Painel do Leitor > Irã e Israel deveriam negociar a paz, expõe leitor Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. abimopectore

    O texto completo segue no meu facebook. Confira.

    Responda
    1. samuel haddad carvalho

      Acho sua preocupação desnecessária. Se juntarmos Rússia, China e Irã, ainda assim não seriam páreos contra tecnologia mil-itar americana. Qual país consegue saber até mesmo o que escrevo nesse momento? Só existe um, os Eua. Quem ousaria a-tacar Israel com um protetor desse porte? Dizer que Israel está in-seguro é pura propaganda pra justificar as constantes agre-ssões sio-nistas. Não se esqueça que basta Netanyahu bater o pé pra que Obama o obedeça imediatamente.

  2. abimopectore

    É claro que alguns podem argumentar: bem, mas Israel não pode ficar de braços cruzados enquanto o seu inimigo público se prepara para dizimá-lo. Será? É mesmo crível e razoável que algum Estado islâmico lance uma ofensiva contra Israel para extirpá-lo da face da Terra, ou isso não passa de mais uma invencionisse do ocidente em favor do desequilíbrio de forças no oriente médio para manter inalteráveis as vantagens econômicas e estratégicas que as potências ocidentais possuem por lá?

    Responda
  3. abimopectore

    Caros colegas, neste embate não há vítima nem vilão, no máximo os dois Estados reúnem em si mesmos as duas performances: de um lado, há um Estado islâmico que prega publicamente a eliminação de Israel. Do outro, há um Estado judeu fundamentalista e arrogante,  que valendo-se do discurso de ter sido vítima de barbárie no passado recente, arvora-se no direito de também cometê-las, a pretexto de não voltar mais a sofrer o que sofrera.

    Responda
  4. abimopectore

    Por entender uma opinião mais parcimoniosa que a maior parte das que foram postadas aqui, vou publicar a minha opinião já expressada ao leitor Samuel Haddad.

    Responda
  5. santos

    tudo por dinheiro,a vida não vale nada pra essa gente

    Responda
  6. Sergio Carneiro

    Paz no Oriente Médio (Israel, Líbano, Irã, Turquia e ...) somente apos uma guerra declarada e aberta. Existem questões sobre: Etnias, terras, religiões, culturas, politicas, econômicas, insurgências e etc... entre quase todos os países. São muitos os pontos de tensão e existem extremistas do dois lados.

    Responda
  7. meirhalevai

    Parabéns ao leitor por ter tido seu ponto de vista publicado pelo jornal. É um texto bonitinho, embora muitíssimo ingênuo e pouco prático. Diálogo e ações bonitinhas é o que Israel tem tentado. Defender-se é um direito. Faça um teste. Bata na porta do seu vizinho armado até os dentes e tente "negociar a paz" com ele. Depois escreva outro texto. Tenho certeza de que não será tão fofinho. Ah, e esqueça: o texto não será publicado dessa vez. A Foi.a não publica posições a favor de Israel... /p

    Responda
    1. Marinho

      Meir, hoje com ~200 ogivas nucleares, o vizinho armado até os dentes é Israel! O direito de defender-se que você diz, é sagrado e extensivo ao Irã! Ou o Irã não tem esse direito? Até hoje não se sabe com total certeza que o Irã tem ou esta construindo artefatos nucleares! A única certeza é que Israel as tem, vai negar? Insisto....até aí é reciprocidade!

  8. gama

    Um exército experiente e glorioso como o de Israel não vai esperar o ditador e filoterrorista construir bomba atômica. Lembram da guerra dos seis dias? O mundo árabe:Egito, líbano, Síria, Jordânia, Arabia Saudita, se preparavam para atacar Israel, mas a força aérea israelense se antecipou e a aliança liderada por Nasser sofreu uma derrota humilhante. O destino Ahmadinejad será o mesmo de Sadan: forca e o inferno.

    Responda
    1. Marinho

      Geraldo, joga a erva fora, homem! Por aqueles tempos, o mundo árabe desarticulado e seus exército eram incompetentes! Bastou um minimo de organização e tivemos a guerra do Yom Kippur! O Irã é um país com ~85 milhões de habitantes, suas forças armadas estão motivadas, é autosuficiente em petróleo, possui execelentes relações com China, Rússia e India que estão dispostos a supri-los com aviões e tanques, pois não vão querer perder um aliado tão estratégico....

