João Pereira Coutinho > Resposta a Vladimir Safatle Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Gustavo

    Acabei de ler a resposta de Safatle (http://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/1045998-vladimir-safatle-chamar-de-muro-um-muro.shtml), cuja fonte vc não informou, e que tenta em vão enfrentar. O que se vê é que tanto no primeira como na segunda vez ele pôs por terra suas argumentações, João. As razões que vc apresentou para contrariá-lo são tristes, infantis até, e despidas de profundidade. Aliás, me pergunto pq vc deixou de abordar diversos aspectos levantados por ele...

    Responda
  2. Parresia F.C.

    Parece que os leitores que comentam aqui querem transformar a discussão em um Gre-Nal, assim como fazem ao analisar a política brasileira, quando se agridem com termos como "tucanalhas" ou "petralhas". O maior obstáculo (esse sim intransponível) para a paz no Oriente Médio é o fundamentalismo religioso existente de lado a lado. Para o fundamentalista, não existe saída aceitável que não seja o aniquilamento total do interlocutor/oponente/adversár io. Enquanto houver fundamentalismo, não há sa

    Responda
  3. verdade

    "...não me impressionam a mim." Esta frase está gramaticalmente correta?

    Responda
  4. Gustavo

    Caro João, Teria sido mais honesto oferecer um link para a resposta de Safatle. Analisar só o que vc tem a dizer é difícil, pois evidentemente vc manipula a informação. Essa discussão entre vcs representa bem o cenário Israelo-Palestino. Ambos se acusam mutuamente sem enxergar o próprio rabo. Ainda assim, creio que a razão está com ele. Vc apenas repisa a escusa pífia de que os judeus estão só se defendendo, simplificando demais o tema. Vc não tem a moral que julg

    Responda
  5. jca

    Nao se preocupe Sr. Coutinho, Esse Safatle ja eh um velho conhecido nosso, pela sua precariedade intelectual e sem vergo*nhice moral. Nao eh sem motivos que a educacao (formal e social) no Brasil anda qual caranguejo - de re.

    Responda
  6. GEROMINHO

    Parabéns pela resposta ao INDIOTA (de acordo com o mec do raddad está correto), vejo ele fazer comentários no Jornal de Cultura e fico ENOJADO com tanta ARROGÂNCIA e Ingnorância.

    Responda
  7. Crítico

    A FSP perdeu qualidade depois que empregou o colunista Safatle. Este rapaz não conhece nem a história política do Brasil. Repete como papagaio as historinhas que as primeiras gerações dos aloprados vivem desonestamente repetindo.

    Responda
  8. mateus araujo silva

    Sobre Israel e a palestina, os textos falam por si. Mas se, em geral,JPC depende de polêmica para existir como escritor, entao sugiro umbreve exercicio de comparação: que ele apresente seu curriculo(formação, livros publicados, artigos em revistas e livros sérios etc), eque cada leitor o compare com o de Vladimir Safatle (ou como de outro interlocutor sério qualquer sobre cujas costas JPC tentebuscar seu brilhareco facil). O resultado é um abismo. O resto éconversa fiada.

    Responda
  9. claudio

    Independente das posições dos dois colunistas, todos sabemos, os que cursamos o ginásio na década de 60, e depois acompanhamos a história, todos nós sabemos que são os árabes os verdadeiros culpados pelo destino dos palestinos. Os palestinos e israelenses sempre quiseram conviver em paz, mas os árabes, no intuito de destruir os judeus, isolaram os palestinos em seus próprios territórios (Egito e Jordânia) enquanto puderam (agora é impossível), e agora insuflam o Hamas e o Fatah contra Israel

    Responda
  10. Jonhy Hill

    Parabéns João Pereira Coutinho pelo excelente texto, demonstrando verdadeiro conhecimento histórico e político. Sua "Resposta a Vladimir Safatle" é perfeita.

    Responda
    1. Lobo

      Esse Rildo fa-me rir... Esse sim é um "ig_norante". Estude um pouquinho e tome suas próprias conclusões. "Verdadeiro conhecimento histórico"... a vá !!! Faça um curso do Safatle lá na USP e vc vai ser mais crítico.

  11. mateus araujo silva

    Sobre Israel e a palestina, os textos falam por si. Mas se, em geral, JPC depende de polêmica para existir como escritor, entao sugiro um breve exercicio de comparação: que ele apresente seu curriculo (formação, livros publicados, artigos em revistas e livros sérios etc), e que cada leitor interessado o compare com o de Vladimir Safatle (ou com o de outro interlocutor sério qualquer sobre cujas costas JPC tente buscar seu brilhareco facil). O resultado é um abismo. O resto é conversa fiada.

    Responda
    1. jca

      Este tenta esconder o pouco conhecimento chamando os "textos a falarem por si". Mas nao consegue esconder a sua condicao de aluno deslumbrado com o professor despreparado, verdadeiro papagaio de pirata. Alias, ambos. Va estudar rapaz. Va estudar, pseudo professor.

  12. joao silva

    Joao Pereira Coutinho! O meu caro, devia ter ignorado quem o "tentou" criticar destrutivamente; Ãs vezes, a melhor resposta á ignorância é mesmo o desdem! O sr. é uma pessoa inteligente e portanto nao pode pretender explicar-se a quem revela pouca ou nenhuma inteligência, certo? Um abraço.

    Responda
  13. Pouco Trabalho

    O colunista Hélio Schawartsman, judeu, sempre comenta sobre os truques q o cérebro nos prega p compreendermos o incompreensível. Mesmo c a explicação didátita do JPC, os eternos racistas anti-israelenses, defensores de "frascos e comprimidos" regurgitam suas corriqueiras sanhas e clichês.Qq pessoal realmente bem informada conhece os fatos explicados pelo JPC. Sim, os líderes árabes são como nossos políticos populistas, q jogam p plateia só p se perpetuarem no poder. Não importa as consequências.

    Responda
  14. José Araujo

    Desculpe, esqueci: Dizer que Israel propõe, desde 67, a criação de um Estado Palestino: Ora, só depois de algumas garrafas de vinho do Porto para dizer esta fantasia.

    Responda
  15. José Araujo

    Sr. João Pereira Coutinho: Talvez o sr. não saiba, mas alguém já disse que os sapateiros só devem comentar sobre sapatos.

    Responda
  16. Maria Chiaretti

    "De São Paulo", "tradição socrática", "meus alunos", "escritor portugues", "doutor em ciencia politica"... Este JPC é dos colunistas mais precários intelectualmente que a FSP emprega hoje. Acuado, adota agora tom de professor: onde leciona? Invoca Sócrates, mas nada sabe de filosofia. A contragosto, teve de reconhecer os fatos apontados por Safatle: há muro e este foi construido no territorio palestino. Restou-lhe desconversar e se queixar da grosseria "racista" e "atrevida": de quem? Fora J

    Responda
    1. carioca

      Quanta gosseria senhora,não sou nenhum "inteliquitual" ou "sabetudo" mas deu para perceber o distilar preconceito vosso.Não entendo nada desse assunto pales-israel,nem conheço o sr."fora JPC" mas como leitor comum, notei a sua aversão a comentários feito pelo "jpc", já partindo para agrssão.Hoje, nos meus 70 de cidadão semi-aculturado, noto, atitudes principalmente ideológicas, para dizer que estamos desde a última década, em plena ERA DA MEDÃOCRIDADE!! Perdão e beijo em sua alma.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.