Ilustríssima > A Cisjordânia e a "política da invisibilidade" Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Voltando aqui depois de onze anos. Pouco mudou, infelizmente. O resultado está aÃ, não na Cisjordânia, mas em Gaza. Os mesmos pecados, a mesma ausência de comprometimento de parte de um governo corrupto aproveitada agora por um grupo terrorista para justificar atos inumanos. A violência nessa parte do mundo se retroalimenta. Acabar com ela é como querer enxugar gelo.
I Love Israel! :) Melhor paÃs do mundo!
Parabéns ao jornalista. Não se trata de concordar ou não com suas opiniões. A maior parte do que foi dito são fatos, comprováveis apenas pessoalmente por quem viu o que ocorre lá, já que há toda uma maquiagem na mÃdia, que ou sabe pouco, ou tem medo de opinar. Eu fui, andei pela Cisjordânia e vi isso tudo e coisa muito pior. Ao leigo, basta pesquisar a quantidade de resoluções da ONU não cumpridas por Israel. As votações lá sobre o tema dizem sempre o mesmo: Israel,desocupe,viva mas deixe vi
Engraçado...falando em invasão...quando invadiram a fazenda da qual o Sr autor do artigo é herdeiro em Catalão-GO, logo logo foi executada a reintegração de posse. O que, aliás, na minha opinião está certÃssimo! Progressismo com a Fazenda dos outros é fácil né Sr. Satafle?! Por que não deixou sua terrinha cumprir sua função social lá, já que o autor é tão "de esquerda", "progressista" e a favor da invasão da USP pelos estudantes profissionais??
Sr Articulista, tente alugar um carro em qualquer lugar do mundo e fazer valer o seguro fora das fronteiras do pais.. talvez algumas poucas locadoras na europa aceitem, desde que se pague mais por isso. Mas leia atentamente o contrato. NENHUM seguro cobre catastrofes naturais ou atos de vandalismo. O que a funcionaria da locadora no aeroporto tentou te dizer foi que "em caso de pedradas em Hebron a conta vai ser paga por voce" E em Hebron, carro complaca de Israel é sistematicamente apedreja
Documentos recentemente tornados públicos na Ãfrica do Sul, poderão levar à conclusão de que o Estado de Israel considerou a possibilidade de disponibilizar componentes e materiais que permitiriam à Ãfrica do Sul desenvolver uma bomba atómica em 1975.
Ao contrário do que faz Vladimir Safatle, digo com orgulho que me coloco ao lado dos palestinos. Não posso concordar com governos criminosos, que violam os direitos humanos e as leis internacionais., como sempre foram os de Israel. É uma questão de escolha: a barbárie sionista ou valores como justiça, solidariedade, liberdade. O resto é retórica.
Falacioso, manipulador!O cara ainda tem a cara de pau de terminar o texto (isso só aparece no fim: no meio ele tenta ensaiar um discurso "equilibrado"-para ganhar o leitor escolado-mas no final coloca o leitor numa posição : “ou eu tenho razão ou eles”!!!! cara de pau, para um acadêmico (se é que ele é)!!!! Mundo em preto e branco, certo e errado: este é o discurso falacioso do cara, para começar. A última frase, eu gostaria de ter lido primeiro. Me pouparia horas de leitura tendencios
Povo palestino? Eita! Até o finado mar Morto sabe que toda aquela gente que habita "atualmente" a região é descendente dos antigos levantinos e de outras tribos invasoras, judeus inclusive, que, durante as muitas ocupações da região, não conseguiram fugir da região e findaram cristianizadas ou, posteriormente, maometanizadas pela espada, ou não. Resumindo: ali há apenas uma feroz rixa de parentes que não se aceitam, alimentada por gente altamente inescrupulosa ou ignorante.
