Ciência > Como se fossem bebês, cães entendem humanos, diz estudo Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Educor

    corrigindo: maus-tratos. Ninguém merece e ainda bem que reconheço

    Responda
  2. Educor

    Entendi o inverso tb, e tb acredito que o Quarto Poder venha estimulando toda a histeria ocasionada pelos maltratos aos bichos, fazendo-nos crer, mormente os que não têm animais de estimação, que estamos longe de gostar de animais.

    Responda
    1. Valdir

      Era o que faltava, culpar a imprensa por dar destaque aos maus tratos contra animais e muito menos alguém falou que o número de casos está aumentando, acontece que com a internet é muito fácil para as pessoas divulgarem atrocidades e isso, ainda bem, chama a atenção da opinião pública e quem tem animais se irrita com o pouco caso e desdém de muitas pessoas por aqui, achando que as pessoas exageram ao falar do relacionamento que têm com seus bichos.

  3. dani0408

    Antes um cachorro do que um bebê.

    Responda
    1. Valdir

      Ao contrário, Davi, mostra que muita gente está cansada de ver o ser humano como centro de tudo nesse planeta. Mostra que muita gente se cansou de ver o descaso desse mesmo ser humano com outros animais, aos quais se julga superior.

    2. Davi Vieira - IL

      Teu comentário retrata de forma bem clara a FALTA da verdadeira HUMANIDADE e do VERDADEIRO AMOR ora vigente nos quatro cantos da Terra. Sombrio mundo é esse que VIVEMOS...

    3. Elanor tinúviel

      tem gosto pra tudo! eu também prefiro um cachorro mas se outras pessoas preferem ter bebes e podem cuidar bem deles...que eles sejam felizes com seus bebes e eu continuo feliz com o meu cachorro!

    4. Mauro M.

      De acordo.

  4. Intolerante à burrice

    ?

    Responda
  5. dennis

    e quando o pitbull ou rotvaller vÊ uma criança ...ele pensa o que

    Responda
    1. Valdir

      Não pensa nada, ele, na maioria das vezes, reflete o comportamento do dono e muitos donos incentivam que seus cães ataquem outros cães e pessoas.

  6. agoracomapelido

    Para resolver o problema crescente de sujeira de cachorro, que alguns donos não limpam, inclusive a urina que ninguém limpa, e não me parece correto que cachorro possa andar urinando em todos os cantos, deveriámos lançar uma campanha, criando leis, que obrigassem os animais a usarem fraldas.

    Responda
  7. monlapin

    Trato minhas duas totós como bebês (que de fato são!)

    Responda
  8. inu_yasha

    ninguem dá beleza nos meus comentarios, ninguem responde meus comentarios ,=´[ acho q não sou inteligente, vo deixar meu cachorro opinar por mim de agora em diante

    Responda
    1. inu_yasha

      au, au, au, ( meu cachorro opinando)

  9. thintones

    o que ocorre é que o cérebro humano quando decide fazer algo ou dizer algo, transmite uma "onda de pensamento"; inclusive a ciência já desenvolve aparelhos com a finalidade de interpretar estas ondas (veja as reportagens sobre a máquina que lê os pensamentos); alguns animais, não só os cachorros já possuem naturalmente um sistema semelhante, e por isto que eles já sabem qdo vão sair a passeio, ganhar um petisco e mesmo aguardar seu "dono" no portão bem antes de sua chegada.

    Responda
    1. Toninho Ylê

      Indubitavelmente, a sapiência canina nos remete ao pensar de que, de certa forma, a ausência de perspicácia em se produzir algo relevante, faça com que desrregremos tempo tentando captar algo onde não há o mínimo sequer... pensem nisto!!!

  10. Marco

    Hoje como adestrador amador, já que não dependo mais disso para viver, dou a dica, não precisa tratar como uma criança humana, mas a dica melhor é a seguinte fale com seu cão em tom moderado, como se estivesse falando com outra pessoa, não gritando, espere após chamar o nome que ele olhe pra você e ai de o comando, vá para o canil ou casinha, se ele não souber mostre a ele as primeiras vezes, leve ele e faça o entrar sem empurrar sem forçar, espere ele assimilar o que você ensinou e de carin

    Responda
  11. Paulo Heib

    Realmente, título ambíguo.

