Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcos

    O mais curioso é que Israel não assinou o Tratado de Não Proliferação de Armas Nucelares e até hoje é desconhecido o seu arsenal nuclear.

    Responda
  2. jose chiste

    O Brasil deve cooperar como boicote ao petroleo do Ira forçando a China a participar senão suspende a venda de soja e minério de ferro. Atitude vale mais que palavras

    Responda
  3. lolonel

    Se eu bem entendi, o Dimenstein considera-se os olhos da nação. É isso?

    Responda
  4. Elcabongy

    GD e sua memória politicamente correta...eh eh... e$$queceu de comentar que seguimos esperando as mesmas reclamaçoes dos governos assassinos de Cuba (onde morreu em greve de fome mais um preso de conciência há dias atras e onde um jornalista espanhol que ficou preso 18 meses por fazer um documentário sobre a pros.ti.tui.çao infantil foi libertado semana passada!!!) e Coréia do Norte.

    Responda
  5. Marina Gutierrez

    Tem outros paises onde as mulheres nao sao respeitadas, um desses paises e Israel, onde em algumas regioes as mulheres tem que viajar na parte traseira dos onibus, pois a parte da frente e reservada para os homens. La uma menina de 9-10 anos ia para a escola e alguns homens cuspiram nela pois nao aprovaram a roupa da menina. Tudo isso por causa da intolerancia religiosa dos rabinos....

    Responda
  6. Dorneles

    dupliquem a br 381, a rodovia da morttte...

    Responda
  7. DanielaP

    Eu não sei os outros, mas para mim a Dilma está melhorando a cada dia. Corrigir aquela política externa desastrosa era necessário faz tempo.

    Responda
  8. Marcos Boi

           Até no Estadão saiu notícia sobre a decisão judicial sobre a jornada da Lei do Piso da Educação, e na Folha de São Paulo nada.  Será que ela está de rabo preso com o PSDB.         Comenta isso, Dimenstein, ou agora vocês vão defender que decisão judicial não precisa ser cumprida.        

    Responda
  9. Marcos Boi

    Secretário Estadual de Educação do Estado de São Paulo descumpre ordem judicial e mantém atribuição de aulas contrariando liminar concedida pela justiça a Apeoesp. Segundo despacho do Juiz essa desobediência representa séria ameaça a República enquanto Estado Democrático de Direito. Será que para um jornal e um colunista que dizem prezar tanto a democracia, essa notícia é tão insignificante que não puseram nem uma nota sobre isso.

    Responda
  10. Jota Campos

    O Irã pegou carona no Brasil para mascarar sua imagem de país submetido a uma ditadura teocrática. O respaldo do presidente brasileiro, obtido a não se sabe a qual preço facilitava o projeto persa de aumentar o seu peso na geopolítica do Oriente Médio. Só que o nosso interesse nesse jogo não atinge as proporções sonhadas pelo antecessor da Dilma. O Brasil, na pessoa de seu mandatário-mor, se mostrou açodado na questão, embalado, por certo, na sua autopropaganda.

    Responda
  11. mi

    A distancia percorrida entre a cabeça (razão) e o coração (emoção) é muito próxima e levam muitas pessoas a tomarem atitudes pacionais com relação à política, religião, etc. Quando vejo um comentário desses já fico observando a postura daqueles que são pros e daqueles que são contra. Normalmente os opositores apaixonados preferem assumir uma postura hostil do que parabenizar àquela que realmente está mudando pra melhor o destino da nossa nação. E olha que não sou petista hein! 

    Responda
  12. Jorge Santos

    Fala sério: falta de assunto da zorra. "Aquele regime não respeita as mulheres, os homossexuais, a democracia". Ah é... e qual regime respeita: o brasileiro, o americano, o europeu, o chinês, o isralita? A Dilminha nem seu bola pra isso, pq ela tem mais o que fazer, aliás, caro escrita, que tal ir trabalhar.

    Responda
  13. izidorio

    Parabens presidente Dilma. Pelo caso do Irã, pela escolha de tecnicos para o Ministério da Educação e para Presidente da Petrobras. O Brasil merece.