21/12/2012=21/12/XXI12=21/12/2 112=3/3/33:3/3=FÉ e RAZÃO SEPARADAS;33=FÉ E RAZÃO JUNTAS;Doutrina espÃrita=Fé + Razão= DEUS!!! A verdade sobre o fim do calendário é atestada pela assinatura do Divino Salvador!!!A revelação de que nós podemos reencarnar várias vezes como judeus ou palestinos é o caminho definitivo para a Paz!!!
O velho lema sionista de "uma terra sem povo para um povo sem terra", trata de fazer dos palestinos pessoas invisÃveis, é como se eles não existissem. Mas a luta deste povo não deixou, mesmo que de forma extra-oficial, de lembrar ao mundo que eles estão lá. O texto de Vladimir Safatle me fez lembrar e até se parece com os relatos de Joe Sacco, que também esteve na região, através de quadrinhos. Israel faz o que faz sob as vistas claras da ONU, não para as agressões nem em tempos de negociações.
É isso aÃ, repita uma mentira até que ela se torne verdade. Nisso os israelis são experts, Veja a enxurrada de comentários pró-israel, sem contar nos iludidos evangélicos...aff dá até urticária.
Quem realmente quiser entender este conflito leia o livro " o filho do hamas", sobre o filho de um dos fundadores do hamas que trabalhou no servico secreto de seguranca interna de israel . Vale a pena! O livro tem em portugues.
Mas o livro não explica o conflito. Simplesmente mostra o que o Hamas foi se tornando ao longo do tempo.
quando os romanos destruiram Jerusalem no ano 70 d.c. e os judeus sobreviventes foram escravizados e jogados aos leões ninguém escreveu uma matéria dessas, quando a Santa Igreja estabeleceu os tribunais da Inquisição ninguém se esforçou em escrever uma matéria dessas, quando os governos europeus desde a era pós-romana e colocaram judeus em guetos também não houve nada parecido, é fácil ficar 2 dias em um lugar e criar um monte de opiniões arrogantes e superficiais sem entender o X da questão
dado uma visão crÃtica e realÃstica da história, não existe nenhum outro paÃs judeu no mundo... guetos, inquisição, holocausto... nunca mais! Obrigado pela compreensão.
Li com muita atenção o texto deste brilhante jornalista. É estarrecedora a situação do povo palestino e mais estarrecedora ainda é a hipocrisia do mundo ocidental (leia-se EUA que tem hegemonia militar no mundo). Assim, do jeito que as coisas estão, podemos entender o que Ahmadnejad falou, não por uma decisão unilateral, mas por uma inexorável necessidade histórica, produzida pelos próprios israelenses.
Seria fácil se ambos se reconhecem e se respeitassem como estados constituidos mas interesses de lideranças, metodos de terrorismo e religião atrapalham a paz. Num acordo não há ganhadores absolutos pois sempre restarão os pros e contras.Se fosse o arafat dos velhos tempos teria buscado menos holofotes e populismo de liderança, já teria aberto mão de jerusalém,e reconhecido o vizinho israel, pedido a devolução de alguns territórios, uma faixa para o mediterraneo e já seria um estado pacifico
Encrenca é mesmo assim; os dois lados julgam ter razão, para piorar as coisas e tirar toda esperança de solução, que não seja catastrófica, os dois lados se valem de dogma. Se tentarmos usar a razão; a lógica aristotélica, já não é fácil, imaginem quando se mistura ufanismo, chauvinismo com dogmatismo. Nunca vão aceitar que Israel tenha um estado, Israel por sua vez não vai baixar a guarda pois sabe com quem está lidando. Isto ainda vai render um mar de sangue!! Lamentávelmente.
Os palestinos não reconhecem o direito de Israel existir. É curioso esperarem receber tratamento diferente. Quando tinham exército, guerrearam Israel desde o primeiro dia de sua fundação, juntamente com mais oito paÃses árabes. Nas duas tentativas de destruir Israel, perderam território, o que nem teria acontecido se não tivessem tomado a iniciativa da guerra. Depois de demolirem sua própria economia com guerras, passaram a usar homens-bomba, motivando a construção do famoso muro. Ação e rea
Nem meu sobrinho de 10 anos tem um pensamento tão superficial.
