Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Adriano Souza Almeida

    Tá bom, tá bom, a Fo//lha é o melhor, o mais fantástico, o mais maravilhoso, o mais democrático jornal de toda a história humana....tá bom assim ou querem mais?

    Responda
  2. Adriano Souza Almeida

    O problema desse filme é que não há "mocinhos x bandidos" e sim, "bandidos x bandidos"... ambos os lados são culpados. Mas o Irã ter algumas ogivas, e daí? Já sei, já sei, "O mundo vai acabar..." não é assim. Israel tem perto de 200, os EUA perto de 5000, o Paquistão tem algumas, a Índia...e o Irã sabe que se atacar Israel com armas nucleares, ele próprio vira poeira em questão de minutos. O que se veria, é que Israel teria que ser mais moderado, conter seus radicais...talvez fosse até bom.

    Responda
  3. João Carlos

    Pela primeira vez concordo com vc Gilberto Dimenstein. Parabens pelo seu texto.

    Responda
  4. alfredo

    Como falam besteiras, no Brasil as mulheres sobem em carros alegóricos porque querem, elas vão se prostituir na europa, porque querem, ninguem as obriga a fazer nada, pelo contrário, em minha humilde opinião tem até liberdade em excesso. O Iran está longe de ser uma Democracia, é um pais refém da religião. Seria uma leviandade imaginar que a Dilma iria bajular esses criminosos.

    Responda
    1. Capitu

      Sr Alfredo, Acredito que o distanciamento das relações diplomáticas entre Irã e Brasil seja uma expressão mais ampla da discordância política entre os países que a própria repulsa da presidente quanto às resoluções morais e religiosas internas do Irã. E acho muito "bem feito" para esses petistas incondicionais terem que digerir uma Dilma, digamos, menos "corinthiana" que o esperado. ***Apenas um adendo: liberdade em excesso?

  5. Adriano Souza Almeida

    "Justiça determina que Secretaria da Educação de São Paulo deve alterar a jornada de trabalho dos professores conforme a lei." No "Diário Oficial" de hoje, a SED determinou a transferência de uma aula por semana para que os professores tenham mais tempo para correção de provas e preparação de aulas. Porém, pela lei nacional do piso do magistério, deveriam ser transferidas o equivalente a sete aulas. A Justiça afirmou que "o governo busca com a aritmética transformar o que foi d

    Responda
  6. Fabio

    Aos TEUS OLHOS, Dimenstein, sai ganhando. Queira você ou não, o Irã vai avançar em seus propósitos, afinal de contas esse país não pode se dar ao luxo de não ter um armamento nuclear para se defender DESSES ANIMAIS - o Ocidente, claro. E não esqueça, também, que o apoio ao Irã é MUITO GRANDE; que esses papinhos idiotas como você postou não alteram absolutamente nada. Desses argumentos fúteis, as pessoas estão cheias. Dá para perceber isso ?!?!?!?!

    Responda
    1. jose santos

      Fábio, não é tão dificil voltar para a escola. Existem algumas que até funcionam a noite. Quem sabe você aprende alguma coisa. Como é burrinho.

    2. Fred Coelho

      Did you mean that? Oh Lord!

  7. Cavalcanti

    como e facil condenar o Iran e como bater em morto, dificil mesmo e dizer a verdade sobre os estados unidos em suas guerras contra todos que ousem enfrenta-los com desculpas esfarrapadas e pior ataca os amigos de ontem que nao possuem condiçoes deenfrenta-los, ou sera que a vida do iraquiano melhorou, a da libia e do Afeganistão, sera que a prisao de Guantánamo e um exemplo de democracia e o que dizer de israel com seu massacre diario ao povo palestino.

    Responda
    1. jose santos

      Magno, é só ir à embaixada do Afeganistão e se alistar. Não terá problema algum, vai logo.

  8. mixirica

    Parabéns pela reportagem!!! Está ai um ponto posito que a Presidente parece demonstrar!

