Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Gisela

    Esticar essa conversa é idiotice maior.

    Responda
  2. Rafael Azevedo

    "Luiza também é reflexo de que como está se aprofundando o que muitos já chamam da era das celebridade". De que como Era das celebridade Pelo amor de deus, revisor!

    Responda
  3. Luiz

    Se um "meme" de indignação/revolta acerca do salário dos políticos e atos de corrupção destes (de qualquer partido), somado a um "meme" de indignação do baixo salário dos profissionais da educação, saúde e segurança públicas de todo o país e ainda somado a um "meme" de protesto contra o BBB resultassem na metade do barulho proporcionado por esse "meme" da Luíza, o Brasil seria o melhor e mais justo país do mundo para se viver.

    Responda
  4. emmanuel nazareno

    muitos leitores não entenderam que quando o articulista diz que "não é uma idiotice" , ele está ironicamente , afirmando exatamente o oposto, e faz isso para destacar , como diria o saudoso stanislaw ponte preta, o febeapá, ou o festival de besteiras que assola o país. diga-se de passagem que nem nos seus piores pesadelos sérgio porto imaginaria que um dia a mídia brasileira avalizaria toda a sorte de estupidez que surgisse.

    Responda
  5. mrgiller

    O nome correto para o fenômeno é "Idiotização Coletiva". Com certeza ja fomos melhores.

    Responda
  6. Felipe

    Muitos exageros aqui, pra variar. Essa foi uma ação coletiva, em meio virtual, como acontece em qualquer parte do mundo facilitada pela internet que permite difundir um hit, uma moda, uma graça, numa velocidade maior e a um público maior. Tal como uma musica da moda, esses jingles tbm surtem efeito. É quase um anti marketing que deu certo. Terá seu prazo de validade, como qualquer manifestação. Depois passa. As pessoas são mto chatas as vezes. Please live a little!

    Responda
  7. SENÔ JÚNIOR

    Não achei o comercial uma idiotice. Essa frase foi o trampolim para o sucesso do empreendimento. Muito bem bolada a trama.Isso foi criatividade. O que parecia sem valor nenhum, aflorou como uma grande pedra angular no mundo da publicidade.É como uma conversa com um vizinho ou conhecido. Tipo assim: Seus filhos vieram para o Natal e Ano novo? Vizinho: vieram sim , menos a Luiza que está no Canadá. O que parecia sem valor nenhum transformou-se num diamante.

    Responda
  8. Jaburu

    "Menos a Luiza" é uma idiotice, escrever um artigo sobre esta idiotice é uma idiotice, comentar sobre esta idiotice é uma idiotice, qualquer menção a esta idiotice é uma idiotice.

    Responda
  9. Guilherme Kzyknolowski Ribeiro

    Eu amo o Brasil e a capacidade do brasileiro de rir de tudo! Acho isso um fenomeno sensacional.....o mundo todo deveria ser um imenso Brasil!

    Responda
    1. Rafael Massardi Juste

      Isso é sarcasmo?Espero que sim...

  10. Anna Carolina Fernandes

    Concordo com o colunista sobre a seriedade da questão. Um mero insight do colunista (ou terá sido mesmo da agência?) na propaganda se torna um caso de marketing viral com a piada obtendo uma repercussão nunca imaginada por quem a criou (ou será que nem piada foi e o brasileiro que é muito bem humorado?). Mas o pior é transformar a Luiza em celebridade por conta disto. Aí sim vemos como nossa sociedade está é carente de assunto ou foco e como as redes sociais estão a serviço de propagar bobag

    Responda
  11. zerodrix

    Idiotice maior é ver os darlings da mídia tupiniquim chateados porque perderam a primazia na disseminação de chavões e frases de efeito!

    Responda
  12. Charles Krause

    (PEDREIRAS-MA) Se todos estão falando por que, "menos o Dimenstein" não poderia falar? Menos eu, menos tu, menos nós e mais a pseuda-psicoimaginária alienação contemporânea cybernética. E ponto!

    Responda
  13. Fabio

    RSRSRSRSR. Um comentário completamente dispensável em cima de uma imbecilidade total. Acho que você está realmente brincando quando diz que isso merece ser estudado. Dá um tempo, meu ?!?!?!? Você não acha alguma coisa mais importante para estudar, não ?!?!

    Responda
  14. marcofloriano

    Alguém tem dúvida ? Nossa !

