Ciência > EUA e União Europeia pretendem criar 'código de conduta' espacial Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Interessante, os EUA e a UE (e a Rússia) têm explorado o espaço orbital da Terra por décadas sem nenhum código de conduta. Agora eles querem criar regras por quê? Seria para usá-las contra paÃses neutros e não-aliados que estão desenvolvendo suas pesquisas espaciais, como China, Ãndia, Irã, entre outros?
Curioso que ele nunca seguem códigos de conduta. Bombardeiam cidades, lançaram bombas nucleares no Japão, enforcaram Saddam, fuzilaram Bin Laden (treinado por eles). Basta alguém de fora da "panelinha" entrar na festa e criam esse circo de defensores da democracia.
Uma coisa que comecei a me perguntar. O raio da órbita de um planeta é proporcional à sua massa. Sendo assim, essa massa tirada no planeta (em forma de satélites, etc) não influenciaria a sua rota? Eu sei que em comparação, a massa de um satélite "não faz nem cosquinha" na da Terra, mas em larga escala isso poderia influenciar? Estou perguntando sério mesmo, tenho essa curiosidade. Se alguém puder responder, agredeço.
O questionamento é interessante, mas a resposta é simples: a Terra recebe milhares de toneladas de poeira cósmica todos os anos, então na verdade o planeta fica mais pesado em vez de perder peso. Portanto, se o raio do planeta for ser afetado pelo peso, será pelo aumento em vez de redução. Mas mesmo essas milhares de toneladas são uma merreca e nao têm impacto significativo na órbita. Fique tranquila, não cairemos para dentro do sol nem sairemos voando sem rumo pelo universo.
O acréscimo de massa no planeta, devido ao impacto de meteoritos e assemelhados, é superior a 20.000 toneladas anuais. A massa de um satélite tÃpico é menor do que 1 tonelada. Portanto não existe qualquer efeito mensurável, lembrando que os satélites não são ejetados para o espaço, mas sim permanecem em órbita, presos ao campo gravitacional do planeta e eventualmente caindo ao final de sua vida útil, portanto não contam como massa perdida.
SE a maioria dos dejetos espacias e satélites lançados tendessem a escapar da orbita terrestre e a uma taxa constante ( como não ocorre, como o colega acima explicou ), a Terra tenderia a se afastar do Sol gradativamente, ja que pela Lei da Gravitação Universal, a força de atração entre dois corpos é diretamente proporcional às suas massas
Tudo que sobe, desce. O lixo espacial é realmente um problema, mas a maioria dos satélites é programada para entrar em rota de colisão com o planeta ao fim de sua vida útil. Em outros casos a própria gravidade trata de puxar os objetos de volta a terra.
Nossa q útil, qual o proximo? Sexxo dos anjos?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ciência > EUA e União Europeia pretendem criar 'código de conduta' espacial Voltar
Comente este texto