Ciência > 'Super-Terra' pode ter água líquida como nosso planeta Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. dsandalo

    bla bla bla...

    Responda
    1. Mauro M.

      Não tomou seu remédio hoje?

  2. Gilberto Recife

    Muito interessante. Se o planeta está a "apenas" 22 anos luz, significa algo em torno de 209 trilhões de quilômetros (209.000.000.000.000). Uma espaço-nave viajando a 350.000 km/h levaria 22 anos... Nós nem conseguimos, ainda, chegar até Marte que fica a APENAS alguns poucos minutos luz. Com a tecnologia atual chegar em Marte leva meses. Uma coisa de cada vez! Desculpem o atraso (o meu!)

    Responda
  3. dsandalo

    Bla bla bla...

    Responda
  4. dsandalo

    Bla bla bla...

    Responda
  5. dsandalo

    Bla bla bla...

    Responda
  6. tamotsu

    Dexando de lado os comentarios de gosação, acho que desenvolver ciencias astronomicas e espacias são escenciais para futuro da humanidade Se a humanidade sobreviver mais uns 200 anos (talves não), não haveria mais espaços aqui na terra, e a exploração do espaço não será mais fixão, será uma realidade.

    Responda
  7. Beto

    Muitas vezes aparece que Júpiter é quase uma estrela. Imagino que isso vem ou de ficção científica ou de algum livro de Astronomia antigo. A teoria atual limita as anãs marrons (estas sim, quase estrelas) a 13 massas de Júpiter (MJ)! Mas observacionalmente o limite parece ser entre 30 a 50MJ. A enciclopédia de exoplanetas traz uma discussão a respeito e considera planeta até 30MJ. Júpiter está bem longe de ser uma estrela.

    Responda
  8. Boris Napchan

    "Que desperdício de dinheiro;com tantos problemas neste planeta mesmo"!!

    Responda
    1. Anderson Oliveira

      Desperdicio de dinheiro e vc ter um computador e internet, graças a esse seu suposto desperdicio de dinheiro que hj pode ficar em casa falando suas abobrinhas para o mundo... Seria tão bom que as pessoas se informassem um pouco antes de falarem tanta asneira aqui...

  9. AeonFluX

    POde ter isso pode ter akilo ...lalal...lulullu....zzzzzzzz zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz zzzzzzzzzz

    Responda
  10. poste

    Quantas milhares de toneladas de minérios podemos importar de outros planetas sem afetar o equilibrio que a mãe Terra tem no sistema solar?

    Responda
  11. Chespe

    Se fosse mente de boteco, diria horror, um ano em 28 dias? Sendo uma mente objetiva e racional (espero que seja), é excelente, mostra que o Universo teria lugares, se naõ tiver vida alienigenea, pode sustentar na vida baseada em nossa estrutura. O problema é... como aglutinar todos para a exploração espacial, que é fundamental para nós, hoje em dia?

    Responda
  12. Hélio Pereira

    Um planeta hábitavel e que não esteja "infestado" de Politicos é tudo que venho "pedindo a Deus"!

    Responda
    1. Amelemental

      Os políticos mais coruptos e mais loucos por poder são uns dos primeiros a chegar lá...Nós não temos o dinheiro suficiente para entrar numa suposta viagem dessa... Vamos comemorar essas descobertas mas cuidemos do que temos...

    2. Chespe

      Será que acontece? Os polítios são tão ruins, mais resistentes do que a bactéria Pseudoma e mais proliferos do que as baratas? É aguardara para ver, quem sabe acontece um Avatar real?

  13. Adriano Souza Almeida

    Massa alta demais, gravidade forte demais p nós. Um homem de 80 kgs. pesaria mais de 320 kgs. lá, mesmo com exoesqueleto enfartaria em questão de dias. Tem que continuar procurando.

    Responda
    1. Chespe

      A física é muito complexa. Em nosso Sistema Solar, temos Jupíter, que é um tipo de mini-estrela fracassada, mas que irradia bastante calor, e com Europa, um dos satelites. É sabido que Europa fica de frente para Jupiter, mesma face mostrada de dia, e TEM OCEANO LÃQUIDO abaixo da crosta de gelo. Vida? Pode ser provável, só uma misão em planejamento resolverá esta questão - a EAL Europa Astrobiology Lander, com lançamento provável em 2016 - resolverá. É um sistema parecido com o descrito.