    Responda
  12. M.Kauffman

    Realmente os cães são muito mais inteligentes que os estudos até o momento conseguiram demonstrar. Minhas "whipet" são tratadas como gente pois é quase assim que elas se comportam. Os animais são capazes de tornar o ser humano, um ser melhor.

    Responda
  13. Dani

    Chamem-me de má, insensivel, descoroacoada; o que quiserem, mas nao gosto e nunca gostarei de cachorros nem muito menos de esse afinco de os considerar como "membros da familia"...afffff, detesto essa expressao. Sao ANIMAIS, ANIMAIS!. Se quer novos membros na sua familia, vai abrigar um mendigo

    Responda
    1. thintones

      o caráter do ser "humano" é perceptível pela forma com que este trata seus animais ou até subordinados; pela sua resposta seu caráter parece dúbio.

    2. Comunista Fundamentalista

      Daniela, você deveria pegar algum animal pra criar. Comece criando pinttos, você está precisando!

    3. monlapin

      Se mata fofa! Tá, já sei...mais uma mal amada...tadinha!

    4. inu_yasha

      aff, quanta falta de respeito, não da para falar nada q as pessoas saem metendo a boca, eu discordo de vc Daniela mas parabeniso por ter coragem de dar sua opinião.

    5. Camillo

      meus cachorros sao ANIMAIS ! e pra mim valem mais que ANIMAL HUMANO que nem vc, cheia de odio e frieza. Ah, hipocrisia tb, nao compara ter um cachorro em casa com trazer um mendigo, vai ve vc e daquelas que ate tocam fogo em mendigo, como tem muitos por ai...

    6. Valdir

      Sim são animais, como o ser humano também é. E sim, são membros da família a medida que nos preocupamos, cuidamos de sua saude e alimentação e sofremos quando morrem. Se vc não é capaz de sentir nada disso, tenho realmente pena e acho que é vc quem precisa abrigar um sem-teto para deixar de se achar melhor que os demais animais que vivem no planeta.

  14. Luís Roberto Tibyriçá

    Eu não quero ter um bode!

    Responda
  15. marlene oliveira

    Concordo com a reportagem, tenho cachorro desde criança e os mesmos entendem muitas coisas que dizemos, alem do mais são muito carinhosos, ajudam crianças a desenvolverem afetividade.www.onuverde.org.b r/marleneoliveira/echo

    Responda
  16. COMANDANTE MELK

    GOSTARIA DE FAZER UM ALERTA AOS LEITORES. EM MEADOS DE 2010 COMEÇOU UMA SÓRDIDA CAMPANHA NOS MEIOS DE COMUNICAÇÂO DESTE PAÃS(INSPIRADA FORA DO MESMO), UM PLANO MAQUIAVELICAMENTE PLANEJADO PARA LUDIBRÃAR E INDUZIR AS PESSOAS A ACREDITAREM EM ALGO TOTALMENTE ERRÔNEO, INFUNDADO. PENSEM, NÃO É ESTRANHO QUE, DE UMA HORA PARA OUTRA A MIDIA PASSOU A SE "PREOCUPAR" DEMASIADAMENTE COM OS ANIMAIS?? PRESTEM BEM ATENÇÃO E COMEÇARÃO A ENTENDER O REAL OBJETIVO POR TRAZ DE TUDO ISSO. ESTAMOS DE OLHO... /p

    Responda
    1. Valdir

      E pelo jeito o cara tem três perfis diferentes, pq todos aqui que não concordaram com as loucuras foram negativavdos três vezes :)

    2. Avelino

      Concordo! Os Illuminati estão agindo! Eles querem com isso distrair nossa atenção! Não querem que nos preocupemos com o verdadeiro problema: O FIM DO MUNDO CONFIRMADO PELOS MAIAS!!!

