Ciência > Brasileiro desenvolve método rápido para prever enchentes Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Zé

    Muito bom, esperamos que as prefeituras se antecipem de agora em diante, para evitar a repetição de erros ano após ano.

    Responda
  2. Kelly Curitiba

    Nosso pais tem administradores publicos que vivem promovendo-se das tragedias e junto a impressa tambem se aproveita para vender manchetes. A invensão de um Brasileiro so vai servir para ficar na prateleira.

    Responda
  3. Rústico de 1890 outro século

    Para todos que dizem que brasileiro não cria, e tudo é copiado lá de fora, eis a prova. Uma ideia tão simples que parece até que uma criança criaria, mas o cara é um cientista, ele vê coisas onde nós não vemos. Acho que a questão não é se ele terá patente ou não, o certo, é que temos que aplicar todos os recursos que pudermos para poder viver melhor e aproveitar o planeta de uma maneira mais consciente. parabéns para ele também, não é fácil viver no Brasil num lugar onde as pessoas são acomo

    Responda
  4. Franchaba

    Parabéns ao invento!!! Pena que não seja valorizado no próprio país. Enquanto o orçamento para o Ministério da Ciência e Tecnologia para 2012é de 5 bilhões e , mesmo assim, sujeito à contingências, o orçamento dacopa do mundo e olimpíadas no país passa dos 30 bilhões. A pesquisa (deresultados) no Brasil é modesta, mesmo se comparada a países como a Indiae Argentina.

    Responda
  5. Franchaba

    Parabéns ao invento!!! Pena que não seja valorizado no próprio país.Enquanto o orçamento para o Ministério da Ciência e Tecnologia para 2012 é de 5 bilhões e , mesmo assim, sujeito à contingências, o orçamento da copa do mundo e olimpíadas no país passa dos 30 bilhões. A pesquisa (de resultados) no Brasil é pífia, mesmo se comparada a países como a India e Argentina.

    Responda
  6. Marcelo Beralto

    Resta saber se ainda assim o governo será eficiente ao menos na retirada das pessoas dessas áreas de risco. (sic.)

    Responda
  7. robertohideto

    Embora já tenha sido apresentado no Senado e na Câmara, não há previsão de quando (ou se) ele será adotado pelo poder público...É claro que só vão adotar daqui a 10 anos, depois de morrerem centenas de pessoas...É claro que, por ser invenção de brasileiro, ninguém em Brasília dá valor...É claro que só será adotado se tiver alguém em Brasília faturando alto com essa invenção (disponibilizada de graça por esse grande inventor brasileiro)...

    Responda
  8. gutobenedetti

    Os brasileiros precisam um pouco mais de ganancia, no bom sentido da palavra. se for possivel que patenteie esta ideia. Ganhe dinheiro e traga mais divisas pro Brasil e para o inventor. Com o dinheiro ganho poderá kucrar mais, produzir mais. Temos que deixar de ser bonzinhos. Inventamos o aviao e a bondade de Santos Dumont que queria ver sua ideia utilizada para o bem no mundo inteiro nos trouxe o que, alem de orgulho? Bondade nao paga as contas.

    Responda
    1. camargo

      Durante muitos anos numa cidade do interior de SP, Algum politico se elegia em cima de uma promessa de unir dois bairros por uma ponte. Mas nunca se construia essa ponte. Um dia um candidato a vereador prometeu, ganhou e com insistencia o Prefeito teve que construir a ponte. Moral da historia; acabou com a galinha dos ovos de ouro dos prometentes em eleições dali em diante.

    2. camargo

      Esse invento vai ter o mesmo destino do motor de opala movido a ar comprimido feito por um mecanico de VITORIA-ES. Hoje o inventor esta "empregado" com um salario vitalicio em BELO HORIZONTE. Deve ate ter esquecido do assunto.

  9. gutobenedetti

    Varias empresas americanas, para determinados setores, contratam SEMPRE 1 brasileiro e 1 indiano para a sua equipe, devido a inteligencia, capacidade de adaptacao e criatividade. É uma pena que no Brasil uma boa parte esteja preocupada em ganhar dinheiro de forma ilicita atraves da sua critividade.

