Tec > Gambiarra na programação é problema de start-ups digitais brasileiras Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. bilufe

    O único grande software criado por brasileiros e que é usado mundialmente é o Synaptic, este é um gerenciador de pacotes de softwares usado na maioria das distribuições do sistema operacional Linux.

    Responda
  2. bilufe

    As faculdades não ensinam C, Assembly, C++, C# e linguagens de programação poderosas. O que as faculdades brasileiras fazem é ensinar a arrastar botões para desenhar um programa, e muito pouco código! Grandes nomes brasileiros não trabalham no nosso país. Miguel de Icaza é um exemplo, ele criou o software livre Gnome, mas ele não trabalha no Brasil. Até Santos Dummont, do qual os brasileiros se orgulham pela invenção do avião, não residia em nosso país! Ser um brasileiro

    Responda
    1. Codeman

      Amigo, Miguel de Icaza é mexicano...

  3. bilufe

    Os jovens aprendem a programação orientada a gambiarra nas faculdades do nosso país, que infelizmente não formam nenhum programador de sucesso. Aqui, não se ensina a programar usando código, mas a arrastar botões para fazer um programa no Delphi! Muito pouco de C, nada de Assembly, muito java e muito delphi e com orientação a gambiarra!

    Responda
  4. M C A

    Esses caras jogam toda a culpa nos "desenvolvedores" mas quem é do meio sabe que essa é exatamente a cultura dessas empresecas. Em tempo, nao sou desenvolvedor mas sou de TI.

    Responda
  5. B

    grandes programadores não saem da universidade, mas são moldados por ela, aprendem técnicas para melhorar aquilo que passaram a adolescência toda fazendo. este boom dos PCs no Brasil na última década deve melhorar um pouco nossa situação a médio prazo. tudo aqui é uma questão de quantidade.

    Responda
  6. Douglas .

    é bem isso mesmo, "não é especialista em nada..." muitos desenvolvem na base dos tutoriais e códigos que outros fizeram, adaptam, fazem funcionar e depois de algum tempo, "por uma estranheza" para de funcionar... pq muitos, sem generalizar, não estudam o suficiente para entender a fundo, metodologias, padrões e melhores práticas de desenvolvimento. Dae quando aparece um código complexo, só na gambiarra para funcionar e entender o que tá acontecendo... é dificil competir lá fora....

    Responda
  7. Ronaldo Luis Gonçalves

    O jeito dos programadores é o espelho das empresas de software nacionais, pagam pouco, querem resultado na hora e não estão nem ai para o planejamento. E ai de quem é a culpa ?

    Responda
  8. alexcoelho

    Já conheci profissionais brasileiros incriveis em todas as áreas, mas programação infelizmente não, com certeza deve ter, mas são raros. O que vejo é que muitos ficam se gabando, mas na hora do vamos ver..... O problema é que assim como mecânico e médico, você só vai saber se o cara fez um bom serviço depois que já tá pago.

    Responda
  9. Náufrago da Web®

    Quanto blablablá... deve ter sido por esses motivos citados que o Tio Bill deu pra um brasileiro um dos projetos mais revolucionários e rentáveis da Microsoft nos dias de hoje: o Project Natal. Vulgo KINECT.

    Responda
    1. Rubens

      E o projeto foi desenvolvido AQUI NO BRASIL, por um acaso?... Brasileiro tambem trabalha bem quando está em país desenvolvido, sem cultura de gambiarra.

    2. Andre

      Renato, A matéria fala de um quadro geral e vc quer contestar com UMA exceção? Que cabecinha pequena, hein?

  10. Francisco d´Anconia

    Tem gente que parece não entender certas obviedades. O Brasil não é esse país bagunçado e subdesenvolvido por acaso. É fruto, entre outras trocentas mil coisas, dessa mentalidade curto-prazista de resolver as coisas. Portanto, não há absoultamente nenhuma novidade nisso. Pa[is de terceiro mundo = Práticas administras toscas

    Responda
    1. Gustavo Veloso

      A reportagem mostra exemplos de empreendedores que fizeram gambiarras no código e hoje faturam milhões e isso é ruim? Onde foi que não entendi "o problema das startups brasileiras"? É importante separar gambiarra feita deliberadamente por preguiça, má-fé ou imperícia de time-to-market. Muitas startups, inclusive algumas das citadas, precisavam entrar no mercado rapidamente, senão perdia o bonde. Nesse caso, não tem muito o que fazer. É colocar no ar e arrumar depois.

    2. marcovasconcelos

      Lá vem o especialista da área dar palpites preconceituosos sobre assuntos dos quais ele nem sabe do que se trata. Você acha que a culpa é da "mentalidade curto-prazista" do brasileiro? Você já trabalhou na área de TI alguma vez? Nessa área não se trabalha com margem de "ócio criativo" nem aqui nem na Dinamarca. Prazos apertados e metas inatingíveis são problemas citados em todos os livros de Engenharia de Software de QUALQUER lugar do mundo.

  11. Quinho

    Exemplo de empreendimento digital sem gambiarra, bem planejado é o Diário de Sonhos. O pitch está disponível no blog de mesmo nome no wordpress. Para encontra-lo, buscar por "sonhonuminoso" "wordpress" ou "Diário de Sonhos" no google.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.