Ciência > Fórum na Grécia debate os desafios das universidades Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Francisco d´Anconia

    Esse debate só interessa aos Europeus. Eles levam o negócio das universidades a sério e começam a sentir o fosso entre eles e as uni norte americanas (Cambridge, por exemplo, deixou de ser a uni top 1 em quase todas as áreas). No Brasil, nossas universidades ainda estão estruturadas num modelo completamente obsoleto. Pra piorar, a regulação e administração do setor foi todo capturado por esquerdinhas e sindicatos. Ainda vemos a questão de intergrar uni e empresas como coisa do mal. So

    Responda
  2. Péricles Lopes Machado

    Essa preocupação chinesa de descobrir modos de aumentar sua pontuação no ranking das universidades me parece muito medíocre. O problema é que essa parece estar se tornando uma obsessão comum principalmente nas economias emergentes. Pelo menos na minha universidade essa questão dos índices de produtividade já se tornou fundamental, e inclusive supera outra fatores como relevância da pesquisa e a qualidade técnica. Não acho que essa visão minimalista da ciência seja saudavel.

    Responda
    1. Péricles Lopes Machado

      É semelhante a história do novo rico que quer mostrar pro mundo que tem algo que o diferencie. A ciência não está sendo vista nesses casos como um algo fundamental pra economia, mas apenas como artefato de luxo que pode ser usada pra diferenciar os novos ricos.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.