Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. gremiosudeste

    Antes do ministro da Educação Aloízio Mercadante mandar 900 mil tablets(computadores pessoais de mão) para as escolas públicas, ele deveriagarantir que todos os alunos tivessem acesso a uma invenção de extremaimportância para o bom desempenho dos alunos: um par de óculos, queforam inventados em 1289...

    Responda
  2. Juliana Azevêdo

    A qualidade na educação é resultante da sadia interação do trinômio família - escola - alunos, em que cada um desses entes se respeita e sabe das potencialidades suas e dos demais. Se um não agir corretamente, nada feito. Para a escola poder fazer seu papel, ela deve ser bem gerida e motivar seus professores, em última instância remunerando-os bem. TICs são importantes, mas são coadjuvantes de tudo isso. umaeducadora.blogspot.com

    Responda
  3. Denilto Carvalho

    Blá, blá, blá, nada novo.

    Responda
  4. Guedes

    A ideia do Tablet não é ruim.Em 2011, o orçamento do PNLD foi de R$ 1,2 bilhão só para o ensino médio. Minha imaginação ingênua inclina a pensar que com os tablets as editoras venderão o Donwload dos livros. Um tablet pode ser utilizado por muitos anos. E os arquivos não se perdem, diferente dos livros que são jogados fora.Eu defendo essa ideia, mas também defendo um grande controle (inclusive pela população) para evitar desperdício de dinheiro público (um câncer neste pais).

    Responda
  5. cremilda

    O que engorda o boi é o olho do dono. O dono da escola são os pais que pagam a conta. Os alunos recebem o serviço prestado pelos professores. Simples assim.Escola onde os pais não podem fiscalizar e onde aluno é considerado o problema da escola, onde só pode ficar o bonzinho. Ser aluno bonzinho só, não basta, tem que ter família que ensina em casa o que a professora não ensina na sala de aula.Bom salário é um boa condição para poder cobrar, pagar sem poder cobrar é balela.

    Responda
  6. Francisco d´Anconia

    Informaçào pros idi0tas que acham que se dupluicarmos o salário dos professores a "qualidade"do ensino duplicará tb. Inúmeras pesquisas científicas em economia mostram que o aumento incondicional do salário dos professores não afeta o desempenho dos alunos (que é a medida de qualidade usada pelas autoridades educaiconais)

    Responda
  7. Malia Lima

    Concordo que os professores no Brasil são mal remunerados, mas acredito que não seja só isso ...o motivo da mal qualidade de ensino. Estou em uma universidade que os professores tem um bom salário e bastante recursos e alguns não tem comprometimento nenhum com ensino com pesquisa Estou com medo que as universidades públicas fiquem igual as escolas de nível médio e fundamental entao o problema da educação no Brasil não são só os baixos salários o assunto e bem mais complexo do q

    Responda
  8. Elmirio Boaventura

    Caríssimo GilbertoMotivar professor sem fiscalizar e sem cobrar não funciona também.Professor tem que ser cobrado e precisamos urgentemente zerar esse tabu que professor é santo. Zerar também a crença que escola pública é de graça.Escola pública não é de graça e professor tem que parar de se comportar como se tivesse oferecendo aula como uma esmola, uma caridade. Você tem razão em seu texto, cem por cento de razão, mas o buraco é bem mais embaixo. Isso é mascarar a miséria do ensino público.

    Responda
  9. Anderson Machado

    Por que ninguém está presocupado em seduzir os professores com condições e salários dignos? Por que ninguém está preocupado com promover um jornada que permita que o professor exercite sua criatividade ao invés de ser "proletarizado" pelo governo? Por que a gestão da educação é tão desqualificada que trata a educação como gasto e não como investimento? Se o professor é uma figura central por que recebe um piso de dois salários mínimos que alguns estados insistem em não pagar?

    Responda
  10. Clairton

    Para mim esse colunista foi estudar nos Estados Unidos de graça, banco pelo povo e acha que é o governo federal quem lhe beneficiou, por isso vem fazer propaganda de graça pró-governo aqui na mídia, que deveria ser para informar de forma imparcial!... É uma pena que profissionais se vendam tão facilmente, já que o povo precisa é de gente independente!

    Responda
  11. Alex

    O importante é arrumar uma desculpa pra abrir e limpar os cofres. Os tablets são a desculpa da vez.

    Responda
  12. Djalmaelima

    Desta vez eu tenho que concordar parcialmente com sua opinião, Dimenstein; Não adianta só entregar um tablet para cada professor, se continuamos na idade da papelada burocrática; Exemplo: lista de chamada manual; Com tablet, porque não criar um programa no equipamento para agilizar esta tarefa de controle do prof? Outro exemplo: Por que não o diário eletrônico? vantagens : fica disponível para pais, coordenação, supervisão; etc. Tablet, sim, mas com um plano e no ensino

    Responda
  13. OLIVARES ROCHA

    A China está o aí como exemplo maior...Educação de qulidade de base...

