-
alaine
Cade as Estradas e Ruas de respabilidade dos governos para atender as demandas dos carros , caminhoes e onibus ? O problema não é o carro.
-
Rafael Pinheiro
Falam mal dos militares, mas as estradas que temos são a herança maldita da ditadura!talvez seja por esse motivo que os governos atuais fazem questão de deixar elas entrarem em decomposição!!!
-
-
alaine
Épidemia do transporte individual? Então devemos proibir? Como é simploria, como é autoritária está analise. Liberdade de ir e vir com carro , bicicleta e transporte de trens e onibus. O problema não são os carros. O problema é a falta de planejamento de Cidades e rodovias. Se vai haver mais carros e melhores precisamos de Estradas e ruas Largas e melhores. Quem faz carros já fez sua parte . Governos que são responsavel por ESTRADAS E RUAS É QUE DEVEM SER COBRADOS.
-
Rafael Pinheiro
Como sai lixo nesta coluna! deveria se chamar lixão do dimenstaein! e ele ganha para escrever todas estas asneiras!
-
GuilhermeSV
Ninguem teve coragem de baixar os custos de um carro hibrido ou puramente elétrico no Brasil, como uma cidade vai colocar este tipo de transporte em pratica... NUNCA. Se tratando de Brasil, onde o povo leva chicotada no metro, os Onibus não tem ar-condicionado ou poltronas confortaveis. Sonha, Dimenstein, sonha. Prefeitos das duas maiores cidades só querem criar partido politico, ou sair na foto ao lado do Niemeyer.
-
pingao75
A solução é a extinção humana. Será muito difícil admitir que somos o câncer do planeta??
-
Fábio Nogueira
Novidade nada... Só colocaram um motor elétrico sobre uma Romi-Isetta (Romiseta)... Quem se lembra dela ?? A porta abria na frente...
-
Elcabongy
G-D-...todos sabemos que os "esta-du-dinenses" sao muito desenvolvidos...chegaram a ir à Lua num foguete...lembra? Que tal falar de coisas úteis à cid-adania (vc é o "especialista", como diz aí no portal da F.-D-.S!!!), como por exemplo, sua análise das m.o...r.t.-e.s na B-a-h-i-a por causa da gre-ve da P.-M-. ou da M.i-n.i.s-t.r.a que disse ter treinamento em a..b..o..r. .t..o doméstico??
-
RS
"O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, declarou nesta quinta-feira que a situação dos 3 mil brasileiros que vivem na Síria é gravíssima e preocupante." pau q da em chico da em francisco agora, c/ greve policial eu bem q gostaria de ouvir pronunciamento do governo sirio sobre a situação dos sirios q habitam no rj e em salvador!!!
-
Jose Roberto de Souza
É Gilberto, se vc nao é vc se faz, o nosso maior problema é o transporte coletivo, vc está é sem assunto. Vc gosta de falar de educação, a justiça determinou que o Alckmin corrija a jornada de trabalho dos professores em SP, e esse nao cumpre, já no PINHEIRINHO contra os trabalhadores esse cumpriu antecipadamete. Eu nao vi vc falar sobre esses dois assuntos, POR QUE??????
-
JB
Eu tenho carro. Utilizo. Mas acho uma péssima solução de transporte. Carros comunitários talvez sejam uma alternativa interessante para melhorar a fluidez do trânsito, juntamente com outras soluções. O problema é que as pessoas estão viciadas em ter carrões particulares. Entristec e-me a forma como as pessoas descartam totalmente a ideia, porque veio do MIT, porque é errada, porque "eu sei mais que você", e daí pra baixo. Está cada vez mais difícil conversar, as pessoas estão cheias d
-
Mark
Sobre "carros alternativos" tem um ótimo documentário a respeito chamado "Quem matou o carro elétrico". Facinho de achar na net e vale muito a pena. Mas dá uma raiva...
