Ciência > Cientistas gravam canto de grilo de 165 milhões de anos Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. toninho

    Acharam um fóssil de um grilo de 165milhões de anos(?) e gravaram seu canto. É pra isso que querem dinheiro para a ciência?

    Responda
    1. ofox

      Inutil assim como enviar alguem para pisar na Lua... ou sequenciar o genoma de um verme... ou colidir particular em um acelerador no experimento mais caro do mundo... Realmente, sempre mereceu mais dinheiro um clube de futebol, uma novela, um filme, uma igreja, e outras coisas mais ligadas na realidade do mundo. Ora bolas, estudar a natureza? Perda de tempo.

  2. My Name Is Nobody

    Cientistas mentirosos!

    Responda
    1. Mauro M.

      Calma moça

  3. Rafa

    fiquei imaginando, ao ouvir o ruído, estar numa floresta cheia de árvores de mais de 100 metros de altura e alguns pescossauros comendo folhas

    Responda
  4. Educor

    Daqui 165 milhões de anos, gravarão o canto do grilo de hoje, e neste verão por sinal não há grilos, é um dos verões menos quentes que já presenciei.

    Responda
    1. Anderson Oliveira

      Eu não sei aonde esta, mas em Curitiba serio se alguém me tratar friamente estará me fazendo um favor...huahuhuahua E um dos verões mais quente que eu já vi por aqui....

  5. eduardo junqueira

    pesquisa básica...

    Responda
  6. Germano

    Sabe-se o tamanho dos insetos através dos fósseis, sabe-se até a freqüência e o timbre do som, através da analise do aparelho "sonoro" do grilo. E dizem que ciência não serve pra nada, não serve, até precisarem de um remédio contra o câncer, ou uma prótese, dirigir um carro, etc. Benefícios que as pessoas usam cotidianamente e talvez achem que foi criado ao acaso, por milagre ou uma mágica, quem sabe...

    Responda
  7. Igor Moreira

    Cheio de erros. O som não foi gravado, a foto é de um gafanhoto, o canto não de amor (não sentido por insetos) e isso NÃO MUDA NADA NAS NOSSAS VIDAS, ou a Terra parou por causa disso? Aff, cientistas.. Se ocupem com coisas mais úteis.. :/

    Responda
  8. anderson o

    Fantástica a criatividade desses "cientistas". Poderiam ser sonoplastas de espetáculos de teatro infantil. É muita fantasia esse negócio de som de fósseis, né? Papai Darwin ficaria espantado com a falta de seriedade atual. Se ele vivesse hoje, com os recursos, a genética e o conhecimento atual, ele renegaria grande parte de seus delírios.

    Responda
  9. maviso

    Mel Deus, e a música era "ai se eu te pego". Cruzes!!

    Responda
  10. elizeu

    Seria policamente incorreto dizer que a terra, com a vida da forma que conhecemos tem não mais ou pouco mais de 6.000 anos (Seis Mil anos). Por isso mesmo não vou dizer!

    Responda
  11. Adriano Souza Almeida

    Criticar esta pesquisa por causa da fome na Ãfrica é ridículo, não há relação alguma. Criticar por ser evolucionista é ridículo, estão apenas reconstituindo um som com base em fósseis preservados. Quanto ao louco do RJ, dispensa comentários, tem uma paranóia contra SP como nunca se viu. E para encerrar com bom senso, é uma matéria interessante, a reconstituição de sons do passado. Muito legal mesmo.

    Responda
  12. Carlos Henrique Xavier dos Santos

    Os dinossauros foram extintos pela queda de um enorme meteoro onde é hoje a Península de Yucatán, que causou uma emissão de poeira tal que impediu a passagem da luz solar, fatal para répteis como eles. Imaginem agora se um enorme meteoro atingir a cidade de São Paulo! A atmosfera terrestre será obnubilada por uma densa e infecta camada de m., que extinguirá toda a Humanidade, menos os paulistas, acostumados que são em viver na b0sta.

    Responda
  13. Ozeas Rossin

    EIS UM CASO CONSUMADO DE COMO A MÃDIA AJUDA NA DOUTRINA---ÇÃO SISTEMÃTICA NO EVOLU-C-ION-ISMO, COOPERANDO COM A MEN--TIRA DESLAVADA E CARA-DE-PAU. EU POSSO "SIMULAR" O QUE EU QUISER EM LABORATÓRIO, ATÉ MESMO UM CHURRASCÃO COM GOD NO CÉU.. CIENCIA PERDIDA E MANI-PULA-TIVA!!!

