Painel do Leitor > Leitor questiona se supermercados vão banir outros plásticos Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. Corpus de Baile

    1. Sacolinhas biodegradáveis AINDA são polêmicas, pois supõe-se que sua degradação integral é demorada - e que ela vai sim fazer volume no ambiente por muito tempo. Sem contar a fragilidade do material, que praticamente impede que a sacola seja reutilizada, ao contrário do que pode ocorrer com as convencionais. Ou seja: muito mais sacolas DESCARTADAS. 2. Aquela sacola "ecológica" é feita lá naqueles países asiáticos, com mão-de-obra de caráter duvidoso (lá onde dizem que tem trabalho

    Responda
  2. Fernando

    Se vc reparem nos rios Tiete e Pinheiros, que cortam a cidade de S. Paulo, verão a qtde de garrafas PET jogadas nos córregos e, que desaguam nos rios.Por que não é feita uma lei ou campanha para eliminar as garrafas PET e voltarmos a comercializarmos refrigerantes e água em garrafas de vidro que são reaproveitáveis?? Por que isto geraria custos para os supermercados. Isto diminuiria consideravelmente a poluição e a geração de residuos.As sacolas devem ser substituídas por sacos de lixo (pago

    Responda
  3. luci

    Então: realmente é revoltante!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!Depois deste racionamento absurdo,involuntariamente tenho ido menos aos supermercado. Mas gente,vamos revidar................,nos pequenos supermercados as sacolinhas estão lá.Não vamos aceitar este absurdo......................c hega......................, vamos parar de ir nestas grandes potencias,um verdadeiro cartel.

    Responda
  4. Marcos

    Não sou vidente mas sei o que acontecerá em seguida: passaremos a pagar por sacolinhas de plástico renovável de cana ou de outros materiais. Estas sacolas logo serão liberadas para venda nos supermercados, o que prova que a preocupação dos autoridades não é com o meio ambiente e sim com o lobby da indústria plástica. E os supermercados vão lucrar muito com isso.E nós ficaremos com cara de bobo com sacolões de pano e pvc, e carrinhos de compra na mão...

    Responda
  5. Bruno Lima

    Vamos exigir nosso direito consumidor. Informações a respeito do assunto no site www.idecon.org.br

    Responda
  6. ademafalda

    Seria mais produtivo atacar o desmatamento do que tirar as sacolinhas de circulação, investir em transporte publico de qualidade e ecologico (eletrico, metro ) , fazendo com que milhares de pessoas deixassem seus carros na garagem.

    Responda
  7. Matsumoto

    Sou a favor da volta das sacolas de papel como antigamente.

    Responda
  8. Joaquim Manuel

    Seria bom se o motivo fosse a Ecologia, mas enquanto Governantes, Fiscais, Policia em Geral fizerem vista grossa para a Invasão por pessoas de outros estados, levantando barracos e jogando lixo, esgotos, poltronas, TV, Pneus velhos, Carcaças de carros nos nossos Mananciais e Rios, fazendo com que corramos o risco de no amanhã não termos água para beber em São Paulo,e apodrecendo os Rios, esta questão das sacolinhas se torna apenas um meio dos Supermercados aumentarem seus lucros.

    Responda
  9. ALVARO

    fICAM MORRENDO DE RAIVA POIS... O custo é maior do que dar as sacolas pois vão ter de devolver tudo as prateleiras, vão gastar papel da maquina que registram a compra sem contar tinta de impressão e tempo do caixa que ficou disponivel para mim pelo menos 15 minutos. Se todo mundo fizer isso uma vez por dia pelo menos o resultado sera um só: Ja que as sacolas ferem o meio ambiente e as ecologicas não , vamos dar as ecologicas pois esta ficando muito mais caro ter de devol

    Responda
  10. ALVARO

    INTERNAUTAS! Como se sabe baniram as sacolinhas com a desculpa ecologica e todos sabemos que o problema era diminuir gastos...(?)Façam como eu... To deixando alguns supermercados loucos de raiva. SEGUINTE:1) Entro no supermercado 2) Faço uma compra grande 3) Passo no caixa toda a compra. 4) Ai solicito caixas de papelão. 5) Obviamente não tem pois querem vender sacolas ou sacolinhas. 6) Ja que não tem caixa de papelão cancelo a compra e vou em

    Responda
  11. Carlos

    Já é um bom começo. Não há o que reclamar. Qualquer material plástico que for banido a natureza agradece.

