Ciência > Brasil é acusado de atrasar construção de megatelescópio Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2 3 4 5 6 7 Próximas

  1. Maria Cândida (Candinha)

    Vergonha o Senhor Cargo Político Mercadante não responder aos contatos... mas como ele poderia se apenas 2 vezes por semana aparecia no Ministério? Graças a Deus foi substituído por um cientista de verdade, espero que ele salve o ESO! Mercadante agora foi fazer nada no Ministério da Educação. Ah, pobre cultura, pobre educação...

    Responda
  2. Tereza Batista

    Gente, calma aí... Quem faz política não tem tempo de fazer, saúde, educação, segurança, ciência e tecnologia. Atenção! encontra-se aberta a temporada de caça ao pato, digo, ao voto para as eleições de 2018...REAGE BRASIL. Pelos três poderes independentes. Pela redução do número de partidos políticos que fomentam o loteamento de cargos e a corrupção. Pelo fim da reeleição. Não à privataria TUCANA e não à pirataria VERMELHA. Pelos que ainda tem senso de hone

    Responda
  3. Jorge

    Seria lamentavel que o Brasil fique fora do ESO, e do maior telescópio do mundo (40 metros). O ESO possui o programa de instrumentação astronomica mais avançada do planeta. Dinheiro certamente não falta. O custo do estadio Itaquerãopulou de 500 milhões para 800 milhões em Julho 2011, e acabou de pularpara mais de 1 bilhão. O custo da corrupção no pais é de mais de800 bilhões por ano, e poderá superar 1 trilhão de reais nos próximos anos.

    Responda
  4. dionesreis

    O Brasil não consegue nem fazer um sistema de alertas contra enchentes, quanto mais um telescopio de última geração. Delírios do do presidente Sebentus Moluscus.

    Responda
    1. Marina Wolfenberg

      Ai que você se engana, temos bons profissionais o problema é o governo, tentar fazer algo pelo país sem dinheiro não dá... infelizmente é assim.

  5. Vodca Com Gelo

    O pais é lindo, ja o povinho que vive e vota nele é da pior especie.

    Responda
  6. Nigojiro

    Lembrei. Uma coisa que fica estritamente no prazo nesse país é o prazo da arrecadação do imposto de renda. Esse não falha.

    Responda
  7. Nigojiro

    Novidade seria se ficássemos no prazo em qualquer coisa que seja.

    Responda
  8. Líviamorena

    O BRASIL ATRASAR????? JURA?!!!!

    Responda
  9. Rasec

    É fácil arrumar a grana, coloca o Bial e 16 "cientistas" trancados numa casa e o povo ligando pra escolher um e arrecar dinheiro pro telescópio...

    Responda
  10. Meire Mardunis

    Mais uma vez o governo do Brasil assume compromissos e não cumpre.

    Responda
  11. Flavio Fernandes

    Pelo que eu entendi, o Brasil assinou apenas um termo de intensão de participar do projeto. O pecado foi apenas ter deixado a decisão para o limite de tempo. Se a intensão era se meter nessa empreitada só pra aparecer, deu certo.

    Responda
  12. Brian

    Precisavam construir um desses em Brasília, para ver se melhorava as maracutaias que têm lá...

    Responda
  13. Jorge

    Seria realmente uma pena o Brasil ficarfora do ESO. Atualmente temos apenas acesso bastante limitado aoGemini, com instrumentação bastante restrita, e ao SOAR, cominstrumentação que deixa muito a desejar. Já o ESO é oobservatório mais completo e com maior numero de telescópios,possuindo instrumentação de ponta. O ESO irá a construir o maiortelescópio óptico-infravermelho do mundo (40 metros) e tambéminclui o ALMA, para observações em rádio.

    Responda
  14. Van Der Burg

    Deste jeito a ciencia no Brasil nunca vai avançar. Continuaremos eternamente exportando commodities. Nunca ganharemos um premio Nobel em ciencias. Enquanto isto muito mais dinheiro que estes 250 milhões de euros são desviados para a politicalha corrupta !

    Responda
  15. MAC

    separaram os 50% de propina, ENTÃO ESQUECE MEU CAMARADA, 5 milhões é caixinha pros CUPANHERO.

    Responda
  16. COLISÃO FRONTAL

    Pelas negociações iniciais, o acordo deveria ter sido enviado para o Congresso até dezembro do ano passado. As contribuições financeiras deveriam ter começado em 2012.

    Responda
  17. edsm

    Mercadante foi o pior ministro que a ciencias já teve: não foi capaz de proporcionar aos brasileiro o que há melhor de tecnologia de ponta. Então pra que um ministerio desses? Pra deixar sempre o Ber no atraso? Imagine as M... que fará na educação. Como a presidencia põe gente leiga na área? Está perdendo a moral com o povo essa senhora!

