Ciência > Cientistas descobrem novo planeta composto por água em sua maior parte Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. valter brito celestino

    Falta agora um planeta de lúpus ,e outro de cevada .Dai tu fermenta tudo e em alguns dias ,já pode começar a mandar brasileiros pra lá. Dá para construir os foguetes com a arrecadação recorde que nós "puxadores de carroça "estamos conseguindo fazer no brasil,pois se for analisar que de um jeito ou de outro esse dinheiro vai mesmo pro espaço...

    Responda
  2. Pensador

    Não são formas exóticas de água... Ãgua é água (H2O), a diferença é que como a pressão atmosférica no planeta é muito superior à nossa, acredita-se que exista água no estado líquido em temperaturas superiores à 200oC. Entretanto, isto não é nada assombroso, já que nas caldeiras de geração de energia elétrica (ou de vapor para uso em indústrias), temos água saturada (em equilíbrio com vapor) a temperaturas bem superiores à esta. A temperatura limite seria 374oC (temperatura crítica da água).

    Responda
  3. Knight Rider

    A NAZZA e sua fotos artistikas...eles até que desenham bem.

    Responda
    1. Anderson Oliveira

      Knigth: ok vou publicar um pequeno pedaço de um pixel de uma imagem da nasa OK?010101111110101010101000000 000000000001011111111010101011 010010101101000110010100100101 010101101000001010101001110010 101001 satisfeito? Vai estudar, e PROVE suas teorias antes de pensar que esse espaço e uma latrina.

    2. Knight Fusion

      MAis ingenuo é vc pensar que a nazza não manipula as fotos. Que publikem a forma que se consegue ver na atualidade, e não induzir os leitores ao erro. Viu a diferença ou ainda vc esta ingenuo?

    3. Alan Ranieri

      Muito ingênuo você achar que existem meios óticos naatualidade para se observar diretamente um planeta a essa distância...

    4. Knight Rider

      **suas

  4. Knight Rider

    Descobrem ou encontram?

    Responda
    1. Paulo Schaefer

      Sim....mas o costume é falar "descobriu".....Tecnicamente encontraram algo que já existia, ou descobriram algo que não conheciam (discussão importante)

    2. Knight Rider

      vlw.

    3. Knight Rider

      MAs se o brasil ''sempre '' esteve aki então o correto é encontraram. O mesmo se aplika ao planeta...ele estava la...portanto encontraram?

    4. Paulo Schaefer

      Descobrem....o Brasil foi descoberto....não encontrado.....

  5. mrfukaya

    Com certeza não há vida inteligente ou pelo menos tecnologicamente evoluída, senão já teríamos percebido luzes artificiais.Pode haver vida submersa ou microscópica com algas e bactérias. Apesar da alta temperatura na superfície, todas as outras condições parecer ser favoráveis.

    Responda
    1. LucasVM

      Na verdade meu caro e jovem cientista, o problema não se resume à flexibilidade do couro do crocodilo e sim às imensas distancias estelares.

    2. Paulo Schaefer

      Um detalhe..a tecnologia atual não permite perceber detalhes na superfície dos exoplanetas. Os estudos levam anos pois todas as conclusões são indiretas e feitas em função das pequenas perturbações que o planeta causa em sua estrela (luz ou movimento). As medições não são feitas diretamente no planeta pois a sensibilidade dos instrumentos ainda não permite. Não se encontrou ainda um exoplaneta do tamanho da Terra simplesmente porque ainda não temos instrumentos sensíveis o suficiente.

    3. Paulo Schaefer

      Com certeza esta vida inteligente, tão ou mais evoluída que a nossa, não está na vizinhança astronômica. E se, por outro lado, nós acharmos que em 1000 anos seremos capazes de viajar pelo espaço como viajamos pela Terra, isto também parece improvável. Certamente existem civilizações lá fora que estão mais de 1000 anos na nossa frente, mas mesmo assim ainda não nos encontraram. Ou estão muito longe ou a vida é mais rara do que supomos.....

  6. Paulo Schaefer

    Esta situação, nossos sinais de rádio já estarem a uma distância tão grande quanto 80 anos luz, já levou alguns cientistas americanos a levantar a hipótese de um contato iminente com civilizações extra terrestres e se este contato seria bom ou ruim. Foram levantados 3 cenários: no melhor, evoluiríamos rapidamente absorvendo os conhecimentos desta civilização. No segundo cenário, nada aconteceria, pois esta civilização poderia não querer interagir. No terceiro cenário...seríamos aniquilados..

