiz Caversan, pense bem antes de polemizar. No caso da USP falta saber o que o "malandro", travestido de estudante, falou para o polic

    Responda
  19. Adriano Souza Almeida

    ...treinamentos diferenciados, equipamentos diferenciados, tropas diferenciadas? Então, enquanto a sociedade não perceber que tem que remunerar, treinar, e equipar BEM, e adequadamente, diversos tipos de tropas, porque enquanto tivermos coitados mal pagos e mal treinados, verdadeiros heróis, enfrentando criminosos da pesada com seus revólveres 38 antigos, com munição vencida, eu só digo: Graças a Deus pela polícia que ainda temos, merece MUITO respeito, e muito mais investimento do que é fei

    Responda
  20. Adriano Souza Almeida

    Que tal começarmos pelo óbvio, que é quase impossível ter profissionais de bom nível com o salário atual dos PMs? Em seguida, falemos da diferença entre teoria e prática, quantos aqui já tiveram que entrar em uma favela à noite para buscar bandidos? Queremos um grupo de profissionais sempre gentis e educados para nos atender, claro, mas ignorando que policiais vivem em verdadeira zona de guerra, matar ou morrer em menos de um segundo? E que o universo de situações totalmente diferentes exige...

    Responda
  21. Marcos Silva

    Eu acredito que a Polícia deveria ser única. No meu ponto de vista, duas Polícias e ainda uma Guarda Metropolitana é desperdício de recursos materiais e humanos. Com a unificação das polícias, os recursos seriam melhor empregados e ainda uma polícia não iria se sobrepor a outra.

    Responda
    1. Felipe

      Enquanto não for possível a unificação, ao menos as burocracias (administração de pessoal etc), inteligências e corregedorias poderiam ser unificadas na estrutura secretaria de segurança pública, à qual são vinculadas as polícias civil e militar.

  22. André

    No mínimo maldoso, hipócrita, irreal e neofascista seus comentários... Antes de exigir absurdos, use sua posição de jornalista crítico e cobre investimentos pesados em treinamento, desmilitarização, elevação da atividade policial às carreiras de nível superior do Estado ( ver exemplo da PF) e salários.... não venha com argumentos vazios tais como: "Já sabia que iria ganhar pouco"... e outros do gênero!

    Responda
  23. WAGUINHO

    A Polícia, tanto Civil como a Militar são retratos da sociedade onde vivemos.Na maioria das vezes acerta mas pode errar.Não queiramos comparar SP,apesar da grandiosidade,com a mesma cultura londrina.O fato ocorrido na USP teve uma resposta rápida da corporação e independente dos salários que recebem,aviltantes por sinal,tem dado aos paulistas a certeza que a segurança está no caminho certo!!!!!!

    Responda
  24. RBNP

    Até que bem lúcida o comentário do editor, mas acho que o problema é bem mais profundo: A atitude do Sargento pode ser considerada de incapacidade. O fato era, se o estudante não quis se identificar e o desacatou, algemasse o levasse ele à delegacia, bem aos moldes da polícia americana. Quanto a crítica no geral: é fácil cobrar a polícia uma atitude de primeiro mundo quando suas condições de trabalho são de terceiro; quando se ela atua é agressiva, se não atua é omissa.

    Responda
    1. Bender

      Não quis se identificar e desacatou? O cara tava longe e foi o único que foi abordado daquela maneira, pedindo a carteirinha de estudante. Policial não tem direito de exigir identificação de estudante de ninguém! E nem o estudante é obrigado a portar esse documento. Policial pode pedir o RG e só! E de preferência não fazer distinção entre aqueles que ele vai pedir o documento pela cor da pele ou outros atributos irrelevantes.

  25. Pô sr. Caversan;O sr. está escrevendo pra cumprir tabela e embolsar seu dinheirinho? Que falta de caráter! Analisar uma corporação com dezenas de milhares de componentes, e que atende milhares de ocorrências por dia, com base em duas ocorrências escolhidas a dedo... desonestidade intelectual.  A PM deveria processá-lo por calúnia. Nenhuma estatística, nenhum conjunto de dados sérios.Agora lá vou eu especular: o sr. é petista?