COMPLEMENTANDO O COMENTÃRIO ANTERIOR, É INTERESSANTE VERIFICAR QUE ALÉM DOS ESQUERDOPATAS DE PLANTÃO (QUE SEMPRE RECEBEM OS TERRORISTAS DE BRAÇOS ABERTOS), TEM AQUELES BRASILEIROS QUE NÃO CONSEGUEM AFASTAR DAS SUAS ALMAS A HERANÇA MALDITA DA INQUISIÇÃO IBÉRICA. AQUELES QUE, SOB OS OLHARES CALMOS E PIEDOSOS DOS SEUS ANTEPASSADOS, QUEIMAVAM GENTE INOCENTEM NOS NOTÓRIOS AUTO DA FÊ. É ESTE PESSOAL QUE TEM A FALTA DE CARÃTER DE ATACAR ISRAEL E DEFENDER OS TERRORISTAS PALESTINOS.
Pq? Não houve uma inquisição ibérica? Isso é história...
Coitado, precisa estudar história.
Não se justifica em nome da paz, do entendimento entre os povos, da civilização, da fraternidade humana e do progresso da cultura o que o jornalista fartamente elencou do desrespeito, da injustiça, da indignidade, da opressão e da pura maldade com que hoje os palestinos são tratados. É ainda a plena vigência do talião na terra de onde partiu o "ama teu próximo..." de Jesus de Nazaré "... até teu inimigo", inovando na conduta humana.
Os "escolhidos" por deus transferem aos palestinos, o ódio nazista e se transformam em guardiães do império no oriente próximo. Seria oportuno a USP rever o acordo de cooperação com a Universidade de Ariel.
Parabéns. Para mim você é um dos poucos articulisas honestos e decentes na Falha de São Paulo.
brilhante artigo, parabéns Safatle!
Brilhantemente tendencioso. O articulista parece padecer do problema de memória curta que já é endêmico no Brasil.
O seu texto infringe os termos de uso do serviço e por isso foi removido.
Parabéns pelo artigo. A verdade e os fatos são como um tapa na cara naqueles que insistem em achar normal as ações do estado de israel, daqueles que equivocadamente insistem em considerar todo um povo, incluindo suas crianças, como terroristas. Terrorista são as ações do estado de israel.
Então tapas na sua cara não faltam... mais de 1000 mÃsseis são lançados anualmente por organizações como Fatah, Hezbollah e Al-Qaeda, organizações terroristas essas que têm total apoio nas urnas e governam povos... e acredite, esses mÃsseis também lesam crianças...
Do articulista: "Em dezembro do ano passado, o pré-candidato republicano à presidência dos EUA Newt Gingrich afirmou que os palestinos são um povo "inventado". " O nome Syria Palestina foi dado por Adriano após derrotar e massacrar os judeus. Será que o Gingrich não tem razão?
Falar que Israel é a "Alemanha" dos palestinos já é lugar comum... E o mundo todo assiste...
Aqueles que não têm argumentos lançam mão da desqualificação. Contra fatos não há argumentos
Olavo, se o "mito do refugiado" ainda não foi quebrado, cabe colocar que 20% do povo árabe vive em Israel com cidadania israelense, muito são Ministros de governo,polÃticos,intelectuais de esquerda.Todos vivem em Israel.Do ponto de vista social você acha que essa parcela deve maior?Se todos os mÃticos "refugiados palestinos" retornassem,decretamos o fim do "Estado Judeu" demograficamente,sem guerra.É exatamente isso que tentam os árabes, já que não conseguiram destruir Israel militarmente!
"MÃticos"????? O sr. só pode estar brincando. A resolução da Onu estabelece que eles devem retornar ao antigo território ou serem indenizados, simples!