    3. Valdir

      É uma conspiração da mídia para que os cães e gatos tomem esse planeta. E tenho certeza de que se isso acontecesse, o mundo seria bem melhor. A mídia divulga o que dá retorno e, ainda bem, casos como esse estão dando, já que até os politicos (pelo menos alguns) estão se mexendo para mudar a lei de maus tratos contra animais.

    4. Sol *

      Um paranóico que não tem animal de estimação... e não sabe nada sobre eles, suas necessidades e sua capacidade maravilhosa de interagir e serem ótimos companheiros. Muitíssimo melhores do que se pode dizer da maioria da humanidade!

    5. Mauro M.

      TOME SEUS MEDICAMENTOS E VA DEITAR RAPAZ.

    6. Marcus Salomao

      Você eh louco? kkkkkkkkkkkkkk

    7. Candinha

      O "Comandante Melk" acredita em Teorias da Conspiração (como da dominação gay) e usa este site para divulga-las, sempre escrevendo em caixa alta e se auto positivando com seus múltiplos perfis, para ter visibilidade. Mas sempre tem seus comentários excluidos pelo jornal por palavras ofensivas, mentiras e é bloqueado. Não dêem importancia a ele, é apenas um pobre coitado de meia-idade, frustrado, que precisa se sentir relevante pra humanidade (de maneira tosca). Ou é um troll de 15 ano

    8. COMANDANTE MELK

      Não me importo com as tróças(Faz parte eu sei...), em dado momento as coisas há de se tornar mais clara para muitos. O importante é que "eles" sabem que "nós" sabemos!!

    9. inu_yasha

      ah?

    10. thintones

      falou e não disse nada!

    11. ggizele

      Desculpe não entendi aonde você quis chegar

    12. Pedro

      Caro Comandante, esclareça minha ignorância absoluta e conte qual é a "sórdida campanha que é um plano maquiavelicamente planejado (?!?!?!?) para ludibríar (sic) e induzir (ah, bom... campanha/plano sórdido e maquiavélico não haveria de ser para dizer a verdade, não é?) alguém a acreditar em algo totalmente errôneo (existe meio-errôneo?). Ilumine este parvo com sua sabedoria!

    13. Ritinha

      Se a mídia e as pessoas passaram a se "preocuparem" TAMBÉM com os animais é sinal que estamos EVOLUINDO, mesmo que a passos de tartaruga. Já era sem tempo para atentarmos para este FATO, que animais também SÃO VIDAS, que eles também são dotados de sentimentos assim como nós humanos, são seres sencientes. Eles tem fome, sede, frio, dor e sofrem. Comandante Melk, também estamos de OLHO, nas pessoas com um pensamento tão pequeno, assim como o seu.

    14. navegador1

      Comandante Melk.Não consegui vislumbrar o alcance (muito menos a origem ou a intenção) da sua afirmação.Se é uma "conspiração" maquiavélicamente preparada,por favor nos permita ter o previlégio da sua informação, para que, também, possamos nos defender.O que não dá é para falar por enigmas, como o mestre dos magos, nos desenhos animados.Ou será que sua comunicação poderá colocá-lo em perigo.Se for não quero nem saber, não me conte nada.Agradeço suas explicações.

    15. enio gouveis

      Desculpe-me mas não entendi. da para ser mais explicito, obrigado.

  17. João J

    O problema é que os cães não crescem. O problema é que as pessoas estão tratando os cães como bebês de verdade, dando mamadeirinha, beijando na boca, levando para passear de bercinho, deixando dormir na cama, então lambem o cachorro e depois vão lamber o seu amado nas partes pudendas ou na boca. O problema também é que os bebês estão deixando praias, parques e calçadas um verdadeiro banheiro à céu aberto, há muitos "pais" que não se importam com a sujeira dos "filhos".

    Responda
    1. inu_yasha

      cara, eu detesto cachorro, mas tenho 2 q ganhei de minha mãe e meu finado pai, e amo eles como membros da familia, mas mesmo eu gostando deles como pessoas (apenas os meus, pq dos outros eu nao gosto) eu trato eles como cachorros pq são isso q eles são, do todo o amor e carinho q eles merecem mas tem limite isso, concordo q isso de deixar lamber o rosto e dar mamadera eh o cumulo do ridiculo do horrivel

  18. Regina Martins

    Tem muito cachorro q tem mais compreensão do q muito ser dito humano.

