Comentários para:

Salvador é uma mentira

VER COMENTÁRIOS EM Colunas

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Fabio Luciano de Oliveira

    Olha, sem bairrismo algum mesmo porque detesto, mas, as pessoas migram para o Estado de São Paulo que deu oportunidade de crescimento e desenvolvimento e você sugere que São Paulo pague royalties à Bahia??! SÃO PAULO TAMBÉM CONTA COM TALENTOS PRECIOSOS, É MAIS QUE UM ESTADO, É UM PAÍS. ISTO INCOMODA NÉ, EU SEI! COMENTÁRIO MUITO INFELIZ DE SUA PARTE CARO DIMENSTEIN!!!

    Responda
  2. Luiz Fernando

    Salvador é uma mentira. O Brasil todo é uma mentira!

    Responda
  3. Marina

    Uma cidade, - ou um País é a foto de sua elite - . Foi isso que as elites fizeram não só com Salvador, mas com São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte... O engraçado é que esse índice de assassinatos só interessou agora que a Polícia está em greve. Será que ele mudou mesmo muuuiiito.   A Europa também suga muitos cérebros do Brasil e de outros países. Os Estados Unidos também... "É a lei do mercado..."!    

    Responda
  4. VN2013

    SALVADOR virou e.s.g.o...

    Responda
  5. VN2013

    SALVADOR virou e.s.g.o.t.o

    Responda
    1. Ari

      Sumiram comentários de 2 horas de intervalo.

  6. Tarcio r

    Muito paulista provinciano e bairrista vai ter problemas de saúde, por sentir tanta inveja da Cidade Maravilhosa. É impressionante!

    Responda
    1. Clivei

      Fabio, concordo com você: SP também conta com talentos preciosos, aliás, preciosíssimos como Maluf, Marta Suplicy, Palocci, Rita Lee... e por aí vai. Haja talento! Se o Brasil fosse um país sério, e fizesse como os EUA que, por decreto presidencial, proibiu que aquele país se desenvolvesse em uma única região, outras cidades brasileiras estariam hoje mais desenvolvidas que SP -- sem sombra de dúvida. Aí não precisaria vir tanta gente para cá, CONTRA A VONTADE, apenas para poder trabalhar. Pe

  7. RON

    O Dimenstein viajou legal na maiose. Que que é isso!?!?!

    Responda
  8. Antonio Cajazeira

    Concordo com a leitora Lara Thomazini. Só que saí de Salvador há muito mais tempo que ela. A fuga de cérebros criativos é um fato. Eu também sou desses da publicidade que teve que sair da cidade. Fui para SP onde morei 12 anos. Hoje moro no Rio. As cidades para onde fui me receberam de braços abertos, respeitaram minha forma de pensar, contribuiram para o meu crescimento pessoal e profissional. Coisa que, em Salvador, seria muito difícil de acontecer. Salvador acabou como cidade. Que pena.

    Responda
  9. Elmer Neto

    (Continuando...)  No mais, eu gostaria muito que fosse possível a extinção desse preconceito, principalmente do paulistano, com nós baianos. É bem claro, nos comentários, que há bastante "maudade" nos mesmos, quando o assunto é Bahia. Parece que "Bahia" é um palavrão. Gente, vocês que se dizem tão "avançados", "modernos", quando irão aceitar a presença NEGRA no Brasil ? Não sou negro, mas sou BAIANO E, MAIS DO QUE ISSO, SOTEROPOLITANO (COM MUITO ORGULHO).

    Responda
  10. Luiz Cunha

    "Tire os baianos da publicidade paulista e tenta imaginar quantas empresas a menos teríamos --e quantos prêmios não viriam. " Dimenstein, vc deve estar sonhando? Tomou algo que lhe fez delirar? Talvez seja melhor que vá para a Bahia. E fique por lá, se for para escrever bobagens, que as escreve para os baianos, já que os jornais de lá, de lá não saem.

    Responda
  11. Clairton

    As matérias do colunista estão cada vez mais sem prestígio dadas as suas defesas mal sucedidas pró PT e governo federal, parecendo mais campanha panfletária de alguém que parece ter dívidas compromissais com os citados! Parcialidade, é assim que um veículo de comunicação e um jornalista perde em qualidade!

    Responda
  12. Elmer Neto

    Gilberto, Concordo com quase tudo que disse, exceto "Mas o pior sinal, o mais trágico, é a gigantesca fuga de cérebro da cidade.". Não acho que esse seja um fator importante para a situação da minha cidade. Acredito que para uma cidade ser considerada boa para se viver não se faz necessário que seja habitada por um número grande de "cérebros". O que Salvador precisa é de bons gestores (de preferência que amem esta cidade), escolas de qualidade, saúde de qualidade, enfim essas coisas..