Esse tipo de artigo é de uma hipocrisia que chega a dar nojo. Vê-se claramente que o objetivo não é defender os palestinos, mas atacar os israelenses. É um anti-semitismo declarado. Nenhum desses jornalistecos que fazem isso tem a honestidade de dizer que o mundo árabe, do qual os palestinos pertencem, é MUITO mais rico que Israel, mas no entanto não enviam ajuda financeira e nem os leva para suas terras abundantes de petróleo. Enviam armas, isso sim! Ajudem seus irmãos, povo árabe!!!
Em Gaza, sim... mas além de conseguirem furar o bloqueio as vezes, vem muito tiro dos outros lados... Fato é que os Judeus se uniram para fazer uma paÃs e conseguiram. Em contra-partida no pequeno restante daquelas terras (99,9%), dominada por mulçumanos, não há liberdade de expressão, religião, sexual e outras... são paÃses entregues a poucas famÃlias ou ditadores e possuem reservas enormes de petróleo, mas quase nenhuma faculdade. Onde Igrejas são proibidas e mulheres não podem dirigir. /
Mas Israel não faz bloqueios?
Ajudar como? Israel proÃbe que ajuda humanitária chegue aos palestinos.
Vladimir Safatle é um esquerdista disfarçado que não assume, e simpatizante da causa palestina. Texto claramente anti-israel, eu sei que israel não é santo, mas também Israel não é bobo de deixar prosperar um estado inimigo com milhares de terroristas loucos para destruir Israel. Antes da chegada de Israel nestas terras, não existia a "Palestina" e sim só um acampamento de ocupantes de terras, não era um estado soberano, era um povo sem governo, sem regime polÃtico.
ah, você só esqueceu de comentar sobre a situação de pobreza que os palestinos viviam, se quiserem uma de uma fonte externa imparcial leiam sobre os relatos de quando Rasputin foi visitar Jerusalém no começo do séc. XX.
mentira!!
Se o articulista conhecesse a BÃblia, não se surpreenderia com a prosperidade de Israel.Isso foi profetizado séculos antes do estado de Israel ser constituÃdo num dia de 1948: "Quem já ouviu uma coisa dessas? Quem já viu tais coisas? Pode uma nação nascer num só dia, ou, pode-se dar à luz um povo num instante? IsaÃas 66:8 Como pôde o pequeno exército de Israel impor uma derrota humilhante à federação árabe na Guerra dos Seis? Basta ler as Escrituras pra saber.
Silvavich?
Erro:"Israel se tornou um Estado democrático para os judeus, semidemocrático para os árabes-israelenses e totalitário para os palestinos" Os árabes israelenses desfrutam dos mesmos direitos dos judeus israelenses, votando, ocupando cargos polÃticos, tendo direito a serviços públicos idênticos...Com relação aos palestinos, Israel não é seu governo, e sim a Autoridade Palestina. São estrangeiros, vivem em território estrangeiro, logo não há um "governo israelense autoritário" sobre esse
Você realmente pensa que israel não controla territórios palestinos ou é mais um hipócrita que usa argumentos nos quais não acredita, falácia e silogismos que obviamente não chegam na verdade. Quando queria mesmo era dizer que esses mulçumanos todos tinham que morrer? Repito, você realmente acredida que Israel não exerce influências diretas naquela região, influências cujo único efeito é dificultar a vida das pessoas que vivem lá?
O colunista nasceu no Chile, em meio a ditadura sua famÃlia, na "impossibilidade de permanecer naquele ambiente", retorna ao Brasil e se estabelece em Goiânia.Possivelmente ele recebeu cidadania brasileira, podendo frequentar 2 faculdades e se tornar um profissional.Por que ele não vê como causa da miséria palestina o fato de que nenhum paÃs árabe concede a estes cidadania, educação e direitos civis para uma vida digna?Sua Filosofia oca acha mais cômodo culpar a única democracia da região!