    Responda
  14. Rocker

    Me desculpe. mas vergonhoso e dar apoio irrestrito ao genocídio dos USA esta fazendo no oriente médio, passando pelo Iraque, Líbia, Egito, Afeganistão... Democracia de araque esta que vocês PIG adoram , praticada pelos americanos

    Responda
  15. Azeredo Mensaleiro

    Não me pauto pela opinião do Sr. Dimentein, cara Sra., nem tão pouco sou eleitor do PT.

    Responda
    1. Capitu

      Se o senhor diz que não vota no PT, eu acredito. Mas, se me permite, tem uma bela vocação pra entrar na turma.

  16. jose barbosa

    Está certo, o Irã tem muitos pecados. Mas nenhuma palavra sobre os assassinatos de cientistas daquel país? Isso é um absurdo. É crime em qualquer lugar do mundo.

    Responda
  17. Chico

    Dimenstein é coerente, assim como Dilma. A opinião pública é importantíssima. Mas a opinião pública é parcial: no caso do Irã reflete uma campanha forte na mídia contra este país. Até Alexandre Herchcovitch disse que o presidente Iraniano se vestia como um taxista. Então Dimenstein fica claro que você é mais um dos milhões de brasileiros que não contrariam seu patrão. É assim que funciona desde sempre.

    Responda
    1. Jacinto

      Perdoe-me, mas o Irã dizer que o Lula era melhor do que a Dilma me parece extremamente inadequado. Não cabe ao Irã dizer quem governa melhor o Brasil, isto é um problema nosso. É uma interferência no nosso processo democrático - coisa que nunca fizemos com eles. É por causa deste tipo de retórica estúpida que o Irã tem problemas com os demais países.

  18. Santista Iratiense

    Política Internacional é um tabuleiro de xadrez intrincadíssimo. Não há lugar para escrúpulos e moralismos, infelizmente. Tira vantagens quem é mais esperto. EUA, Israel, UK, Rússia, Irã, Primavera Árabe, todos esses casos tem suas particularidades. Para ser mais preciso: Em termos globais, o único e grande escrúpulo é proteger as populações civis da Nigéria e do Sudão que estão sofrendo com guerras em meio a miséria extrema. O resto é interpretativo.

    Responda
  19. Bira

    Fala-se muito no holocausto mas cerca de 27 milhoes de russos morreram e quase não é lembrado.

    Responda
    1. Eustaquia

      Mais sangue sob a cabeça do Reich que iria durar mil anos..

  20. seas31

    Isso é o processo de democratização do mundo árabe, é isso que os países aliados querem. a questão do Irã com o Brasil é papo furado, foi uma falha gigante do nosso ex-presidente manter um vínculo com uma nação extremamente diferente e duvidosa.

    Responda
    1. seas31

      A nosso presidenta está acertando os ponteiros e o Irã que se fe.... pra lá, vá se juntar com outros loucos como da Venezuela, Peru, Cuba, Nicarágua tudo louco.

  21. Francisco

    Concordo perfeitamente com o articulista. O apoio irrestrito do governo anterior ao Irã, foi uma afronta ao povo brasileiro.

    Responda
  22. Romer

    É o jeito CARANDIRU de governar do PsdB ( Privatar@ria$) A ditadaura em São Paulo nunca acabou. Dilma 59% - é DILMA de novo e depois LULA LÁ . Tá provado: àquela rEVISTINHA tá sem credibilidade, o dó! (X!)

    Responda
  23. gil

    Todo país é soberano. Todo país tem o direito de errar sòzinho. E ninguém, a não ser os seus próprios cidadãos tem o direito de mudá-lo. Quem são os EEUU para se intrometerem em todos os cantos do mundo, achando o que é melhor ou pior? Que eu saiba êles não tem uma procuração mundial. Se não têm o que fazer com sua população ociosa, coloque-os para plantar, ao invés de procurarem guerras para ocupá-los.

    Responda
  24. seas31

    Minha opinião sincera sobre tal assunto, infelizmente tem que fugir do foco Irã... sabemos que não se pode confiar no Irã, principalmente pelas dificuldades apresentadas nesses últimos eventos, mas algo que me irrita profundamente é o foto do Irã ainda não ter feito absolutamente nada de grave, quando naquela mesma região, outro país chamado Israel massacra um povo, os palestinos na sua forma mais cruel e o mundo fica de braços cruzados, aquele ataque ao navio com mantimentos foi um absurdo.