    Responda
    1. Adriano Souza Almeida

      OZE-AS VC TEM TODA RAZÃO. AO VER SEU COMENTÃRIO ME DEI CONTA QUE ESSA ESTÓRIA DE EVOLU-C-ION-ISMO É TUDO BOBA-GEM, COMO PODEM DIZER ISSO SE AINDA Tà CHEIO DE AUSTRALO-PITHECUS COMO VC POR AQUI? DIZER QUE O HO-MEM VEIO DO MA-CACO, QUEM Jà VIU MA-CACO VIRANDO HO-MEM...PERAÃ, PERAÃ, OZE-AS, TIVE UMA IDÉIA, MANDA UMA FOTO SUA P/ NÓS?

    2. Anderson Oliveira

      Temos aqui um Joel Santana com seu ingles maravilhoso! God no Céu...huahauhuahuauhahua

    3. gcruz

      O mundo (planeta Terra) não tem 13 bilhões de anos, o universo é que tem. A Terra tem 4,5 bilhões de anos.

    4. O Crente

      Eu vou escrever algumas coisas que talvez te deixe chateado: 1) A ciência está certa. O mundo não tem 6000, mas 13.700.000.000 de anos.2) A evolução é um fato amplamente comprovada em milhares de trabalhos científicos e através de esperimentos.3) Com toda a ciência que temos hoje ainda não foi encontrada sequer uma única evidência da presença de deus. O que sobra são mitos e lendas antigas reafirmadas durante gerações por pessoas como vc e suas religiões.

  14. Ozeas Rossin

    EIS UM CASO CONSUMADO DE COMO A MÃDIA AJUDA NA DOUTRINAÇÃO SISTEMÃTICA NO EVOLUCIONISMO, COOPERANDO COM A MENTIRA DESLAVADA E CARA-DE-PAU. EU POSSO "SIMULAR" O QUE EU QUISER EM LABORATÓRIO, ATÉ MESMO UM CHURRASCÃO COM DEUS NO CÉU.. CIENCIA PERDIDA E MANIPULATIVA!!!

    Responda
    1. Anderson Oliveira

      Eu não entendo pq os fanaticos religiosos tem que escrever com a caixa alta habilitada, e para chamar a atenção? E porque nao sabe usar um teclado? Ou simplesmente por ignorancia mesmo? E perdida é sua capacidade de pensar! E manipulação? acho que vc deveria ver o outro lado da moeda...hauhaua

  15. alt

    Grilo???? isso aí é um gafanhoto não? Cantar?? Ele "cantam", com aspas. Existem gafanhotos gigantescos hoje em dia (>15cm).

    Responda
  16. zecard

    a reportagem fala em `grilo`, mas os desenhos mostram um gafanhoto (que também pode emitir sons). Afinal, é grilo ou gafanhoto?

    Responda
    1. Londo Molari

      shaulim

    2. Londo Molari

      Deve ser grilo porque o gafanhoto já foi embora do templo chaulim por volta de 1972

    3. FALADOR DA VERDADE

      quem fez a pesquisa não foi o jornal. Atenha-se ao texto. o INFOGRÃFICO apenas te ajuda a entender o mecanismo de reprodução do som. Nem precisava do bichinho ilustrado para isso.

    4. Zé Brasil

      Simples, trata-se de um "grilofanhoto"...

    5. André

      As ilustrações da reportagem são mesmo de gafanhotos.

  17. Fabio Rosa

    MANCHETE SENSACIONALISTA. O canto não foi GRAVADO e sim SIMULADO.

    Responda
    1. Fábio Nogueira

      Que nada!! O grilo poderia estar vivo e ter essa idade ué...

    2. José Silva Jr.

      Não se trata a manchete sensacionalista. Considere a falta de afinidade cientifica majoritaria nesse meio.

    3. FALADOR DA VERDADE

      gravaram a simulação. ou você achou que eles encontraram um ser vivente de 165 milhões de anos?

  18. Beto

    Realmente muito interessante. Gostei de ouvir, embora eu confesso minha incapacidade de distinguir de grilos atuais. Mas já não escuto bem alta frequência. Sempre um passo a mais no entendimento dos mecanismos da evolução.

    Responda
  19. Ronaldo Luis Gonçalves

    Confirmado, fidel castro estava lá na época e ouviu esse barulho, em dias de lua cheia.

    Responda
  20. Paulors

    Gasta-se bastante para combater a fome, tanto é que está conseguindo pelo menos estabilizá-la. É melhor ficarem calados se não sabem sobre o quê estão querendo opinar.

    Responda
  21. Use a Cabeça

    Por que tantos leitores escrevem criticas às matérias enquanto tem tanta gente passando fome na Ãfrica?

    Responda
    1. EliasJuni0r

      Nossa, que comentário mais sem noção...Porquê em vez de perder tempo lendo esta matéria e respondendo não mandou dinheiro às Ong's que cuidam então da Ãfrica?

    2. Mauro M.

      Oque você faz a respeito?

  22. Knight Fusion

    Nossa quanta bobagem:.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.