Painel do Leitor > Leitor critica omissão da PUC-SP no caso das teses de Gabriel Chalita Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. Rany

    Só se ouviu um lado! Reportagem tendenciosa e politiqueira!!!! Eu mesmo vou verificar a verdade dos fatos!! Chalita tem uma reputação ilibada ao contrário de outros políticos apresentadores apesar de cristão usou a igreja para se eleger!!! Fora imprensa vendida!!

    Responda
    1. Rany

      CORREÇÃO: Só se ouviu um lado! Reportagem tendenciosa e politiqueira!!!! Eu mesmo vou verificar a verdade dos fatos!! Chalita tem uma reputação ilibada ao contrário de outros políticos aproveitadores. Apesar de cristão CHALITA NUNCA usou a igreja para se eleger!!! Fora imprensa vendida!!

  2. chico

    pior: mestrado e doutorado com temas irrelevantes !

    Responda
  3. kikko

    No começo, quando era Secretário de Estado da Educação do governo Alckmin, eu achava que o Chalita fosse a grande reserva moral e intelectual que nascia para a vida pública. Mas, na verdade, ele está se mostrando um político afoito e não confiável porque troca de partido como se troca de camisa. Se não bastasse isso, agora vem essa triste notícia de que utilizou-se de meio indecoroso na PUC-SP para melhorar o seu currículo. Se é capaz de cometer fraude, não serve para ser homem público.

    Responda
  4. Elias Dias

    Pronto. Agora a PUC não presta mais. Ja se Chalita fosse do PSDB....

    Responda
  5. Ju Venal

    é lógico que se o chalita se candidatar, o candidato da imprensa (PSDB/DEM) vai perder muitos votos para o chalita. Por isso foram garimpar até na universidade... a política e a imprensa são podres

    Responda
  6. Lucas Ferreira

    Sem fundamento culparem a universidade pela tese do Sr. Chalita. E ainda dizem que "isso acontece em menor quantidade nas públicas". Varias vezes vi curriculo lattes de professores de universidades públicas com artigos escrito por um, mas publicado por dois para "aumentar o currículo". Parem com este preconceito com as universidades particulares, que possuem laboratórios melhores, professores que ministram aulas (ao invés de viverem em congressos pagos pelo contribuintes.

    Responda
    1. Jonas Gullart

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  7. Zé Povão

    Esse chalita é um farsante.

    Responda
  8. Flavius

    Grande novidade: pseudo-intelectual cristianizado entra na politica. Resultado ? Mais uma direita brasileira a ser perdurada: sem educação, sem industrias, sem transporte publico. Só no Brasil direita e esquerda são tudo menos o que é no exterior, potencias que deixaram legado institucional. Esse Chalita virou um bandidinho aproveitador, se tornou um politiqueiro de primeira, e um intelectual de quinta, claro, cristianizado, com direito a namorico por trás das cortinas com certo padre.

    Responda
  9. Robin Hood Urbano

    Os acadêmicos, como enfim todas as pessoas, são primordialmente humanos. Alguns são humanos e sábios. Umberto Eco tem um obra interessante que analisa com repugnância, há 30 anos atrás, da venda, numerosa, de dissertações de mestrado e teses de doutorado, a quem pudesse se interessar. Isso na velha e tradicional Itália, com universidades que são paradigmas.

    Responda
  10. Robin Hood Urbano

    O cometido por ele pode ser considerado desrespeito à ética,esperteza reprovável, mas em essência,contrariamente à tese de doutorado,na dissertação de mestrado não se exige a condição de "originalidade".No meio acadêmico é comum requentar "papers" usualmente.Pior,em uma palestra, também na PUC, ,um "medalhão" da USP dos anos 60 do século passado,trouxe anotações que leu,absolutamente iguais a minha que copiei do verbete do antigo Diccionario e Encyclopedia Internacional, editada p/Jackson.

    Responda
  11. edilsonsfx

    Seria correto o pessoal do MEC olhar com maior atenção para cursos de pós-graduação desta e de outras universidades em relação às teses publicadas. Provável que serão encontrados um percentual maior de erros nas universidade privadas mas também em algumas públicas. Dois curso de graduação, duas dissertações com autoplágio, duas teses de doutorado sabe-se lá como foram escritas. Seria caso dele, do orientador e das bancas serem chamados para uma conversinha, não acham?

    Responda
  12. Edmundo

    Este jovem tem mais sede de cargo do que sede de Deus. Que o digam os pula-pulas de um partido para outro e ou repentino puxa-saquismo em cima dos atuais donos do poder. Um lastima para os Católicos. E dizer que já votei nele. Nunca mais.