    Responda
  26. linaldo figueiredo

    está na hora da população também respeitar os policiais.

    Responda
  27. Cascão

    'Subversivos' eram - e ainda são - mais ban3idos que os próprios - veja a roubalheira dos 'subversivos' no poder.

    Responda
  28. pcoc

    Talvez tenha sido o único negro alí foi quem desacatou o policial. É fácil pegar uma reportagem e criticar a ação sem ter vivido os momentos de tensão! Eu fico com as duas polícias do repórter: se tiver de mostrar a arma pode mostrar...se tiver de agir sem dar tiro e com resultado: vai agir! Palmas a PM de SP embora eu seja da P Civil!

    Responda
  29. Adriano Correia

    Oh, Anisio de tal, o problema não é ser gordo, magro, preto, branco, etc. Seu problema é ser obtuso, deficiente auditivo voluntário, pois o que escrevi é audível, queira você ouvir ou não. Percebo que você tem muitas respostas aui no espaço, sai do armário, cara, você está a serviço de quem?

    Responda
  30. Adriano Correia

    Anisio Franco Camara, por certo, não deve possuir qualquer defeito. Deve ser uma espécie de deus. Não tinha como objetivo defender a atitude do policial, não possuo procuração para tal.

    Responda
    1. Anísio

      Não se exalte Adriano. Tenho uma verdadeira repugnância a pretensiosos, às vezes o são com causa e por isso perdoáveis, mas com os pretensiosos sem causa sou severo. Mas o problema é meu, pode colocar essa como mais uma de minhas frustrações. Viva feliz e continue sempre sagaz nas suas contestações. Abraços.. .

    2. Adriano Correia

      Fique tranquilo, Anisio Fraco do Cérebro, seu único problema foi ter nascido

    3. Anísio

      As palavras saíram muito juntas, seria impossível de outra forma, sempre excedia o limite de caracteres.

    4. Anísio

      Queria tocar violão direito, jogar futebol bem, gostaria de ter umabarriga não tão indecente e adoraria ser e ter muito mais. Só pra mostraralgumas de minhas frustrações, argumentar assim é infantil e denota um altercadoraparatoso e logorréico. Não gostei da alegação usada,achei-a frágil e rala como colostro, poderiame contestar com atilamento. Tenho várias imperfeições, mas b*rro não sou! PS:Perdoem pelo uso desse palavrório todo,mas a situação merece!

  31. Eros

    A justiça tem que funcionar junto com a polícia.Não adianta fazer uma ação dentro de todos os preceitos da civilidade com band1dos perigosíssimos para em pouco tempo a justiça soltá-los.Ninguém aguenta mais e isso se reflete em violência.

    Responda
    1. Adriano Souza Almeida

      Felipe, não estamos falando da massa de ladrões de shampoo em supermercado, a justiça brasileira é ótima em prender pobre. Estamos falando dos monstros, dos traficantes, dos corruptos, dos colarinho branco, dos menores, que frequentemente são soltos em poucos dias, ou cumprem penas ridículas. A sensação de impunidade é imensa no país.

    2. Felipe

      Que papo é esse de a polícia prender e a justiça soltar? Quantos presos há no Brasil? Eles caíram do céu? Acaso não foi a justiça que os condenou?

  32. caliman

    Talvez a pergunta seria: QUE TIPO DE CIDADÃOS QUEREMOS?Os que escolhem o tiririca para deputado, os que invadem propriedades publicas e privadas? Os que teimam em controlar a imprensa através de uma mordaça encenada? Os que criam 36000 cargos publicos ? Os que escolhem como parceiros ministros suspeitos? Os miseráveis que calam a boca com uma bolsa familia mal estruturada?Ou os juízes que se insurgem, inclusive ministros, contra o controle do judiciario ( pelo menos das movimentações exentricas?