    Responda
    1. camargo

      E o inventor foi logo apresentar na Caverna do ALI BABA RM BRASILIA-DF. ta na cara a ingenuidade dele; ou esperteza talvez.

  10. beto

    Dez anos de pesquisas? Eis um dos raros brasileiros que não desistem.... Generosida de e nobreza de caráter... Infelizmente está do lado oposto da indústria das calamidades. Provavelmente oferecerão incentivos para exportar, desde que essa invenção nunca seja usada por aqui. Como se vê, Educação faz diferença (não confundir com subtração).

    Responda
  11. cjmarchi

    Patente já!!!!!! Antes que algum gringo exxperto venha e roube a ideia. Parabéns aos cientistas!!!

    Responda
  12. S.Levy

    Legal, Ótimo, Parabens. E será que alguma "Excelentissima" autoridade dedicara' alguns minutos de sua vida atribulada para PREVENIR OU PELO MENOS TENTAR CONTER ESSES DESASTRES?

    Responda
  13. Luiz

    Um trabalho que merece destaque mundialmente. De baixo valor e de fácil aplicação...pena que está envolvendo os estúpidos políticos brasileiros e aí a coisa não vai. Eles não tem interesses em resolver problemas em benefício do povo, principalmente se não tem como receber propinas. Político brasileiro não trabalha sem receber vantagens econômicas.

    Responda
  14. jose

    A publicação e vários meses como o mais acessado no "Journal of Hydrology" conta e é muito positivo.Falar que o sistema foi elogiado e muito pelos politicos não tem significado algum.Se tiver é negativo.Estes senhores na sua maioria chegam ao topo da profissão graças à ignorância endêmica que grassa no pais e da qual são apologistas compromissados.É ela que explica a existência deles no nosso parlamento.Não querem pessoas esclarecidas e ambiciosas.São na essência obscurantistas.

    Responda
  15. Mauritius Leite

    Os lugares que enchem são sempre os mesmos. lugares onde antes eram varzeas, corregos, rios e que foram atreeados pelo homem. "Pés" de morros, beiras de rios e vales. Todo ano é amesma estória. Aguardem pois as águas de Março já estão chegando. E veremos as mesmas cenas e tragédias dos últimos trocentos anos....

    Responda
  16. isnatonete

    Atenção e muita Atenção, enchentes dar dinheiro e voto para politicos a seca tambem. as eleições vem aí Acorda Brasileiros.

    Responda
  17. Rafael

    Este invento salvará vidas todos os anos, para sempre. E que ganha este grande cientista? Desprezo do governo. Enquanto isto, jogadores de futebol ganham fábulas de dinheiro, BBBs também, além dos safardanas oficiais.

    Responda
  18. Alex Fleming

    Pobre cientista. Na sua vã ingenuidade de que o problema das enchentes era técnico e não de ho-nestidade e caráter (coisa que falta aos políticos, reflexos do nosso povo), acreditou que os 10 anos da sua vida que foram dedicados a esse projeto ia realmente salvar vidas. Não vai pelas razões que já foram apontadas aqui: políticos, como qualquer ser humano, respondem a incentivos. E os nossos tem incentivos pra não tentar evitar as catástrofes causadas pelas enchentes. Simples assim. /

    Responda
  19. Bolinha

    Parabéns aos cientistas da equipe de Antonio Donato Nobre, cientista do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Ele liderou o trabalho, que levou dez anos para ser desenvolvido e tem disponibilizado o seu trabalho para prefeituras interessadas já que o Governo Federal não se interessou... Iniciativa louvável já que o INPE é financiado com dinheiro público e, mais 1 vez, serve de prova da capacidade do pesquisador brasileiro de gerar soluções para os problemas brasileiros.

    Responda
  20. Ronaldo Luis Gonçalves

    Excelente trabalho.

    Responda
  21. MarceloATdeO

    O feito é magnífico. O trabalho vai ao essencial. Parabéns! Porém, ainda cobrando a equipe de Ciência da F-de-SP sobre o boicote à Elsevier (Cotidiano de 10/02/2012 e 17/02/2012), o Journal of Hydrology é publicado por essa editora (Elsevier). Será que os autores desse trabalho memorável pagaram para tê-lo publicado, como sugerem as matérias citadas? Eu duvido! Os editores de ciência desse jornal ainda estão nos devendo esclarecimentos sobre a polêmica com a Elsevier. Marcelo de Olive

    Responda
  22. edsm

    Este jornal ficou DOIDO? Sequer informa o nome do brasileiro? Mas lembremos que no Br as áreas de alagamento-enchentes já foram faz tempo mapeadas pelas prefeituras, Estados e União. Mas o abandono continua. Nada fazem.