    Responda
    1. Siegfried Müller

      E.....sem cérebros? kkkkk não diga bobagens.

  13. SãoPaulo

    Mas segundo a presidência, não é apenas em São Paulo que estão os problemas de direitos humanos? Cade as Ongs? Cade o ministro Gilberto Carvalho? A Secretaria de Direitos Humanos? Por que se acovardam em denunciar os problemas quando o governador é do PT?

    Responda
  14. Baba O Railly

    Aliás... falando em "fuga de cérebros"... Ô Dilmenstein... por que você não vai para a Bahia... seria um cérebro a mais, indo para lá... e um infeliz a menos... falando mal daqui...

    Responda
  15. Baba O Railly

    Sempre achei o Dilmenstein esquisito... agora acho ele maluco... tá de brincadeira né??? já não chega os 40% de tudo que é produzido aqui, sendo levado para fora do Estado, a fundo perdido... principalmen te para os estados do norte e nordeste, onde o coronelismo impera (costume que está sendo disseminado no Brasil inteiro), nefasto para a população... ACORDA DILMENSTEIN... para de falar besteira...

    Responda
    1. Galo_Doido_77

      Esqueceu-se de dizer o colega, obtuso que é e com a visão coberta pela opacidade do bairrismo (bairrismo este semeado a cada dia por veículos como este que edita este portal) que, se é verdade que 40% do que é produzido neste estado vai parar no Nordeste, nada mais justo para uma sociedade onde 60% do trabalho é realizado com o suor daqueles que deixaram suas terras natais para viver "o sonho americano tupiniquim". Não consigo entender a quem serve esse tipo de pensamento segregacionista...

  16. Pepe

    o dimenstein. cuspe no prato em que come

    Responda
  17. Amadeu Matos

    Acho que o nosso colunista exagerou. Foi politicamente incorreto. Calma, meu caro.

    Responda
  18. magro

    Gilberto fala de Salvador como se fosse uma excessão,todos Estados brasileiros,assim como o País ,sempre foi e esta sendo péssimamente administrado,os politicos só pensam na grana e próxima eleição.

    Responda
  19. Fábio São Paulo

    Dimenstein e o seu Planeta dos M-a-c-a-c-o-s!Se cérebros saem de seu local de origem para ganhar a vida em outro local ou ajudá-lo a construir é assim desde a idade da pedra. Se você, Dimenstein, parasse pra aceitar a própria maneira de pensar, não teria deixado o Brasil e ter ido morar nos E.U.A. Mas a questão é: quem pagaria algo para tê-lo de volta???

    Responda
  20. Lia Pacheco

    Estão faltando comentários aqui. Cadê aquele que fala do Porto Digital de Recife, onde só tem gente de fora, assim como o POrto de Suape que tem que trazer paulistas, por faltar mão de obra qualificada?

    Responda
  21. Lia Pacheco

    Ué! Cadê o resto das postagens, inclusive a minha?

    Responda
  22. Jutevaldo Antonio

    Dimenstein, o tema foi forte, e o texto não prosseguiu o anunciado. Tenho argumento restrito, mas gostaria de ler uma matéria sua sobre a realidade enxuta daquela cidade capital do meu estado. Surpreendi quando a conheci, o carnaval de lá não me dava grandes perspectivas, mas quando vi a população periférica agarrada no céu da zona nobre tingindo os outros bairros e o centro, notei como é pobre aquela cidade e gravíssimos seus problemas sociais

    Responda
  23. Cassius

    Vai descansar um pouco, você e Salvador, filho!

    Responda
  24. Kissy Folder

    É para esse tipo de lugar que o Brasil vai atrair imigrantes qualificados? Em menos de uma semana houve mais assassinatos que em um ano inteiro na região metropolitana de Toronto (5,5 milhões de habitantes).

    Responda
  25. jopamacedo

    Que a Bahia é coisa para inglês ver e eles mesmos gostam de vender essa idéia ao mostrar seus carnavais cheios de gente branca de abadá, isso a gente sabe e é fato. Mas fico imaginando se a PM daqui fizer greve, o que o PCC não aprontaria. Sodomizaria todos os cidadãos.

    Responda
  26. tina

    vc estão censurando o meu texto?? não há nenhuma palavra lá que desrespeite ninguém.. só se for Sampa e Pinherinhos .. que absurdo!!! não se pode contestar o que o jornalista fala?? e nem tocar em pontos proibidos , me poupe e depois vêem falar de minha cidade.... ai aia

    Responda
  27. Carlos Henrique, O Phodaum Defensor do Rio

    A arrogância dos paulistas é assustadora! Quem é São Paulo para apontar problemas em qualquer outro lugar do Brasil? Quem é São Paulo para dizer que esta ou aquela cidade é decadente, violenta, que está em crise? E quem é São Paulo para avaliar que cidade está crescendo ou "revertendo" qualquer coisa? São Paulo é um mafuá de políticos incompetentes, elitistas e corruptos sobre uma massa informe de indigentes eleitorais, que jogam fora seus votos em Tiriricas e assemelhados! Se liga, São Paul

    Responda
    1. capa da gaita

      Ô Carlos, veste uma calça comprida e vai trabalhar meu.