    Responda
    1. seas31

      tem que se repudiar quaisquer atos de violência... é muito mais esquisito essa questão ai... como se vê agora a situação da Síria, como pode repudiar o assassinato de civis lá e não olhar para questão da palestina que é muito mais antiga... tá claro o que isso significa, não vê quem não quer, para mim estamos diante de uma situação muito mais grave do que se possa imaginar, vejo com clareza uma imposição cultural, na forma da força EUA e companhia, querendo a todo custo democratizar o mundo

  25. Boca Mole

    Caro Roberto Montagna 2. O Paladino de Garanhuns, eleito por vontade popular, encontrou o cofre cheio deixado por FHC (aquele que também trouxe a modernidade á telefônia brasileira e nos permite debater assuntos da maior importância on-line), e saiu a distribuir migalhas à pessoas e terras improdutivas. É o mesmo que sua escritora (??) constatou. O bom já estava feito, e os usurpadores do poder não fizeram nada. Mais uma vez a Fo/lha submeterá minhas ponderações á moderação (censura) prévia.

    Responda
  26. RS

    A guerra gera de uma maneira complexa um ciclo de destruição/reconstrução que faz girar a roda de varias industrias (armamentos, construção civil, industria farmaceutica, entre outras), alem de permitir a apropriação das riquezas dos paises conquistados, sendo portanto conveniente ao regime capitalista, em especial nos momentos de crise economica aguda e prolongada, sem perspectiva de solução a curto prazo, como a crise que hoje assola os EUA e a Europa

    Responda
  27. Nehemias

    Engraçado como as pessoas absorveram facilmente a ideia que a mídia passa. O Irã não é o maior exemplo de democracia, mas quem deu direito aos EUA para se comportarem como juízes da humanidade? Enquanto isso a Inglaterra, com sua monarquia, torturou e matou milhões de pessoas durante toda a história e de repente começam a enganar o povo, fazendo "casamento real" ao vivo na TV. O sionismo de EUA e UK financiam Israel para que tenham a 2º maior frota de F-16 do mundo. Tá na hora de acordar. /

    Responda
    1. Eustaquia

      Os negros brasileiros tem uma dívida de gratidão histórica com a Inglaterra que na marra ajudou a acabar com a escravidão no Brasil. Quanto aos EUA, eles dão aos filhos de muçulmanos a Presidência da Republica. Acorda aí vc!

    2. Hans Malkovic

      Estranho pessoas citando crimes do passado para tentar justificar os crimes do presente.

    3. T

      Na boa... pega todas as mulheres da sua família e se manda para o Irã. Vai vivar lá, em estado de exceção, onde até posts como este são subversivos e podem dar cadeia. Mané.

  28. MachucaSJP

    Gostaria de saber aopinião do colunista sobre duas questões. Qual o seu posicionamentosobre a monarquia saudita? Lembrando que este regime é maissanguinário que a teocracia persa. Quero conhecer, também, qual aposição do colunista sobre o apoio que as democracias ocidentaisdão a esse regime déspota.

    Responda
  29. waldir pereira da silva

    CASO OS "MANES" NAO SAIBAM , O UNICO , DIGO, UNICO PAIS A DIZIMAR OUTRO POVO , JA EM TEMPO DE PAZ FOI O TAL PALADINO DO MUNDO : EUA. DESMINTAM-ME !

    Responda
  30. sergio narciso

    Olha meninos o problema nao e fazer parte de algo e criticar outra parte.Isso e legitimo.O ruim e fazer parte e querer posar de isento,o que convenhamos,ninguem pode se arvorar em ser!Num pais de hipocritas posicionar-se e algo extremamente positivo!Quanto a Dilma e Ira vai acontecer o mesmo efeito do apoio equivocado do Lula!

    Responda
  31. Alex Lobo Rocha

    Caro Dimenstein! Uma opnião regada de coerência e bom senso tem seu valor. Parabéns!

    Responda
  32. TRABUCO

    Caro Gilberto, Não me agradam seus comentários, mas há mérito por vezes e essa é uma delas. Somente um desequilibrado para se manter ao lado do Irã num momento desses. Não digo que a Presidente esteja correta, digo que é a única alternativa. Quem estava tresloucado pelo poder era o Luíz paz e amor.