    Responda
  9. Tom

    Se o criterio for realmente a liberdade em detrimento das exportaçoes que vamos perder eu respeito a posiçao da Dilma. Mas acho que deveriamos lutar, a imprensa principalmente, por coerencia e o fim da hipocrisia. A Arabia Saudita por exemplo humilha as mulheres mais que o Ira e os EUA tem boas relaçoes com eles - Qual o critério: Paquistao, Israel, Kwait, Arabia podem e o Ira nao:

    Responda
    1. jose santos

      Seus comentários são sempre sem fundamentos. Faltam olhos para ver com clareza.

    2. Rafael Pinheiro

      VAI MORAR NO IRÃ DEPOIS VENHA ESCREVER SOBRE, OU FIQUE POR LÁ!

  10. ANTONIO CARLOS MENEGHATTI O FILHO DO FHC

    PELO JEITO TEREMOS DE MUDAR A CONSTITUIÇÃO PARA PERMITIR UM TERCEIRO MANDATO, POIS A DILMA, SE QUISER PODERA FICAR 12 ANOS.

    Responda
  11. Cláudia Lage

    Concordo com a opinião do Gilberto Dimenstein e fico feliz por ter uma Presidente como a Dilma. O Ex. presidente Lula fazia de tudo pelo Poder. A Dilma é mais sensata e possui um nivel cultural e intelectual superior ao do seu antecessor. Sem querer desmerecer o ex. Presidente, mas não nos esqueçamos : é um operário.

    Responda
  12. Gaspar

    Caro Dimenstein você perdeu uma boa oportunidade de lembrar que está no Brasil e não em israel ou no seu amo (eua). Você tem argumentos LÓGICOS, para provar o quanto a decisão de criticar ou não apoiar o Irã contribuiu para que Dilma tivesse esse percentual positivo? Admiro muito sua capacidade, mas não posso relevar palavras que possam manipular informações ou que estejam a serviço de outros países. O articulador tem obrigação de ser neutro e honesto sob pena de realizar a teoria da mentira

    Responda
    1. jose santos

      Jose Carlos Gaspas voce tem um jeito muito especial de dizer que morre de inveja. Qual seria a teroria da verdade, a sua? Fico espantado que voce tenha feitos tantos comentarios. É uma raridade.

  13. Desde1971

    Sr. Dilmenstein, quem afinal está ameçando quem? Quem é diuturnamente ameaçado de invasão e ataque militar? Quem está cercado de bases militares americanas? Quem é que está sendo alvo de ações terroristas, como o assassinato de seus cientistas? A 5ª frota americana, uma das mais poderosas do mundo, armada de ogivas atômicas, está defronte de qual país? Quem está sofrendo sanções econômicas quase que diaramente? QUEM É QUE DISPÕE DE ARSENAL ATÔMICO NO ORIENTE MÉDIO? Quem, sr. Dilmenste

    Responda
    1. jose santos

      E voce está a serviço de quem? porque nao vai embora para a sua laia?

    2. Luiz

      Marcelo, isso ele não responde ... kkkkkk Aliás, duvido que o Sr. Dimestein responda a esses questionamentos. Na verdade, devido a sua origem, ele está aqui a serviço dos EUA e do governo facista de I-s-r-a-e-l ..... kkkkkk Fala a verdade Sr. Dimestein ....

  14. Alexandre

    Dimenstein, como sempre, só repete o que o senso comum acha. É o pensamento Rede Globo querendo passar sofisticação. Querendo, apenas. Para ele, simpática e moderna é a política dos EUA e de Israel para o Oriente Médio.

    Responda
    1. Nehemias

      Alexandre, é exatamente isso.Ele ultimamente tem chegado aqui e dito somente as coisas que os embriagados pela televisão desejam ler, somente para se sentirem mais tranquilos e não precisar pensar, muito menos pesquisar.

    2. jose santos

      Olha, eu nem conheço o Dimenstein. Mas conheço o Irã. Então, ele está certissimo. Se você tem dúvidas vai dar uma passeada no Oriente Médio e esqueça a passagem de volta.

  15. Ita

    Ué.............. Achei que o Dimenstein iria comentar sobre a resistência do governador Alckmin em respeitar uma lei federal que é a implementação da nova jornada de trabalho na área da educação do Estado de São Paulo.