    2. Caconti

      Quem é São Paulo? Se você é ignorante a esse ponto, eu lhe digo: São Paulo é quem carrega Coronelândia, Cafundólia e Malandrópolis nas costas. Se não está bom para vocês, por nós, paulistanos em particular e paulistas em geral, tudo bem: vamos nos separar. Quem sabe assim vocês tomam vergonha na cara.

  28. tina

    Salvador é uma mentira? Não é não meu amigo,é uma cidade bem real,cheia de coisas e pessoas,que ao contrário do seu grupo estão lá lutando por ela, e gente com muito cérebro,nem todos debandaram,tem problemas? Óbvio que tem,está passando por uma crise? Está,mas e Sampa?E Pinheirinhos,ninguém fala no que acontece lá, não é? poucos relatos de pessoas corajosas,tem um acorrentado no Rio há dias,querendo ser escutado. Ser casado com uma baiana&n

    Responda
  29. Lia Pacheco

    Ah Dimenstein... Você é ridículo... Como educador vc é muito mal educado. Não se enaltece talentos desprezando tantos outros. Os talentos a que vc se refere vieram talvez para somar aos que aqui estão, nunca para ensinar. Que me diz de Washington Olivetto, Carlos Domingos (criador de uma das peças publicitárias memoráveis do país, que por sinal era para este jornal " H i t l e r " , lembra? e tantos outros que por aqui nasceram.

    Responda
  30. João Rola Júnior

    "SÃO PAULO" é o estado que sustenta toda a corrupção de Brasília e banca as esmolas do Norte-Nordeste.

    Responda
  31. Pedro

    Admirava Harvard!!!

    Responda
  32. leco85

    VEJAM O QUE DIZIA GREGÓRIO DE MATOS Senhora Dona Bahia, nobre e opulenta cidade, madrasta dos Naturais, e dos Estrangeiros madre. Dizei-me por vida vossa, em que fundais o ditame de exaltar os que aí vêm, e abater os que ali nascem? Se o fazeis pelo interesse, de que os estranhos vos gabem, isso os Paisanos fariam com duplicadas vantagens. E suposto que os louvores em boca própria não cabem,

    Responda
    1. Osvaldo Barbosa

      O "boca maldita" sabia do que falava... E cá entre nós, que boca maldita !!!

  33. Sérgio Luís Cerviño Rivero Gomez

    DESOCUPA, DIMENSTEIN!!!

    Responda
  34. ARQPITA

    O que esse cara come no almoço? O Rio de Janeiro cada vez mais exuberante?!!! Que viagem. Esse sai do aeroporto direto pra piscina do hotel quando vem pro Rio. Pega um trem na Central às 18h durante a semana prá ver a exuberância, meu caro almofadinha mauricinho. Acorda, nós somos os 99%, seu otário.

    Responda
  35. jose santos

    Não consigo ver e acreditar em um Brasil dividido entre bai/anos, cari/ocas, pau/listas, gaú/chos. Vejo um Brasil de brasileiros. Há prob/lemas regionais profundos e os baia/nos, como os cariocas, têm muita cul-pa no aumento crescente de ass-altos e ban-di-dagem, o ano inteiro, especialmente no carnaval. Salvador precisa ser repensada depois dessa fami-geada creve de policiais indis-ciplinados. o povo honesto da BA precisa reagir. Chega de divisões entre brasileiros.

    Responda
  36. Lara Thomazini

    Sou baiana, me mudei recentemente para São Paulo e tive exatamente essa conversa com alguns amigos. A elite intelectual (não necessariamente financeira) de Salvador desiste e foge. É diferente daqui, por exemplo, em que as pessoas tentam instituir novos hábitos e travar novos diálogos. Sinto saudade de Salvador como lar, lugar em que me sinto em casa, de conhecer suas ruas e pessoas. Mas nunca como uma cidade boa para se viver. Queria um dia voltar, fazer minha parte, mas falta coragem.

    Responda
  37. capa da gaita

    Dime(i)nsteiiin: acho que voce está confundindo as coisas. A Bahia não sente falta de marketeiro ou publicitário. Salvador, assim me pareceu quando por lá estive, precisa urgentemente é de varredor de rua e gari. Marketeiro pra que?? Pra tentar passar a impressão que lá é o paraíso do carnaval e da alegria. Salvador (assim como o Brasil) precisa é de administração séria e que não se preocupe com medidas impopulares. Administrar não é parecer bonzinho. É educar, limpar, garantir saúde,

    Responda
  38. Jose

    o PT é o câncer que corrói o Brasil.Salvador é um exemplo claro.

