Comentários para:

Salvador é uma mentira

VER COMENTÁRIOS EM Colunas

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. JB

    GD, sempre o achei pernóstico, pedante, não exatamente 100% hetero, e preconceituoso. Vc acabou de provar isto mais uma vez. Sem comentários.

    Responda
  2. Vera Spinola

    Concordo com o leitor que declara no momento não precisamos de marketeiros para promover este ou aquele artista ou figura popular, mas de varredores. Neste momento tenho orgulho da baiana Eliana Calmon que tenta varrer a sujeira do Brasil ao valorizar a ética. Lembro também de Antonio Risério que tem escrito sobre as condições em que a cidade se encontra...de Paulo Fábio ao aderir ao movimento desocupa Salvador...

    Responda
  3. XPTÓ

    pq tanta sensura nos comentarios desse sidadão babaka que se dis paulista? giba vc não aceita kriticas?

    Responda
  4. XPTÓ

    É giba...tu mora na vila madalena não conhece e São Paulo mesmo...tu comenta sobre a Bahia, ela é: ("decadente e violenta --vemos isso pelo lixo na rua e pelos indicadores de morte na periferia, além do aumento do roubo.") ande pela periferia paulista e constate que não é so na Bahia que esta em estado deplorável...

    Responda
  5. Junior

    Ele somente se esqueceu de dizer que 70% vem com uns 10 filhos na bagagem e eu sou obrigado a vê-los em faróis pedindo esmolas.Ele se esqueceu também de dizer que 80% tem vergonha daquele lugar Maravilhoso e abandonam tudo para residirem de aluguel ou em alguma invasão na Grande São Paulo, ainda assim retornam e trazem mais alguns.Resumindo: No meio de tantos e obvio que um se da bem.Será um bom cantor, jogador etc....

    Responda
    1. Fabio Morato

      Ja' que voce e' contra a migracao de brasileiros em territorio nacional, fique trancadinho no seu curral. O Brasil tem sua maioridade vivendo na pobreza com baixa qualidade de vida. Apenas progrediremos de fato quando discutirmos a efetiva distribuicao de renda e de oportunidades, que tem como um dos seus pilares reaver as riquezas dos lara.pios que estao no poder nos representando.

  6. vall73

    Quanta besteira essa projeto escreveu neste texto que parece uma cova rasa. FEDE. A PM paulista que dê uma parada tipo aqui pra você ver a miséria que acontece aí também. CALA TUA BOCA, QUE DE BAHIA VOCÊ NÃO ENTENDE NADA. TEU TEXTO ESTÁ CORRENDO A NET nesse momento. Pode esperar...

    Responda
  7. Laércio Silva

    Volta pra Brasília, Dimenstein!

    Responda
  8. Leandro Gomes

    Morei em Salvador em 2010. Na época, os funcionários que faziam a limpeza da da cidade estavam em greve. A prefeitura estava quebrada. O prefeito tinha sido praticamente expulso de seu partido e não conseguia se colocar em outro (depois acabou entrando no PP). A cidade era extremamente decadente mesmo. Dava pena.

    Responda
  9. Maria Santos

    O olhar de Dimenstein é de um forasteiro, sem simpatia, sem amor, sem luta. De um paulista que esta reclamando do seu balneário nordestino.Dá a Bahia como morta. E nós queremos ressuscitar a nossa terra mãe e mostrar que não é morte não meu filho, é catalepsia. Ele não falou nada a mais do que temos falado sobre o que está acontecendo aqui. Mas ele fala sem tato, sem empatia, sem se colocar no nosso lugar. Porque pode mudar de balneário na hora que quiser. Punta del Este é bem mais próxima.

    Responda
  10. AKovoskji

    Nós baianos temos mania de mascarar a verdade, nos sentirmos ultrajados quando se fala a verdade sobre SSA. SSA sempre foi uma cidade esvaziada economica, social e intelectualmente falando. Dos ícones culturais citados, Caetano, Gil, Betânia, qual deles mora de fato em salvador?, nenhum deles. Nada em Salvador dá certo, de um simples café ao aeroclube. Está tudo fechando em Salvador. Sou baiano, vivo, saio muito, portanto conheço bem a cidade, posso enumerar tudo que fechou aqui nos anos. /

    Responda
  11. valdirramal

    Porque sera que eles vem para São Paulo? Sera que os politicos nunca fizeram nada pela Bahia.