  9. silveira

    Acho q esta situação deveria ser vista c isenção p todos,o momento é complicado,de um lado temos os radicais islãmicos e de outro Israel q tb tem opiniões muito radicais. Na minha opinião a qq momento essa tensão poderá ter um desfecho q poderá trazer prejuízos irreparáveis p toda humanidade.Deus queira q não.

    Responda
  10. pois é

    é tudo mentira, teatro, sempre foi, vão continuar morrendo milhares de pobres nas guerras do oriente médio.O trabalhador de classe média de Israel, que se mata para poder pagar o aluguel, e o trabalhador árabe que é privado inclusive de sua dignidade.As industrias petroleiras faturam horrores e reinam sobre nós como deusas. Sionismo, Islamismo, Nacionalismo, Socialismo,etc.. escolha a cor de camisa que você quiser e entre na roda para morrer esquarterjado. Porque ainda muito sangue vai jorra

    Responda
  11. RenatoTNT

    Israel desenvolveu em segredo sua bomba nuclear e agora vem falar do Irã??? Esses sionistas são muito hipócritas!

    Responda
    1. Julio snitcovsky

      Desenvolveram em segredo porque são espertos, não hipócritas.

  12. Elias Abdala

    Só pelos comentários percebe-se as profundas divergêcias em relação a questão Israel e Mundo Ãrabe, imaginem quão profundas são essas divergências entre eles. Poderíamos dizer que só por interveção direta de Deus de ambos os lados pudesse trazer a paz. O perigo é iminente, e se hover guerra entre Irã e Israel, não serão somente eles que sofrerão, mas o mundo todo está em risco. Por isso, a potências mundiais devem esfriar os ânimos e não "jogar mais gasolina no fogo".

    Responda
    1. Erwin Schrodinger

      Pois é, "brimo" Abdala, o pior de tudo mesmo é que os civis (imensa maioria da população) tem suas vidas tragicamente afetadas por toda essa insanidade. Apesar de concordar com os leitores que defendem a soberania e o direito às @rm@s nucleares do Irã, não me agrada nem um pouco essa situação. Muito pelo contrário. Como já disse alguém, os líderes mundiais poderiam resolver suas divergências num ringue de boxe, numa luta SÓ ENTRE ELES!

  13. Beto

    Sem dúvida que devem negociar. Premissa básica para negociação: que o Irã (Império Persa) tenha o mesmo poder bélico que Israel, incluí-se aí a bomba e os meios de lançamento. Aí sim e diálogo se dará no mesmo patamar.

    Responda
  14. T

    Irã discutir algo???????? No Irã (onde vive-se em estado de exceção) persegue-se cineastas, filósofos, intelectuais, jornalistas, escritores e qualquer um que faça qualquer menção de crítica aos poderes irrestritos dos aiatolás e de seus comandados. Trata-se de uma ditadura religiosa. Não há como se discutir nada lá. Não há a tal dialética. Não há verbo. ...mas, o que impressiona mesmo é constatar que tem gente que NÃO faz ideia de nada disso e escreve qualquer bobagem.

    Responda
    1. Erwin Schrodinger

      E isso justifica que Israel lance bombas sobre milhões de civis, Thiago? O que os infelizes civis de Hiroshima e Nagasaki tinham a ver com a insanidade militarista nipônica? Se eles são tão perigosos (e @rm@dos) quanto essa mídia v*¨% nos quer fazer crer por que ainda não atacaram Israel?

  15. JADER MATIAS

    Mas é claro que eles irão negociar paz, farão isso logo depois da guerra.

    Responda
  16. Equilíbrio

    Nunca houve (e creio que não haverá) guerra entre Iran e Israel. O que há é um governo iraniano querendo se manter no poder a custa de bravatas contra os países que prezam as liberdades individuais, querendo se fazer defensor dos palestinos, quando de verdade apenas quer instabilidade para manter alto o preço do petroleo, e distrair a atenção do seu castigado povo. Por outro lado, Israel não atacará, e será forçado - como todos na região - a conviver com um Iran mais poderoso...

    Responda
    1. Erwin Schrodinger

      Mesmo não concordando muito com o que disse, Equili Brio, torço para que esteja certo. Quanto às liberdades individuais, você já tentou não pagar nenhum imposto sob a justíssima alegação de que há muito desvio de verbas? Tente não pagar nenhum imposto, aqui ou nos EUA, para ver onde vai a sua liberdade.