  14. JADER MATIAS

    Quer dizer que uma adolescente de 16 teria 208 anos nesse planeta? Nenhuma mulher iria querer mudar para lá... Já as crianças naquela idade de ainda acreditar em Papai Noel...

    Responda
  15. Alexandre Luiz

    Ele é igual a Terra e bem maior. Dá pra gente destruir a vontade!

    Responda
  16. ventura

    22 anos luz...é o mesmo que incognita matematica ,ta mais facil acreditar na salvação da alma que chegar nesse planeta...

    Responda
  17. BY OB

    Vamos pedir pro PT uma verba pra desenvolver uma nave pra chegar la levando nossos corruptos...

    Responda
    1. Chespe

      E o que o resto do Universo tem a ver com nossos defeitos? Não estamos preparados ainda, pois se sairmos agora, só espalharemos a corrupção e imundice pelo resto do Universo. primeiro, temos que corrigir nossos defeitos,e, então, irmos para fora... Seria uma pena estragar toda a beleza que há lá fora, como fizemos com o planeta onde habitamos!

  18. Luiz

    Vamos mandar para este planeta todos os evangélicos, políticos, ex-bbb's e operadores de telemarketing da Terra. E dizemos que vamos depois, assim eles podem esperar sentados.

    Responda
    1. Chespe

      E por que não o contrário?

  19. Andre

    É uma otima dica para que quer saber sobre a possibilidade de vida num planeta orbitando uma anã-vermelha.Assistam no video.google o documentário "Extraterrestres : Exo Planeta Aurélia". As outras duas estrelas do sistema estão longe de mais para afetar este planeta. Vale lembrar que o sistema mais próximo da Terra,Alfa-Centauro,tambem é triplo.Com duas estrels similares ao Sol e um anã-vermelha bem longe.E simulações mostraram que é possivel planetas estaveis em torno das 3 estrelas.

    Responda
  20. dennis

    "Ciência > 'Super-Terra' pode ter água líquida como nosso planeta" ., interessante .... MAS E AI ? ... oque se faz com essa noticia hehehe

    Responda
    1. Amelemental

      Comemora-se a inteligência de alguns! Vida longa aos que estudam, exploram e buscam algo além de fofoca!

    2. Alexandre Zanotti Pinto

      Adquiri-se conhecimento!

  21. Flávio Carrara

    É isso aí! Vamos procurar planetas capazes de hospedar a vida, de preferência que sejam relativamente perto, e desenvolver uma maneira de chegar até eles. Assim, quando as possibilidades de vida aqui na Terra se esgotarem, a gente já tem para onde fugir!

    Responda
    1. Edson christian

      Não seria mais fácil, barato e lógico preservar esse aqui mesmo.

  22. Thiago Coutinho

    muito loco né

    Responda
  23. Educor

    # vinte anos-luz é pouco, e certmente que têm teconologia, digo os plutocratas, pra irem e voltarem em quarenta anos e na velocidade da luz a esse planetinha. Resta saber se os seres dali são semelhantes aos daqui, ou será que existem humanos somente na Terra?

    Responda
  24. julianobr

    Embora esteja na zona habitável, esse planeta provavelmente está sempre com a mesma face voltada para a estrela, fazendo com que no lado em que é dia eterno seja muito quente, e no lado da noite eterna, muito frio. Isso ocorre por que o planeta, para receber a mesma energia que a Terra recebe, deve estar proporcionalmente muito mais perto da estrela, onde a força gravitacional dela é grande. Mas isso impede de haver vida lá. Só não esperem uma colonização humana, pelo menos não de maneira fá

    Responda
    1. Chespe

      A física é muito complexa. Em nosso Sistema Solar, temos Júpiter, que éum tipo de miniestrela fracassada, mas que irradia bastante calor, ecom Europa, um dos satélites. É sabido que uma das faces de Europa sempre fica de frente para Júpiter, e TEM OCEANO LÃQUIDO abaixo dacrosta de gelo. Vida? Pode ser provável, só uma missão em planejamentoresolverá esta questão - a Europa Astrobiology Lander, comlançamento provável em 2016 - resolverá. É um sistema parecido com odescrito.

    2. Anderson Oliveira

      Lex Detykov: Exatamente, achei um bom documentario, mesmo que nele não mostre vida tão evoluida como a humana ou na Terra achei muito bom...Recordei tambem de uma reportagem da Scientific American aonde falava de um universo apenas com 3 das 4 forças principais do universo (sem a força nuclear fraca) que mesmo com dificuldade iria fazer estrelas planetas e quem sabe a vida evoluir vou tentar achar a edição aqui para compartilhar....