    Responda
  12. bluziano

    Oh gentinha ignorante. O PT nao governa Salvador. Governa o estado. O que tem a ver o governador com Ilhéus? Tem sim. O governador Jaques Wagner está construindo um novo aeroporto Internacional na cidade. O prefeito de Salvador é João Henrique do PP( Partido Progressista) aquele que tem Paulo Maluf ( de São Paulo) como presidente de honra.

    Responda
    1. Maneco

      Que tem Negromente ex- ministro das cidades envolvido em corrupção no governo Dilma. Quem entrou no seu lugar (não pesquisei o nome) está envolvido em processos e segundo Maluf é um Santo.

  13. anne77

    triste que um "jornalista" destes tenha ganho "os principais premios..." achei que este texto pobre e raso tivesse sido escrito por um estagiario de 3 semestre.

    Responda
    1. XPTÓ

      problema maior é eu ter de escrever errado pro U O L aceitar algum comentario acerca do individuo

  14. rafaguelle

    Alvaro Queiroz, vc anda lendo mto a Veja, não? O governo, em São Paulo, é do PSDB há quase 20 anos, na Prefeitura está há quase 10, e é o PT quem organiza passeatas? O q o PSDB fez por São Paulo? Um metrô q não sai do projeto, e q mata gente inocente? Um rodoanel q levou + d 10 anos para construir apenas a metade? A derrocada na educação e a venda da saúde à iniciativa privada? É esse o seu modelo d governo? A questão não é partidária, nem aqui nem em lugar nenhum. Vá a Salvador para comprov

    Responda
    1. Francisco d´Anconia

      Vc pode nos oferecer o contrafactual, isto é, como seeria SP se fosse administrada pelo PT nos últimos 20 anos? SP tem seus problemas mas é disparado uma cidade muito melhor administrada do que as outras cidades do país de tamanho próximo. Chore mas o PT não entra em SP.

  15. ivana queiroz

    Nossa quanto derespeito a uma cidade e seus moradores, primeira capital do País, cidade de vanguarda, pessoas honestas, que acolhem tão bem seus visitantes, fico envergonhada de ler tal notícia. Pior o comentário da matéria feito por brasileiro como nós que diz veladamente, talvez por falta de coragem , que o problema da cidade é por conta da raça!!! eu heim !!!

    Responda
    1. ivan ivan

      Não é desrespeito apontar os problemas críticos de uma cidade. meus colegas bahianos me dizem que é impensável andar no pelourinho a noite, isso antes da greve. Fingir que tá tudo bem definitivamente não ajuda.

    2. CADOBETO

      Infelizmente Ivana sempre haverá quem esqueça que o que faz uma cidade crescer e ser justa é a educação e as oportunidades iguais para seus cidadãos, neste quesito infelizmente Salvador ainda terá que mudar bastante. Sim! É possível e o potencial é imenso, contudo situações como as que vemos hoje terão que mudar para que mude toda a realidade social.

  16. Fabio Morato

    Infelizmente jornalista burgues e rico nao ataca de vez a base dos problemas sociais no Brasil, que consiste na desigualdade social e pessima distribuicao de renda e, consequentemente, de oportunidades. A gente ainda paga as contas de muitos caciques da politica que nos roubam ha' decadas e garantem o futuro de seus netos.

    Responda
  17. Crasse Média

    Quem acha que foi escrito no elevador, dá joinha aí !!

    Responda
  18. AKovoskji

    Sou baiano e vivo aqui desde 1980. Sou econ. e adv., classe média, e de há muito tenho a mesma opinião que a sua, a de que Salvador é uma mentira, uma farsa. É uma cidade que não tem a cultura do estudo, do intelecto, só do ócio (que não é nada criativo), aqui não há boas universidades, bons teatros, nem sequer havia, até a chegada da Saraiva e da Cultura há uns 4 anos, uma livraria boa e cafés decentes. Sempre foi assim, mas de uns 5 anos para cá piorou muito, não há nada aqui..nada, triste

    Responda
  19. elpinto

    Sr. Dimenstein...aceite um conselhozinho apenas,VAI SE RECICLAR UM POUCO.Muita babozeira prá pouco assunto,só falta ser adepto do BBB sei lá o que.