    Responda
  14. Fernando

    O que faz um bom ensino são bons professores, infelizmente dar aulas é a última opção da maioria, os próprios cursos que formam professores são os menos procurados. Hoje o formado quer uma boa empresa, se não der, vai dar aula, se não der aulas nas escolas particulares, servem as públicas. O motivo é óbvio: salário. Se não resolverem isso, se não valorizarem o ensino com bons salários, a educação continuará com o resto do resto do resto (há exceções, professores por vocação, mas são minoria)

    Responda
  15. portugês

    Perfeito, prezado jornalista, o Professor é a chave mestra do ensino escolar, quando ele é sedutor e o aluno presta atenção ,fica mais fácil aprender.

    Responda
  16. gil

    Boa tecnologia só é eficaz quando utilizada por pessoas capazes e preparadas. Temos em primeiro lugar que gabaritarmos os professores, que acho que possuem o dom, mas são muito mal preparados academicamente, pois os seus professores também o foram e ai formamos o circulo.

    Responda
  17. valdirramal

    Que Horrrorrrrrooooorrrr professores e alunos entrando no seculo 21 .isso é coisa do Nunca Dantes,catadora de papel entrando na USP è um horroooooorrrrrooorrr;também deve sre coisa do NUNCA DANTES. O PIG que morda de raiva.

    Responda
  18. silva

    Por favor cite suas fontes nessas minguadas linhas! O que são bobagens pedagógicas? Por favor, desperdício é vossa senhoria ocupar esse espaço...Fui ler pelo impulso na seção "Saber" e me deparo com essa crítica pela crítica! É isso que se aprende ai nos "Istados zunidos"! Não vou mais ler essas coisas! Perda de tempo para ler e para responder! A Educação não precisa de desses clichês! Precisa de investimentos, de professores valorizados, e de alunos que se entusiasmem pela Escola Pública!

    Responda
  19. Havenghar Strowllers

    Maravilha! Mas antes disso, não seria necessário elevar de forma JUSTA e MERECIDA o "excelente" salário (DE FOME) dos nossos HERÓIS professores de todo o país?, nossas escolas não mereciam mais atenção em suas estruturas?, o conteúdo escolar não deveria ser jogado no lixo (antes disso incinerado) mesmo que indo contra a meta do governo em formar mais burros e ignorantes para que a "grande classe política" possa trabalhar (rou*bar escandalosamente) sem serem importunados pelo saber???

    Responda
  20. pob

    Uma simples metáfora: Colocam um piloto miope e sem reflexos para pilotar um carro, como não dá resultado, então substituem o carro por um mais sofisticado e mantém o piloto!

    Responda
  21. deminha

    Vou citar um exemplo do que ocorre no nordeste. Moro em uma pequena cidade do interior de Sergipe. Aqui os professores do ensino fundamental que ganham R$1.092,00/mes, mal sabem "desenhar" o próprio nome. E alguns estão fazendo o que aqui chamam de "faculdade" para terem melhores ganhos. Só que é faculdade de fim de semana e quem faz os "deveres" são pessoas pagas para isso. O que essa gente pode ensinar??????

    Responda
  22. Adriano Souza Almeida

    SE por mágica, estalássemos os dedos, e todos no Brasil tivessem nível superior e boa formação, o que aconteceria? Desemprego em massa. A educação só é válida, SE existir em uma sociedade que valorize TODOS os profissionais, em uma sociedade com desigualdades saudáveis, não o ABISMO que temos na nossa. Ah, e querem boa educação? É preciso bons professores. Querem bons professores? PAGUEM BEM, e prestigiem a profissão. Simples assim. "You get what you pay" (Você recebe o que paga).

    Responda
  23. Rosy

    O que faz realmente a diferença na educação é a postura do professor. Como diz o provérbio chines "Fale-me e eu esquecerei, ensina-me e eu lembrarei, envolva-me e eu aprenderei!"

    Responda
    1. Lu Rebeque

      O "envolva-me" deve começar em casa. quando a familia ensina o valor de uma escola é o para que ela existe(que diga-se de passagem:confundem com um passeio) a educação faz diferença.

  24. Marcus

    Finalmente a pessoa que escreveu este artigo falou uma coisa certa( somente com outras palavras), não adianta entregar tablet para analfa. Pode aumentar dez vezes o salário do mestre que os alunos continuarão a cara deles. E para dirimir é só fazer uma seleção com uma prova no mesmo nível de um concurso público federal com todas as matérias e veremos se os mestre das escolas públicas tem realmente capacidade. Importante a nota mínima deverá ser setenta por cento.