    Responda
  33. Marcos

    Engraçado que Dilma se manteve longe apenas reproduzindo a posição do Itamaraty: "cumprimos o princípio na intervenção dos problemas internos dos outros países", e de não obrigar um país a produzir prova negativa. Enquanto isso, Dimenstein fez um texto falando apenas dos problemas internos do Irã, e interpretando ao contrário o que o Irã fala sobre enriquecimento do urânio. E outra, "varrer Israel do mapa" pode ser interpretada como um ato não-belicoso. Infeliz a opinião tendenciosa d

    Responda
  34. paulo duarte

    O grande problema dos EUA é que eles acreditam ser a grande divindade protetora da terra. Acharam que dizimar os índios era uma coisa necessária, com respaldo dos céus. Expandir seus domínios, roubando terras do México também fazia parte desse direito divino que acham ter e assim continuam até hoje. Pesquisem sobre o "Destino Manifesto".

    Responda
    1. Hans Malkovic

      Pura bobagem, fatos históricos devem ser mostrados juntamente com o contexto histórico dos mesmos. Na época em que se ma.ta.va índios nos EUA se fazia o mesmo no Brasil e por toda a America latina, quando os EUA invadiram o méxico o Brasil fazia o mesmo com o resto da AL, duplicando o seu território. O mesmo acontecia no resto do mundo. Era assim que a geopolítica da época funcionava, estranho é criticar os eua, ou qualquer outro país, de 200 anos atrás por não ter valores modernos.

  35. Jabor

    Lu.la respeitava a soberania do Irã! Assim como Dilma, mas com posições diferentes, óbvio, são pessoas diferentes! Esse papinho de "não respeita a democracia" é muito insustentável! A "democracia" imposta dos EUA? Os paladinos da mesma?? O império estadunidense demonstrou em toda sua história como apoiaditadores para depois extirpá-los do poder para, então, se apossarem desuas riquezas!!! Esse Dimenstein tem análises de curto alcance intelectual!!! Lamentável!!!

    Responda
  36. Jabor

        Lula respeitava a soberania do Irã!     Esse papinho de "não respeita a democracia" é muito insustentável!     A "democracia" imposta dos EUA?  Os paladinos da mesma??    O império estadunidense demonstrou em toda sua história como apoia ditadores para depois extirpá-los do poder para, então, se apossarem de suas riquezas!!!    Esse Dimenstein tem análises de curto alcance intelectual!!! Lamentável!!!

    Responda
  37. paulo duarte

    Só o Irã para nos ensinar a fazer uma bomba atômica. Estamos perdendo um grande parceiro. Dos países de tamanho continental, creio que o Brasil seja o único que ainda não tem essa maldita bomba atômica. Precisamos tê-la, pois não existe potência comercial sem respaldo de uma grande força de defesa, pelo menos.

    Responda
    1. Marcos

      Não sei se o Brasil tem ou terá uma bomba, mas foi muito bem dada a resposta à AIEA quando inspecionou o Brasil, de que há certos lugares que eles não teriam acesso. Foi um troco dado porque os EUA impedem o Brasil (e qualquer país) de importar alguns equipamentos para enriquecimento, e é possível que o Brasil tenha produzido os seus próprios equipamentos, algo que não é assunto dos outros.

  38. Sergio Menezes

    Israel extermina os palestinos há mais de 50 anos...qual o problema de exterminá-los também?

    Responda
    1. Hans Malkovic

      Aprenda uma coisa, se os Israelenses realmente quisessem "exterminar" os palestinos hoje não existiria um vivo na face da terra.

  39. paulo duarte

    Por que podemos apoiar a Arábia Saudita, por exemplo, e ninguém reclamar de nada; e apoiar o Irã e ter todo esse falatório. A diferença é que a Arábia Saudita é amiga do rei e o Irã, não? Pelo visto, podemos apoiar qualquer ditadura, ou maluco pelo mundo, desde que o mesmo seja amigo dos EUA, é assim? Se não for aliado dos USA, então é o dem.....

    Responda
    1. Hans Malkovic

      Jose santos não sabe de tudo mas está com a razão, Arábia Saudita é um regime duro, mas não é perigoso para seus vizinhos, já o Irã é outra história completamente diferente.

    2. paulo duarte

      Você é quem sabe tudo, não José Santos?