    Responda
  7. Paulo Schaefer

    O desenvolvimento da tecnologia (telescópio Hubble e Spitzer) e dos telescópios em terra, o número de descobertas de exoplanetas está subindo em escala geométrica. Mas ainda nenhum tão parecido com a Terra (diâmetro, massa, distância da estrela) para merecer um estudo mais profundo em relação à vida. Se num raio de 80 anos luz existisse uma civilização tão ou mais adiantada que nossa, nós já poderíamos captar transmissões de rádio vindas de lá. Nossos sinais já estão presentes a esta distânc

    Responda
  8. Vodca Com Gelo

    .

    Responda
  9. dennis

    "Ciência > Cientistas descobrem novo planeta composto por água em sua maior parte" -e?

    Responda
    1. LucasVM

      kkk, o certo pra ele seria Alt+F4, várias vezes...

    2. Anderson Oliveira

      Você esta na parte errada do site vai em: F5 > Hebe ameaça deixar RedeTV!; game de Mario Frias sai do ar Vai ler esse tipo de noticia que talvez pessoas como vc se identifiquem melhor...

  10. Hélio Shinsato

    Diameter = diâmetro. Mass = massa. A tradução é tão fácil e conseguiram se complicar. Acho que faltaram às aulas de matemática e física. Também me irrito ao ver as traduções dos documentários, quando chamam arqueólogos de arqueologistas (archaeologists) Dizem "inapropriado" (inapropriate) ao invés de impróprio, inadequado. Isso e outras coisas do tipo, por semelhança. Aí nós, os tupiniquins, começamos a usar as palavras traduzidas nos documentários, ao invés de usar as palavras do bom portug

    Responda
    1. Hélio Shinsato

      Oi Tiago, vejo que você é um provocador, que quer me tirar do sério. Apesar das ofensas, tudo bem, vou tentar explicar as coisas para você. No artigo original (foi corrigido depois das muitas críticas) traduziram diameter como comprimento e mass como peso. É muito diferente! Quanto aos documentários, outro exemplo: vi um documentário sobre marmotas. Foi 1 hora chamando as marmotas de outro nome (acho que furão, ou sei lá que outro bicho muito diferente). Isso é deseducar. É sobre isso que fa

    2. Tiago Marciano

      Que frescura, hein... tanto faz... o importante é entender... Vcs intelectualóides é que complicam demais... a mídia só usa uma linguagem mais simples para que pessoas não tão sábias como vc, possam entender do que se trata...

    3. Tiago Marciano

      Que frescura, hein... tanto faz... o importante é entender a parada...

    4. Hélio Shinsato

      É, Rafael, a TV aberta atende supostamente as preferências da maioria ou da média da população, usa linguagem básica e está sendo tomada por seitas religiosas, pois têm muito $. Isso limita muito as opções de programação. A TV por assinatura, que pode atender vários nichos, deixa muito a desejar. E está cheia de comerciais, apesar de ser muito bem paga. As rádios AM e FM também estão sendo compradas pelas seitas religiosas. Ah, você notou que corrigiram o erro do artigo? Não falaram em errat

    5. Rafael

      BRAVO! Hélio. Como vemos e vc. acaba de denunciar, há neste nosso país do BBB, uma decadência generalizada e grave.

  11. Borromeu

    Deus conhece tudo, pois é o Criador e Jamais o homem atingirá este conhecimento e tudo que temos e apenas matéria prima deixado por ele, para nossa sobrevivência.

    Responda
    1. LucasVM

      Amem irmão, agora aperta Alt+F4 e vai ler, pra vc seria bom Lobsang Rampa.

    2. Beto

      Não se entende porque emitir tal opinião aqui. Para mostrar que você acredita tem fé? Fica-se a duvidar de fé que necessita tal exposição. A lógica também é meio falha - por nossa limitação não devemos tentar aprender o máximo que conseguirmos? Acho que você fica parecendo o cara que ganhou apenas um talento... Se tivesse a verdadeira fé estaria entusiasmado com descobertas da Astronomia. pois como disse o salmista - "Os céus contam a glória de deus e sua obra está no firmamento" Tente conhe

  12. Júlio Dalcin

    Aqui mesmo no sistema solar temos também Nibiru, com uma grossa atmosfera, alimentada continuamente com erupções vulcânicas, que conserva aquecido quando se afasta, e protege dos raios solares quando se aproxima em sua órbita de 3600 anos, passando entre Marte e Júpiter. Composto por terra, lagos e rios.

    Responda
  13. Isaac L

    A Nasa não sabe nem o que tem em Marte que fica aqui no "nosso quintal" o que dirá de um planeta que fica a 40 anos luz !!

    Responda
    1. Paulo Schaefer

      Seu quintal é grande heim....

    2. Guaraná Taí

      aia... quanta ignorância!!