    Responda
  12. Bentão

    É bom fazermos pesquisa de preços nos fabricantes das sacolas para ver a diferença de preço, e outra coisa a leitora está certa, agora vamos pegar mais sacos daqueles que embalam frutas e legumes (transparentes) e vamos colocar outras mercadorias e simplesmente trocamos seis por meia duzia e sem contar se comprarmos sacos grandes de papel marron e fazermos outra troca.

    Responda
  13. Juliana Paiola

    Exatamente.Para que "dar" sacolas plásticas aos consumidores, que depois usariam para guardar o lixo, se esses mesmos consumidores podem ir na prateleira e PAGAR por sacos prásticos? Ou você que se sente "salvando o planeta" pois anda com sua sacola retornável (COMPRADA) a tiracolo acha que o saco de lixo não agride o meio ambiente só por ele ser preto ou azul? E nós, ainda temos que ouvir discurso quase religioso dos Eco-chatos: "Eu, não uso sacolinha, eu estou preocupada com o meio ambiente."

    Responda
  14. Robson

    Caros, todos sabem, a questão nunca foi ambiental e sim economica. Não tenho mais sacos para por na lixeira de pia, vou compra-los nas casa de embalagens, assim como vocês, e o meio ambiente não vai ganhar nada com isso, mas o Senhor Abilio diniz que iniciou essa campanha em 2009 sim... Serão 19 billhões de sacolas plásticas que deixarão de ser compradas enquanto agora os mercados tem novos produtos à venda e uma demanda para eles: Sacolas retornáveis e sacolas Biodegradáveis.

    Responda
  15. Heisenberg

    Parem de choramingar...

    Responda
  16. TIGUES

    SÓ ESTOU ESPERANDO PARA VER, AQUELAS COMPRAS DE FORMIGUINHA VAO COMEÇAR A DESPENCAR POIS AS PESSOAS NAO ANDAM COM SACOLAS A TIRA COLO, E ACABAM DEIXANDO PRA LÃ, OU LEVANDO SO O NECESSARIO, OU ENTAO COMPRANDO PERTO DE CASA. É ESPERAR PRA VER AS VENDAS DIMINUIREM E AS COISAS COMEÇAREM A MUDAR. PRA QUEM É CONTRA AS SACOLINHAS EU DIGO QUE O PROBLEMA NÃO É A SACOLA E SIM A EDUCACAÇÃO, IMAGINA UMA PRAIA SEM SACOLINHA COMO VAI FICAR A LIXEIRA. ENTAO O PROBLEMA NAO É A SACOLA SÃO OS IGNORANTES.

    Responda
  17. Dewey

    Este discurso de é tudo ou nada subestima a complexidade o problema e é simplório, pois acredita que existam soluções únicas e mágicas para os problemas. Não existem soluções milagrosas até porque cada tipo de plástico ou embalagem requer soluções específicas. É hora de deixar as neuras e picuinhas de lado e pensar na nossa responsabilidade de deixar para as futuras gerações um ambiente pelo menos igual ou melhor ao que encontramos.

    Responda
  18. Silvia

    Isso mesmo. A corda sempre arrebenta do lado mais fraco.O mais engraçado é que o supermercado não pode me "dar" as sacolinhas por questões sustentáveis, mas ele pode me vende-la? Então quer dizer que comprar polui menos?Onde está sustentabilidade nisso?

    Responda
    1. Curitibano

      Michele, e o saco de arroz, de feijão? O refrigerante? Tudo plástico da melhor qualidade, pois não pode vazar, não pode rasgar. Esses podem continuar? Já esperimentou comprar um peixinho e embrulhar num saco de papel, em seguida colocá-lo na sacolinha de pano rústica? Não se iluda, não vamos salvar o ambiente com uma medida mais que simplória. Tudo isto é comércio. O mercado já te cobrava pela sacolinha, não vai diminuir os preço de nada e ainda vai te vender mais sacola. Que beleza!

    2. ALVARO

      Voce tambem acha que sustentabildade é fornecer os outros produtos em material plastico? Va catar coquinho e pare de comentar o que não sabe.

