Painel do Leitor > Para leitora, relativizar responsabilidade em crimes elimina culpa Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Não quero dar razão a ninguém, porém qualquer um que quiser entender, se imagine chegando no apartamento do seu ex conjuge, e pegue ele ou ela fazendo s e x o casual com mais tres pessoas. A famosa "festinha"... Deu nisso. Agora engraçado é que pra todos os outros casos, foram 20, ou no máximo 30 anos. Pra ele foi 98. Ganhar no grito adianta? Isso não vai deixar de acontecer enquanto as pessoas não se entenderem de verdade.
Essa figura de crime praticado sob forte estado de emoção existe em nosso ordenamento jurÃdico e é chamado de 'homicÃdio privilegiado', de modo que esta emoção, de fato, diminui a culpa do agente... Não foi o caso, mas pode ocorrer, sendo considerado, inclusive, circunstância atenuante. Novamente repito, tal fato não foi verificado no crime em questão.
A VERDADE Jà NÃO TEM 2 LADOS A TEMPOS.... DEVE-SE DIZER A VERDADE TEM 3 LADOS, O SEU, O MEU E O DA VERDADE, POR QUE POR MAIS SÉRIO E HONESTO ,TODOS PUXAM UM POUCO PARA O SEU LADO.... QUANTO AO CRIME.. IMAGINEM SÓ SE A FILHA MORTA FOSSE NOSSSA.. POR PAIXÃO OU NÃO ELE MATOU A FILHA DE ALGUEM...
Linchamento virtual da advogada de defesa feito pela imprensa e seus leitores insandecidos. O direito de defesa existe por um motivo, e não é o de inocentar criminosos como esse infeliz, mas o de dar a chance a inocentes de não serem precipitadamente e injustamente condenados. Quanta gente já não foi linchada por conta de neura midiática e popular. Civilidade requer procedimento, e por mais falho que seja, o direito universal de defesa dá de dez a zero no linchamento em praça pública.
Concordo com a leitora.
Naquele dia, o criminos0 saiu de casa armad0 e com uma intenção. O crim& poderia ter ocorrido em silêncio, sem estardalhaço, sem os holofotes gananciosos de audiência da mÃdia, como tantos outros. O fato é: ele cumpriu a intenção, deixando uma rastro de outros crim&s pelo caminho. Atir0u para mat@r em pessoas que nada tinham a ver com o seu sentimento doentio de posse, como se o outro ser humano fosse um objeto. Cadeia para ele é pouco.
A volta dos crimes para "limpar a honra" que já mataram tantas neste paÃs.
Lembro-me perfeitamente daquele dia fatÃdico. As câmeras televisivas de todo o Brasil miravam aquele pequeno apartamento e o drama que se desenrolava lá. Todas queriam o melhor ângulo para caso algo trágico acontecesse nenhum detalhe fosse perdido. O rapaz em foco, não tinha antecedentes, mas assim como no filme; Produziu o seu dia de cão. Penso sinceramente que esteja arrependido, mas terá que pagar por seus crimes de acordo com suas gravidades. É uma tragédia de qualquer ângulo que se olha
Todo criminoso deve ser responsabilizado pelos seus atos, estando louco ou não, pois como disse a leitora isso não elimina sua culpa. Foi um ato não aceito pela sociedade (nem pela jurisprudência desta sociedade), entà o ele deve ter a pena correspondente. Isso tem de servir de exemplo também e assim faz-se valer a lei para todos, independente de seu estado mental/emocional.
Até "engoliria" a tese da emoção se tivesse sido rápido, entrou, discutiu, atirou. Mas depois de diiiiiiiiias de cerco, ele teve todo o tempo do mundo para pensar na M q estava fazendo. Matou porque quiz, tem que pagar. Com ou sem emoção.
Isso tudo esta acontecendo por causa do Governo fraco de São Paulo.Se o Governador de São Paulo deixasse a polÃcia fazer o que tinha que fazer, usar o Sniper, este neanderthal não estaria rindo,mentindo e atuando.O Governo fraco, enfraquece a Democracia e os Direitos fundamentais do Homem.A Eloá não precisava ter morrido se os Oficiais da PM (Gate) e Comando Geral, estivessem comprometidos com a defesa do cidadão de bem.Covardes!A culpa disso tudo é de vc's, "principes de sangue azul"!
Alguns resultados poderiam serem evitados. Não acho saudável deixar que uma criança decida fazer da vida o que bem entende. Os pais desta jovem foram permissivos, agora, não adianta olhar para o leite derramado. Não vejo razão para um Pai e uma Mãe aceitar uma relação desta natureza entre sua filha de 12 anos e um homem de 22. Tem tudo para não dar certo. A criança não percebe, mas, os seus responsáveis devem ter o tempo todo cuidados de não dizer sim sempre.