    Responda
  20. Brasileiro cansado

    Dimenstein continua sendo um piadista, baiano vem trabalhar em SP porque tem mercado de trabalho, na sua pobre opinião sem os baianos a puiblicidade de SP não existiria, verdade os "baianos" Washington Olivetto, Roberto Justus, Adriana Cury, Luiz Lara, Marcello Serpa, Ricardo Freire e tantos outros, não sei o que seria de São Paulo sem os publicitários e médicos baianos realmente temos que pagar royalties porque sem esses profissionais baianos medicina e publicidade paulista seria um caos!

    Responda
  21. lebrao

    No meu ponto de vista, o problema desses estados é o medo do novo, de arriscar, eles sempre elegem as mesmas raposas velhas cheias de vicios e permanece no continuísmo, o povo deveria ser mais ousado, tentar um sangue novo, pessoas mais jovens, com idéias mais atuais, mas não elegem as mesmas pessoas que ficam no poder décadas, e continuam fazendo as mesmas coisas, tem que ter coragem de ousar, tem que mudar.

    Responda
  22. newsfrombrazil

    Mas a verdade é que de fato, para quem lá vive e não frequenta o lado turístico da cidade, Salvador é du ra, assim como o Rio também é; tirando a Orla e mais meia dúzia de bairros, o que sobraria do or gu lho carioca, além de fa ve las, vio lên cia, ca os no trânsito e bairros inteiros mais fei os ainda do que os de São Paulo? O Brasil turístico é TODO uma men ti ra, a vida do povo é um mas sa cre sem brisa do mar nem acarajé... 

    Responda
  23. João Rola Júnior

    São Paulo praticamente sustenta todos os estados do Norte_Nordeste..., sustenta inclusive as esmolas que compram voto para o governo federal e a corrupção que corre solta..., sem dúvidas o Norte-Nordeste é a região mais corrupta do país. Salvador está fedorento..., sujo..., as praias imundas..., as ruas coalhadas de bandi-dos..., saúde um CAOs..., educação sucateada..., segurança não precisa nem falar está nas mídias.

    Responda
  24. newsfrombrazil

    Eu vou muito a Salvador. Adoro a cidade e simplesmente não vejo o que o Gilberto vê. A fuga de cérebros é fato, falta desenvolver coisas além do turismo, mas este é bem organizado, há uma quantidade enorme de turistas apaixonados sempre muito à vontade e transitando fácil pela cidade. Recife é que está abandonada, o centro histórico é uma vergonha, tudo é um caos para o turista e a bela cidade perde muito com isso, assim como Olinda, onde não há simplesmente nada inteiro nem preservado.

    Responda
  25. ismael

    Qual estado governado pelo P ar t ido não esta com problema? todo dinheiro arrecadado os companheiros somem com ele, ai a segurança , a saude, o transporte não tem recorso mesmo, Mas o P ar T ido é o mais rico do pais;

    Responda
  26. Mariana V.

    Pagar royalties a São Paulo? Pelo quê? Saíram de lá por vontade própria. Se for assim, os Estados Unidos deviam pagar ao Brasil, pela quantidade de talentos que foram exportados pra lá por NOSSA culpa, pela NOSSA falta de estrutura pra atender suas metas.Se a Bahia tem menos estrutura do que a cidade de SP não é culpa dos paulistanos. COmparar ao R o de Janeiro também é um absurdo, já que este passou por uma decadência com a saída da capital e agora se recupera (+/-), o que não é o caso de S

    Responda
  27. Tarcio r

    Que cambada de invejosos esses paulistas!!!

    Responda
  28. Alexander

    Não me lembro de ter lido artigo mais fraco, tolo e vazio que este. Que apologia tola é esta a fuga dos cérebros da Bahia, em especial de Salvador?Cada cidade é exatamente o que o seu povo é! Salvador assim como o Rio pagam pelo comodismo de sua população, pela aceitação placida e indolente de valores que só tem valor nos bares, nos copos de cerveja e na filosofia barata de intelectualoides salvadores da pátria.São Paulo pagar royalties? Nada mais idiota

    Responda
    1. Akhenathon Akhton

      Ótimo comentário.