    Responda
  23. Gabriel Silva

    Mas, ele levou em conta o escoamento da água aos esgotos, a adesão da agua na areia, a quantidade de lixo em certas regiões podendo entopir lugares antes do previsto e a densidade da areia nos morros mencionados ? (aos estressados, e só uma pergunta não estou criticando absolutamente nada)

    Responda
  24. Alarcon Matos

    Trabalho com Geografia e não vi nada de novo. Embora, seja muito importante este tipo de pesquisa, as imagens laser scaner não são baratas, e os sensores radio com alta precisão vertical tambem são muitos caros. Porém é muito valido este metodologia para extração de drenagem, estou desenvolvendo uma outra tecnica para identificação de alagamento usando processamento digital de imagem espero que o resultado seja igualmente satisfatorio, porém ja existe algumas limitações para aplicar o projet

    Responda
  25. Fernando

    Infelizmente este programa (metodologia) de prevenção de enchente e deslizamentos não será adotada no Brasil por muito tempo. Pois se caso isso ocorresse, o "PODER PÚBLICO" gastaria apenas uma vez, e perderiam uma "FONTE" certa de receita. Vejam só, a cada enchente, aparece mais político do que desabrigados, prometem e liberam mais recursos do que custaria uma prevensão séria e única. É muito mais "econômico" para seus bolsos as ações pós catastrofes.

    Responda
    1. camargo

      Ha um ditado que diz acerca de estar desempregado. PIOR QUE ESTAR DESEMPREGADO É ESTAR MAL EMPREGADO. Explico: Quando se vai morar num local deve-se avaliar certas situações de periculosidade tais como: terreno esquina; paga imposto em duas ruas / esta sujeito a ser invadido por carro ou outro veiculo desgovernado / se for baixo, tera inevitavelmente enchente. Esta na hora de parar de socorrer esses teimosos, eles irão pensar dus vezes antes de iniciarem a nova morada.

  26. Atila o Huno

    "Metereologia" também já é demais, dona Phôlea.

    Responda
  27. Miltonxf

    Que ótima a pesquisa desse brasileiro! Abraço pra quem mora nas reioões do0 Pacaembú, Vila Maria, Lapa Baixa, Vila Carrão e São Mateus et cetera. Essa pesquisa não fará diferença nenhuma no próximo ano de vocês.

    Responda
  28. Fernandes

    Enquanto todo prejuizo das perdas nas enchentes ficar c apopulação,então gov continuará não fazendo nada. . Por outro lado, ele não inventou a roda. Veja os mapas de risco de enchentes na suiça, onde tudo em baseado num DTM (Digital Terrain Model),faz-se o calculo em 2D e sabe-se local de transbordo, p onde fluira e qual profundidade dagua de qq pto. Eu sei pq trabalho c isso. Curiosos ? Entao gis.zh .ch q é do cantao de zurique

    Responda
  29. Rafa

    Sinto dizer ao pesquisador brasileiro, mas no Brasil, ele deveria saber, prevenção não existe. É preciso a catástrofe acontecer pra só depois alguma providência ser tomada (de preferência com o L/u/l/a sobrevoando de helicóptero e chorando lágrimas de crocodilo). Temos vários exemplos, como os acidentes de aviões que aconteceram nos últimos anos por falta equipamentos e estruturas necessários, o edifício q desabou no RJ por falta de fiscalização, o grande vazamento de óleo no pre-sal etc. /

    Responda
  30. Mario

    Muito bom, simples e barato. Por isso não será adotado pelos po-líticos. Acaba com as mam@-tas emergenciais. Eles preferem mat@-r pessoas e ganhar com isso, do que evitá-las e não ganhar (ou ganhar menos).