-
luizcandidob
Gilberto, numa resposta a um comentário você conseguiu se redimir um pouco ao dizer que o carrinho "genial" poderia ser um "complemento ao transporte coletivo". É, talvez, mas você deveria ter colocado isto no artigo. De qualquer forma, antes de usar acessórios geniais, devemos perseguir o fundamental: um sistema de transporte coletivo integrado eficiente e com preço acessível para o cidadão comum. Esta é "A" solução, tudo mais é conversa fiada. Mas você tinha que apresentar algo do MIT, não
-
Rosy
Gilberto, você acredita realmente que este projeto possa ser viável no Brasil? Creio que não, é uma questão de cultura.
-
Pedro Camargo
Caro Dimenstein, Fica muito claro que você não entende muito de transportes, e atrevo-me a dizer que entende APENAS tanto quanto qualquer outra pessoa que utilize transporte no dia a dia. O que reduz congestionamento é a existência de menos pessoas se locomovendo (talvez trabalhando de casa) e a utilização de transportes de massa (que utilizam menor espaço viário por pessoa transportada). Quinhentos e poucos caracteres não são suficientes para maiores explicações, mas você deveria se
-
ederaldo moreira
Esse é a opção de veículo - fora do padrão - onde quase ninguém utiliza outros tipos de transportes. Enquanto aqui no nosso país continente ainda há resistência para abrir mais a mente, não para esse carro, mas a tentativa de alternativas possíveis para responder ao trâfego que não anda, ao irratado motorista ao chegar ao trabalho e em casa. "Mas eu quero ir com o meu veículo. Sem dividir com ninguém". Esse sim é o recado do articulista.
-
Francisco
O segredo para o problema de trânsito das grandes(?) cidades está no oferecimento de transporte público eficiente aos cidadãos. O resto é balela.
-
Liteka
Sinceramente. Qual é o problema com o transporte individual? Não entendo esse ódio ao automóvel que a tal "geração verde" vem pregando. Vamos então propor o fim das moradias individuais. Vamos pegar pessoas das ruas e trazer para morar nas casas em que moram duas pessoas e tem três cômodos disponíveis. As pessoas prezam a PRIVACIDADE, o direito de, se possível, ESCOLHER OU NÃO a companhia de outras pessoas. Não é pregando um socialísmo urbano que vai se melhorar a vida nos grandes centros.
-
Patricia
Não é questão de ser geração verde ou não, Marcelo, o problema é que tem-se a impressão de que em não muito tempo o trânsito irá "travar" de vez...mas é legal, assim a gente vai ter bastante tempo pra curtir a privacidade do carro.
-
DanielaP
Não me admira que não entenda qual é o problema com transporte individual.Se em São Paulo nem uma porcaria de sacolinha plástica pode ser eliminada que fazem fuzuê. Será mesmo que transporte coletivo de qualidade daria jeito na prática de "cada um que cuide do seu umbigo"? Eu tenho minhas dúvidas.
-
Fábio Nogueira
Quem quer PRIVACIDADE e ESCOLHER COMPANHIA DE OUTRAS PESSOAS deverá pagar um PEDÁGIO BEM CARO para circular sozinho no seu Hammer bebedor de gasolina...
-
R Villas
Marcelo, concordo com você. O direito à privacidade e à PROPRIEDADE é inalienável e não se pode abrir mão! Na coluna do Dimenstein vê-se claramente uma tendencia de socializar qualquer coisa. Porém, duvido que ele divida seu carro com desconhecidos. Deve-se ao mesmo tempo pontuar a necessidade de METRÔ de qualidade. Sem isso, o "inferno" continuará!
-
luizcandidob
Marcelo, você já esteve em alguma metrópole de um país realmente desenvolvido? Se não, me permito lhe aconselhar a gastar seu tempo e dinheiro para fazê-lo, o que lhe seria de grande valia. Se sim, você não reparou que uma das coisa mais básicas é um sistema de transporte coletivo eficiente? Estas cidades seriam inviáveis se cada um se locomovesse com seu carrinho, mesmo se fosse bacaninha como esta jóia do MIT. Sua analogia com as residências é uma grande bobagem.