    Responda
    1. edsm

      Mas o absurdo é que os deputados acabaram de aprovar 6bi (isso mesmo, 60 vezes o telescopio) pra dar pra Ongs, 90% a titulo de corrupção. E a vanguarda brasileira que vá pra m.... Imaginem a M que o M ercadantes fará na educação. Já tem gente lá se sui cidando antes que ele chegue lá.

  18. Ricardo Godoy

    O Brasil acaba de constatar um gasto de 13 Bilhoes,sem nenhuma fiscalizacao.Mas pagar o que promete ja e coisa do PT.Se fosse algo sem credibilidade alguma,isto ja teria sido pago,por que ai viriam as comissoes extras,para Deputados Senadores etc e tal.Sera que veremois algo concreto de valor neste governo????,por que a Transposicao do Rio Sao Francisco,ja foram gastos dez vezes mais e esta jogado as tracas,as paredes caindo,e o nosso dinheiro jogado  no lixo,como se explica isto? MPF cade

    Responda
  19. ademafalda

    Por essa e outras somos motivos de piada no mundo inteiro.

    Responda
  20. Meire Mardunis

    O nosso ilustre ministro de ciência e tecnologia naõ sabe absolutamente nada sobre o assunto e de quebra nem sabe agir como ministro. Quando Mercadante foi nomeado ministro desta pasta ficou provado que esta era só mais um cabide de emprego criado por l u l a. Ele não tem a minima condição de exercer esse cargo, aparentemente ele apanha até do próprio celular. Como eu escreví certa vez, se formos elencar os ministros incompetentes e corruptos do governo atual, não escapa nenhum

    Responda
  21. WC

    Os chilenos precisam entender que aqui no Brasil não se investe para ver as coisas de perto. Quanto mais longe, melhor!!!!

    Responda
  22. zoloft

    dinheiro para desviar tem...porque o brasil entra nesses consórcios se não(tem)dinheiro!!esta atrasando os projetos de varias pessoas,e esse mercadante se acha...

    Responda
  23. Meire Mardunis

    Mais uma vez vemos que o nosso governo fala muito e faz muito pouco.

    Responda
  24. everson

    O Brasil não tem dinheiro e quer se passar por rico . Eu já sabia . Esse governo do PT é uma piada... de mau gosto. CADE O AUMENTO DO SALÃRIO DOS APOSENTADOS ? Também não tem dinheiro.

    Responda
  25. contosdamamaegansa

    Mercadante foi colocado no cargo pelo PT so para nao ficar sem emprego , ele nao sabia que tb era obrigado a trabalhar, qdo viu que tinha que dar conta pediu arrego e foi arranjar uma boquinha no ministerio da educacao, ja que la ninguem faz nada que preste , nao vao ligar se ele ficar so no baseadinho sentado na cadeira

    Responda
  26. Bruno Amado

    Mercadante entende o que de ciência ???? Para né... quer ir pra frente de que jeito ??

    Responda
  27. Roger66

    Em se tratando de Brasil tudo atrasa ,é cultura do maior pais da América do Sul.

    Responda
  28. Sandra Castro

    Caros leitores: não se deixem levar por notícias uni-laterais. Eu sou astrônoma e trabalho no ESO e posso lhes garantir que a coisa não é exatamente como os jornais têm notificado. Existe um contrato de intenção do Brasil em virar membro do ESO, mas enquanto este contrato não for ratificado no congresso, nada é oficial. A entrada do Brasil no ESO salvará a instituição porque no momento não existe nenhum outro país com o montante total para garantir os projetos futuros do ESO (como o E-ELT).

    Responda
    1. Sandra Castro

      Carlos Alberto, nenhum dos países citados pelo DG do ESO tem o dinheiro total para entrar como membro. Não existe nem sequer uma carta de intenção destes outros países; nada formal existe da parte deles. O ESO está literalmente desesperado para que o Brasil entre ou não terá um projeto futuro assegurado depois que o ALMA for concluído. Não estou dizendo que sou contra a entrada do Brasil no ESO, só acho que o ministério está certo em renegociar, porque está com a faca e o queijo nas mãos. /

    2. Aurea Garcia

      Oi Sandra, garantir contrato está certo, como também a possibilidade de rescindi-lo caso não seja cumprido. Agora me desculpe, usar esse argumento de que não tem tempo garantido como no caso do Gemini e SOAR, sendo que tudo funciona na base do mérito, é como passar um atestado de incompetência para a pesquisa brasileira, coisa que não acredito ser o caso. Países membros menores já teriam caído fora se não fosse um bom negócio.