    Responda
  15. Renato Silva Araujo

    É idiotice, sim.Não sei, mas pelo menos no meu círculo social não se fala de Luiza. Só quem eu percebo promovendo esse assunto é a imprensa.

    Responda
  16. Charles Krause

    (PEDREIRAS-MA) Se todos estão falando por que, "menos o Dimenstein" não poderia falar? Menos eu, menos tu, menos nós e mais a pseuda-psicoimaginária alienação contemporânea cybernética.

    Responda
  17. Luciana Guimarães

    Qualquer besteirinha vira funk, virá status em redes sociais, pode até ser engraçado, mas porque não prestar atenção nas pessoas que estão morrendo na miséria, pessoas morrendo em hospitais por falta de atendimento, falta de medicamento.. Crianças sendo roubadas e entrando no mundo do crime. Por esse e outros motivos, o Brasil continua na mesma situação e nunca chegará a ser um País de Primeiro Mundo

    Responda
  18. Bio

    Gilberto, vc está certo nas suas observações. Realmente impressiona a velocidade do surgimento de novas "celebridades" em instantes. Os quinze minutos de fama que o Andy Warhol previa já ficaram para trás...

    Responda
  19. magro

    MENOS , DIMENSTEIN !!!!!!

    Responda
  20. Leite Jr.

    Tirando a importância do fato para publicitários e sociólogos, não passou de algo  inicialmente engraçado que foi replicado. Quem achou divertido não se tornou mais ou menos inteligente, mais ou menos idiota do que já era. Jamais será um fato como este que estabelecerá níveis culturais. No máximo o senso de humor das pessoas. E quanto ao humor, convenhamos... haja rabugice!!! 

    Responda
  21. Náufrago da Web®

    Então vamos todos ler Freud, Nietzsche e Schopenhauer e voltar aqui pra conversar?

    Responda
  22. ale

    O que eu não entendo é o fato de que, a cada vez que aparece uma situação como essa, surgem uma porção de pessoas que abrem seus corações e manifestam seus desacordos com o caso. Oras, entendamos de uma vez, somos uma sociedade de "medíocres", uns mais outros menos, ou absorvemos isso tudo e deixamos sempre pra lá ou vamos nós, os desconfortados, pra outro lugar. Já me dei por vencido.  

    Responda
  23. O sociólogo

    QUANTA ASNEIRA HEN SEU Gilberto Dimenstein? ESSA PALHAÇADA DE REDES SOCIAIS, FACEBOOK, TWITTER É UMA FÁBRICA DE INUTILIDADE E ALIENAÇÃO... O CARLOS NASCIMENTO TEM RAZÃO OS BRASILEIROS SÃO I/DI/OTAS

    Responda
  24. Náufrago da Web®

    Meu Deus... isso é só uma brincadeira. Como "fenômeno", tem o mesmo valor de "cacilds", "ô da poltrona", "veeeenhaaa", e outras pérolas. É um bordão, só isso. Não merece estudo nenhum. Será que os opinadores, na verdade, não se conformam desse bordão ter vindo do povo, ao invés de vir da novela ou algum produto telecomercial? O fato é que a graça já acabou, sendo pelo desgaste, sendo pelas críticas inúteis ou mesmo pelo próprio objeto da piada, que quis aproveitar a fama e estr

    Responda
  25. Julio Dias

    Sr. Gilberto, nada mais me surpreende vindo de você... Depois de vc concordar com a ação da polícia na Usp e agora escrevendo que esse assunto da "Luiza" é sério, realmente estamos muito, muito mal de colunistas que versam sobre educação. Bom senso agora, só por Deus !!!

    Responda
  26. Rafael

    Claro que sim, meu caro! Em um país onde se tem imensos problemas a serem debatidos e resolvidos, como pode um simples comercial idiota, fazer com que uma frase também idiota faça tanto sucesso. Isso é culpa, única e exclusiva dessa mídia porcaria que temos no país. E não só por causa da Globo, que claramente manipula as pessoas que não têm acesso (ou não se importam com) a informação. É lamentável viver um país assim, onde pagamos trilhões em impostos e não temos sequer uma saúde de qualidade.