  17. Banana Republic

    Sim, é claro! E as duas Coréias devem ser uma só, o Talibã deve ser amigo dos EUA, os republicanos devem ser aliados dos democratas e os palmeirenses e corinthianos devem ser amiguinhos,...

    Responda
  18. Maresi Brasil

    só porque existe a possibilidade do Irã ter bomba nuclear ? Acho injusto.

    Responda
  19. zorba o grego

    Eu queria que alguem me esclarecesse: Quando os países do oriente médio foram criados (porque antes da primeira guerra mundial, pertenciam ao império Otomano. Era o Sultão da Turquia que mandava e desmandava ai. Foram criados diversos paises, entre eles, a síria, o Líbano, a Jordânia e posteriormente Israel, etc. Até hoje, tudo que os arabes conquistaram foram a força da espada, ou alguém me orienta do contrario.

    Responda
    1. Erwin Schrodinger

      Concordo (e nem poderia ser diferente) que a Europa deu grandes contribuições ao mundo nas mais diversas áreas. Mas como tudo tem um lado "noir", a Europa não é excessão. Foi lá também que tiveram início as duas maiores guerras vistas até hoje (queira Deus que nada pior venha por aí), e as ideologias totalitaristas (nazismo e comunismo) também nasceram lá. Os muçulmanos tiveram sua Era de Ouro na Europa medieval. Infelizmente, mergulharam num obscurantismo que ainda persiste.

    2. T

      ..."obscuridão"??? Pra começar essa palavra não existe. E mais, graças a essa Europa, o planeta inteiro goza dos avanços do Renascimento (já ouviu falar em Quattrocento e Cinquecento italianos) , dos Humanistas, dos Iluministas, do Estado de direito, da democracia, do constitucionalismo, do republicanismo e da liberdade de poder-se postar em jornais como estes. Pois é, no Irã (estado de exceção religioso) NADA disso pode.

    3. Equilíbrio

      Oi Neri... Tudo que qualquer império fez em qualquer momento da civilização foi pelo uso da força, seja força militar, força econômica, ou força de sua capacidade de liderar influenciando os demais. A civilização árabe fez muito pela humanidade no passado, numa era em que a Igreja e a Europa eram a obscuridão !

  20. Max Imperus

    Este site se transformou num ponto de encontro de uma duzea de antisemitas que encontram aqui o seu tão procurado alento das frustrações que o dia a dia reserva para todos eles. Como ninguém dá importância alguma a este grupelho invejoso, não faz diferença alguma o que ele diz ou deixa de dizer. No dia quando alguma médida drástica será necessária, aí sim ela será tomada.

    Responda
    1. Erwin Schrodinger

      Para "refrescar" sua memória, Max Imperus, ÃRABES TAMBÉM SÃO SEMITAS! Ou já foi decretado pelo Rupert Murdoch que não são mais? Quanto à inveja, inveja de que exatamente? Poderia ser mais claro? E o "grupelho" tem alguns milhões de simpatizantes espalhados pelo mundo, certo?

  21. Domingues

    Qual seria a reação dos brasileiros se sua soberania estivesse ameaçada diariamente por foguetes disparados pela Argentina ou Venezuela? E se soubessem que esses países querem seu território para sí e constroem uma arma com o objetivo de destruí-lo totalmente, pois não aceitam sua existência? Sentariam e esperariam para ver o que vai acontecer, ou então os convidaria para tomar um chá numa tarde em que homens bombas matam suas crianças e suas mulheres...

    Responda
    1. samir nassar

      Joao Domingues, esta sua comparaçao é totalmente rí-di-cu-la, primeiro porque o Brasil é um país de paz e ao contrário de Israel, nao está ocupando nenhum território de Venezuela ou Argentina, por isso eles nao tem motivos para ter atos hostis com o Brasil, já Israel, um estado agre-ssor e que oprime o povo palestino, fazendo uma verdadeira limpeza ét-nica lá ou vc acredito que os caras fazem isso do nada? Esta história que vcs contavam antes e colova, hoje em dia nao cola mais, a mascara ca

    2. Erwin Schrodinger

      Vou perguntar mais uma vez, João: se o Irã é tão @rmado e perigoso quanto os Murdoch dizem que é, por que ainda não atacou Israel? E quem me garante que TUDO o que essa mídia DIZ sobre o Ahmadinejad é verdade? O idioma persa praticamente só é conhecido pelos próprios iranianos. Por que eu deveria acreditar que todas as falas atribuídas a ele são mesmo verdadeiras? Não estou negando a existência da d*t@dur@ lá (teocracia ninguém merece), meu questionamento é outro, certo?