  29. robson

    Parabens ao jornalista ao chamar o RIO de cada vez mas exuberante economicamente.

    Responda
  30. Renew Avone

    O pior é ter que admitir que ele tem razão, fui uma das que foi e voltou. Mas, que não já começa a pensar se vale mesmo a pena ficar e se perder neste mar de axébunda, música de baixo nível, falta de educação doméstica, de respeito pelo espaço alheio e falta de compromisso dos governantes com o que seus governados precisam para ter uma vida melhor.

    Responda
  31. Renão

    Boa noite Gilberto. Vc merece respeito. É muito legal. Mas o texto que escreveu acima, não posso acreditar que venha de vc. Acho que os hackers invadiram sua coluna só pra te sei lá. Rio de Janeiro exemplo? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk No aeroporto Santos Dumont nem farmacia tem. Rio de Janeiro é a terra do Nunca. Tá cheia de Peter Pan, ninguem cresce. Nizan Guanaes? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk É de segunda linha que só impressiona os atrasados.  

    Responda
  32. zadig

    Lendo os demais comentários vejo que o articulista conseguiu desviar o foco do problema que afeta a todos, transformando-o em guerrinha de vaidades bairristas, sem sentido e hilária, pois é o roto falando do esfarrapado. Perguntar a quem interessa essa divisäo é arriscar-se a ouvir resposta que nos dará medo pelo seu significado.

    Responda
  33. Lews

    Quer os baianos de volta? Pode levar!!! hahahahahaha!

    Responda
  34. zadig

    É um ódio vago, quando sabemos a quem dirigir nossas invectivas. Estamos em época e em situaçäo de ter que dar nomes aos bois, se é que alguma vez näo estivemos. Todos - ou quase todos - sabemos de quem é a responsabilidade pelo atual estado de coisas no Brasil, de que Salvador é apenas o mais novo, gritante e triste exemplo.

    Responda
  35. Mistral

    Não sou paulista, mas que coisa pagar royalties para a Bahia? Bom, dá para pagar desde que a Bahia pague os inúmeros empréstimos quando as contas de lá não batem, pois o Brasil todo sabe que a Bahia vive do Turismo quase que exclusivamente, e nas vezes que este não dá certo, sobra para os outros Estados fecharem a conta dela.

    Responda
  36. dicassios

    Não sei porque gasto meu tempo lendo artigos como este. Argh.

    Responda
  37. Maçarico

    A tendencia das cidades governadas pelos ptistas , é degradar. O exemplo mais claro por aquí é Diadema que não progride de jeito nenhum. Essa cidade está nas mãos do partido desde a criação do mundo! Ha pouco tempo ex plo diu um depósito de materiais inflamaveis que se encontrava em plena área residencial. Os líquidos inflamáveis pegaram f o g o e escorreram por um riacho proporcionando uma cena bíblica : um rio de chamas! 

    Responda
  38. robson

    Parabens ao jornalista ao chamar o RIO de cada vez mas exuberante economicamente.    

    Responda
    1. Caconti

      Meu Deus! A chita pirou de vez!

  39. birapura

    são paulo já paga este onus.faça uma enquete nestes grupos de sem tetos e verá de onde veem estas pessoas.

    Responda
  40. Renato

    Concordo, mas vc deveria ter acrescentado também a questão do aprtheid existente por lá. O negócio e ja ir falando de tudo o que é ruim por la.

    Responda
  41. J_Torrance

    Somente Salvador? O Brasil inteiro eh uma piada, uma farsa.

    Responda
  42. robson

    Finalmente um jornalista paulista sensato chamou o RIO de cada vez mas exuberante economicamente, imagine se tivessemos um território do tamanho de SP.   Com toda esta inferioridade territorial , somos o 2º estado mas rico do pais.  

    Responda
    1. Noel

      Daí a "br/onca" dos royalties do petr/óleo. Quantos bi mesmo rende para o Estado ?