    3. Michele Cristina

      Se você não quer pagar pela sacolinha biodegradável dos supermercados, traga a sua sacola de feira reutilizável. Isso se chama sustentabilidade, aprender a usar de forma inteligente os nossos recursos naturais sem degradar o meio ambiente, no caso se usará menos derivado de petróleo na confecção de plásticos, vc vai ter que se virar p/ viver s/ elas usando exatamente aquela sacolinha de pano (rústica) mais de uma vez.

    4. Michele Cristina

      A sustentabilidade está exatamente em você trazer da sua casa a sua própria ecobag (sacolas reutilizáveis).

  19. Rodrigo Passareli

    Vou comprando as sacolinhas de um fornecedor em uma quantidade legal e mais baratas do que vendem no proprio estabelecimento (R$ 3 estão loucos) deixar estocadas em casa e indo ao mercado as levo. Isso é um absurdo este monte de embalagens plasticas que existem e eles se preocuparem com as sacolinhas plásticas (que ainda utilizamos para lixo ou não vamos utilizar saco de lixo de plástico para por nosso lixo?). Comédia esse nosso país, esses nossos politicos!!!

    Responda
    1. Helena Sch

      Se você pensar bem, tanto as que se degradam rápido quanto as que se degradam devagar vão todas pro mesmo lugar: os lixões ou aterros sanitários (em lugares mais desenvolvidos). Me parece que o problema é o lixo e não esse ou aquele tipo de plástico. O que me impressiona é que nignuém fala nada sobre o isopor!!! Nos anos 80 todo mundo se preocupava com o isopor. Tanto que os ovos hoje são vendidos em caixas de papelão. Mas não os frios (presunto, queijo).

    2. Michele Cristina

      Se vc reparar bem existe uma diferença bem vísivel entre os plásticos da sacolinha de mercado e do saco de lixo (que degrada bem mais rápido), cada um tem um tipo de padronização diferente, mas vc prefere viver de maneira irracional... fazer o que né!

  20. V IO

    Se tornar ecológico agora é chic, as sacolas de plastico com o calor élas viram pó. A verdade esta em torno de ganhos. A ganância dos supermercados é muito grande. As demais embalagens de plastico como dão lucro não causam nenhum mal a ecologia. E O POVO NARIZINHO DE PALHAÇO.

    Responda
  21. Valdemar Jose

    Até hoje, nada me convenceu de que seja questão ecológica. Para mim não passa na verdade de questão de economia (para os supermercados é claro).

    Responda
  22. Sozza

    Nem quem acredita em Papai Noel crê que supermercadista está interessado em preservar o planeta. De forma que a causa para o não fornecimento de sacolas plásticas é econômica e do interesse exclusivo dos supermercadistas. Caixas de papelão não serão fornecidas a todos porque as que existem são insuficientes para atender a clientela, e os supermercadistas sabiam disso. Saquinhos de amido são caros e vêm com propaganda. Sacolas grandes misturam produtos que não devem ficar juntos.

    Responda
  23. Daniel Borun

    Concordo com a opinião do Anderson (leitor), só não concordo no que diz "o lado mais fraco da corda: o consumidor". Pois bem, meu caro, não somos o lado mais fraco da corda, apenas não exercemos nossa força como tal. Afinal depende dos consumidores o sucesso de um produto ou de um comércio, certo? Além de que, temos um dos melhores códigos de defesa do consumidor do planeta e não o colocamos em prática.

    Responda
  24. Joilson

    A Onda Verde, é correta e necessária, as sacolinhas de plásticos são um deserviçoaà natureza e ao nosso bolso, pois além de nunca ter sido gratuitas também nos incentiva ao consumo por impulso, porém isto não isenta ao logistas a encontrarem um substituto, que já existe inclusive, AS SACOLA DE PAPELÃO DE FIBRA LONGA. Outras embalagens ´plásticas, por coerencia também devem ser banidas por embalagens de papel..ainda encontramos farinha de trigo em embalagem de papel, como exemplo, pode

    Responda
  25. Leonardo

    Ninguem lembra nesta discussão que os PET , embalagens plasticas dos refrigerantes por ex. , são tão ou mais poluentes de que as sacolas plasticas. E estes continuarão a se livremente vendidos Alem do mais não vair haver nenhum beneficio do consumidor decorrente da economia que as lojas vão obter não entregando as sacolas plasticas e ainda vendendo as novas. Realmente a corda sempre estoura no lado mais fraco

    Responda
  26. cezzar

    Sacolas plásticas são 100% recicláveis e totalmente higienicas quando novas, então a quem interessa este tipo de lei, de proibir o uso de algo que só facilita a vida moderna ? politicos com titica de galinha na cabeça, ecochatos com vontade extrema de aparecer e é claro os grandes capitalistas sempre inventando um jeito de sugar um pouco mais de grana seja de que maneira for, nos fazendo de bobos com ajuda da população desinformada!