Olavo, entendo o seu ponto de vista, mas você precisa desconstruir o "mito do refugiado".O que hoje é Israel, nunca foi um paÃs árabe chamado Palestina, era um territorio sob o domÃnio Otomano.A Inglaterra e a França partilharam este território.A "Palestina" (área geográfica) foi dividida em Israel (PaÃs para os judeus) e Jordania (PaÃs para os árabes).Veja que somente a partir daà você tem 2 paÃs distindo para os 2 povos que ja disputavam guerrilhas armadas na região desde a década de 20.
Sr. Antonieto, nesse mesmo jornal veja a manchete sobre a quantidade de deportações feitas por Israel de imigrantes africanos. Mesmo assim, deportar ilegais não faz de um paÃs melhor ou pior, é um problema que afeta muitas nações. A questão é: ninguém é obrigado a aceitar os exilados de outros.
Marcelo, não é o que determina a resolução da Onu especificamente sobre refugiados: ou voltam à terra de origem ou devem ser indenizados. Israel deve fazer o que com os derrotados destas guerras? Acabar com eles? O que mais me estranha é que muitos aqui lentamente estão perdendo a noção de humanidade.
QUANDO, NO FIM DOS ANOS 70, O BR SE NEGOU A ACEITAR UM NAVIO DE VIATNAMITAS A DERIVA, NA MESMA EPOCA O PAISICO ISRAEL RECEBEU CENTENAS DELES! A PROPOSITO, ISRAEL RECEBEU,NO ULTIMO ANO 54 MIL REFUGIADOS SUDANESES QUE NAO ERAM MULCUMANOS E FUGIRAM DA DEGOLA PERPRETADA PELOS FACINORAS EM DARFUR E APESAR DE TEREM ENTRADO ILEGALMENTE PELO DESERTO, NAO SEREM JUDEUS E MAL VIREM COM A ROUPA DO CORPO, SERAO TOTALMENTE ABSORVIDOS E SOCIABILIZADOS, NA HOLY LAND!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Olavo Foloni, Israel teve que travar 4 guerras para se defender de ataques árabes desde sua criação, certamente Israel é que não deve abrigar o "derrotados" destas guerras.Ao meu ver a pátria palestina já foi estabelecida e se chama Jordania!Derrotados de guerra vivem livremente em territorio israelense por misericórdia do povo que venceu.Vejamos o que aconteceria aos judeus tivessem os árabes vencido 1 destas 4 guerras.Esta matéria não estaria sendo escrita!
Quais paÃses quiseram receber refugiados? O Brasil não quer receber haitianos por aqui. Não precisa ir muito longe ou investigar a vida de alguém para perceber o mais simples.
Lugar de palestino é na Jordânia.
JA QUE SAO LUNATICOS, EU DIRIA, NA LUA, OU EM ULTIMA INSTANCIA, AO LADO DAS 72 VIRGENS NO PROSTIBULO CELESTIAL!!!!!!!!
Estudamos que na 2ª guerra Mundial morreram 6 milhões de judeus. Entretanto, na passa na mÃdia e nem nos livros didáticos a quantidade de palestinos que foram expulsos das suas casas pelos judeus e que "moram" em barracas improvisadas e precárias no deserto da Jordânia. Os palestinos vivem em guetos, cercado pelo muro construÃdos pelos Judeus. Igualzinho aquele muro construÃdo pelos alemães orientais (Muro da vergonha - termo criado pelo norte-americanos e difundido no Ocidente) .
Vá estudar e depois volte. Eles não foram expulsos; 750 mil fugiram. MAM
Isto é o MÃNIMO que se pode dizer do estrume..
Retificando: E por que?
E porque?
O JORNALISTA EH BRASILEIRO, AMIGO DO MOLUSCO, QUE EH AMIGO DO AHMADINEJAD, DO CHAVES, DO FIDEL, ERA DO KADAFI, EH DO ASSAD,ERA DO ARAFAT, GENTE FINA!!!!....COMO O MOLUSCO , O TAL JORNALISTA MENTIROSO!!!!