    3. Beto

      Sandra, você está enganada, Existem alternativas para o ESO caso do Brasil não entre. O diretor do ESO citou alguns países que se interessam pela "vaga" do Brasil; a Austrália, para ficarmos num exemplo. O Brasil não assinou apenas uma intenção (talvez tenha gente tentando dar essa explicação, para se defender de uma vergonha internacional). Se fosse entendido assim nossa bandeirinha não estaria no ESO e podendo submeter projetos. Temos tido 30% desses projetos aceitos, mesma media europeia.

    4. Sandra Castro

      Sim Aurea, o Brasil poderá ter acesso às instalações do ESO, poderá ter transferência de tecnologia, mas tudo isto são hipóteses. Acesso aos telescópios depende do mérito dos proposals e os contratos de construção etc são via concorrências que não garantem nenhum contrato ao Brasil. O ministério está certo em querer garantir algum contrato do E-ELT. O governo da Austria levou quase dois anos para aprovar a entrada do país no ESO. O risco de perder o bonde é do ESO que ficará sem projeto futu

    5. zoloft

      pior ainda sandra demostra que o brasil é lerdo,burocratico e nao tem interesse em inovaçoes e tecnologia,por outro lado é bom porque no brasil tem tanta gente passando necessidade de comida e abrigo!!esse dinheiro poderia ir para os mais necessitados desse pais!!!mas isso é um sonho esse dinheiro vai ser desviados para os politicos!!

    6. Aurea Garcia

      O que acontece é que o Brasil poderá perder a chance de ter acesso a instrumentos únicos como o VLTI e ao ALMA, que opera em comprimentos de onda diferentes (radio) dos telescópios oferecidos pelos atuais consórcios brasileiros Gemini e SOAR. É uma chance de embarcar também no projeto do E-ELT, o maior dos telescópios de próxima geração, e não "perder o bonde" no que se refere a astronomia de ponta. Fora os ganhos em transferência de tecnologia e possibilidade de empregar a indústria naciona

    7. Fernando - Paulista -

      Pois é sandra, só pelo nome do programa que é European.. sei la oq... O brasil fica na europa??? oq aconteceu é que os paises europeus nao tem mais grana para bancar e precisam do Brasil se nao o projeto para! Faz bem o governo brasileiro em querer analisar o projeto direito.

  29. República das Bananas

    Corta logo de uma vez. Um país atrasado como o Brasil não pode ficar gastando dinheiro nas estrelas enquanto, pela cartilha assistencialista do p-t, o governo tem que ajudar os destentados (apenas como fachada para a "ajuda" dada aos cumpanheiros nos três podres poderes). Além do mais, o povo - ignorante - está mais interessado nas estrelas do BBB que as do espaço. Melhor deixar quem é sério e saberá melhor utilizar as informações recolhidas participar do que perder tempo com isso-que-está-a

    Responda
  30. Adalberto Brant

    Muito interessante a notícia e realmente digna de nota. Gostaria de saber o pensamento de nosso querido astronauta que foi ao espaço ! Será que mandar um brasileiro ao espaço vale mais do que fazer ciência de verdade?Espero que o governo do Brasil faça o correto se empenhou a palavra e assinou e até já mandou cientistas tem que pagar sim e creio que o certo é com juros .Enquanto isso a água vai caindo e no pernambuco esta tudo muito bem , não é senhor ministro ?Viva o Brasil esse e o meu paí

    Responda
  31. Deixando o brazil

    Como pode, tudo que é sério, tudo que é nobre, tudo que promove educação, desenvolvimento, tecnologia, segurança, tudo isso não faz parte das prioridades deste governo. VERGONHOSAMENTE os compromissos tratados não são cumpridos e os representantes estão se LIXANDO e dando de ombros para seus parceiros. Um país que gasta fortunas em estádios INÚTEIS e não investe em estradas, aeroportos e segurança, não é um país sério. O brasil é uma vergonha absoluta. Um país sem honra e sem decência.

    Responda
  32. Cris

    É como eu disse: Com Mercadante na Educação, agora vai....ferrar de vez.

    Responda
  33. Zico

    CIÊNCIA, EDUCAÇÃO, SAÚDE, QUANTA BESTEIRA, VÃO GASTAR COM O QUE REALMENTE IMPORTA(PARA ELES), O CARNAVAL, AFINAL O QUE RENDE MAIS VOTO .

    Responda
  34. Meire Mardunis

    Tenho um plano Para fazer Tim de Zeeuw entender orque o Brasil não ajuda e Mrcadante não mexe uma palha, a primeira coisa a fazer é ensinar o significado do termo ASPONE.

    Responda
  35. a.fantin2007

    Para enfiarDINHEIROnoCU de parentes aderentes, amantes, amigos compadres etc.. nossos políticos não poupam somas ! Nossos políticos corruptos são dignos de entrar na história apenas pelos seus FEITOSdeCORRUPÇÃO !!! O espaço para os honestos ainda está em branco. Aqui é o país da pinga, bumbo, samba, carnaval e BBB !!! Quem faz ciência aqui está na contramão !!!!