    Responda
  33. RDVDAS DKJA DKL

    Muito bom você ter dado o exemplo dos policiais que invadiram a casa e prenderam os criminosos... o povinho só sabe xingar, chamar de coxinha etc etc. No caso do sargento: ambos estavam errados. Se um policial pedir meu documento e eu disser "Não vou mostrar e não encoste em mim", certamente não serei tratado com carinho, serei empurrado, braço torcido e algemado.

    Responda
  34. Alps

    O pseudo inocente alimenta propositadamente o caos, o outro o ôbvio, os fantasmas da ditabranda continuam assombrando os que "fala muito"

    Responda
  35. Padre Felipe

    Policia 2 mas com uma legislação a favor do cidadão de bem e muito rígida e sem benefícios para bandidos e mais rígida ainda com corruptos. Sem isso a tarefa da policia 2 será enxugar gelo!!

    Responda
  36. soares

    O comentarista julga e condena o PM do caso USP e trata o aluno como se nada tivesse feito de errado, aliás, ele é matriculado no campus da Zona Leste e estava causando desordem na Cidade Universitária - quer dizer que o fato de ser aluno da USP lhe garante o direito de fazer o que bem entender sem que haja intervenção policial? Queria vê-lo agindo assim nos EUA ou em qualquer país civilizado.

    Responda
  37. giba

    A idéia do artigo é boa mas, ao tomar apenas duas ações (uma ruim e outra excelente), o autor não tem condições de avaliar a qualidade da corporação. Afinal, em centenas de milhares de ocorrências, quantas foram bem sucedidas? Isso é o que importa, já que a perfeição é inatingível, quando seres humanos estão envolvidos. A percepção do autor de que houve progressos na polícia paulista coincide com a minha e de grande parte da população.

    Responda
  38. Marco

    Ficar falando da polícia$$ é muito fácil, queria ver os que ficam criticando trocar tiro%% com a bandidagemmmm ouvindo bala@@ assoviar passando perto da cabeça. Se ao final ainda estivessem vivos com certeza estariam com as calças toda borradaaaa.

    Responda
    1. Manuela ***

      Ninguém entra na polícia obrigado. Quando escolhemos uma profissão, estamos conscientes daquilo que nos será cobrado. Então, isso não é justificativa para a violência - de qualquer espécie que seja - de um policial.

  39. caio1945

    Polícia, sob qualquer ponto de vista, é mal necessário. E ela deve atender a quatro condições: 1. Pequeno efetivo e muito bem treinada e bem paga; 2. Disciplina implacável, 3. Armamento e treinamento mais modernos do que os dos fóra da lei, 4. Carta branca para agir quando chamada. Se alguem chamar a policia, tem que saber que vai rolar sangue e ninguem terá do que se queixar depois. Daí, o povo começará a aprender a viver como gente civilizada e se entender longe de interferências.

    Responda
    1. Ricardo André de Souza

      Carta branca soa a vale-tudo. A polícia não está acima das leis, a começar pela Constituição. Esse viés de que "vai rolar sangue" supõe que a polícia:a)está a serviço de uma política de combate ao inimigo;b)que esse inimigo é o "povo incivilizado";c)vale-tudo, matar/morrer. Quando à polícia é dada a missão de implementar as políticas públicas, tende-se a um efetivo maior com remuneração e treinamento menos dignos da função. Aí a disciplina também fica prejudicada. Mas nada justifica o vale-tudo.

  40. Miltonxf

    O tipo de polícia que nós queremos é aquela que combata a criminalidade e os estudantes invasores de espaços públicos com coragem e firmeza!

    Responda
  41. AGENTE

    Gostei da reportagem e da analise do Jornalista. Eu mesmo ja tivedificuldades com PMs. A questão é COMANDO e COMANDO esta subordinado aregras politicas, em épocas de elieção então.... Em termos politicos,sou apartidario, mas a FSP... é explicitamente ant-psdebista. O fato é o Sgt engordou, lamentavel não deveria. Devolvo ao editor com outra pergunta: Qual a imprensa desejamos ? Talvez uma menos tendenciosa, que reporta, acrescenta nas decisões de maneira neutra, mais investigativa ...