    Responda
  27. jomar vasconcelos

    Ótimo que se proibam as sacolas. Não se pode , com a desculpa que todos os problemas não serão resolvidos, não se resolver nenhum. E não adianta achjar que a tecnologia vai resolver tudo.

    Responda
  28. acaciolucio

    Certeza, não irei contribuir com o meio ambiente, pelo menos não com este sistema. É certo, não uso mais sacolinhas plásticas, todavia, fui obrigado a comprar os famosos sacos plásticos para acondicionar o lixo. Assim, só quem fica feliz é o dono do supermercado que ganha duas vezes, quando você compra as sacolinhas bio (valores absurdos e não a preço de custo) e agora com o aumento da venda de sacos de lixo. Alguém pode me responder qual o motivo as sacolas bios tem que vir com o logo da lo

    Responda
  29. acaciolucio

    Veja o que aconteceu comigo. Após fazer compras e não ter sacolinhas, coloquei o que possível numaa caixa. Ocorre que estava chovendo e até chegar ao carro a compra ficou encharcada. Ao colocá-la no porta malas, constatei que as caixas de sabão em pó estavam em pior situação, porém, fazer o que? Quando cheguei ao destino, a surpresa! A caixa de sabão havia se desintegrado toda e o produto se misturado ao resto da compra. Tudo por causa de algumas sacolinhas ...

    Responda
    1. jomar vasconcelos

      Leve sacola de casa.

  30. Alejandro

    O triste é ver que uma notícias bobas tem mais repercussão do que uma notícia séria como essa que envolve a todos nós. Grande parte das pessoas estão interessadas em besteira. Se eu estivesse errado o país não estaria como está.

    Responda
  31. Jander

    Isso é fácil: basta procurar redes que ofereçam a vantagem de outro tipo de sacola e lembrar disso quando essas redes que baniram voltarem atrás.

    Responda
  32. Ética na Política

    o problema não são as sacolinhas e sim a ineficiência do estado que já devia estar selecionando todo o lixo em cooperativas e usinas de triagem e compostagem de lixo. Existem experiências de sucesso na cidade e no interior do estado, por que não fazer mais? Na cidade de Atibaia por exemplo, os cooperados da usina de triagem separam 12 toneladas de sacolas plásticas por semana e as vendem para a indústria de reciclagem.

    Responda
    1. jomar vasconcelos

      É ...todos somos santos....só o estado que é errado. Tem noção do que seja 12 toneladas de sacolas plásticas? Essa sua informação não deve estar muito correta.

  33. Antonio

    Os burocratas sempre arranjam um jeitinho de ferrar como o cidadão. O sujeito toma a direção de um veículo e faz barbaridade, comete crime de todos os tipos mais se estiver sóbrio fica tudo por isso mesmo, nada acontece. Agora, se tomar um taça de vinho e for apanhando numa dessas abordagens policiais vai ser tratado como o pior bandido da face da terra, mesmo sem cometer nenhuma ameaça a ninguém.A retirada das sacolinhas dos supermercados diz muito sobre tudo isso.Durma-se com um barulho desses

    Responda
  34. Thiago Pietrobon

    Ingenuidade dizer que "esta ação seria melhor que aquela" ou "só faz sentido mudar isso se mudarem todo o resto". Este foi sim um passo importante para refletirmos e tirarmos o pessoal da zona de conforto. Toda longa caminhada só é iniciada com o primeiro passo.Não reclamem por estarem fazendo, reclamem para que façam mais e melhor. Muito além da discussão sobre de quem será o lucro há um mundo à ser preservado. Além de nosso egoísmo, há bens maiores e de ganho coletivo.

    Responda
    1. acaciolucio

      E qual seria este ganho? A mim me parece um engodo. Se para acondicionarmos o lixo que antes era colocado nas "destruidoras do meio ambiente", hoje temos que comprar sacos de lixo (de plástico, como as anteriores), então, s.m.j., não vejo nada além de um grupo levando vantagem (lucro) sobre outro. E, como sempre, a corda (sacola) estourando na mão dos mais fracos (consumidores).