    3. Detykov

      No documetario "Extraterrestres : Exo Planeta Aurélia" mostra que é possivel vida em estrelas anas vermelhas. Mesmo que um lado seja sempre dia e outro sempre noite. E com explosões solares.

    4. julianobr

      Ops, na penúltima frase lê-se "Mas isso *não* impede de haver vida lá."

    5. Anderson Oliveira

      Eu vi um documentario exatamente sobre planetas assim, foi ate indicado por um leitor da foIha que vou falhar em recordar o nome, o nome do documentario era Exo Planeta Aurélia se não me engano, a vida poderia existir, mas ia sofrer para se manter (nao que aqui não aconteça igual)

  25. Beto

    Embora sempre interessante objetos na faixa de habitabilidade, este não me entusiasma. A estrela está a 200 UA (UA = distância Terra-Sol) de uma estrela dupla (9 UA uma da outra), o que pode perturbar a órbita do planeta. A estrela é muito fria, o que implica em pouca luz nos comprimentos de onda mais energéticos que a vida costuma utilizar. Estrelas de baixa massa costumam ser muito ativas, com enormes explosões como o Sol eventualmente tem. Pior, uma das 3 estrelas é forte fonte de raio-X!

    Responda
    1. Detykov

      No documetario "Extraterrestres : Exo Planeta Aurélia" mostra que é possivel vida em estrelas anas vermelhas. Mesmo que um lado seja sempre dia e outro sempre noite. E com explosões solares...

  26. apocalipse

    Como o planeta terra vai ser destruido em 2012 pelo povo Jupteriano, creio que não haverá tempo pra remanejar toda população terrestre pra esse novo planeta! Portanto, na outra encarnação saberemos mais a respeito dele..

    Responda
  27. Ronaldo Luis Gonçalves

    Acho que o foco é esse mesmo, procurar por perto, com limite de até 20 anos luz de distância, mais que isso fica um estudo muito inacessível. Como se 20 anos luz já não fosse um absurdo, de longe.

    Responda
  28. Pensador

    Muito legal, As possibilidades são além da imaginação. Um planeta com todas as estações do ano em apenas 28 dias na verdade deve ter uma variação não muito grande de temperaturas... Mas além, o tipo de radiação solar que eles recebem é bem diferente do nosso o faria com que as possíveis formas de vida sejam bem diferentes...

    Responda
  29. Hélio Shinsato

    Oi Paulo. Sinto que muitos raciocinam dessa forma: ou isso ou aquilo, por que não aquilo ao invés disso. Se ao longo da história a humanidade tivesse feito uma coisa de cada vez, acho que ainda estaríamos na idade da pedra. Muitas coisas são feitas ao mesmo tempo e a velocidade das descobertas depende dos interesses envolvidos. A exploração espacial poderá por ex. prover as civilizações de metais e outros elementos que estão rareando, acelerar o desenvolvimento e eventualmente evitar a extin

    Responda
  30. Shilika

    Porque ao invés de nós mandarmos satélites e sondas para os mais variados pontos do espaço, gastaríamos menos se nos enviássemos pra fazer pesquisas nos fundos dos mares, será que o risco é maior! A quem interessa efetivamente em saber que o planeta que está a 22 anos luz da terra, possa ter água. Isso é um desperdício ao meu ver.

    Responda
    1. Beto

      Além de interessar a muita gente, embora não a você , também não se mandou nada para o espaço para fazer esta descoberta. Usou-se os telescópios do ESO - observatório que o Brasil começa a fazer parte. Só entenderemos a Terra conhecendo muito mais sobre o Universo, do qual ela faz parte. Para entender a origem da Vida necessitamos conhecer outros casos (ou aprendermos que ela é extremamente rara), cuja promessa está nos planetas com água. Pode demorar, são apenas os primeiros passos.

    2. Este jornal censura seu leitor

      Caro Paulo, não concordo em um ponto, acho que não é um desperdício. Quando o homem inicia em novos campos, aos olhos da maioria parece algo desnecessário, mas que mais adiante poderá ser muito benéfico a população. Agora sobre estudos em nossos oceanos, isso sim deve ter um investimento maior, mas não que um deva diminuir a fatia do outro. Não podemos pensar no "ao invés". A Ciência deve ser ampliada e não repartida.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.