    Responda
  13. POVO UNIDO VENCEDOR

    É como se diz no dito popular. SÓ SE ATACA QUEM ESTà NA FRENTE. Interessante seria E ISTO NÃO ACONTECE é levantar todos os pormenores da vida dos candidatos que estão em último lugar nas pesquisas. Dever-se-ia cair em cima também dos últimos na pesquisa eleitoral, engraçado, mas isso não se faz. PREFIRO UM CHALITA, a um Haddad,KemSSAB,Serra,Netinho,e tc. SE TEM ALGUM DEFEITO, pelo menos É MENOR do que frente aos demais candidatos.

    Responda
    1. Fábio Tamura

      Plágio de sim mesmo. Pode Arnaldo???

    2. edilsonsfx

      Sr Geraldo, Mesmo estando na frente se ele fosse uma pessoa integra não iria aparecer nada contra ele. O fato é que plágio é crime, e pronto (esta na constituição). E foi o que ele cometeu (ou o senhor vai dizer que isso não é crime?). Não estou preocupado com a plataforma política dele, mas já sabendo o que ele fez não o considero um bom candidato.

  14. Joede

    É conhecido que a grande mídia serve aos interesses políticos de A ou de B. Quem bebe dessas fontes recebe informações distorcidas, sob uma ótica parcial. Prova disso são matérias como essa, que não visam apurar os fatos, mas somente fazer barulho. Pura bateção de lata.

    Responda
  15. sol

    Vejo com muita suspeita qualquer pessoa que tenha como meta de vida ser candidato a qualquer cargo eletivo no Brasil. Depois do mensalão do PT, em que descobri que meus ídolos na política tinham os pés de lama, nunca mais acreditarei em políticos. Para mim são a escória da sociedade. Portanto nada mais me surpreenderá.

    Responda
    1. Eduardo Rodrigues

      "Vejo com muita suspeita qualquer pessoa que tenha como meta de vida ser candidato a qualquer cargo eletivo no Brasil". Exatamente! Ninguém entra na política para ver um país melhor ou coisa do tipo. Entrar na política partidária é assumir más intenções.

  16. Anderson

    Absurdo... na minha facul dizem que fraude/plagio gera serias consequencias mas pelo visto nada acontece se voce for um desses politicos/juizes arrogantes e que se acham acima da lei

    Responda
  17. Anne Marie Schaim Sterblitz

    Melhor o L u l .a que pelo menos as.sumia seu completo a n-a l fab -estismo

    Responda
  18. TIGUES

    VAI SABER SE O NAO COPIO A PRIMEIRA TESE DA INTERNET, HOJE EM DIA O ZÉ AJUDA EM TUDO.

    Responda
  19. --

    Este cara fraudou a Dissertação de Mestrado. Imaginem o que ele vai fraudar ou está fraudando num cargo politico.

    Responda
  20. chico américo

    O mestrado e o doutorado do Chalita é o mesmo da Dilma. O primeiro plagiou com o seu ar de bom moço, religioso (da PUC); a outra na cara de pau que lhe é típica, inventou. O doutorado do Mercadante também não foi lá estas coisas.

    Responda
  21. Jonas Gullart

    PUC = P@#$ Universidade Cara...um lixo!

    Responda
  22. ejrmonteiro

    EXISTEM UNIVERSIDADES E UNIVERÇIDADES, EXISTEM DOUTORES E DOTORES. ESTÃO GENERALIZANDO TUDO DE UMA FORMA BEM LEVIANA.

    Responda
  23. Machado

    Quem é essa por-c@ri@, vamos deixar de falar nesses que só sabem patrocinar a fraude e a mentira.

    Responda
  24. Borromeu

    Toma jeito Chacha...

    Responda
  25. ESPARTANO

    Na realidade o Chaleira já mostrou para o que veio, no dia que foi para missa do lado da Dilma e esta como ñunca foi cristã fazia o sinal da crus pelo lado errado. Como já foi ditp certa vez: o poder provoca mudanças...

    Responda
  26. pedro volpe

    Chalita, o picareta...uma prova viva do nivel lamentavel ao qual a politica chegou.

    Responda
  27. Adriano

    O chalita deveria fazer um cursinho de conduta com o Romário que tem dado show de bola (politica). Que postura, bem, depois do que ele fez com o PSDB era de se esperar pérolas como essas e quem sabe o que vem por ai ???? E quer ser governador ???