Concordo, lembro-me do caso da menina de 16 anos que namorava com um jogados da Protuguesa. Eles se conheceram na praia e ela tinha apenas 14 anos quando eles começaram a namorar e com 15 a menina foi morar com o tal jogador que a maltratava, enfim, o desfecho foi o mesmo da Eloá, a moça morreu!!!
Me ajuda ae oh....cadeia nele, me da ibagens do crime, vagabundo...cadeia nele.
Pq o julgamento?....o cara deu um tiro na cabeça da namorada adolescente indefesa, é um covarde assassino que merecia ser empalado e dissecado vivo.
Diferentemente do que diz a manchete entendo que a relativação da responsabilidade por um crime elimina o dolo, reforçando a culpa.
Caro Sr.Donini, a advogada dele conseguiu estardalhaço para com isso fazer-se notar pela midia e virar celebridade convidada pelas nossas famosas capas de raimundas ! capisco?
Hoje em dia, é difÃcil se conhecer uma pessoa que tenha total controle sobre suas emoçoes. Está muito difÃcil controlar o stress, a depressão, a ansiedade... no entanto, a grande maioria não sai de casa com uma arma e um saco de munição, faz pessoas reféns por 5 dias e, mesmo depois de todo esse tempo para cair na racionalidade, ainda comete o crime.
Este é um assunto tão técnico, que não deveria ter sido abordado numa reportagem de poucas linhas. Estamos diante de institutos jurÃdicos tão controversos, que já foram temas de várias teses de mestrado e dissertações de doutorado. Até mesmo o STF possui interpretação divergente sobre o assunto, com jurisprudências antagônicas. Justamente por estes motivos está havendo um julgamento. Agora, perante crimes com violência ou grave ameaça não há que se falar em arrependimento, senã
''Relativizar'' PORQUE ESSA LEITORA NÃO COLOCA UMA LINGUAGEM MAIS FÃCIL DE ENTENDER? É ESTUDANTE DE DIREITO????relativizar é quando aprendemos a aceitar o outro nao com visão preconceituosa apenas como diferente,não mais como inferior.DICIONÃRIO.....
Essa advogada é corajosa o tanto quanto abusada...' Com esse desrespeito ela quer ir fazer companhia a esse disprovido rel."
Nada justifica tirar uma vida, conversa fiada essa história de paixão, estado emocional é tudo balela, é maldade pura, ocorre que hoje estamos forçando, pulando etapas como pode uma menina de 12 anos namorar com consentimento dos Pais um rapaz de 19 anos ? quer dizer meninas hoje são transformadas pelas mães para serem sexy para se tornarem modelos ou arrumar marido rico, já os meninos são feitos pelo pais para serem, bombadões, pegadores, se assim não forem serão chamados de viªdos por todo
Concordo com você Edson.. isso é algo que já venho dizendo há algum tempo. As mães imaturas [independente da idade] lidam com as filhas como se fossem irmãs, consequentemente, impõe o 'amadurecimento' mais cedo, com o simples argumento: 'é maneiro, minhas colegas fazem... se eu não for igual não sou ninguém!'. As crianças estão perdendo a infância muito cedo, e entrando em um mundo que não estão preparados. Depois, pais e mães vão querer reclamar , e então já será tarde demais!
Não sei se você sabe, mas antigamente as meninas se casavam com 12, 13 anos.
É óbvio que a polÃcia é responsável pela lesão da menina que sobreviveu, responsável objetivamente, não é apenas co autora, é cúmplice nos desfecho pois contribuiu diretamente para que a menina levasse o tiro no rosto colocando-a novamente na cena do crime (foi a coisa mais patética que vi nos últimos anos, e olha que polÃcia brasileira "se puxa"), contudo não relativizar os atos a luz do artigo 121 do Código Penal, é criar um perigoso precedente que pode prejudicar a eficiência do dispositi
Nada justifica m@tar a pessoa por quaisquer que sejam as circunstâncias. M@tou, c@deia neles. Se são descontrolados, irracionais, ciumentos deveriam estar num manicômio para se tratarem.
Inicialmente gostaria de saber qual o interesse dessa "Advogada", sendo mulher defender o assassino de uma jovem que tinha o direito de ter um futuro melhor e estava na flor da idade? E a mesma declarou que todo individuo tem direito a uma defesa técnica. Coitado dos demais cidadãos brasileiros que vivem e morrem amontoa- dos nas cadeias, CDP's e Casas de Detenção dentro desse imenso continente. Todos nós cidadãos brasileiros já sabemos que ele é o culpado.
Ora, o interesse dela é financeiro. Ela está lá trabalhando!!! Óbvio...
Então a sua sugestão é q ele não tivesse advogado, simplesmente ficasse sozinho no julgamento ouvindo a acusão do promotor? Certas opiniões aqui beiram a infantilidade.
