Ciência > Garrafas PET podem ser usadas para a produção de verniz Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. LucasVM

    Esse verniz poderia ser usado por políticos caras de pau? Se der...

    Responda
  2. Anna Karenina

    Sinal de que não vai virar pinheirinho de natal em cidade do interior.... muito bom.

    Responda
  3. ENGomes

    Este verniz poderia ser utilizado como proteção contra ferrugem?Um mercado próspero seria o de proteger a lataria de carros contra a maresia...

    Responda
  4. Fábio Nogueira

    Que boa notícia... Só estava faltando isso para incentivar a cadeia da reciclagem das garrafas PET. Isso já ocorreu com as latinhas de alumínio e hoje reciclamos cerca de 96% do que é produzido. Acho que também devemos incentivar o uso das garrafas retornáveis e obrigar as empresas que usam PET a participar do processo de reciclagem, pois eles são responsáveis pelos seus produtos durante todo o ciclo de vida, aos moldes das embalagens de agrotóxicos e de pneus.

    Responda
  5. Luciano de Souza

    Parabéns a este estudante que está utilizando seu conhecimento para produzir algo com utilidade efetiva. Estes pesquisadores necessitam de um aporte maior do Estado a da iniciativa privada, somente desta forma seremos capazes de produzir e exportar conhecimento ao lugar de produtos primários.

    Responda
  6. sabrina sabrina

    A mais de 10 anos as indútrias químicas do ramo de resinas para laminação já utilizam garrafas PET como matéria-prima de seus produtos, auxiliando o crescimento de cooperativas de recolhedores de material reciclável. O desenvolvimento desse verniz só foi mais uma alternativa de uso.

    Responda
  7. Hélio Shinsato

    Primeiro parabenizo pela descoberta, que parece ter bom potencial de uso. Só que o artigo ficou superficial. Não investigou o estágio de resolução dos problemas: formação de bolhas e maleabilidade. São barreiras consideradas difíceis e longe de resolver? Não investigou a estimativa de viabilidade econômica (custo-benefício) do processo de transformação. Mencionou mas não investigou em que produtos o PET é usado atualmente pela indústria e quais os seus diferenciais. Contem a história complet

    Responda
  8. ANTON quin

    no meu tempo de menino fazia cola e verniz com canudinhos de refrigerante e acetona. aprendi na escola e olha que eu tenho 56 anos !

    Responda
  9. VMACHADO

    "(...)já existem no mercado tintas e vernizes que usam o PET como um de seus componentes.(...)". Se já existe, qual a novidade?

    Responda
  10. tiziu

    bom...agora elas irão valer ouro...todas serão retornáveis...querem apostar....

    Responda
  11. Chespe

    Deveria levar o Nobel da Química, menso que não seja relevante, e se existisse tal categoria, o da Natureza, também!! Parabéns mesmo!

    Responda
  12. Ronaldo Luis Gonçalves

    Eu acho que o jeito mais fácil de reciclar o pet, é queimando ele e produzindo energia elétrica, fácil, simples e consome grande quantidades, solução esta, não só para o pet mas para todos os outros devirados plasticos.

    Responda
    1. DoctorDoomhammer

      O problema reside no fato de que a queima resulta em uma fumaça escura e extremamente tóxica. Seria trocar um tipo de poluição por outro.

  13. Dom Giuseppe

    Parabéns!! Outrassoluções como essa estão sendo desenvolvidas, porém não tantodivulgadas. Se cada um fizer a sua parte, o consumo de produtossustentáveis se tornará regra, e assim garantiremos o planeta paranossos filhos. Obrigado aos que se dedicam à inovações como essa!

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.