  22. Marinho

    Õ leitor esta equivocado. Israel possui ~200 ogivas nucleares, não é signátario do TNP e não segue as resoluções da ONU além de assassinar técnicos iranianos de forma sistemática. Logo, quem garante que a extrema direita israelense hoje no poder, não ira usa-las? A única forma de impedir uma potência nuclear de atacar, é tendo também um arsenal nuclear, logo o Irã ter armas nucleares, é reciprocidade!

    Responda
  23. ENKI

    O Irã não negocia com os terroristas e genocidas da CIA, MOSSAD, ou os próprios EUA/ISRA !!!

    Responda
    1. Erwin Schrodinger

      Ô, Pamplona, me parece que até agora ninguém (a não ser você, of course) citou a genitora de quem que seja aqui. É por essas e outras que às vezes eu tenho vontade de ignorar todas essas discussões. Tudo acaba descambando para o lado pessoal. O pior é que ninguém vai resolver nada mesmo. Nem para um lado nem para outro. Troca de farpas totalmente inútil. Ô vida b&sta!

    2. T

      O seu texto infringe os termos de uso do serviço e por isso foi removido.

  24. Marinho

    O leitor esta equivocado! Israel é que iniciou a corrida nuclear no OM e sempre foi um estado beligerante e terrorista, muito, mas muito tempo antes do Irã. Ou o Irã só era bonzinho quando era governado pelo fantoche do Xá? O Irã tem todo o direito de possuir armas nucleares já que Israel as tem e não há como garantir que a extrema direita israelita não irão usa-las! A unica forma de dissuadir uma potência nuclear, é tendo armas nucleares! Até aí é reciprocidade....

    Responda
  25. Ãtilla

    Só bobo acredita que o Irã quer negociar, varias vezes eles pregaram a destruição do estado de Israel, e, é só por isso que eles estão dando total prioridade a bomba nuclear, se eles conseguirem (o que Israel nem a ONU não pode deixar acontecer) será um massacre de pessoas inocentes! A Biblia manda-nos orar pela paz em Israel, é o que faço!!

    Responda
    1. Domingues

      Israel sempre quis negociar... É só Imaginar se quem tivesse o poderio militar de Israel fossem o Fatah ou o Iran. Certamente a nação judaica não existiria mais.

    2. Marinho

      Ãttila, sera que Israel quer negociar? Continue orando, suas preces podem surtir efeito.....quem sabe Israel sente a mesa de negociações.....vai orando vai...

  26. BrazilianDude

    A guerra entre entre esses dois já tá rolando há tempos ...

    Responda
  27. jorge alberto

             Os muçulmanos, todos unidos, deveriam criar  dignidade e num só pensamento e  ato expulsar os invasores da Palestina. Alegam os invasores que o deus deles afirma serem eles os donos hiostóricos daqueles terras. Os invasores não tem nem cartacterísticas dos nativos, pois, a sua maioria é de  loiros e de olhos azuis, ou seja, europeus. Já que acreditam em direito histórico, deveriam devolver sua valiosas propriedades, quer s

    Responda
  28. mohamad

    uma boa parte da humanidade deseja a PAZ menos o estado sionista ,este estado foi implantado para criar problemas e intrigas em todo o oriente medio ocupa a palestina ,ocupa teritorio sirio ,e aqueles que falsamente defendem a paz nada fazam ,para freiar  a espançâo e a destruiçâo que este estado esta cometendo em nome da terra prometida ,nâo sei quem o prometeu ,nâo foi DEUS ,infantil aquele que acredita que israel deseja um dia ter a paz com o mundo arabe muito me

    Responda
    1. Equilíbrio

      Oi Dib, Os muçulmanos muitas vezes não se entendem, e fazem guerras entre si, e a causa não é Israel, nem os jds. Os jds ao longo da história, conviveram por séculos com os árabes e com os muçulmanos, em todos os seus impérios, e também na região onde reinaram Saul, David e Salomão, muito antes da existência de Maomé. Israel fez a Paz com a Jordania e com o Egito, e de alguma forma negocia isto com a ANP, reconhecendo a necessidade da criação de um Estado Palestino independente.