APARTHEID EH O QUE OCORRE NO MARSILAC, NA CIDADE DE SAO PAULO, BEM DEBAIXO DE NOSSO NARIZ!
Sr. Kuper, desculpe a sinceridade, mas o sr. é muito mais inteligente que isso. Essa mania de atacar todos que criticam uma situação remonta ao apartheid, e hoje em dia não "cola" mais. Aliás o jornalista é bem brasileiro.
Mais uma vez, o oprimido de ontem, é o opressor de hoje.Não tenho absolutamente nada a favor do mundo árabe (ou qualqer grupo fundamentalista, btw), mas precisamos ser coerentes. Ou somos civilizados com TODOS ou, na verdade, nunca o fomos com ninguém.
Depois de participar de todos os grupos ar-mados e ter-ro=ris-tas do Oriente Médio, responsáveis pela mo/rte de milhares de pessoas, até brasileiros, agora os palestinos querem ser inocentes. Eles têm agora a oportunidade de ativar a inteligência e não se deixar usar pelos diversos lados do conflito que no fundo é 'só rel/igioso e por isso mesmo idi/ota demais para tanta gente mor-rer. Mas cada um escolhe e eles que se virem com seus problemas. Nós brasileiros temos os nossos.
Os nossos problemas nos impedem de pensar a respeito?
A manipulação do articulista começa no primeiro paragrafo. Ele escreve que se alugar um carro em Tel Aviv é informado que não pode ir a Cisjordania. já aluguei carro em Foz do Iguaçu e fui informado que não poderia ir a Argentina. Já aluguei carro na Alemanhã e fui informado que não poderia ir a Pragra. O motivo é simples, a locadora não é uma entidade polÃtica, é sim economica. Não pode ir por SEGURO, o seguro não é coberto do outro lado da fronteira.
Sr. Dan Kuper, existe um seguro que cobre a ida de carros para a Argentina e o Paraguai. Basta pagar. Nunca tive a oportunidade de ir a Israel ou à Palestina. Se um dia eu for , certamente perguntarei se havéra um seguro. Logo, acusar o articulista de manipulação é forçar a barra. O mesmo poderia alegar em relação ao senhor , já que eu já andei de carro alugado em Foz e fui ate o lado argentino das cataratas.
Pior o que aconteceu comigo que os meus comentários simplesmente sumiram do site... estranho né?
O texto dele é justo e verdadeiro... Não adianta fechar os olhos pra o que ocorre em Israel... este Estado vem sistematicamente massacrando as pessoas. Além do mais, Israel não passa de um projeto imperialista fundado em uma justificativa estapafúrdia: a Terra Prometida. É uma vergonha saber que um povo massacra o outro e tenta legitimar suas atitudes na religião.
Mas o outro lado sequer tem no GPS? Duvido que apagaram parte do software no que se refere a Praga, ou sobre a Argentina.
ALGUEM PODE ME DIZER O NOME DE UM IMPERADOR,REI,PRESIDENTE,PRIME IRO MINISTRO,DEPUTADO FED,ESTADUAL,VERIADOR,MINISTRO ,ESCRITOR, FILOSOFO,DESPORTISTA,ATOR ,ATRIZ,ESCRITOR PINTOR,MUSICO QUALQUER PERSONALIDADE DESTA TAL DA PALESTINA?NUNCA OUVI DIZER NADA SOBRE ELA NUNCA LI NADA,NENHUM REGISTRO HISTORICO,NADA,NADA! MUITO ESTRANHO! OPS! LEMBREI-ME DE UM REPRES. DO MOVIMENTO TERRORIST O.L.P.ORGANIZ FUND EM 1964,3 ANOS ANTES DE ISR. OCUPAR A CISJ.E GAZA,PREGANDO SUA DESTRUICAO:O SERIAL KILLER ARAF
Eu não conheço nenhum, mas o que isso tem a ver com o conflito?
HIIIIII!!!!!!! NEM EL MA/TA/DOR DE JU/D/E/US?????????