    Responda
    1. Adriano Souza Almeida

      Olhaí : "Justiça determina que Secretaria da Educação de São Paulo deve alterar a jornada de trabalho dos professores conforme a lei." No "Diário Oficial" de hoje, a SED determinou a transferência de uma aula por semana para que os professores tenham mais tempo para correção de provas e preparação de aulas. Porém, pela lei nacional do piso do magistério, deveriam ser transferidas o equivalente a sete aulas. A Justiça afirmou que "o governo busca com a aritmética transfor

  16. paulinho

    enquanto podemos degradiar entre situação e oposição, é porque a democracia está funcionado.

    Responda
  17. Pedro Mondo

    Então: israel ter 200 ogivas nucleares é um projeto pacífico;levantar um muro da vergonha para sufocar os palestinos, ao melhor estilo do gueto nazista, é democrático; proibir ajuda humanitária aos palestinos é querer a paz; assassinar professores universitarios é um gesto humanitário e escrever a verdade que interessa somente ao Sr jornalista é uma prova de sua vocação imparcial e compromisso com o jornalismo verdade, certo?

    Responda
  18. Desde1971

    Sr. Dilmenstein, o presidente Ahmadinejad defendeu o "Holocausto" - sendo nazista por tabela, como o sr. afirmou - quando recebeu em Teerã o grupo de rabinos judeus do "Naturei Karta"? Quem tiver interesse em saber do que estou falando, basta acessar o Youtube ou a Wikipedia... Sr. Dilmenstein, o que o sr. acha dos assassinatos de cientista iranianos pelo Mossad e pela CIA? Isso não seria uma forma de terrorismo?

    Responda
  19. Acredito que Dilma também deveria se afastar dos EUA, que praticam tortura em Guantamano, matou milhares no Iraque, Afeganistão e em muitos outros países. Além de fabricar e possuir bombas atômicas com intenções militares.

    Responda
  20. Av Al Deck

    Parabéns à Presidente Dilma Roussef pela atitude escorreita de Estadista. O Irã é um país, cujo povo maravilhoso, de cultura secular, senão milenar, é respeitável, mas infelizmente governado por um megalômano, cujas idiossincrasias estão todas expostas. Portanto, comentaristas deste parecer de Gilberto Dimenstein, creio ser recomendável não tomarmos o todo pela parte, pois a besta que governa aquele povo grandioso não reflete de modo algum ao povo, mas somente os doentes no poder.

    Responda
  21. Vico Almeida

    Prezado Dimenstein, Concordo, em termos, com a sua matéria. Mas, moro num país terceiromundista, que a exemplo do Irã sofre com os achaques das potências, principalmente os EUA. Israel sofre por estar atrelado a essa potência imperialista, os EUA. Concordo que o presidente do Irã comete alguns exageros, principalmente quanto ao Holocausto, mas ele está acuado e nós, terceiromundistas, vamos ficar do lado de quem?

    Responda
  22. Desde1971

    Primeiro, o sr. fala em nome do senhor, exclusivamente. Faço parte da nação brasileira e não lhe dei nenhuma procuração para falar em meu nome. Segundo, já que a política brasileira é de purismo em matéria de direitos humanos, vamos nos afastar também da Arába Saudita, cuja situação das mulheres, homossexuais e da democracia é muito pior do que a no Irã. Não entendo o silêncio hipócrita da mídia a respeito dos sauditas - sr. Gilberto Dilmenstein incluido - enquanto vocifera contra o I

    Responda
  23. .

    Concordo. O Governo Dilma está certo em se afastar diplomaticamente doIrã. O governo daquele País não pode ser prestigiado de modo algum. Lulafoi egoista e irresponsável quando deixou se aproximar. O Brasil e o mundo não precisam desse tipo de "amizade".