  29. Professor

    Pode parecer uma impossibilidade essa negociação, porém, faz todo o sentido. Uma guerra, neste caso, já não é preciso ser muito sábio para se prever como de péssimos resultados. Porque negociar? Pois ambas as partes possuem interesses em jogo: apesar de tudo que se propaga, o Irã se sairia muito bem diante de uma bem sucedida negociação - inserindo-se melhor na comunidade internacional. Israel, por sua vez, já declarou interesse na criação de um Estado palestino, que se faz obrigatório e urg

    Responda
  30. Flavio Fernandes

    Para se chegar a um acordo é preciso saber antes o que o Irã deseja.

    Responda
    1. Julio snitcovsky

      Tolinho...

    2. ENKI

      Israel já disse: quer destruir o Irã !

    3. Ãtilla

      O Irã já disse: quer destruir Israel!!

  31. ROBERTO

    Nosso amigo "comentarista" falou o obvio: negociação !!! Mas os irmãos "metralha" Estados (des)Unidos da America do Norte, Inglaterra e Israel, que acreditam mandar no Mundo não desejame não querem por motivos claros politicos e financeiros. Exemplo: Iraque, invadido injustamente e com denuncias falsas, que massacrou populações e soldados. Agora como sairam do Iraque, neste momento foi escolhido o IRÃ. Que DEUS os ajudem, porque está evidente vão receber "balas" e sabemo

    Responda
  32. saba

    Não se faz acordo com exigências, se faz acordo com concessões. Não podemos esquecer o fato de nunca um avião, uma torre, ou um ato beligerante tenha sido praticado por Israel a não ser em defesa própria. Eles tem se mantido em defesa todos estes anos mesmo tendo o domínio atômico e bélico. Nunca se ouviu que estamos nos preparando para varrer do mapa este ou aquele povo. Já no caso do Irã que vocifera sempre que quer ver Israel fora do mapa. Acho melhor o "RAUL SEIXAS" do Irã mudar o discur

    Responda
    1. samir nassar

      Claudio vc está muito mal informado, os palestinos nao querem o estado de israel, eles reenvendicam a volta as fronteiras antes de 1967 que israel tomou naquela ocasiaos, e tambem quer que seja comprida a resolusao da onu que dividiu aquele território em 2 países ( israel e palestina) e até hoje só tem israel, e a autoridade que foi criada com acordo de oslo 1993, só criou um cao policial para o estado de israel, porque eles nao tem autonomia em nada.

    2. samir nassar

      Só querem varrer do mapa os palestinos né Salomao Batista? Só que vcs fazem isso de uma forma muito mais as escondidas e com o apoio dos eua.

    3. CLAUDÃO

      Quando Israel " invadiu" os territórios eram da Jordânia e Egito e mesmo assim foi por auto-defesa. Nessa época, até 1967, os palestinos não reivindicavam essas terras, mas " apenas" o Estado de Israel.

    4. renatomcjr

      Ah ta, Israel é santo, me explique então a invasão de territorios da Palestina.

  33. edson

    Assim amigo leitor, sua ideia de dialogo é corretissima, mas não existem canais para tal ,infelizmente.

    Responda
  34. Chico

    Também acredito em mediadores com poder, coisa que não vemos pois a ONU mais parece um ministério de Israel.....

    Responda
  35. edson

    Israel nunca quis destruir o Irã, o contrario é verdadeiro. Atravez de varias declarações os lideres do Irã sempre pregaram a destruição, eliminação, apagar o cancer. O Irã dá armas , treinamento e dinheiro aos grupos Hezbola e Hamas, que em seus estatutos claramente pregam a destruição do Estado de Israel, lançam misseis na população civil e fazem atentados terroristas. Para os iranianos apagar Israel é ideologico. Não aceitam um país de judeus proximo, vejam as persiguições que sofrem os B

    Responda
  36. Eduardo

    O moço mora na Suíça ou ainda usa fraldas?

    Responda
    1. Caudilho Fanfarrão 36

      Ele é daqueles que acredita no Futuro Star Trek.