A pergunta foi um palestino, O unico que te ocorreu foi um Egipcio, Arafat era egipcio e não palestino.
Esse sr.Arafat ganhou um Nóbel da Paz, junto com os israelense Rabin e Perez.
Parabéns pelo relato, Vladimir. Simplesmente o artigo mais lúcido sobre o assunto que li até hoje. Tomara que os palestinos consigam em breve a dignidade que lhes foi roubada. Tomara que os que os sionistas anti-palestinos também consigam em breve ter de volta o discernimento (visão) que lhes foi tomado pelo sofrimento passado.
A reportagem não abordou os problemas sociais desesperadores que vivem muitos israelenses, paÃs dominado por poucas famÃlias a exemplo do que se vê na cúpula polÃtica, e ainda nos moldes da época de Cristo. Também não menciona o apoio que tem os palestinos, de grande parte da população israelense, onde há deserções de militares que discordam de seus representantes e reclamam direitos iguais aos seres humanos, não apenas aos que se dizem escolhidos... para quê? A humanidade está mudando...rep
MENTIRA!!!!! A SOCIEDADE ISRAELENSE TEM UM AMPLO SERVICO SOCIAL,QUE FUNCIONA.O ISRAELENSE EH O CIDADAO, PERCENTUALMENTE QUE MAIS ESTUDO TEM, COM UMA PORCENTAGEM ALTISSIMA DE UNIVERSITARIOS, POS-GRADUANDOS E PESQUISADORES DE RENOME INTERNACIONAL HAJA VISTA A PREMIACAO DE 10 PREMIOS NOBEIS DE UM PAIS QUE EH 385 VEZES MENOR QUE O BR.!! EH O UNICO PAIS QUE SEDIA UMA FILIAL DA MICROSOFT, DA INTEL, FORA DOS EUA E AGORA MAIS RECENTEMENTE SEDIA A ABERTURA DA UNICA FILIAL DA APPLE, FORA DOS EUA!!!!!!
ATROCIDADES MIDIATICAS SAO ESTAS MENTIRAS RACISTAS CONTRA OS J/U/D/E/US COM O APOIO DO ON LINE VERMELHO!!!!!!
È verdade,não devemos nivelar todos os israelenses por baixo, há muitas pessoas boas por lá que não compactua com as atrocidades cometidas por seu governo.
È, eu acho que os israelenses hoje não perdem em nada para Hitler
OS J/U/D/E/U/S ESTAO CANSADOS DE TANTA PERSEGUICAO, DE TANTA HOSTILIDADE! NESTE PAIS MESMO NOS SECULOS ANTERIORES, FORAM PERSEGUIDOS E LEVADOS PARA PORTUGAL, PARA SEREM QUEIMADOS VIVOS!!!!!
HITLER ALEM DE J/U/D/E/U/S TENTOU ELIMINAR DEBEIS MENTAIS COMO VOCE, EM CLINICAS PSIQUIATRICAS, NA ALEMANHA. SE ELE ESTIVESSE AQUI VOCE IRIA PARA UMA DELAS, PARA UMA SESSAOZINHA DE TREPANACAO E LOBOTOMIA !!!!!!!
Quem esta surtada e você com essa paranóia, e só apontarem o dedo para Israel, que já vem à acusação de ser anti-semita. o que foi relatado nesta materia, e pura verdade, so nao quer ver, quem apoia este tipo de acao, quem for anti-humano.
Não sou israelence. Sugiro que você saia da sua pobre toca e deleite-se nos livros e registros ou vá à Polônia por exemplo visitar os campos de concentração nazi. A contribuição do seu comentário para o contexto do assunto aqui é pobre e desqualificada.
SEU ANT/ISSE/MIT/ISMO, SEU ODIO AOS JU/DEUS ESTA SURTANDO, ESTA DELIRANDO!!!!!!!