    Responda
  31. antonio

    Parabéns à genialidade brasileira. Infelizmente muitos usam ainda este espaço para menosprezar a nossa inteligência. Como diz um comentarista, se fosse invenção americana estavam dizendo amém e enaltecendo. Vamos parar com o complexo de vira-lata. (foram dez anos de pesquisa)

    Responda
  32. kadrunko

    A matéria afirma que este projeto demandou 10 anos ! Os investimentos realizados, ao longo destes 120 meses, não foram pequenos com toda a certeza, mas o retorno é incerto ... A matéria não trata, pelo menos não nada a respeito, da questão da patente deste projeto. Ele pode ser simples, como foi citado, mas precisa ser oficialmente patenteado, ou será que já existe algum convite para este fim lá de fora ? De qualquer forma, uma excelente novidade !

    Responda
  33. Hélio Pereira

    Parabéns ao Cientista,pois sua descoberta pode ser usada em qualquer parte do mundo e servir para prevenir desastres em qualquer país. Infelizmente embora ele seja Brasileiro,tudo indica que o Brasil será o ultimo a utilizar esta descoberta cientifica,pois nossos Governantes "adoram" uma tragédia,"adoram" posar de "bons samaritanos"e sair distribuindo roupas e alimentos a flagelados por enchentes,adoram ir na Tv e demonstrar preocupação com a população atiginda,mas prevenir que é bom

    Responda
  34. LEANDRO CARVALHO FORTUNA

    Simplesmente fenomenal! Acontece que o Brasil não se dá valor, se fosse uma invenção de um americano ou europeu, os governos já teriam pago milhões pelo serviço, como foi um brasileiro que criou ele precisa distribuir de graça e daqui a algum tempo talvez esteja trocando por cesta básica!!!! Assim como a folh@ que coloca a manchete em um espaço pequeno e sem destaque. Que tal trocar a matéria de capa, ao invéz de colocar tragédi@, que tal expor a invenção que evita tragé

    Responda
  35. Sergio Carneiro

    O inventor brasileiro começou certo: Colocou o nome em inglês. Agora esperar que o poder publico utilize o seu projeto é querer demais. Quais vão ser as promessas vazias nas próximas campanhas eleitorais, caso esse projeto seja utilizado. Como no nordeste antigamente: Toda campanha era prometido resolver o problema da seca.

    Responda
  36. João Ferreira

    Não é metereologia, amigos. É METEOROLOGIA.

    Responda
  37. Bruno OVM

    Parabéns ao brasileiro, mas, apesar da sua ideia ser simples, não vai servir pra ser usada no Brasil já que aqui temos um método muito mais simples que o seu. Eles conseguem prever com um ano de antecedência, é só olhar os registros de enchentes do ano anterior e ficar esperando acontecer novamente no mesmo lugar.

    Responda
  38. Sr

    Muito bom. Agora precisaria planejamento, interesse e um mínimo de boa vontade dos órgãos públicos. Em tempo: eu já prevejo as enchentes aqui na minha quebrada em 2013, 2014,2015...

    Responda
  39. rosalves

    e um assunto como este recebe menos destaque (e nenhum coluna em jornais) que a opinião da novo canhão do ministério sobre o aborto. Ô imprensa fora de foco!

    Responda
  40. Dias Melhores

    Parabéns, muito bom, mesmo.Agora vamos avisar ao Sérgio Cabral, Eduardo Paes, Zé Chirico, Picolé de Chuchu e outros menos votados.

    Responda
  41. imaterial

    O proxximo projeto desse cientista brasileiro, vai ser um teste que comprova gravidez em mulher gravida de 9 meses.

    Responda
  42. ademar

    É elementar o principio de que é melhor e mais barato prevenir do que remediar. Se ja sabemos onde teremos que tirar as pessoas porque nao planejar a retirada antecipada dessas pessoas e esses locais serem destinados a areas de preservaçao? Ou sera que dai nao havera manchetes sensacionalistas e nem bandeiras politicas toscas?

    Responda
  43. Wilson Rizzo

    É pena que jamais será adotado oficialmente, pois tragédia que é prevenida e evitada, não gera oportunidades de ganhos com aquisição de recursos em caráter de emergência, que dispensa licitações. Ou seja, é uma solução que colide com interesses da maioria dos administradores públicos no Brasil.