    Responda
  42. Adriano Correia

    Um sujeito que escreve um artigo num condomínio fechado, repleto de seguranças particulares, ou no alto de seu apartamento, no aconchego de seu escritório, ar-condicionado ligado, tem coragem de imiscuir-se na atividade policial, repleta de problemas, policiais depressivos, mal remunerados, vivendo a flor da pele. É difícil, amigos, ler aleivosias como esta todos os dias e ficar calado. Soluções não apresentam,pelo contrário,às vezes tem um filho ou sobrinho na usp e comprou sua causa.

    Responda
    1. Adriano Correia

      Oh, Anisio de tal, o problema não é ser gordo, magro, preto, branco, etc. Seu problema é ser obtuso, deficiente auditivo voluntário, pois o que escrevi é audível, queira você ouvir ou não. Percebo que você tem muitas respostas aui no espaço, sai do armário, cara, você está a serviço de quem? É advogado do escritor

    2. Anísio

      Esse sim, o Adriano Correia é um cara que deve ter escrito sua opinião de uma trincheira, diretamente do campo de batalha... E o bizarro é que o Adriano Correia quando fala das desventuras da profissão, AC justifica a ineficiência daquele policial torto/gordo. Quem conseguiu entender? Ao opinante bastou parecer loquaz que achou que passaria erudição, mas foi oco...

  43. robeval farias

    Lembramos que São Paulo tem população de 11 milhões de habitante. Não podemos desqualificar esta policia, classificada pela ONO entre as melhores do mundo por casos isolados de Sargento. A policia de São Paulo tem demonstrado que é eficiente e faz seu papel na cracolândia . Parabéns, policia por defender a ordem!

    Responda
    1. Manuela ***

      O senhor deve estar se referindo à ONU. Se for isso, então, não deve ter acompanhado à notícia de que a ONU mostra índices alarmantes de violência policial no Brasil. Infelizmente, a conduta desse policial preconceituoso não é isolada. Situações como essa se repetem devido a um treinamento ainda baseado no "bate antes e pergunta depois". No caso da Cracolândia, não sei qual eficiência. O que a polícia fez foi espalhar dependentes pela cidade e apreender poucos quilos de droga.

  44. Anísio

    Tenho certeza que se puder São Paulo um dia vota pra Polícia como prefeita da cidade, ao cidadão paulistano médio parece que a polícia resolve tudo. Talvez se houver uma candidata chamada Mercedes Ferrari talvez brigue bem na votação, carros ganhariam eleição com ajuda da classe média, da nova e velha... Mas anda acontecendo sim uma mudança na PMSP, os concursos estão melhor elaborados e há uma clara melhor seleção. Torço pra que a polícia do Sumaré seja a polícia pra toda a ci

    Responda
    1. Adriano Correia

      Você deve ser uma espécie de deus, Anisio Franco Camara. Fala pensando convencer alguém do que escreve, quando nem mesmo você acredita em suas palavras. Cheio de si, critica o cidadão paulistano e a classe média. Quem é você, cara, para achar-se acima do bem e do mal. Frustrado talvez o defina bem.

  45. Peterson Santos

    Com certeza a ação do Sargento foi péssima. Mas falar da forma física dele já foi um pouco demais não? Afinal o que isso tem a ver com a matéria? Esse foi um caso isolado, pois a maioria das atuações da corporação são bem planejadas e executadas. Não vale a pena condenar os outros 100 mil homens da corporação por causa do erro de um pessoa apenas.

    Responda
    1. Padre Felipe

      Até uns 15 anos atras a barriga era o corruptodromo. Quanto mais barrigudo era o sargento que me parava na estrada mais corrupto ele era, principalmente na policia rodoviaria federal. Pior que é real. Mas a policia tem melhorado muito. Agora falta melhorar as leis e acabar com a corrupção, aí a coisa entra nos eixos, o resto é balela!!