  35. Rolando

    Além de tudo a produção de sacolas plasticas gastam menos energia e emitem menos gás carbono do que as sacolas biodegradáveis e as chamadas sacolas ecológicas que não tem nada de ecológicas. Agora, em relação as embalagens plásticas simplesmente não existe solução, afinal de contas elas seriam substituídas por vidro ou metal?

    Responda
  36. Misinho

    O mundo é de plástico,tudo é plástico na atualidade,não temos mais como nos livrar dele,por mais reciclado que seja seu fim é a terra,ele pode ficar séculos na terra,mas tenho minhas dúvidas se ele a contamina,agora o fim da sacolinha que virou saco de lixo,essa sim causará transtornos que vai de desemprego,a lixo nas ruas e rios,.

    Responda
  37. Renata moraes

    Aqui na Belgica, nos supermercados as embalgens de farinha,açucar, sal etc..sao de papeis que e reciclado, e quando tem embalagens de plastico precisa ser separado para reciclar, e as garrafas de refrigerante. tambem e reciclada e vc ganha um cupon de desconto para a compra de carne, em cada 5 garrafas depositada na reciclagem. e aqui se usa carrinhos, caso vc queira uma sacola plastica vc precisa pagar €1

    Responda
  38. Luiz Fernando

    É fácil, só pegar aquelas sacolinhas transparentes que os mercados deixam perto das verduras e fazer a rapa. Depois de passar pelo caixa, utilizá-las.

    Responda
    1. Matsumoto

      Você gosta de levar vantagem em tudo, certo?

  39. Irineu

    Gente, vamos deixar de ir nesses supermercados e ir nos de atacado, que se não nos fornecem sacolas, pelo menos nos cobram preços mais baixos e vamos falir essa gente que não vale nada. Aproveitem e também espalhe reclamações pela internet desses supermercados, eu mesmo fiz uma reclamação e vcs podem buscar na internet no reclame aqui

    Responda
  40. Bsenit

    O pior é que outros comércios estão aderindo, no mercado você já sabe que tá lascado e vai preparado, agora na farmácia, padaria,não! Dai complica falam que é para um bem maior e tudo bem, agora é engraçado o governo não faz nada além de assistir as enchentes de camarote. Este é tipo de acordo "eu entro com o pé e você com a Bun_da"!

    Responda
  41. Marco SP

    APOIADISSIMO!Uma andorinha só...

    Responda
  42. mmendola

    Infelizmente os únicos que sairam ganhando com isso tudo serão os donos das redes de supermercados...o planeta coitado, é segundo plano...alguém já percebeu nas prateleiras o valor dos produtos diminuirem após estas ações? Pois é...nós temos que nos virar arrumando caixas, comprando sacolas oferecidas por eles mesmos e enquanto isso eles economizam, engordando sua farta conta bancária...piada.

    Responda
  43. Nico Loumax

    É só encher o carrinho e chegar no caixa. Não tem sacolinha, larga tudo lá e sai andando. Quero ver eles não darem sacolinha se muitos fizerem isso.

    Responda
    1. chicodarua

      Acho a ideia do Nico formidavel. Vamos boicotar os gananciosos assim. Se todo mundo fosse no mercado, enchesse o carinho e largasse na caixa quando não teriam sacolinha a cambada apreenderia não lesar o povo.

  44. Rick Morais

    O interessante é ler matérias claras e objetivas vindo de leitores e não de "pseudo-jornalistas" da Foia. Fica a dica: Retirem todos os estagiários e paguem os leitores que escrevem maravilhosamente bem.Voltando a matéria, concordo plenamente com o autor.

    Responda
  45. Fabricio Santos

    E o pior de tudo é que não foram os políticos que impuseram isso à população, pois o projeto de lei que proibia as sacolinhas não foi aprovado. Na verdade quem está impondo isso aos consumidores trouxas é a rede dos grandes supermercados. Uma dica: começem a utilizar os mercados menores porque lá ainda existirão as benditas sacolinhas. E os preços desses mercadinhos é, às vezes, até menor (em relação aos produtos brutos: arroz, feijão, macarrão, higiene).