    2. Caudilho Fanfarrão 36

      Ele é daqueles que acredita no Futuro Star Treck.

    3. Capitu

      Pode estar apaixonado ou ter olhado para um céu azul, com pássaros voando em banndo. Toda vez que vejo essa imagem, chego a acreditar na paz mundial.

  37. kana

    ESSE PROBLEMA DE PAZ NO MUNDO NAO INTERESSA AOS EUA E MUITO MENOS A ISRAEL,POIS SE ASSIM FOSSE JA NAO TINHA PROBLEMA NA FAIXA DE GAZA A PALESTINA JA ERA UM PAIS E OS JUDEUS BEM VINDO TANTO DE UM LADO COMO O DE OUTRO,AGORA ELES NAO INTERESSA NA PAZ. OS EUA DESDE A EPOCA DO JAPAO TACOU BOMBA NO JAPAO FOI LA NO VIETINA, ATACOU O IRAQUE AGORA QUER ATACAR O IRA,SEM CONTAR QUE TODO MUNDO ESQUECE YOGUSLAVIA LA FOI EXTERMINADA.ENTAO AONDE NAO TEM BOA VONTADE TUDO ACABA.SO QUE O EUA ESTA QUEBRADO SDO

    Responda
  38. José Luis Azevedo Moura

    É triste mas esta cultura islamica vai se destruir , temos que separar o povo arabe disse , Sandan , Bin , Kadaf .....etc...cairam e o resto vai cair tambem. O ensinamento deles e esse todos seus lideres foram assim , estes não são diferentes. Eu acho curioso.....!!!! como pessoas deste tipo procuram paises que presam por liberdade e igualdade quando eles pregam a distruição deste sistema.

    Responda
  39. RS

    caro leitorés 1 otimista diria inocentese vc lesse 1 pouco mais,acompanhasse historiasaberia q nao existe hipotese de negociação pela pazguerra não é questão de SE mas QUANDOdetalhe: nao vai ser vendo bonner, bial, bbb futebol na rede goebbels q tera acessoa esse saber o tempo favorece o irã q a qualquer momento pode anunciar ter dominado a tecnologia p/ criar arma nuclearde 1 lado o irã tem o desejo de ver israel riscada do mapa de outro lado israel nao aceita o cenario de irã

    Responda
  40. krawdy

    Sei não mais a Materia ja começou parcial e tendenciosa condenando o Irã e fazendo de Israel Vítima, assim não da!!!!

    Responda
    1. Ninja_SP

      É assim no mundo inteiro.A maioria esmagadora dos meios de comunicação estão nas mãos de j.u.deus, que se encarregam de plantar "notícias" ao melhor estilo soviético, ou seja, manipulando a massa por meio da con.trainformação.Não entendo porque um fanatismo (muçulmano xiita) pode ser pior que outro (judaísmo sionista).O fanatismo, qualquer que seja, retira a ludidez das pessoas, impedindo um julgamento sensato e imparcial, porque tudo é visto pela ótica préexistente.

  41. prhelerson

    Negociar, negociar, negociar, sempre é a melhor alternativa! Fora com os interesses bélicos norte-americanos, fora com os fundamentalistas xiitas e sionistas, fora com a propaganda mentirosa via CNN e Globo. Vamos dizer sim a vida, ao diálogo, a liberdade de expressão e preservar o patrimônio cultural mundial do oriente!

    Responda
  42. filiol

    E realmente o que deveria ocorrer,mas o iran tem outros objetivos,geoestrategicos,e eles sabem que iriam bater de frente um dia com o ocidente alem do mais um pais ,tem que ter consciencia de seu papel na regiao e ate aonde pode ir ,e o iran ou nao sabe ou tem interesses nao muito amigaveis ,de qualquer forma a falta de sabedoria de seu governo que colocara seu povo direto ao matadouro,ao que parece o jogo esta terminando!!!!!!!!!com todos os defeitos viva rezha pahlevi!!!!

    Responda
  43. jean fernadez

    numca IREMOS VER ISSO , veja a superioridade de israel com os palestinos e não a paz e sim o contrario, com o irã que as divergencias são equilibrada se não houver um conjunto de paises para por os dois em uma mesa e forçar os dois a dialogar e achar impondo um acordo de paz

    Responda
  44. santos

    ué eles estão em gu err a?

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.