    3. paulo duarte

      O problema então é a bomba atômica, não é? Estava pensando que o seu ódio pelo Irã fosse devido ao fato de as mesmas arbitrariedades que acontecem na Arábia Saudita, acontecerem lá também. Como é devido à bomba atômica, como você pode dar direito aos EUA e muitos outros a terem e ao mesmo tempo negar o direito de o Irã ter o mesmo. Não venha com a história de vão destruir Israel, não cola!!!

    4. jose santos

      Você não entende mesmo do assunto, Paulo Duarte. Vá fazer outra coisa. A Arábia Saudita não está construindo bombas nucleares nem ameaçando vizinho algum. Leia mais um pouco para parar de falar besteiras.

  40. Diego Carvalhar

    textozinho mediocre, pequeno, sem referenciais academicos para sustentar todas estas teses, repetindo o que se diz comumente na grande imprensa internacional.

    Responda
  41. Rodrigo

    Continuando... "Eu não precisava usar chador. Podia usar calçacomprida, uma camisão de mangas longas, e um lenço na cabeça. Me sentinos anos 70, quando não dispensava um lençinho. A imprensa e osmeios de comunicação no ocidente me deixavam confusa. O que eu LIA eOUVIA não corresponde ao que eu VIA e VIVIA" Sonia Bonzi, citada em várias fontes, sobre sua experiência em Teerã.

    Responda
    1. Marcos

      José, as mulheres estrangeiras são menos cobradas sim.... apesar do Irão ter um código de vestimenta para elas, a pena máxima é alguém pedir para que elas se cubram.

    2. jose santos

      É mentira pura esse texto. Ao descer de um avião no Irã a mulher, seja estrangeira ou iraniana, tem que se cobrir. Se nao fizer isso ela leva dedadas e muitas outras humilhações. Rodrigo Montagnana, em vez de copiar textos errados deveria ir ao Irã e levar as mulheres da familia.

  42. Rodrigo

    "Ao chegar em Teerã, ao sair do aeroporto, comecei a ter uma imagemdiferente de tudo aquilo que eu tinha lido. Tudo tão bonito, belasestradas, muita luz, viadutos com mosaicos, jardins bem cuidados, gentevendendo flores nos sinais. Engarrafamentos sem buzinas, mocinhos comcamisetas apertadas, moças lindas e muitas mulheres com chador. Logo emseguida, eu já tinha entendido que minha leitura sobre o cotidiano nãotinha nada da realidade. Eu não precisava usar chador"

    Responda
  43. zeros

    Mas Dilma não deveria condenar e atacar a ARabia Saudita e v[ários outros países? Nãod everia atacar Guantânamo e os atentados terroristas cometidos pelo Mossad e Cia no Irã. eEa teve os votos de quem é contra os EUA.Se virar lambe botas como os governos anteriores perde o apoio da esquerda, que está bem atenta ao capachismo.

    Responda
  44. chico

    SIONISMO = tudo o que o colunista escreveu aqui.

    Responda
  45. Souto da Cruz

    Para a sua própria segurança aconselho o Sr Gilberto Dimeinstein a ficar bem longe do Irã uma vez que se trata de um país homofóbico.

    Responda
  46. zulu21

    O Irã vai continuar com saudades do ex-presidente. E que se contente com a Venezuela, Equador e Cuba. Os demais países, inclusive o Brasil(graças a Deus) não mais apoia o Irã!!

    Responda
    1. zulu21

      Ex-presidente - Luiz Inácio!!!

  47. zulu21

    Parabéns Dilma!! Ainda bem que seu diplomata é melhor do o que o anterior!!!

    Responda
  48. antonio lucio

    Como tem gente que em nome de uma religião e leis imposta por pessoas que acreditam nos seus ideais e que acha que é o melhor pra uma nação. Tira o direito sagrado de liberdade de ir e vim, liberdade de opinar, ate de se vestir, perseguir e condenar a morte, seres humanos por ter nascido diferente, é uma ignorancia total. Faz certo o gov. da Dilma, manter-se distante deste regime irariano. Manter um relação comercial ja esta bom demais. Não fazer o que o Lula fez, visitou todas as dita

    Responda
  49. macêdo

    Lamentável Dilma, ex-Guerrilheira?..., querer agradar o imperialismo americano...   Heraclides

    Responda
  50. João Moura

    Sr. Dimenstein, parabenizo-lhe por artigo tão bem fundamentado e em poucas palavras. Causa repulsa qualquer amizade com o Irã. A Presidente Dilma está de parabéns.

    Responda