Concordo com a opinião do autor. As pessoas (advogados/imprensa) querem transformar o simples em algo complexo e dividir em vários pequenos crimes, tentando impor culpa a eliminar o dolo do ato, ou seja, minimizar o crime e consequentemente o castigo. Pra mim não há atenuantes. Levou arma pra conversar com a ex-namorada com qur objetivo? Gente de bem nao anda armada... E não devemos nos esquecer da atitude da policia nos casos de sequestro: sempre quem sobra é bandido e as vitimas morr
Fato consumado só falta a condenação.Só estou surpreso com a advogada de defesa que disse em pleno julgamento à juiza " a senhora deveria voltar para escola" - Em qq paÃs civilizado ela seria presa imediatamente ou a juÃza está esperando terminar o julgamento? Alguém saberia me responder?
Além de fazer o que fezes, tirou a vida de uma pessoas por nada, temos que ligar a TV, abrir um jornal, e olharmos, a mesma história todos os dia, sinto que essa moça está sendo assassinada todos esses dias, como se perde tempo em um julgamento como esse em que todo mundo foi testemunha e viu por varios dias que ele ira e como matou essa moça, não tem com dizer que ele não a matou.
Entendo que todos temos direito a defesa porem o fato é que Eloá morreu ele simplesmente não pode sair ileso pela porta da frente como se nada tivesse acontecido, se ele não sabia o que estava fazendo "louco" vá para o manicomio judiciário, estando lá não fará mal a mais ninguem. E o coração dessa mãe pelo menos deixará de sofrer com uma possivel impunidade.
Falou bonito. Fazer cara de "coitadinho" ou alegar "ser dominado por um instinto incontrolável" não é desculpa. Temos tempo mais que o suficiente para colocar a razão em prol da emoção. E, se chegar ao ponto do inevitável, arcar com as conseqüências e responsabilidades do ato. Pscicólogos e estudiosos que me desculpem, mas fez porque quiz, agora pague e não reclame.
Qualquer paÃs decente do planeta esse cara estaria condenado a prisão perpétua sem estardalhaço e deslumbramento da mÃdia. Isso se ele não fosse morto no ato pelos policiais americanos que não perdoam esse tipo de crime. Aqué é essa encheção de saco e exploração pela mÃdia desse marginal de m....
Pois é, a mÃdia só evoluiu tecnicamente, ela transforma o pior dos seres em celebridade.Existe imprensa e imprensa séria. Tem gente na porta do fórum, falando um monte de bobagem, nem sabe o tipo de crime q está sendo julgando.
Dizer que a mÃdia contribuiu e querer redução da pena por isso é como dizer que o carro ou as boas condições da pista cooperaram em caso de atropelamento, ou que o revolver cooperou em não tendo falhado em caso de assassinato, etc. etc. Tudo conversa. Tudo coopera ou atrapalha, depende de seu ponto de vista. Mas em ultima análise a decisão é da pessoa que pratica a ação.
A advogada podia dar um tempo no Niely Gold, que cabelo horroroso!
Sem querer defender o individuo, q assumiu a responsabilidade de tirar a vida da menina no momento q pegou uma ar ma para ir vê-la, pq não fizeram tanto alarde em cima do pai da menina q fazia parte de um grupo de exterminio q ma tava pessoas sem emoção alguma, apenas por dinheiro ou para "facilitar suas vidas". FAzer esse carnaval todo em cima de um homicidio quando se tem um ma tador com uma fila de mo rtes nas costas em jogo é meio alienante.
Olhá, esse cara é um ser desequilibrado. O ser humano que chega a esse ponto, não tem mais discernimento das coisas. Cuidado, tem um monte desse vagando por aÃ. Os sinais são claros.Cuidem-se!!! Ali ás, anos atrás, qdo a mãe da vÃtima soube que ele batia nela, deveria ter tomado uma atitude. Não que o ocorrido tenha sido culpa dela, mas ela como mãe e responsável, deveria ter tomado alguma atitude.
A atitude da mãe desde a permissão do namoro da jovem, tão jovem, colaborou e muito com o desfecho. Desde quando só porque uma criança desenvolveu pelos no pubis e saliência nos seios é sinal de que o Pai e a Mãe sejam permissivos a ponto de aceitar um homem adulto se esfregar em sua criança. Tudo pode ser permitido, mas, tudo ao seu tempo. Criança não deve fazer escolhas sérias e decidir seu próprio destino até se transformar em pessoa madura. Caso contrário, é este o resultado final.
PODEM DIZER O QUE QUISER MAS ELE É ASSASSINO E DEVE PASSAR O RESTO DA VIDA NA CADEIA. SE HOUVE FATORES EXTERNOS NÃO INTERESSA, POIS QUEM COMETEU O CRIME FOI ELE, E ELE É QUEM DEVE PAGAR.
Ao meu entender: movido a emoção ou não, crime é crime e deve ser devidamente punido. Daà em diante fica a cargo do Estado cuidar ou não do doente mental devido a seus trantornos. Sem punição a sociedade ficará sempre refem... Neste caso a mÃdia contribuiu e muito para o desfecho trágico. É a minha opinião.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Painel do Leitor > Para leitora, relativizar responsabilidade em crimes elimina culpa Voltar
Comente este texto