    Responda
  24. Nehemias

    Que conclusão "genial". Viu os comentários da notícia lá e fez um texto aqui para AGRADAR a quem acha que pensa. Seus últimos comentários tem sido muito ruins. Pra agradar a opinião pública, já basta a mídia televisiva. Você não precisa fazer isso. Sem falar que o I-rã não negou o o massacr3 na 2ª Guerr4. O I-rã só não entende porque isso é usado para mat4r p4lest1nos. Percebe-se que o autor do texto entende pouco ou nada sobre o Oriente Médi0. Assim, devia evitar esses pitacos sem sentido.

    Responda
    1. Nehemias

      jose, seu comentário nem sequer é uma opinião. Se fôssemos tomar seu "argumento" de que quem defende um país, deveria mudar pra lá, então todos os presidentes americanos recentes deveriam se mudar para Israel. Reflita.

    2. jose santos

      Parece que tem muita gente precisando mudar de residência e ser vizinhos do Ail-atolá. Vai lá.

    3. jose santos

      Parece que tem muita gente precisando mudar de residência e ser vizinhos do Ailatolá. Vai lá.

  25. Afastando-se do Irã e de alguns líderes sul americanos, Dilma só tem a ganhar. O Patriota está se revelando um bom ministro das Relações Exteriores.

    Responda
  26. REFORMA TRIBUTÁRIA JÁ

    ela age certa ao se alinhar ao grupo de paises mais democrático que l-u-l-a desprezava em troca de algumas moedas. falta ao pt mais densidade politica e menos oportunismo que dilma parece querer fugir e peitar. o projeto dela é mais realista e menos ufanista.

    Responda
  27. Macabeu

    Uma não democrática não ficaria cheirando a ditadura cubana.

    Responda
  28. Jorge Manoel Santos da Silva

    Acho perfeitamente possível elogiar Dilma sem criticar a postura que foi adotada por Lula. Com certeza não foi a atitude passada de Lula, em quem votei, que fez o Irã ser o que é no cenário diplomático internacional, e não será a atitude presente de Dilma, em quem também votei e votaria novamente, que determinará mudanças na postura diplomática do Irã. G. Bush invadiu o Iraque, não obstante a maior parte da comunidade internacional ter se colocado contrária àquela covardia. 

    Responda
  29. DOUTRINADOR ALÉM TUMULO

    Falsos Profetas,Governantes,Legislado res ,Juízes e Falsas Ideologias perecerão com o advento da nova era. Amor + Perdão+ Caridade = Paz!!! A Contagem Regressiva para 21/12/2012 se aproxima!!! Perdoar os inimigos 70x7 = caminho da paz!!!

    Responda
  30. JOSÉ MARIA PEREIRA SOUSA

    Dimenstein, o que é respeitar as mulheres? seria coloca-las encima de um carro alecórico despitadas? ou vedê-las na Europas em catálogo propagar o turismo?.. Fator cultural não é fácil opinarmos no sentido do que é "certo" ou "errado", eu prefiro aceitar as diferenças.

    Responda
    1. jose santos

      Voce nunca deve ter sequer visto o mapa do oriente médio. Chamar o Irã de liberal é dizer que Hitler era um santo. Não existe democracia em países islam icos. A Arábia Saudita mata gente todo dia sim, mas comparado ao Irã é um paraiso. Eu conheço os dois.

    2. rblc

      As mulheres aqui pelo menos tem o direito de escolha. Se quiserem subir em um carro alegórico despitadas (!?) elas podem. Se quiserem se vender na Europa elas podem. Diferente de lá (Irã) onde são obrigadas a serem e sentirem-se seres inferiores... Seu comentário é totalmente populista e maniqueísta, típico da camada alienada, conservadora e hipócrita desse país...

    3. lucaum

      bem josé maria e mais o regime iraniano é um dos mais liberais do Oriente Médio, perto da ditadura da Arábia Saudita os aiatolás são Francisco de Assis!!

  31. Mashempa

    Só falta ela agora se desligar de outros lixos: Fidel castro (Raul Castro), Evo Morales, José Sarney, Collor, Romero Jucá, Delubio Soares, Rennan Calheiros, José Dirceue quase todos os ministros.