  14. Chespe

    Mais uma f@lh@. Onde lê-se "peso", leia-se "massa". Peso é amassa sob a influência gravitacional, e como vão pesar um planeta empleno espaço??? E substituindo "comprimento" por "diâmetro", mesmo assimeste planeta seria bem menos denso do que a Terra - cerca de 35%. mencionaram "uma enorme fração composta por água". Deve ser bastante água para chegar a tal densidade!

    Responda
    1. Antonio Carlos

      Apesar de todos os nossos escapanços (afinal quem nunca errou) concordamos pasmos, de leigos a doutores, que a astrofísica está a caminho de cindir um dos mais antigos equívocos do homem, aquela velha crença de que as estrelas "fixas" do céu são apenas pontinhos luminosos.

    2. Beto

      E também "temperatura estimada em 450 graus Fahrenheit (232 graus celsius)"! Primeiro, porque dar em Fahrenheit se só gente esquisita, como os americanos, usam. Segundo, se quiser, Celcius. Terceiro aproximadamente 450 F não se torna exatamente 232 C. Que conversão mais burra! Deveria ser 230 C para indicar o mesmo grau de precisão.

  15. Joberson Souza

    Esse tipo de notícia é magneto para 0tários.... Vão falar que a NASA mente, que o homem não foi à LUa, que Deus é que sabe de tudo, que os cientistas estão enrolando o povo, que o importante é gastar dinheiro com os pobres, com a Ãfrica, que o que vale a pena estudar é a Terra....etc...

    Responda
    1. Julio Simões

      O mais interessante é que esse tipo de pessoa não entende nada de astronomia ou sequer de política internacional...

  16. hugolpr

    Acho que o termo correto para medir a dimensão de um planeta (formato próximo a uma esfera) seria o diâmetro ou o raio, e não "comprimento"...

    Responda
  17. branquinho

    SERIA BOM ENCAMINHAR ESTES DITADORES PARA ESTE PLANETA E LA COM O POVO QUE OS APOIAM MONTAR UMA OASES E UM SISTEMA DE GOVERNO PARA ELES.

    Responda
  18. ALDO

    EXATAMENTE ESSA A PERGUNTA QUE EU IA FAZER...

    Responda
  19. joscelino m

    MAIS UMA FARSA VEM POR AÃ.

    Responda
  20. mario albuquerque

    Como ele possui tanta água com uma temperatura tão elevada?

    Responda
    1. Paulo Schaefer

      A uma pressão de 21 atmosferas a água só se evapora a mais de 230 °C. Esta pressão, apesar de elevada para os padrões da Terra, é bem comum no universo. Em Vênus, por exemplo, a pressão na superfície é estimada em 90 atmosferas. Resumindo, a descoberta é plenamente possível.

    2. Beto

      Uma correção - nem Mercúrio nem Vẽnus estão com uma face sempre voltada para o Sol. Mas você tem razão em salientar que a temperatura em questão pode ser a média de dois extremos bem distintos.

    3. Guaraná Taí

      Alguém disse/escreveu que a água está em estado líquido? Há grande possibilidade de que também se encontre neste estado, afinal, assim como Mercurio, Venus e a Lua, um lado deve estar "travado" ao corpo o qual orbita, dada a proximidade e massa. Ou seja, há um lado eternamente escuro (gelo), outro sempre iluminado (vapor) e uma região de penumbra entre os dois (líquido?). Ambientes liquidos proporcionam maior mobilidade (vida?).

    4. Sergio Carneiro

      É muita pressão para manter água pura na forma liquida a temperatura de 232C. Para melhor entender. Uma panela de pressão trabalha com 2 atm e eleva o ponto de ebulição da água pura para 120C. A atmosfera desse planeta deve ser maior de a nossa e como ele tem sete vezes a massa da terra a a gravidade faz com que a pressão atmosférica ser enorme. Ou deve ter algum outro componente na água que eleve seu ponto de ebulição, talvez um produto soluto e não-volátil.

    5. Avelino

      Pressão. Pressão atmosférica. Sob pressão, a água eleva seu ponto de ebulição. Esse é o princípio da panela-de-pressão: o próprio vapor do cozimento aumenta a pressão interna, elevando o ponto de ebulição da água.

    6. Aruan

      Uma possível explicação seria uma pressão atmosférica maior e/ou em virtude de um empuxo gravitacional maior. Não tenho muito conhecimento, é possível que hajam outros fatores capazes de dilatar o ponto de ebulição.

    7. José Pillon

      Mário, também pensei nisso. Não sou físico, mas acho que depende da pressão de lá.Quando a pressão aumenta a temperatura da água pode subir que ela permanece líquida. Se a pressão diminui conforme se afasta do solo, ela se evapora e forma a camada de vapor em torno do planeta.Faz sentido?

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.