    Responda
  25. Francisco

    "Que faz uma educação de qualidade é um professor que saiba fazer a gestão da curiosidade... ." A afirmação é verdadeira. Acontece que para o professor alcançar esse nível, precisa estar motivado e prestigiado. A motivação é alcançada com boa formação, estrutura escolar de qualidade, conteúdo pedagógico consistente, salário digno e atraente entre outros pré requisitos( não mencionei em ordem de importância). Se não for assim, jamais chegaremos a ser uma nação de destaque no cenário mundial.

    Responda
  26. caio1945

    O colunista tem tôda razão. Ao invés de computadores e "informação virtual", as escolas deveriam por em prática bons laboratórios REAIS de física, química, biologia, atividades manuais úteis (soldar, emendar fios, consertar maquinetas, cortar e montar madeira, tecer sacolas de linha etc, etc.). Os computadores são úteis quando já sabemos o que fazer com êles. Agora, por favor, para "redes sociais"... Depois dessa bobajada, o povo vem reclamar da invasão de produtos chineses e outros asiático

    Responda
  27. Maria Félix

    é coisa de deslumbrado,de emergente.Vê se nos países realmente desenvolvidos o governo tá preocupado com tablets.

    Responda
  28. Rafael Pinheiro

    Dimenstein! se vc tivesse um professor de verdade não escreveria e falaria tantas bobagens!!! "que faz uma educação de qualidade é um professor que saiba fazer a gestão da curiosidade, seduzindo o aluno, fazendo-o traduzir criativamente o mundo." Educação de qualidade se faz com professores que conhecem e sabem oque estão ensinado!!!!

    Responda
  29. ederaldo moreira

    Se o salário do professor fosse impecílho, para uma boa aula, teriamos que importar técnicos de outros países para suprir, as novas tecnologias. No entanto, o que não há é mais pessoas especializadas, para o mercado poder abaixar o salário deles. Agora no geral,a instigação que o autor relata, realmente é chocante principalmente nas escolas públicas. Pouco, muito pouco, se nota nelas. Há clarões disso, para as crianças que estiveram em creche. Essas são de longemais próximas de uma escola mo

    Responda
  30. Sebastião Simionatto

    Estou há mais de 30 anos envolvido em ensino e pesquisa. O computador seja desktop ou laptop e a Internet são a unica novidade que realmente deu liberdade a aqueles que desejavam contribuir para a educação das jovens gerações no Brasil.Antes para eu gerar um simples filme educativo em super 8 foi impossível.Tempos depois um o VHS facilitou mas ainda não foi suficiente, só o advento dos computadores e da internet capacitaram a pessoas como eu a criar o de deseja com total liberdade e sem opos

    Responda
  31. adrasto

    O QUE FAZ UM BOM ENSINO DE PRIMEIRO E SEGUNDO GRAU,É UM BOM PROFESSOR FORMADO EM UMA BOA FACULDADE OU UNIVERSIDADE, O QUE TENHO VISTO SÃO PROFESSORES PÉSSIMOS SAINDO DE PÉSSIMAS FACULDADES.

    Responda
  32. Giovani

    Vai ter professor que vai vender pra completar o salario mediocre que recebem por mes!!!

    Responda
  33. Leo

    Além disso colocar a culpa nos professores não é o correto, os professores se ganhassem como Deputados não fariam nada como deputados, mas ganham `s vezes um salário mínimo... Assim não é questão de criatividade, é problema de financiamento puro, quem compra livros, faz materiais com esse salário? A culpa é do estado, do município... que deveria pagar um salário de ensino superior para os formados em licenciaturas, assim já se pode pensar em melhorar a educação.

    Responda
  34. Osny

    Gostaria de saber quem está ganhando com essa distribuição de tablets aos professores do ensino médio da rede pública.

    Responda
  35. Leo

    Caro Dimenstain (deixo claro que não estou me dirigindo a nenhum comentador daqui), essas tecnologias podem trazer novamente um encanto pelo ensino que as crianças perderam. Os materiais feitos par Tablets são ilustrados, interativos, permitem acesso à internet para solução imediata de dúvidas e permitem uma comunicação direta entre aluno e professor fora de aula. Nas escolas públicas seria necessário esperar a tecnologia baratear, pois exigir agora não dará certo, mas nas part

    Responda
    1. Pereira Pereirao

      Não precisa inventar. O feijão com arroz resolveria os problemas da educação brasileira, desde que fossem bem cozinhados. Essa história de tablet, tecnologia e tudo mais eh besteira frente aos inúmeros outros problemas que a educação brasileira tem, sendo, na minha opinião o primeiro deles, a remuneração paga aos professores.