    Responda
  19. COMANDANTE MELK

    HUMM

    Responda
  20. Carlos

    E o planejamento familiar nada. As pessoas fazem filhos, se derem certo e ficarem ricos, os filhos são deles. Se os filhos derem dou de cabeça, aí o problema é da sociedade. Particularizam os lucros e socializam os prejuízos

    Responda
    1. monlapin

      Afff! que viajada!

    2. silvio abramovitz

      E ai maluco, alem de escrever muito mal, ainda não diz nada com nada

  21. pedroluz

    Notícia requentada. Já foi publicada meses atrás, talvez em 2010.

    Responda
    1. Hélio Pereira

      Se não me engano foi em Setembro de 2009.

  22. teca

    Pelo que entendi, a interação dos cães com os humanos está mais na visão do que na audição deles!

    Responda
    1. ReginaldoRigo

      Possivelmente, nossa cachorrinha - poodle - é surda. Porém nos entende com uma inteligência impressionante.

  23. Dosansil

    Otítulo permite uma leitura ambígua. Quando li, interpretei oseguinte: os cães lidam com nós, seres humanos, como se fôssemosbebês. Diferente do real sentido da matéria, que é: os cães sãocomo bebês, em sua compreensão. O título mais adequado seria:"Cães possuem compreensão similar a de um bebê, diz estudo."

    Responda
    1. CarlaoJP

      Segunda vez que respondo, vamos ver se passa dessa vez :-) A ambiguidade pode ter sido proposital. Afinal, seria difícil alguém se interessar pela matéria caso o título fosse o adequado. Essa forma de vender notícia é muito comum em jornal_ecos sensacional_istas. Me admira um periódico tão "conceituado" apelar para esse tipo de expediente. Será que estão em crise?

    2. Otacílio Neto

      Exatamente

    3. InterPaul

      É verdade Diego, também fiz a mesma leitura.

    4. jose rosito,jr

      Pô,ainda bem ! li o artigo pensando o mesmo.

    5. CarlaoJP

      A ambiguidade nesse caso me pareceu proposital. Eu pelo menos dificilmente me interessaria em ler essa matéria se o título fosse o adequado. Essa prática de vender notícia é muito comum nos jornalecos sensacionalistas, me admira muito periódicos ditos sérios como a Folha apelando para esse tipo de expediente. Estamos em crise Folha?

  24. Juliana Abdon

    Troque seu cachorro por uma criança pobre!!!

    Responda
    1. Comunista Fundamentalista

      Juliana mal-amada, vem dar uma chupada!!

    2. Ritinha

      Troque um humano sem cérebro por um cachorro, este sim tem mais raciocínio que muitos "seres ditos humanos". E seja feliz!

    3. OLIVARES ROCHA

      O problema da adoção é q não há acompanhamento posterior. Casos d abuso moral, físico, inclusive sexual, são recorrentes. tratar um adotado como se filho fosse deveria ,mas infelizmente não é comum. A discriminação, por mais sutil, existe! Conheço casos q filhos adotivos q foram criados como filhos de 2ª categoria, quase serviçais! Muito triste. Mas vivemos em uma época em q os filhos são criados como bichinhos d estimação, recebendo mimos p/ dar sossego aos pais. Educação? A rua e a

    4. Morry

      Deus me livre, já chega o incentivo que o governo dá - com o meu dinheiro - aos irresponsáveis para fazer filho o tempo todo, nem morta eu ponho a mão em filho dos outros. Nem meu mesmo quero ter, o mundo já tem humanos demais, se morrer metade é pouco para despoluir o ambiente. Aliás meus animais são castrados, para uma iniciativa igual em gente eu até dava dinheiro. Para criar filho de nóia irresponsável, nem pensar.