    Responda
  39. Leticia

    Royalties? É brincadeira, não? Fosse assim, seria um tal de pagar royalties para todos os estados do Brasil, já que a prática de se mandar pra São Paulo não é de hoje. Mario de Andrade já falava nisso. Tente ver de outra forma: em vez de ser visto como o estado que deve pagar por tudo, que tal agradecer a São Paulo por acolher em sentido amplo as boas cabeças do Brasil até que as terras de origem "ressurjam" em epifania e glória?

    Responda
  40. Eduardo Reale

    No Interior da Bahia já não tinha polícia, nunca teve Governador, não tem imprensa nacional para pressionar, não vai vir Exército nem Força Nacional! Enfim... Estamos ferrados!!!

    Responda
  41. Celita

    O seu texto infringe os termos de uso do serviço e por isso foi removido.

  42. Adriano Souza Almeida

    Bom...acabei de ler que o prefeito de Salvador é do PP. O partido do Maluf, que está na lista da Interpol por ser CRIMINOSO e que se puser o pé para fora do Brasil será preso na hora. Então imagino que seja como São Paulo, que tem o Kassab como prefeito. Uma b... como nunca se viu. O jeito talvez fosse afogar TODOS os políticos e começar de novo.

    Responda
  43. Adriano Souza Almeida

    Já defendi o PT em diversas ocasiões, posso falar de carteirinha, quando vejo coisa boa elogio, quando vejo incompetência ou corrupção detono. Estive viajando a Salvador em Dezembro. Praias lindas, natureza maravilhosa. A cidade não me impressionou, suja, parece São Paulo, o centro decadente, o Pelourinho e o Elevador Lacerda um lixo, tudo precisando urgentemente de uma restauração, a impressão é que está tudo largado caindo aos pedaços, se isso acontece em Salvador, imagino o resto da Bahia

    Responda
  44. Jose Alves

    Pode até ser que o governo do PT, no caso da Bahia, não esteja resolvendo problemas, mas a maioria deles foi criada durante os desgovernos magalhães. Haja tempo para corrigir...

    Responda
  45. Renato Violla

    Que lixo de povo, tinha que ser da Bahia.

    Responda
    1. cleberson leal

      O pior lixo é o preconceito, que sempre vem de pessoas de baixa estima.

  46. Adriano Souza Almeida

    Apagaram meu comentário? Por que? Não tinha palavrão, nada demais, só achava que dizer que "São Paulo deveria pagar royalties à Bahia" é ridículo.

    Responda
    1. Ari

      Apagaram muitos mais

  47. Sei lá!

    Bando de covardes. Estao se aproveitando de dois motivos: Carnaval e Obras para a Copa do Mundo.  Em Cuiaba-MT, já tem hotel com tabela para a copa fixada no balcao de recepcção.  ah pára!

    Responda
  48. LALAU

    CONHEÇO A BAHIA, SUAS PRAIAS MARAVILHOSAS E SEU POVO. SÓ QUE QUE O BAIANO VOTA MAL. COMO BOA PARTE DO NORTE E NORDESTE.VOTAR NO PT É ATRASO MENTAL E CULTURAL. O PT É UMA DOENÇA, É COMO A REDE GLOBO.

    Responda
    1. Josevaldo Martins Peixoto

      O baiano só será inteligente quando votar em Tiririca e Paulo Maluf. Essa é a prova da inteligencia dos paulistas.

  49. Maresi Brasil

    Gilberto, não se engane. O Porto Digital de Recife é todo de gente "de fora", principalmente SP e RS.Os poucos pernambucanos que se capacitam ali, tratam rapidamente de "ir embora". Pernambuco também é uma mentira, e da grossa.Falando em porto, vc não imagina o percentual de gente "de fora" que trabalham no porto de suape... arrisco dizer que os principais cargos são todos de fora, e cada vez mais vem gente de fora (principalmente SP), porque em PE, falta qualificação. Não há investimento.

    Responda
  50. Sérgio Luís Cerviño Rivero Gomez

    Dimenstein Salvador não é uma mentira. Mentira é o q a indústria do carnaval e muitas gestões vêm criando no imaginário dos brasileiros em relação à Bahia. Qualquer cidade brasileira, hj, que fique sem polícia, vai passar por isso que estamos passando. O buraco é mais embaixo. Qto aos cérebros exilados, acho muito lindo, e cômodo, estes "apaixonados pela BA", q moram no Sudeste, e vociferam do calçadão do Leblon olhando ao longe o Vidigal...

    Responda