    Responda
  28. Noel

    Toda discussão sobre esse assunto é uma perda de tempo, em face de outros problemas da academia. Não sendo plágio de trabalhos e pesquisas científicas de terceiros, uma mesma dissertação pode ser reapresentada quantas vezes quiser o autor, em universidades diferentes, desde que seus regimentos não exijam originalidade absoluta. A diferença é que o mesmo trabalho acadêmico será reavaliado por bancas diferentes, correndo o risco de ser recusada a dissertação já aprovada em outra ocasião.

    Responda
    1. Noel

      Importante também é a atuação do orientador da monografia, de acordo com um plano de trabalho e cronograma. Após discussões, correções ou modificações, ela ainda será submetida previamente à banca. Confrontado o trabalho com as normas, inclusive o regulamento, nada mais a discutir, a não ser as arguições que serão realizadas.

    2. Noel

      Mais ainda: o leitor pode ter "atirado no que viu, e acertou no que não viu". As universidades precisam ser mais rigorosas com o plágio verdadeiro, hoje facilmente identificado pelos mecanismos de buscas da internet. Aliás, todos os trabalhos acadêmicos que conferem título, deveriam obrigatoriamente ser publicados em bancos de teses, acessíveis publicamente para a finalidade de identificar o crime contra direitos autorais.

    3. Noel

      Mais: algumas dissertações são reapresentadas até em universidades de países diferentes. O cuidado maior deve-se ter com teses de doutorado, que via de regra exige total originalidade e defesa perante banca mais rigorosa. Mas até aí pode haver reapresentação da obra, traduzida, em países diferentes. Os regulamentos deverão ser explícitos a respeito da reapresentação de trabalhos científicos.

  29. EstadoLAICO

    Chalita representa o político dissimulado, é o tipo do elemento que jamais eu votaria.

    Responda
  30. gentilca

    F O L H A: progay e antiigreja.

    Responda
  31. Pastor Geremias

    A solução é votar em homens de Deus, e que sempre louvam o senhor.

    Responda
    1. Flavius

      louvam o senhor e arranjam concessão de radio e tv e depoi mandam para paraisos fiscais o dinheiro: Edir, bispa Sonia, etc etc... ou estamos esquecendo o povo de deus ?

    2. luis macedo

      Pastor, só pode tá tirando sarro né

    3. EstadoLAICO

      "Pastô" Geremias, jamais eu votaria no tal "homem de deus", jamais!!! O que necessitamos são de pessoas honestas, competentes, coerentes com o interesse público.

  32. claudio biato

    Fiquei sabendo que Jesus andou lendo o livro de chalita e acabou virando ateu, eu ainda não li o livro, mas como sou cristão tenho medo. Espero que ele não tenha copiado algum texto da bíblia de São Cipriano, vá-leme, maga-lô 3 vezes..... Tô com medo !!!!

    Responda
    1. sol

      Já vi que sua fé é muito fraca.

  33. Jobann

    Por que a Foglia nao aproveita esta reportagem e faz um comentário,por pequeno que seja,a respeito do Diploma de Economia do José Serra ?

    Responda
    1. Tô de Olho

      Sempre tem um mané (neste caso, João) prá tentar ligar o nada a coisa nenhuma. Petist@ nunca discute o mérito, pois nunca tem argumento. Sempre tenta disvirtuar como se "estepaiz" tivesse sido descoberto em 2002. Santo Deus, quanta ignorânci@.

  34. marinho

    Vai me descupar. Mas a única coisa importante que tem este Chalita e que seu nome rima com marmita, cabrita, etc. O mesmo já está valendo para o Kassab. Nao tem conteúdo nenhum. O partido que ele fundou, somente tem alguma penetraçao na mídia. Nao combinou com o povo.

    Responda
  35. Edgar Silva

    O acolhimento que a cúpula do PMDB ( Temer , Sarney , etc..) deu ao mesmo , já é por si só , um mau agouro para paulistanos.

    Responda
    1. sol

      Só do cara está na política profissional brasileira, já diz que tipo de gente ele é. Qualquer que receba apoio de outros é porque é da manada. É um beco sem saída. O certo é que estar nesse tipo de política que é feita no brasil é um atestado de desonestidade.

  36. HF

    Isso não é nada!! Na PUC-SP CCE, a antiga reitora, Maura Veras, contratou um professor que fraudou o currículo e ela "supostamente" sabia da fraude. Depois, quando descoberta a fraude, o professor alegou erro da estagiária na redação do CV, e um outro professor, que denunciou a fraude, foi punido. O professor denunciante, paga hoje do próprio bolso, um advogado para contestar essa punição. Uma inversão de valores total!

    Responda
  37. Moderatô

    isso é perseguição ao chalita..e este veiculos esta participando disso.......