    Responda
    1. lucaum

      ou seja Dilma se você se afastou do Irã para conseguir apoio da classe média leitora da Veja, esqueça, eles nunca te apoiarão, é luta de classes pô!!!!Então também se afaste da Arábia Saudita, dos EUA que são quem mais tortura (e admite que tortura em Guantanamo!) e mata civis no mundo inteiro!!!Dilmma você é de que partido mesmo do PSDPrê american way is the only way???

  32. pontes

    Você é mais um daqueles que sonhava nascer no quintal Americano, suas análises são apenas insanidades mentais ou...uma forma de ajoelhar-se e ter direito de entrar quando quizer no império de SATÃ.ALLAHU AKBAR

    Responda
  33. lucaum

    isolar o Irã agora é apoiar o regime crimminoso de Netanyahu e Lieberman e apoiar ações militares e sanções esdrúxulas do império estadunidense e da OTAN, portanto eu votei na Dillma para que ele mantivesse uma política externa alinhada aos BRICS e emergentes, como Luula fez, ou seja, o povo iraniano deve sofrer como o iraquiano porque Mahmoud disse uma ou outra bravata???Israel e EUA não têm bombas atômicas??E a Arábia Saudita amada pelos EUA tratam bem as mulheres e homosseexuais??

    Responda
    1. jose santos

      Olha Luca, não deve ser cara uma passagem para o Irã e, quem sabe, como você admirador, consegue até gratuita. E não demore muito não porque não precisamos de brasileiros cegos. Adeus.

    2. CesarM

      Lucas, você acertou na mosca. É incrível com os EUA "elegem" o bandido da vez.Eles que disseminam bases militares por todo o mundo, criam instabilidade por todo o planeta para alimentar seu complexo  industrial militar. Sempre estão em busca de um inimigo, arregimentam "coalizões" , etc. Estão no Afeganistão há 10 anos e não conseguem vencer homens q/ lutam só c/ fuzis AK47 e explosivos.Isso que têm poderosa cobertura aérea. Sem ela, seus soldados não valem nada.

  34. Claudio67

    Como diz o velho e incontestável ditado: "Melhor sozinho que mal acomapanhado". Ja temos gente de péssima qualidade dentro do Brasil, não precisamos importar nenhum.

    Responda
  35. Malu

    Tudo bem, mas... e Cuba?

    Responda
    1. Erico Martins

      Errado José, no Irã as mulheres tem muito mais liberdades que nos outros países do oriente médio, podem estudar, trabalhar, dirigir, sair as ruas sozinhas. A maioria dos universitários iranianos é do se//xo feminino.Tente se informar antes de escrever.

    2. jose santos

      E você pensa que o Irã é diferente? É terrivel ler comentários de pessoas que não conhecem do assunto, não conhecem os lugares e ainda se apóiam essas idéias malu cas dessas ditaduras religiosas.

    3. CesarM

      por que tanta preocupação com Cuba? E a Arábia Saudita, onde mulher só pode sair p/rua com parentes masculinos, leva chibatadas qdo é pega ao volante, onde todas as religiões são proibidas exceto o islamismo, onde não há oposição. Mas nada se fala pois abriga bases dos EUA. País bonzinho sãoo os que permitem a instalação de bases americanas.

  36. Com atitudes sensatas e um governo muito bem avaliado, Dilma pavimenta sua reeleição em 2014.

    Responda
  37. Raquel

    Com atitudes sensatas, Dilma pavimenta sua reeleição em 2014.

    Responda
  38. Azeredo Mensaleiro

    Dimenstein apenas para registro a declaração do presidente iraniano foi depois da pesquisa do Datafolha, portanto ela não foi beneficiada por isso na pesquisa, ao contrário do que quer fazer crer, mas por outros méritos e não pelo demérito de ser 'maria-vai-com-as-outras' no cenário internacional.

    Responda
    1. Fernanda Bordignon

      Releia a notícia. O Dimenstein não está dizendo que a declaração do presidente iraniano ajudou nos resultados da pesquisa. Ele está dizendo, simplesmente, que tal declaração melhora ainda mais a imagem da presidenta, que está muito boa.