    Responda
  46. Rato, o subversivo;)

    O conforto degrada o meio ambiente, você quer voltar para as cavernas, não use seu carro, tome banho frio, não coma, não se vista, em breve estaremos fazendo fotossíntese, viver para que? Acham que essa geração é que vai resolver os problemas do mundo, kkkkkkkkkk!

    Responda
  47. POVO UNIDO VENCEDOR

    Será que na suspensão dessas embalagens TEM O DEDO DO KASSAB? OLHA SÓ A POUCA VERGONHA DA INSPEÇÃO VEICULAR QUE LEVA O NOSSO DINHEIRO, NÃO Dà RETORNO DO QUE PAGAMOS, E AINDA POR CIMA NÃO RESOLVE NADA. SE FOREM RETIRAR AS SACOLAS, QUERO SABER E QUANTO AS EMBALAGENS DE PLASTICO DOS PRODUTOS. VAMOS RETORNAR AS GARRAFAS DE REFRIGERANTE A SEREM DE VIDRO?

    Responda
  48. Kissy Folder

    Olha, se a reclamação é de quem vai fazer compra a pé (sem ter saído de casa exclusivamente para isso), eu até compreendo. Agora, para quem vai de carro fazer compra, não custa nada levar sacolas reutilizáveis no porta-malas. Brasil: um país de todos reclamando dos outros

    Responda
  49. Arruda

    E as garrafas pet? Até quando vão transbordar nos rios? Será que as grandes fábricas de refrigerantes, que patrocinam a campanha de políticos, vão continuar poluindo?

    Responda
  50. Rafael

    Foi radical o fato de um dia pro outro acabar com a gratuidade das sacolinhas. O hábito de utiliza-las está enraizado nas pessoas. Acredito que se a mudança fosse gradual seria mais aceitável. O problema das sacolinhas é o abuso na sua utilização, talvez se tivesse sido definido uma sacolinha para "X" unidades de produto comprado fosse mais fácil(Ex: a cada 10 produtos ganha-se 1 sacola, se o cliente quisesse mais sacolas ai seria cobrado). Mais alguns anos e poderia ser totalmente descartad

    Responda
    1. Rafael

      Falo em "gratuidade", porque o valor estando na composição dos preços passa a impressão de não estarmos pagando por aquilo e aí as pessoas se setiam a vontade para pegar quantas sacolas quisessem.

    2. Rafael

      Calma pessoal, esqueci de colocar aspas na "gratuidade". he he he... Mas o ponto é que apesar de ser o fator principal, eu não estava falndo sobre o aspecto econômico. E sim sobre o exagero na utilização das sacolas sem restrições.

    3. acaciolucio

      Estimado Rafael. Qual a parte que você não entendeu? Que as sacolinhas não eram gratuitas ou que os preços não irão retroceder com o fim da sua distribuição? Se você presenciou o fato descrito com certeza acontecia devido a péssima qualidade do material distribuido ou, na maior parte das vezes, o consumidor as levava para fazer uso como saco de lixo. Agora, não temos sacolas plásticas, não abaixaram os preços e ainda somos obrigados a gastar com sacos de lixo. Parabéns...

    4. martins

      Acorda Rafael. Que gratuidade da sacolinha ? O custo está embutido nos preços das mercadorias que vc compra. Agora, acabam com o fornecimento das ditas cujas, mas e os preços embutidos ficam? Pura s@c@n@gem das grandes redes de supermercados. E toda a mercadoria que recebem dos fabricantes, protegidas em grandes embalagens plásticas, como fica? E o direito do consumidor em receber o produto que compra, devidamente embalado ?

    5. Rafael

      Mas a vontade já é demais né?! Tudo que é de graça o povo exagera. Era comum no caixa encontrarmos pessoas comprando 2 garrafas de refrigerante e colocando 3, 4 sacolas para "reforçar". Concordo que o maior interesse é econômico mas vamos TENTAR acretidar que o pequeno(pequeno mesmo) efeito que essa medida vai ter para o meio ambiente também é um interesse sincero.

    6. reynante

      Vc se lembra quando havia uma pessoa para embalar os produtos para vc na saída do caixa, também estava em butido no custo, acabaram com os garotos e os custos continuaram os mesmos. Por isso eu vou ao mercadinho do Seu José. Lá tem sacolas a vontade, sem frescuras.

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.