João Pereira Coutinho > Resposta a Vladimir Safatle Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Acabei de ler a resposta de Safatle (http://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/1045998-vladimir-safatle-chamar-de-muro-um-muro.shtml), cuja fonte vc não informou, e que tenta em vão enfrentar. O que se vê é que tanto no primeira como na segunda vez ele pôs por terra suas argumentações, João. As razões que vc apresentou para contrariá-lo são tristes, infantis até, e despidas de profundidade. Aliás, me pergunto pq vc deixou de abordar diversos aspectos levantados por ele...
Parece que os leitores que comentam aqui querem transformar a discussão em um Gre-Nal, assim como fazem ao analisar a polÃtica brasileira, quando se agridem com termos como "tucanalhas" ou "petralhas". O maior obstáculo (esse sim intransponÃvel) para a paz no Oriente Médio é o fundamentalismo religioso existente de lado a lado. Para o fundamentalista, não existe saÃda aceitável que não seja o aniquilamento total do interlocutor/oponente/adversár io. Enquanto houver fundamentalismo, não há sa
"...não me impressionam a mim." Esta frase está gramaticalmente correta?
Caro João, Teria sido mais honesto oferecer um link para a resposta de Safatle. Analisar só o que vc tem a dizer é difÃcil, pois evidentemente vc manipula a informação. Essa discussão entre vcs representa bem o cenário Israelo-Palestino. Ambos se acusam mutuamente sem enxergar o próprio rabo. Ainda assim, creio que a razão está com ele. Vc apenas repisa a escusa pÃfia de que os judeus estão só se defendendo, simplificando demais o tema. Vc não tem a moral que julg
Nao se preocupe Sr. Coutinho, Esse Safatle ja eh um velho conhecido nosso, pela sua precariedade intelectual e sem vergo*nhice moral. Nao eh sem motivos que a educacao (formal e social) no Brasil anda qual caranguejo - de re.
Parabéns pela resposta ao INDIOTA (de acordo com o mec do raddad está correto), vejo ele fazer comentários no Jornal de Cultura e fico ENOJADO com tanta ARROGÂNCIA e Ingnorância.
A FSP perdeu qualidade depois que empregou o colunista Safatle. Este rapaz não conhece nem a história polÃtica do Brasil. Repete como papagaio as historinhas que as primeiras gerações dos aloprados vivem desonestamente repetindo.
Sobre Israel e a palestina, os textos falam por si. Mas se, em geral,JPC depende de polêmica para existir como escritor, entao sugiro umbreve exercicio de comparação: que ele apresente seu curriculo(formação, livros publicados, artigos em revistas e livros sérios etc), eque cada leitor o compare com o de Vladimir Safatle (ou como de outro interlocutor sério qualquer sobre cujas costas JPC tentebuscar seu brilhareco facil). O resultado é um abismo. O resto éconversa fiada.
Independente das posições dos dois colunistas, todos sabemos, os que cursamos o ginásio na década de 60, e depois acompanhamos a história, todos nós sabemos que são os árabes os verdadeiros culpados pelo destino dos palestinos. Os palestinos e israelenses sempre quiseram conviver em paz, mas os árabes, no intuito de destruir os judeus, isolaram os palestinos em seus próprios territórios (Egito e Jordânia) enquanto puderam (agora é impossÃvel), e agora insuflam o Hamas e o Fatah contra Israel
Parabéns João Pereira Coutinho pelo excelente texto, demonstrando verdadeiro conhecimento histórico e polÃtico. Sua "Resposta a Vladimir Safatle" é perfeita.
Esse Rildo fa-me rir... Esse sim é um "ig_norante". Estude um pouquinho e tome suas próprias conclusões. "Verdadeiro conhecimento histórico"... a vá !!! Faça um curso do Safatle lá na USP e vc vai ser mais crÃtico.
Sobre Israel e a palestina, os textos falam por si. Mas se, em geral, JPC depende de polêmica para existir como escritor, entao sugiro um breve exercicio de comparação: que ele apresente seu curriculo (formação, livros publicados, artigos em revistas e livros sérios etc), e que cada leitor interessado o compare com o de Vladimir Safatle (ou com o de outro interlocutor sério qualquer sobre cujas costas JPC tente buscar seu brilhareco facil). O resultado é um abismo. O resto é conversa fiada.
Este tenta esconder o pouco conhecimento chamando os "textos a falarem por si". Mas nao consegue esconder a sua condicao de aluno deslumbrado com o professor despreparado, verdadeiro papagaio de pirata. Alias, ambos. Va estudar rapaz. Va estudar, pseudo professor.
Joao Pereira Coutinho! O meu caro, devia ter ignorado quem o "tentou" criticar destrutivamente; Ãs vezes, a melhor resposta á ignorância é mesmo o desdem! O sr. é uma pessoa inteligente e portanto nao pode pretender explicar-se a quem revela pouca ou nenhuma inteligência, certo? Um abraço.
O colunista Hélio Schawartsman, judeu, sempre comenta sobre os truques q o cérebro nos prega p compreendermos o incompreensÃvel. Mesmo c a explicação didátita do JPC, os eternos racistas anti-israelenses, defensores de "frascos e comprimidos" regurgitam suas corriqueiras sanhas e clichês.Qq pessoal realmente bem informada conhece os fatos explicados pelo JPC. Sim, os lÃderes árabes são como nossos polÃticos populistas, q jogam p plateia só p se perpetuarem no poder. Não importa as consequências.
Desculpe, esqueci: Dizer que Israel propõe, desde 67, a criação de um Estado Palestino: Ora, só depois de algumas garrafas de vinho do Porto para dizer esta fantasia.
Sr. João Pereira Coutinho: Talvez o sr. não saiba, mas alguém já disse que os sapateiros só devem comentar sobre sapatos.
"De São Paulo", "tradição socrática", "meus alunos", "escritor portugues", "doutor em ciencia politica"... Este JPC é dos colunistas mais precários intelectualmente que a FSP emprega hoje. Acuado, adota agora tom de professor: onde leciona? Invoca Sócrates, mas nada sabe de filosofia. A contragosto, teve de reconhecer os fatos apontados por Safatle: há muro e este foi construido no territorio palestino. Restou-lhe desconversar e se queixar da grosseria "racista" e "atrevida": de quem? Fora J
Quanta gosseria senhora,não sou nenhum "inteliquitual" ou "sabetudo" mas deu para perceber o distilar preconceito vosso.Não entendo nada desse assunto pales-israel,nem conheço o sr."fora JPC" mas como leitor comum, notei a sua aversão a comentários feito pelo "jpc", já partindo para agrssão.Hoje, nos meus 70 de cidadão semi-aculturado, noto, atitudes principalmente ideológicas, para dizer que estamos desde a última década, em plena ERA DA MEDÃOCRIDADE!! Perdão e beijo em sua alma.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
João Pereira Coutinho > Resposta a Vladimir Safatle Voltar
Comente este texto