    Responda
  36. mcamargo

    aqui só propina sai rápido... não dinheiro pra coisas sérias

    Responda
  37. Meire Mardunis

    Pérai!!! Alguem avisou Tim de Zeeuw que ele está falando com Mercadante? Ou melhor, ele sabe quem é Mercadante? Sabe que ele é mais um dos ministros do governo pt e que esses ministros só estão ocupando o lugar e recebendo os salários, mais nada? Mercadante (a exemplo de todos os outros ministros) não tem a minima condição de ocupar o cargo de ocupa, não tem conhecimento, experiência ou vontade de trabalhar. É por isso qaue que digo que só quem vive no Brasil sabe a mer.

    Responda
  38. Ramon

    ihhhh, q vergonha. façam isso não, paguem o q prometeram, pelo amor de deussss. fama de caloteiro fica pra sempre e afeta outras áreas q nada tem a ver com o ocorrido.

    Responda
  39. Andre Pozza

    SE O BRASIL ASSUMIU COMPROMISSO DE COLABORAR FINANCEIRAMENTE COM O PROJETO, ISSO DEVE SER FEITO. ACHO QUE NOSSO PAIS PRECISA INVESTIR MAIS EM TECNOLOGIA, PESQUISAS E NA FORMAÇÃO DE CIENTISTAS. É PRECISO CAUTELA ANTES DE MANDAR 250 MILHOES DE DÓLARES PRA ESSE PROJETO, POIS SABE-SE QUE EM TRATANDO-SE DE PESQUISAS.....NÃO EXISTE PARÂMETROS PARA COMPARAÇÕES. PORTANTO,,,,O BRASIL PODE ACABAR PAGANDO A CONTA SOZINHO......

    Responda
    1. Meire Mardunis

      Pois é... O nosso governo deveria fazer um monte de coisas que disse que faria mas não fez...

  40. Arnld

    Pois é. E a Dilma, hien? Vai pra Cuba, prestigiar um regime totalitário, antidemocrático e intolerante. Não sei que graça ela vê nisso.

    Responda
  41. Devile

    Brasil, um país governado por amadores.

    Responda
  42. alt

    Corta o Brasil do programa ué!

    Responda
  43. Petrus Batista

    É porque ele não conhece o tempero brasileiro: Libera umas propininhas pra galera que sai rapidinho.... Aqui no Brasil se põe dificuldade pra vender facilidade...

    Responda
  44. wfdzeca

    Estes governantes, todos, eu disse todos, atuais e anteriores, nunca investiram ( o nosso dinheiro ) em pesquisa, educação e coisas do genero. Eles gostam é politicagem rasteira em um país que se diz democrata e o voto ainda é obrigatório.

    Responda
  45. Sergio Peretra Dos Santos

    E desde de quando mercadante da vida entende de Ciência e Tecnologia ? Ele ralou em alguma Faculdade relativa ao assunto ? Fazer média é fácil....

    Responda
  46. repeteco

    Desculpa aê. Mas qual o objetivo da cois? O telescópio vai servir para quê? Faltou informação.

    Responda
    1. edsm

      Olha o Mercadante aqui com perfil fake!

    2. Devile

      É verdade, para que raios será que serve afinal um telescópio?

    3. Arnld

      Vamos aos micos: Primeiro: dançamos em 10 milhões de dólares de bobeira no país em que falta de tudo; Segundo: a sexta economia do mundo diz que "não tem dinheiro" pra bancar o pactuado; Terceiro: o ministro da tecnologia está "andando" pro assunto; Quarto, o fatal: país que tem baixíssimos níveis de escolaridade e gente morrendo soterrada, de doenças, de assaltos, por falta de hospitais está querendo ver o que no espaço??? O telescópio vai servir para quê?

  47. Antonio

    Tinha que ser o terceiro-mundista Brasil pra empatar o projeto dos países mais sérios...E ainda tem gente que acha que o Brasil é potência kkkk...Só se for potência da mentira, hipocrisia, corrupção e desleixo com sua própria gente.

    Responda
  48. Rafa

    E ainda tem gente que fala bem do Luís Inácio da Silva, do PT e cumpanheirada. Dependêssemos deles estaríamos na idade da pedra. O Brasil ainda não conseguiu lançar o VLS por culpa do PT que não investiu porcaria nenhuma nesses 9 anos no poder.

    Responda
  49. Sica

    Até parece que oes europeus não conhecem o brasil, é só liberar uma grana por fora para um certo pessoal barbudinho com estrelas vermelhas de brasilia que a coisa anda rapidinho.

    Responda
  50. Professor

    Que micoooo!!!

    Responda

Anteriores 1 2 3 4 5 6 7 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.