    Responda
  27. Cirval

    O fato em si é uma idiotice sem tamanho, mas a consequente reflexão indica estarmos num caminho perigoso. Lembremos que na internet há gente de todo o tipo e as mensagens tanto podem ser engraçadas como sinistras. Na verdade, os valores morais que estão se definhando aqui na "terra" tendem a se potencializar na internet. Qualquer um pode divulgar uma mensagem qualquer na internet, de acordo com o seu interesse - até ilícito - e ser seguido pela turba. Os homens de

    Responda
  28. zenilda drumond

    Você tem toda razão Gilberto. "Menos a Luiza" não é uma idiotice. É um fenômeno de comunicação. Lá pelos anos 80 quando discutíamos a Democratização da Comunicação não previmos as "consequências". O que devemos agora é aprender a lidar com tanta facilidade de comunicação pra evitar que o resultado seja negativo. Quem não conseguir acompanhar será "Menos". Menos flexivel, menos aberto a novidades, menos curioso e menos endinheirado que a Luiza com a "fama cibernética" causada pelas redes soci

    Responda
  29. Emilio Cifoni

    sobre o comentário do colega aqui embaixo "mimimi 3o Mundo", quem vê pensa que os gringos só falam coisa boa e culta, ATÉ MICHEL TELÓ ESTÁ BOMBANDO LÁ. Melhor rever seus conceitos, está supervalorizando a gringalhada.

    Responda
    1. O sociólogo

      A IDIOTICE É CONTAGIOSA ESSA É A EXPLICAÇÃO!

  30. ms

    Ótimo, mais um meme idi0ta pra ser esquecido depois de amanhã. Ou alguém ainda lembra ou se importa com o Jeremias "cabra macho", o "velhinho que comeu e não pagou" ou o Lindomar "sub-zero brasileiro"? Sem falar que agora a tal construtora deve estar esfregando as mãos. No que as "redes sociais" tentaram ironizar o esnobismo do comercial original, acabaram gerando muito mais publicidade do que normalmente aconteceria. Quando é que brasileiro vai entender que imbecilidade se combate ignorando

    Responda
  31. mx

    pura e mais pura idiotice

    Responda
  32. alexx

    Não só a Luiza é uma idiotisse, assim como o seu artigo também é, Gilberto Dimenstein. Vai catar coquinho!

    Responda
  33. Albert1879

    É uma brincadeira. Só isso. E como é bom rir de vez em quando. O brasileiro está ficando chato, muito chato, com essa mania de achar que tudo tem que agregar conteúdo.

    Responda
    1. alexx

      Eu já acho que ele não está chato, mas sim bem idio-ta.

    2. Giovani

      Chato......burro.....endividad o...pobre!!!!!e por vai brow!!!

  34. dico

    Por quase 30 dias esse jornal deixou em destaque uma entrevista com um ex-BBB que virou personalidade política. Simplesmente, um imbecil!

    Responda
  35. Luisa Padoan

    Caro Dimenstein. Ao que parece, alguns leitores não entenderam o porquê do não encaixe do assunto "Luiza" como idiotice. É, exatamente, a estrondosa repercussão que causa a preocupação. Sim, a "propaganda", em si, é ridícula. Mas toda a propalação do assunto em nossa sociedade é, de fato, alarmante. E "Luiza" é apenas o bode expiatório para externar esta preocupação com os interesses banais que andam tomando conta de nossa sociedade, não é mesmo? Concordo com seus termos e assi

    Responda
  36. Raphael K. Brasil

    A verdade é que "Luiza no Canadá" foi uma grande jogada publicitária! Idiotice é isso virar febre, e a tal da Luiza virar uma celebridade sem fazer absolutamente NADA. Foi isso que o jornalista quis dizer... e eu concordo.

    Responda
  37. reynante

    Se todas a celebridades fossem como a Luíza seriamos um país bem melhor. Pelo menos ela não fez nada de imoral, nada absurdo, nada escandalizador, ela simplesmente não fez nada. E o nada dela vale muito mais que todos os BBB das 12 temporadas juntos com o povo da fazenda e a cam-ba-da de politicos juntos. Luíza apareceu porque não apareceu, estava cumprindo com sua obrigação estudando e crescendo na vida, exatamente como as Geyses, Gimenez, Danielas deveriam estar fazend

    Responda
    1. reynante

      E falando nisso vou seguir os conselhos de GS e farei um doutorado com mestrado no tema "menos a Luíza" que em breve estrá disponível em todas as Universidades do Brasil.