  43. almir inacio da silva

    Dimenstein se estiver querendo falar das capitais mentiras deste país, inclua todas e se for falar de estados e governadores mentirosos por favor,  inclua o meu governador "aqui du goiás". Ele foi eleito com a capa de um tucano e foi somente ganhar as eleições, tirou a capa tucana e mostrou a sua verdadeira identidade, "UM PAPAGAIO DISFARÇADO DE TUCANO". O homem so tem conversa! Prometeu se ganhasse iria dobrar o pagamento dos policiais porém so está nas promessas! PSDB, grande mentira

    Responda
  44. Ernani

    Caro Dimenstein, O seu tipo poliana de fazer jornalismo certamente o impede de ir um pouco mais fundo nas verdadeiras causas da situação da Bahia e do Nordeste em geral. Você poderia começar analisando por que os bons baianos dão certo em São Paulo, alias fenômeno que não se limita à publicidade, os próprios "novos baianos" fizeram sucesso e ganharam fama e dinheiro no Sul e não no nordeste. Será que no sul não temos uma cultura mais apropriada para o desenvolvimento do que no nordest

    Responda
  45. friedrich

    Não é só Salvador que é uma mentira não, Recife é bem pior que Salvador, só que Recife tem um porém, é blindada, Salvador não. Ou seja, é tudo escondido e o povo gosta. Quer exemplo ? ainda é a cidade mais violenta do Brasil, emprego ? só pra quem tem curso técnico, o que são poucos. Educação ? se não for a pior do Brasil deve está entre as 3 piores. Sujeira ? dá uma andadinha pelas ruas do Recife que você vê. Educação ? como é conhecido, o pernambucano é o mais mal educado do país.

    Responda
    1. lebrao

      Concordo com vc, fui conhecer Recife passei o maior sufoco, muitas pessoas me alertava, cuidado com a maquina de fotografia, cuidado com isso, cuidado com aquilo, fui pra ficar 7 dias, voltei com 3. O pior, fui num chopping lá que os produtos é mais caro que nos EUA, os caras pensam que dinheiro nasce em àrvore, um produto que aqui na minha cidade custa 200 reais, lá me pediram 600. Nesse chopping uma bola de sorvete, normal, 13 reais.

  46. Adebal

    Modestamente, para mim , quem se salva é o João Ubaldo e o Verger, o resto, meros aproveitadores da ocasião. Vide o o Sr. Caetano e Gil ! Lixo total.

    Responda
  47. separasaopaulo

    amigo,se um paulista falasse isso para os baiano,voce já ia vir com aqula cunversa de PrecunceiTo,ne´?voce pode.....................

    Responda
  48. Pedro Vailant

    Salvador já teve 2 Prefeitos da "turma do PT" que só não destruíram a Cidade porque o Governador assumiu várias tarefas que eram da Prefeitura,como coleta de lixo por exemplo. Esses 2 citados prefeitos foram considerados,na época, os piores do Brasil.Eu pensava que a população baiana tivesse aprendido a lição...que decepção...resolveram também eleger um governador do PT...um sindicalista que veio do Rio de Janeiro para trabalhar mas optou por ser sindicalista.... nunca trabalhou,de fato, na vida

    Responda
  49. Adriano Souza Almeida

    Chamar o outro lado de "petra;lha" ou de "tucana;lha", já é em si uma grande fa;lha...

    Responda
  50. Alan de Oliveira

    O Dimenstein está certíssimo, como diria meu conterrâneo Ubaldo Ribeiro, que abusa com prazer dos superlativos. Certa feita, ele mesmo, o Ubaldo, disse que o sistema de governo do nosso país era o esculhambacionismo. Acredito que o tal sistema deva ter nascido aqui na Bahia, de onde falo temporariamente, pois amanhã mesmo voltarei para Minas Gerais, onde moro. Nestes tempos sinistros o pessoal daqui têm comentado muito a falta que o finado ACM faz: "roubava, mas era honesto e amava a Bahia".

    Responda
    1. zadig

      Mal estamos, homem, quando chegamos a ter saudades desse personagem. É de dar medo nosso futuro, a seguirmos com esses saudosismos que näo fazem falta até porque deixou escola e seguidores, como se vê a diário.