Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Sérgio Mota

    O comentário sobre a matéria "A China não é mais a aquela"... não vi sai... É sempre assim, quando um ser pensante faz uma colocação contrapondo a matéria a coisa não sai... A proposito a economia Chinesa, que não é mais aquela, simplesmente cresceu apenas 9,2% pouco né... A pergunta é: E nós, crescemos quanto? Visto que a "China não é mais a mesma"...

    Responda
    1. Sérgio Mota

      Fazendo justiça... Saiu sim a minha resposta anterior... Peço desculpas pelo equivoco deste ponto colocado.

  2. Sérgio Mota

    Não concordo que a CHINA não seja mais aquela... Sendo inteligente, na realidade, o MUNDO todo não é mais o mesmo... Se o MUNDO esta passando pelas dificuldades eminentes, é natural que a China sofra os reflexos disto tudo, assim como os EUA, EUROPA que estão em situação piores, até mesmo o Brasil que esta bem no contexto, acaba sentido... A CHINA ao contrario de outras economias mundiais, tem força, vitalidade e sabedoria para dar a volta por cima rapidamente... Perda momentânea eu diria.

    Responda
  3. emerson de faria

    A maior lição que EUA e União Européia ensinam aos países emergentes, que aspiram chegar ao Primeiro Mundo, é que não há economia forte, consolidada e desenvolvida sem um mercado interno amplo e desenvolvido. Enquanto Brasil, China e cia. ilimitada não acordarem para essa realidade não passarão de promessas de algo que poderiam ser e não foram. E invariavelmente perderão o bonde da história, pois o desenvolvimento deslocar-se-á para quem fizer a lição de casa à risca.

    Responda
  4. Marco Torrezan

    Matéria pela metade ? Recebeu quantos dos EUA para publicar isso ?

    Responda
  5. Hélio Pereira

    Será que a CHINA já foi "aquela" algum dia?

    Responda
  6. luisera

    O jornalista em questao esta tentando descobrir o ovo de colombo, falar que a CHINA nao e mais a mesma so pode ser brincadeira, atual locomotiva do mundo e trilhoes de dolares em reservas internacionais e um apetite voraz pra crescer muito mais ainda,jornalista, faca uma reportagem seria.

    Responda
  7. olnir

    Interessante a abordagem da matéria, poderiam incluir dados de como eles aumentaram os investimentos no exterior, pelo visto em diversos dados estão se precavendo e fazendo garantias, por exemplo em minérios, graos, petróleo...

    Responda