-
-
Crasse Média
Sobre a duvida do texto no trecho "Resta saber quantos prefeitos vão ter a visão de estadista (e coragem) para enfrentar os carros, enfrentando a classe média." a resposta é nenhum nos próximos 100 anos
-
Junior
Os prefeitos deveriam comprar estes carros e depois espalhar-los pela cidade ? No dia-dia, caso concreto como funcionaria ? pego qualquer carro ? e como melhoraria o transito ? Posso pegar o carro e ir onde eu quiser ? Desculpe mas nao conseguir a ideia principal de sua materia. nao seria melhor investir em um transporte publico de qualidade ?
-
Roberto Soares
"a epidemia do transporte individual " ? Você trocaria o conforto do seu carro por um metrô ou um ônibus, principalmente esses do Brasil? O problema não é o transporte individual, e sim a falta de investimento em infraestrutura e em transportes públicos de qualidade.
-
Amargo
Se a preocupação é com espaço, com o meio ambiente, com saúde pública e com o tráfego, a única solução de fato está em transporte público coletivo. Qualquer solução que utilize veículo individual será menos eficiente em termos de energia e, consequentemente, mais poluente. Os veículos coletivos não necessitam estacionar nos centros das cidades, se forem sobre trilhos, o solo não precisa ser impermeabilizado com asfalto (menos enchentes).
-
Amargo
Continuando, quanto à fiscalização e acidentes, é mais fácil monitorar mil condutores de ônibus/trens/metros do que milhões de motoristas. Enfim, esse problema não é de falta de soluções tecnológicas, mas de mudança de hábitos e principalmente de vontade política dos cidadãos de abrirem mão do transporte individual.
-
-
Fábio São Paulo
Comparação mais banal! O Brasil nem esquema tem para tratamento no SUS, policiais fazem greve (inconstitucional) e o transporte pede arrego... Dimenstein sua realidade norte-americana ainda não é a nossa. Já progredimos muito... toda e qq invenção é bem-vionda mas tudo tem seu tempo. Agora diga-nos qual político te irrita tanto pra vc dar tantas indiretas???
-
Junior
Domingos, claro que falta de planejamento e atencao ao setor bem como a corrupcao em nada contribuem para agravar o problema nao 'e mesmo caro co_muna ?
-
tiomingo
Prezado Fábio, o SUS está nessa situação por culpa única e exclusiva do PSDB e DEM que se uniram para acabar com a CPMF (insonegável), isso já gerou um prejuízo de mais de 400 bilhões para a saúde pública do Brasil. Jesus te ama.
-
-
Carlos Edison Lopes
Não resolve nem encolhendo. Vai aumentar o transporte individual. A solução continua sendo um transporte coletivo eficiente. Nem tudo que o MIT estuda deve ser levado a sério.
-
GILBERTO DIMENSTEIN
carlos, obrigado por seu comentário. mas acho que a ideia de compartilhamento de carros nos grandes centros - ainda mais se forem elétricos - é uma boa solução, complementar ao transporte público. abraços Gilberto
-
-
tiomingo
IDÉIA PARA PREFEITOS? HÁ,HÁ,HÁ! Com esse carro não dá para fazer maracutáia. No Brasil 90% dos mandatários fazem cambalachos, veja a quantidade de empresas que alugam carros para prefeituras? me dá o por fora, emtrega para o laranja. E por falar em prefeito, veja essa do de Belém,PA, gastar 5 milhões de reais para fazer uma estátua de santa, incentivo explícito à idolatria. *** Através da Bíblia,Deus fala com você, através da oração vocêresponde a Ele.
-
nel
Puxa cara, voce tava indo tão bem. Até expressar seu lado mediocre ao incluir sua crença. E olha que a sua não é a mais absurda, mas é só mais uma forma tola de se expressar.
-
-
Juliana Salvetti
Ponto para Gilberto Dimenstein! Bem que vc poderia se candidatar, teria meu voto!
-
Crasse Média
sra Juliana, vide o novo-ditado "pedruns, non tornam si vitruns"
-
-
Velhinha de Taubaté
Visitei o MIT em setembro passado. Mais de 70 prêmios Nobel passaram por lá. Quantos em Banania?
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.