    5. Juliana

      Juliana, eu concordo que muitas crianças precisam ser adotadas. Inclusive sou filha adotiva. Contudo, adotar uma criança requer muito mais recursos e planejamentos que adotar um simples cão. Não se adota crianças como se adota cachorrinhos por aí. E mais, se for para adotar uma "criança pobre" e não conseguir lidar com todos os estágios de seu desenvolvimento, não conseguir fazer com que essa criança floreça, sinta-se amada e tenha tudo que realmente precise, será que é o melhor?

    6. Carlos

      Já adotou a sua criança ou são palavras ao vento? Não vale mentir

    7. Carlos

      E vc, já adotou a sua criança ou são palavras ao vento?

    8. Carlos

      Já adotou a sua criança?

    9. Carlos

      Vc, Juliana, já adotou a sua criança ou é só hipocrisia para a platéia

    10. Observador_anônimo

      Prefiro minha Basset.

    11. Fraudulein Hanz

      Que discursinho... Controle de natalidade, isso sim. Agora os outros colocam crianças no mundo sem condições de criá-las e somos obrigados a adotá-las?? Ora faça-me o favor...

    12. LuisB

      NÃO troco minha Coker de dois anos nem por um milhao de crianças pobres, estas crianças irão virar adultas e me sacanear, já minha amiga nunca vai me deixar na mão.

    13. Suely Almeida

      E você, quantas crianças pobres já adotou? 5? 10? Ao invés de ser hipócrita, faça sua parte e fique quieta!

  25. Ronaldo Luis Gonçalves

    Mais um candidato ao ignobel de 2012.

    Responda
    1. OLIVARES ROCHA

      Camilo, o real respeito só vem com o conhecimento! Respeitar o desconhecido não é valorar sua importância, é temer. E não precisamos temer a Natureza ou quem ou o que a criou, simplesmente porque somos parte dela. Esquecemos isso e nos afastamos dela, ao tentar artificializar radicalmente nosso meio, nos isolando e esterelizando de forma pscótica o ambiente. Esquecemos que somos fruto e parte deste mesmo ambiente. E como disse, somente mais um tripulante desta nave chamada Terra.

    2. OLIVARES ROCHA

      Camilo, por favor, releia meu post: não falei que os animais são objetos, mas q são criados como animais de ESTIMAÇÃO, ou seja, pelo qual o dono tem apego sentimental, e nunca falei que aprovo uso de animais como cobaias ao menos hoje em dia. No passado poderia ser indispensável mas hoje... Então somente descrevi um fato e não o referendei. O resto do seu post repete minhas palavras...

    3. Camillo

      Olivares Rocha, cachorros sao companheiros das pessoas que os tem, foram retirados da natureza por nos, entao nao concordo com o uso de cachorros pra testar farmacos, ate pq na Europa ja existe metodos mais modernos, tb nao concordo com vc quando se refere a eles como "bichinhos de estimacao" , o ser-humano pode se achar o dono do planeta, de todas as outras especies, so quando a NATUREZA mostra sua forca e que a gente percebe que nao somos nada...

    4. Camillo

      descordo em parte de vc, o mais importante nao e conhecer, e sim respeitar o planeta e todas as outras especies que aqui habitam, procurar conhecer pra usar em beneficio proprio da humanidade e uma coisa, respeitar e outra, vejo tantos biologos estudando especies pra tentar salva-las, algo inutil, com uma populacao humana de 7 bilhoes e crescendo, uma hora vamos destruir totalmente este planeta, ou talvez a natureza nos destrua antes...

    5. OLIVARES ROCHA

      Por mais improvável q pareça, estudos tão "exóticos" como este podem trazer benefícios nas mais diversas áreas. No caso, imagino q em técnicas d adestramento, controle e administração d placebo em testes clínicos d novos fármacos, etc... O importante é conhecer o mundo e nossa relação com ele e com nossos companheiros d jornada nesta Terra (que arvoramos ser exclusivamente nossa e sobre a qual estamos literalmente ca.ando tudo q tocamos, dificultando a nossa própria sobrevivência como

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.