    2. Capitu

      Claro sentimento de indignação pettista pela conduta da presidente: não seguir, de forma alienada e predestinada, a cartilha do Sr Luis Ignácio e dos tterrroristas iranianos.

  39. Paulo

    Dilma 2014.

    Responda
  40. Carlos

    Se o Irã não gostou, parabens para a presidente Dilma.

    Responda
  41. edumaua

    Ela é tinhosa, aos poucos vai moldando ao seu jeito e criando sua própria marca...

    Responda
  42. Resiliente

    Boa Dimenstein;mandou bem.

    Responda
  43. rblc

    Aqui não é tão diferente do Irã quanto o comentarista pensa. Basta ler as mensagens nos fóruns de notícias aqui da FSP de pessoas que não respeitam as mulheres, os homossexuais e a democracia.

    Responda
  44. Fabinho

    O governo Dilma agora é parte da diplomacia americana novamente. Viva os Estados Unidos!!

    Responda
  45. Luciana Vedovato

    Já era hora do Brasil se afastar das "más companhias", como o caso do Irã. Era um absurdo ver nossos diplomatas votando a favor desse país na ONU. Um desrespeito a nós, brasileiros, que não apoiamos esse tipo de regime totalitário.

    Responda
    1. Azeredo Mensaleiro

      Já fomos vítimas como o Irã está sendo em 1972 e no início do governo Lula. Nessa década ainda sofreremos algo por conta do Pré-sal, que foi apenas parcialmente doado, quem tem dinheiro vai cair fora e criticar o país a partir do exterior prá variar.

  46. CesarM

    Dilmensein.Gosto muito de seus artigos, moderados e de bonsenso.Mas não concordo que se tenha de imputar ao Irã tudo que é de ruim.Ao criticar o Irã(opressão à mulher, homo*s*sxs,etc),todos omitem a Arábia Saudita.Você sabe que no Irã,se quiser ir a uma sinagoga ou igreja cristã num taxi dirigido por uma mulher será possível.Na A. Saudita a mulher pega ao volante leva chibata*das,outras religiões que não seja o Is*lam,são proibidas.Mas é um país q/ abriga bases dos EUA, por isso a omis

    Responda
  47. Martelle

    ACREDITO SIM QUE  HOMENS  DA ESPÉCIE  DE LULA FAÇA FALTA  PARA ESSA ESPÉCIE  DE  DITADORES !!! Principalmente  esse que  manda matar  mulheres  na base  da pedrada . É esse tipo de gente  que  Lula queria  aproximar  do Brasil  !!!!   Parabéns  Senhora presidenta,   por  não compactuar  com Lula  nesses  casos . Por  não seguir a  risca&nbsp

    Responda
  48. Martelle

    Lula,  o democrático  enganador !!! Todos  sabem que  Lula  quando presidente, articulou  com seu partidos,  métodos  para tentar  censurar  a nossa imprensa. Por inúmeras  vezes em público , Lula  xingou, criticou e ameaçou a imprensa . Isso é fato. Por  isso Lula sempre foi claro em se  mostrar adepto aos  regimes ditatórias  de  seus  amigos do  Irã, Venezuela e Cuba.

    Responda
  49. mohannad yosef

    vergonha e saber que um sujeito igual vc ganhou algum premio,rsrsrsrsrrsrsrsr so pode ser gozaçao,respeite o melhor presidente que o Brasil ja teve, Lula,e respeite o Ira,pois todos sabem que o desenvolvimento nuclear nao e belico e sim pacifico,quem nao deve nao teme,pois eles nao tem medo dos iankes,pais que so promove guerras,destruiçao, vc e puxa saco,lava boca antes de falar do LULA.

    Responda
  50. sukateiro

    Pela primeira vez me rendo a dizer que alguem deste partido fez algo de bom,espero que mais tarde não me arrependa.Parabens Dilma fique longes destes modelos de governo de de ditadores,falta os Latino americanos agora,Chvez,Fidel e outros que já deveriam ter sumido da vida publica.Faça jus ao seu passado expurgue estes ditadores.

    Responda