  38. Giovani

    O grande problema de tudo isto é coisas mediocres o brasileiro leva a sério, e assunto sério leva na brincadeira!!um povo que desconhece economia, se acha que estou errado faça um teste, tente abordar um assunto envolvendo politica, situação economica no face, ninguem nem lê ou zomba, agora posta qualquer asneira tipo "luiza", video do jorge e mateus, adele....todo mundo curte, comenta da maior ibope...não kero ser radical, mas já passou da hora de acordarmos!!

    Responda
  39. adelaide schenkman da silva

    Menos, pessoal! 'Memes' são bobinhos mas engraçadinhos. Pode ser divertido ver que em todos os lugares todos estão utilizando a mesma expressão; é divertido mas (ainda bem) logo perde a graça. O cerne do negócio era o bobo do pai querendo mostrar que sua filhinha estava 'abroad', fazendo um discurso desnecessário e fora do contexto pra um comercial imobiliário. Não era essa a graça?? Preocupante é saber que tanta gente respira (com a força da grde mídia, né FO/IA?) dia e noite, algo como o B

    Responda
  40. Rod

    Meu Deus, esses leitores e 'críticos' que aqui comentaram o texto de Dimenstein não tiveram aulas de interpretação no ensino básico???? Releiam o texto do colunista, por favor!

    Responda
  41. Luciana Vedovato

    O bordão da Luiza era apenas uma piada, irônica de certa maneira, porque debochava do pai dela. As pessoas estavam apenas brincando, porque a vida não deve ser levada tão a sério. Precisamos sim nos preocupar com assuntos sérios, mas se fizermos só isso, vamos morrer de depressão. Quem transformou a Luiza numa subcelebridade foi a mídia, que tenta ganhar dinheiro em cima de qualquer bobeira.

    Responda
  42. Camila Magyar

    Uma fica pelada na faculdade e vira celebridade, a outra nem aparece, mas tem seu nome anunciado e fica famosa. Um mané grava uma música (se é que pode ser chamada de música) num inglês porco e fica conhecido mundialmente...estamos enaltecendo a futilidade, vamos parar com isso! É como dizer: Ei, seja um vazio você também e ganhe muito dinheiro Como estamos longe da evolução...muitos seres aprenderam a andar eretos, mas o cérebro de macaco permaneceu (desculpas aos macacos&nb

    Responda
  43. Padovano

    Caro Gilberto,Este fato so demonstra o quanto tem de brasileiros com um computador na mao sem ter o que fazer, portanto eh uma grande massa de manobra da midia a seu dispor.

    Responda
  44. David Silva

    Vamos discutir o fenômeno Luiza, vamos discutir o estupro que não aconteceu e na TV (e até achar normal a polícia averiguar), vamos discutir a falsa grávida de quadrigêmeos, vamos explicar a piada para poder fazer parte dela (a parte inteligente e bem informada, que fique claro!). Pensando bem, Dimenstein, vai indo que eu não eu vou.

    Responda
  45. Crasse Média

    Vou ter que apelar, perdão - GD deve ca...r cheiroso mesmo.Preste atenção ao trecho: "...A coisa está tão grave que até aqui nesta coluna Luiza apareceu..." - Este GD é mesmo muuuuuuito humilde, ne não ?

    Responda
  46. Adriano Souza Almeida

    É simples: Elementos de humor e de malícia, desde que EXTREMAMENTE simples, podem tornar-se "virais", se forem do tipo "catchy" (rimas, frases de efeito, raps, etc.). Por que? Porque para cada pessoa bem formada, bem informada, com senso crítico, há 500.000 com QI abaixo de 80, que adoram um "BBB", uma novela idi//ota, um programa de "humor" (com bastante mulher seminua e estereótipos), um Michel Teló, um Tiririca, e por aí vai. Vivemos em plena era da "idiocracia".

    Responda
  47. ClaudionorJr

    Perto do que se costuma ler em suas colunas, a resposta, com certeza é não.

    Responda
  48. Adriano Souza Almeida

    hahahahahahahaha...tá engraçado.

    Responda
  49. Adriano Souza Almeida

    ...com Q.I.

    Responda
  50. Rogerio Jesus

    O autor fez um jogo de palavras e que foi mal interpretado. Ele está alertando o fato dessa idiotice ter virado assunto nacional.   Uma outra preocupação da qual o autor já escreveu e o fato de uma grande parcela de gente alfabetizada não ter capacidade de entender o que lê, também chamados de analfabetos funcionais. A importância atribuída ao bordão "menos a Luiza" só tem forças num país de analfabetos funcionais.

    Responda