  46. Fernando Ramos

    Policial fora de forma é evidente, mas não vi racismo nenhum ali.Vi um estudante que, convenhamos, faz um curso de fácil ingresso cujo o pessoal que lá estuda não chega nem perto da média intelectual dos cursos que realmente dão prestígio à USP, e que fez gestos duvidosos e disse coisas duvidosas que podem ser notadas no vídeo.Na minha opinião, ele fez de tudo pro PM "perder a linha", e conseguiu. A intenção dele era óbvia de prejudicar a polícia e queimar seu nome na USP, uma pena que o PM caiu

    Responda
    1. Manuela ***

      Existe teste psicológico na PM, dentre outros motivos, para policial não ser explosivo. Não vi tais gestos de provocação a que se refere, mas, mesmo que tenha havido, o aluno não oferecia nenhum risco à integridade do policial. Não precisava bater no rapaz, sacar a arma e apontar no rosto dele. E nenhum curso deve ser desmerecido. Todas as áreas do conhecimento são importantes. Ninguém cria curso sem que haja um propósito. Além do mais, esses cursos também dão prestígio à USP. Basta se infor

  47. Censurado Injustiçado

    VEJAM AQUI ESSA MANCHETE DA FOIECA: "Promotoria recua e diz que ação na cracolândia não é "desastrosa" AGORA VEJAM O QUE A FOIECA FEZ QUESTÃO DE PUBLICAR NA REPORTAGEM SOBRE A VISITA DE ALCKMIN: "Eles (MP) caracterizam como "desastrosa" a ação, que teria boicotado o trabalho que já estava sendo feito na região." COMO ASSIM, FOIECA, ONTEM VOCÊ PUBLICA UMA COISA, HOJE PUBLICA OUTRA? MANIPULAÇAO A VISTA... CUIDADO!

    Responda
  48. Ricardo

    Ah!, sim. Muito fácil falar do "policial fora de si e completamente fora de forma" agredindo o "pobre estudante negro, que estava fazendo um protesto pacífico", sem mencionar que os alunos ocupavam ilegalmente um prédio público e o "coitadinho" recusou-se a se identificar para o policial. Por óbvio a ação do policial foi ilegal e completamente fora dos padrões operacionais, mas esquecer que os estudantes também estavam indo contra o ordenamento jurídico é hipocrisia da grossa.

    Responda
  49. Marcus

    Toda organização tem erros e profissionais mal preparados... só ver algum tempo atrás enfermeiros aplicando um monte de coisa errada em pacientes.... cirurgiões plasticos fazendo atrocidades... politicos fazendo burradas.... comerciantes alicando golpes em consumidores, jornalistas publicando materias erroneas... o problema é que a MINORIA da população tem coragem pra vestir uma farda e combater o crime, ficam em casa com medo e se sujeitam a tudo, e querem ser reguladores do poder que não t

    Responda
    1. Manuela ***

      A questão não é coragem. Cada um tem autonomia para escolher qual profissão lhe interessa. Nenhuma profissão é superior a qualquer outra. O problema é optar por uma carreira, desempenhá-la mal e esperar que não será cobrado. São ideias como essa que fazem policiais se sentirem superiores aos outros. Usar farda e portar uma arma não prova caráter de ninguém.

  50. leo

    VC percebe, em outros vídeos, q a todo momento, os alunos tentam cavar alguma denúncia contra o policial.... Podemos pensar no papel da polícia sim, mas e no dos alunos? eles estavam certos? acho q não. acho q poderiam sim fumar o baseado deles (pq não discutimos essas leis ein?), mas no momento em q eles brigam pra tirar pm do campo, ai perdem a razão. o bem maior é o mais importante. E na boa? tem uns ali q merecem sim tomar uns tapas!

    Responda
    1. Manuela ***

      Não sei o que droga tem a ver com esse vídeo. Seria melhor assistir de novo. Quanto aos PMs, a USP é uma autarquia, como muitas outras no Brasil.Por ser autarquia, a segurança é feita por guardas e não por polícia. A USP recebe muitos recursos, mas não investe em iluminação, nem no treinamento da guarda universitária.O reitor prefere chamar a polícia.Além do mais, polícia não tem garantido a integridade de ninguém. Para aqueles que não sabem, já havia policiais na USP quando o rapaz foi mort