  36. Eduardo

    "Gestão da curiosidade"? Valha-me Deus! Tudo agora - inclusive a educação - é assunto da casta gerencial?

    Responda
  37. felipegd

    A maioria das escolas públicas brasileiras não têm nem a infraestrutura básica para oferecer um ensino razoável, imagine para receber tablets. Essas escolas não tem nem sequer computadores normais para utilização em aula. A situação no interior do Brasil é caótica, especialmente no Norte e Nordeste.

    Responda
  38. Hari Seldon

    Nessa republiqueta de banana esse gênios acham que vão resolver todos os problemas com um tablet. O professor que é medí0cre hoje, amanhã se transforma em um grande mestre por causa de um tablet? E o conteúdo, cadê o conteúdo? De que adianta, tablet, PC, notebook sem conteúdo.... Giz e lousa ajudariam muito mais se o conteúdo das aulas na rede pública fosse pelo menos decente....

    Responda
    1. andrecr8

      "Republiqueta de Bananas". Mais um brasileiro falando mal do próprio país como se fosse um gringo, no caso em questão, como se fosse um americano. Ora vire um brasileiro de verdade! Esse complexo de inferioridade parece insuperável!

  39. Pereira Pereirao

    Perfeito!

    Responda
  40. Rodrigo Castro

    O que faz educação de qualidade é professor motivado, e o que faz professor motivado é ser professor bem pago! Tudo o mais é conversa fiada, perda de tempo e factóide.

    Responda
    1. caio graco da silva batista

      Se salários fossem o grande motivador o judiciário seria poder mais eficiente e agil do país. Sua conversa é que é fiada, antes de aceitar um emprego vc sabe quanto vai ganhar, se era pouco pq aceitou? Se a profissão não agrada, pq não estudou e foi fazer outra coisa da vida?

    2. Jefferson Medeiros

      os deputados, vereadores e juizes são muito bem pagos e são um lixo, isso é problema de motivação??

    3. odair

      Correto da um tablet mas o professor nao tem condiçoes de estudar pagar cursos nao adianta nada so vai servir para ler email

    4. dona maria

      Ô meu querido, não é só professor que está ganhando mal, não? Os engenheiros, os médicos, os enfermeiros, os advogados, os economistas, os jornalistas, etc. Quer ganhar bem, VIRE POLÍTICO, JOGAR DE FUTEBOL DOS BONS, ARTISTA FAMOSO, PASTOR DE IGREJA, NASÇA RICO, CASE COM RICO OU RICA, OU GANHE NA LOTERIA.

    5. Liteka

      Salário não é fator motivacional. Existém professores mal pagos que ensinam muito bem e professores extremamente bem pagos que não aparecem para dar aula. Respectivamente: uma professora de uma pequena cidadezinha e um professor mestre doutor de universidade. A satisfação de se fazer o quê se gosta, de ir trabalhar com prazer e o controle das nossas ambições consumistas são os melhores fatores motivacionais de todos.

    6. dona maria

      A maioria dos professores entraram prá TURMA DOS NÓIAS, DOS ALOPRADOS, DOS COMPANHEIROS, faça chuva faça sol, mesmo ganhando o que ganham. Por sinal, do jeito que faltam as aulas e fazem greve estão ganhando é muito.

    7. Observador_anônimo

      FATO! Dimenstein sempre com essa ladainha de 'professor seduzir o aluno'... Pise numa sala de aula de escola pública primeiro, hipócrita! É fácil escrever isso do seu gabinete, confortavelmente instalado.

    8. anderson carvalho

      Conheço professores bem pagos que são péssimos e outros não tão bem pagos que são ótimos, o salário do professor ser maior no Brasil é questão de justiça e reconhecimento com essa honrosa profissão, mas relacionar salário de professor diretamente à qualidade de ensino é forçar um pouco a barra. A educação no Brasil é péssima a culpa não está somente no salário dos professores, mas principalmente no MEC e suas politicagens.

    9. Bruno Carqueijo

      Perfeito! E além do Gibinha não falar isso pelo seu louvor à meritocracia cega, que ñ ve que certas pessoas não tem e ñ terão oportunidades (obviamente por causa do atual modo de produção, o capitalista), nem se comenta o fundo da questão. Obviamente isso vai ser feito para incentivar essa indústria (principalmente a Foxconn). Novamente a louca transferencia de recursos do Estado para a iniciativa privada (e ainda estrangeira). E viva o CAPITALISMO (DE ESTADO) e o NACIONAL-DESENVOLVIMENTISMO