    Responda
    1. Jonas Gullart

      tadinho....

  38. Weber Salmito

    Vejo essas notícias sobre Gabriel Chalita como uma clara perseguição política. Quando li inicialmente a matéria, achei que ele tinha copiado as dissertações de mestrado de alguém, mas veja o que se está se discutindo é se o seu segundo mestrado é válido por ter usado parte do primeiro Mestrado. É brincadeira está se discutindo isso! É claro que estão querendo difamar o Chalita. E parabéns para ele, pois depois de vasculharem sua vida, a única coisa que encontraram foi essa discutível situaçã

    Responda
    1. luis macedo

      A discussão é de auto plagio, expediente usado por pessoas sem muito caráter para aumentar a quantidade de títulos.

  39. slincoln

    E ainda acham quem vote neles... Eu continuo anulando meus votos...

    Responda
  40. mané do brasil

    Ctrl C - Ctrl V

    Responda
  41. nobre

    Podemos afirmar que "nossa" Democracia, esta engessada, por falta de Coragem de alguns; quando não, por motivos escusos de Outros... Seu Chalita(Roger Federer) do Brasil, poderia ser um excelente candidato, mas ele tem muitas "NUVENS NEGRAS"  a sua volta; vamos ter cuidado com nosso Voto!!! Temos poucas opções é verdade, mas este e o Hadad; pelo amor de Deus, evitem... Se São Paulo ficar nas Mãos destes "Picaretas", estaremos literalmente na Lama...

    Responda
  42. Emerson Paiva

    Uma universidade mercenária + um político/"escritor" de quinta categoria = uma tese fraudada

    Responda
  43. Weber Salmito

    Vejo essas notícias sobre Gabriel Chalita como uma clara perseguição política. A Folha e algumas pessoas que estão comentando o assunto estão claramente querendo difamar o Chalita. Quando li inicialmente a matéria, achei que ele tinha copiado as dissertações de mestrado de alguém. Mas veja o que se está se discutindo é se o seu SEGUNDO mestrado é válido por ter usado parte do primeiro Mestrado. É brincadeira está se discutindo isso! É claro que querem difamar o Chalita.

    Responda
  44. Vitor Dutra

    É comodiz a música de Fernando Anitelli "Acredito que erradoé aquele que fala correto e não vive o que diz". O Chalita gosta de ser moralista, faz programa de TV emcanal religioso, lança livro com um padre, mas como diz a letra da canção... Nãovive o que diz. Ele é político, e nesse país políticos tem imunidade.

    Responda
  45. Vico Almeida

    Plágio é imperdoável. E não cabe só à PUC a investigação. Mais alguém tem que apurar.

    Responda
  46. Ana Beatriz

    Para um cara que publica um "livro" a cada 6 meses, é curiosos que não tenha tido idéias novas para um segundo mestrado. Essa idéia de segundo mestrado tb é esquisita. Por que não foi fazer um doutorado? O que tem que ser feito agora, é anular esse segundo título.

    Responda
  47. André Noronha

    Não conheço esse senhor Chalita a não ser por publicidade. Mas juntando a entidade PUC mais a entidade religiosa associada a esse cidadão, podemos entender as "camuflagens" corriqueiras entre os três.São entidades que controlam o país, fazem o querem e calam a boda de quem quiserem.Isso sem falar da péssima qualidade do ensino no Brasil. As disposições para se fazer uma pós graduação e mestrado nas universidades são praticamente cartas marcadas e fechadas as suas próprias entidades de ensino

    Responda
  48. tiziu

    ...a educação neste país esta complicada...do ensino fundamental a pós graduação...e ainda culpamos os políticos...

    Responda
  49. Eduardo Rodrigues

    Rodrigo, capacidade é potencial. Em tese, qualquer um a tem. No âmbito acadêmico, capacidade apenas não basta, se você nada realizar em termos de pesquisa. O fato da cópia ter sido aprovada pelo orientador pode denotar maus critérios na aprovação do mestrando / doutorando ("O que imposta é aprovar"). É isso que está se discutindo aqui; a PUC pisou na bola.

    Responda
  50. Rodrigo Amaral

    Então quer dizer que,a capacidade da pessoa vale com o seu desempenho em sua graduação ou pós graduação????? Perfeito Sr.ja foi dito qeu a tese do Chalita foi feita de acordo com as instruções de seu orientador.Portanto logo que sua aprovação foi concedida está tudo certo não é ??? Pois a mesma foi avaliada por outros. Garanto que isso não desabona em nada suas idéias,ideais e principalmente a índole do pré cadidato a Prefeitura de São Paulo. sem mais...

    Responda

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.