Aqui se expõe um capÃtulo da História contemporânea. Sabemos porque a paz está distante. Longe do sectarismo: Há, de fato, um regime segregacionista que destrói o diálogo e a paz em uma região muito importante para o mundo, o oriente médio. Mostra-se como a História é cheia de ironias. Os israelenses construÃram um verdadeiro GUETO nos territórios ocupados. "... Israel se tornou um Estado democrático para os judeus, semidemocrático para os árabes-israelenses e totalitário para os palestinos"
Os palestinos não foram apenas "abandonados" pelos paÃses ocidentais. Também os paÃses árabes pouco ou nada fazem para ajudar esta população. As pessoas que vivem nos assentamentos teriam uma vida melhor caso paÃses como a Arábia Saudita ou Dubai, nadando em petróleo, enviassem uma pequena parte de seus excedentes, para ajuda humanitária. Os assentados são tratados como coisa. A coisa que justifica as visões diferentes do problema. Ajudá-los, mitigando seu sofrimento, seria um
A FILOSOFIA DOS PAISES ARABES SEMPRE FOI: VAMOS FOMENTAR A REVOLUCAO PALESTINA FORA DO MUNDO ARABE( CONTRA ISRAEL) PARA QUE NAO VENHA EXPLODIR DENTRO DO MUNDO ARABE. SE TEM ALGUEM, ALGUM POVO QUE ODEIA, DO FUNDO DA ALMA OS DESESTABILIZADORES TERRORISTAS PALESTINOS, SAO OS MONARCAS ARABES QUE, EM ABSOLUTO, NAO QUEREM BADERNA, BARULHO EM SEUS FORMIDAVEIS REINOS, PROVA DISTO QUE O ASS/AS/SINO EM SERIE ARAFAT FOI EXPULSO AS PRESSAS E CORRENDO DE CAPITAIS COMO DAMASCO, AMAN, RIAD, TUNIS, ETC. /p
Pra mim, pouco importa o que árabes e israelenses fazem uns com os outros. Isso é problema deles. Temos que nos focar nos problemas brasileiros; na nossa poluição, nas nossas péssimas estradas, na péssima educação pública, na violência urbana, etc. A Faixa de Gaza é aqui.
E agora, Shaul ????
sim, do mesmo jeito que passou por cima da ativista americana. ainda tem coragem de chamar os outros de anti-semitas, se sequecendo que cabia a si mesma o apelido anti-ser humano.
Vale lembrar que dentro de Israel existem palestinos que vivem com todos seus direitos garantidos, civis e polÃticos. Mas e estes outros "palestinos" cujo propósito é baderna e tentativa de desconstrução de uma sociedade? Por quê eles não são permitidos voltar para Jordânia, lugar de origem da maioria deles? Por que muitos palestinos se aliam e ajudam Israel em suas guerras contra os inimigos? Outros "palestinos" se aliam aos que não querem dar a Israel o seu direito de existencia, por que?
SE O DIREITO A EXISTENCIA EXIGE EFETIVAMENTE A DESTRUICAO DE ISRAEL ENTAO QUE ELES VAO EXISTIR, NO INFERNO!!!!!
SE PARA SURGIR OFICIALMENTE O NINHO DE TERRORISTAS PALESTINA, EH NECESSARIO SEGUNDO ELES PROPRIOS A DESTRUICAO DE ISRAEL ENTAO QUE SEJA CORTADO O MAL PELA RAIZ DESARTICULANDO QUALQUER TENTATIVA, ARRASANDO AS CELULAS HOMICIDAS E PRINCIPALMENTE SUICIDAS, FAZENDO ESTES MONSTROS VIRAREM MINGAL!....ESTRAGADO.....PARA JOGAR NO ESGOTO SUAS CINZAS PRODUZIDAS PELA FORCA AEREA ISRAELENSE
Então o direito a existência é condicionado pelo apoio polÃtico? Já vi isso em algum lugar...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustríssima > A Cisjordânia e a "política da invisibilidade" Voltar
Comente este texto