    Responda
  44. brunomacho

    Esse método pode funcionar no papel mas na prática não funciona. A estaçâo chuvosa já vai logo chegar e com as chuvas haverá certamente mortes e isso continuará por muitos e longos anos. Além disso, duvido muito que seja possível prever enchentes. Se a quantidade de água que cai do céu é muito grande, enchentes e, consequentemente, mortes são inevitáveis.

    Responda
  45. luis carlos jacyzin

    Se derem uma volta pela cidade, e possivel identificarem as areas de risco. Mas, e dai? Essas equipes de apoio funcionam. Ha defesa civil?. Ha prevencoes de encostas? Ha escoamentos para a chuva? So mesmo canalizando-se as aguas para o mar com barreiras de contencoes para nao arrastarem tudo.

    Responda
  46. antonio goncalves

    Sr Danalilo se todos fose como esse jovem , acredito que o brasil seria muito melhor,e nao ja ficar falando mal de teu proprio pais, sao pessoas asim com pensamento como o teu que o brasil nao vai pra afrente. so sabe ficar centado em uma cadeira e reclamar de tudo, alias tudo que tem ai no brasil, ninguem da valor, so comecam da valor qdo vem aqui fora que o primeiro mundo da valor ,ai sim vcs ai comecam elogiar.acho que vcs prescisam da mais valor ao brasil.acreditar no brasil, pesimismo n

    Responda
    1. Kaiser

      Nosso maior problema é esse otimismo infantil, que não admite críticas ao Brasil, que diz "se acha que está errado, levante da cadeira e faça algo". A própria reportagem mostrou o desinteresse de nossos representantes, esta é a realidade. Muitas pesquisas no Brasil são interrompidas e muitas outras sequer começam, porque o grande incentivador, o poder público, o grande interessado, não dá a mínima. Entra ano e sai ano, sempre a mesma ladainha: cortes em investimentos, pesquisas e inovação.

    2. Danilo Gomes

      E onde eu reclamei? O invento é fantástico, mas não será utilizado no Brasil. O mesmo fim se deu para a fibra óptica, invenção brasileira, o governo não viu utilidade, e o criador vendeu a patente para os EUA. Nós temos excelentes brasileiros e um péssimo governo. E Roberto, não sou partidário, acredito que devemos votar em PESSOAS e não em partidos, afinal nem PT nem PSDB presta na minha opinião.

    3. Roberto Silva

      Liga não..ele faz parte da meia duzia de comadres viuvos de FHC e Cia que querem a volta do Brasdil do atraso. Querem! Vão ficar querendo ,,.....rs

  47. Marcus

    Essa descoberta é realmente fantástica se não vejamos...Pergunte a qualquer morador .da região como todos os anos teremos as mesmas enchentes, e vejam bem, nenhum precisa de computador nem satélite, realmente esse brasileiro deveria trabalhar na Nasa.

    Responda
    1. Petroleo

      Nossa e o que vc ja fez pela sociedade? Ficar sentado reclamando de quem faz eh muito comodo!

  48. Peter Carvalho

    Método.... Não é a toa que nenhum brasieliro ainda ganhou o prêmio Nobel.... Coisinha chinfrim.

    Responda
  49. Hélio Shinsato

    Um grande feito! As prefeituras tem uma desculpa a menos p/ falta de planejamento. Está na hora de reduzir danos e mortes causados por enchentes cada vez + intensas. Parabéns ao Dr. Nobre pela grande idéia e pela nobre atitude (Não pude evitar o trocadilho. Rs.). O nome do sistema foi bem escolhido, em inglês, passando a idéia de que está na mão, fácil e pronto p/ usar. Só acho que em locais como Angra, com vegetação cobrindo rochas, a delimitação de áreas de deslizamento seria menos precisa.

    Responda
  50. Danilo Gomes

    Parabenizo esse brasileiro por uma pesquisa e um projeto que pode salvar milhares de vidas. E dou um conselho, vá vender esse projeto para um país que realmente tenha interesse em combater enchentes. Pois no Brasil não nosso problema não é PREVER enchentes, pois todos os anos temos as enchentes exatamente nos mesmos lugares e o governo nada faz para combater esse problema.

    Responda
    1. Babi

      Aliás Danilo, quanto mais enchente melhor para os políticos. Afinal, são mais recursos liberados para eles desviarem.... Acorda Brasil!

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.