Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Giu

    Alguem pode dizer se os EUA sofrem inspeções em suas bases atômicas?Porque não inspecionam a China,Paquistão, Corea do Norte,India,e principalmente o estado de Israel?Uma coisa é certa,com o Iran o buraco é mais embaixo. Quem viver verá!

    Responda
  2. maviso

    Maioria dos países que foram atacados e invadidos, principalmente na grande guerra, possuem armas nucleares. Portanto o Irã, como outros que tem petróleo, tem o direito a bomba, senão sofrerão invasões e serão dizimados.

    Responda
  3. tamotsu

    Os EU e USA estão fasendo tudo para que o Irã feche o estreito de hormuz, daí vão atacar de ves, com aval de CS da ONU, e o Israel está tudo preparado e esperando.

    Responda
  4. jose meireles

    Senhor colunista permita me discordar , acredito que os paises sao diferentes e devem ser julgados pelo que fazem seus governos no ambito interno de sua sociedade e no ambito externo na relacao entre nacoes , colocar no mesmo patamar sociedades e governos como americanas , europeias e israelense com sociedades atuais como a paquistanesa , iraniana e algo assombroso . Nao ver que a capacitacao nuclear iraniana trara a mesma p Egito , Arabia Saudita e Turquia e temerario no minimo , vejamos ..

    Responda
  5. tom zé

    Esse colunista é uma aberração. Porque o IRÃ não pode ter uma bomba atômica??

    Responda
  6. Alencastro

    Sei que a folha vai censurar as minhas pa/lavras por ser pro/sio/nista. Isr/ael é uma ame/aça a paz e a econ/omia mundial. Se ocorrer um ataque ao Irã, o preço do petróleo vai para estratosfera. A economia brasileira vai ser afetada, a ma/fia sio/nista terá que pagar um preço caro por isso. 

    Responda
  7. Spinoza

    Até parace que em Israel não existem grupelhos doidinhos para voltarem ao tempo de Moises "o lapidador"...

    Responda
  8. Rocker

    Dizer que os americanos só querem o petróleo Iraniano é uma explicação fácil para um caso complicado. Seria melhor invadir a Venezuela, que tem muito mais petróleo que o Iran e é mais perto. A questão é o regime que governa o Iran. São uns oportunistas que aproveitaram a revolução popular e tomarem o poder. O povo, que lutou para ser livre, continua sob repressão. Se eu tivesse o poder para resolver isto ( como os americanos e israelenses) com certeza o faria.

    Responda
  9. RON

    /Ainda bem que a Dilma não é pe/tista, ideologicamente falando, se é que ainda resta alguma ideologia ao PT. O PT ra/dical nunca vai governar esse País, até hoje, esses "pet/istas" governantes seguem religiosamente o manual do FHC. Ainda bem.

    Responda
  10. Gordinho

    os americanos são tão ingenuos que estão a quase 11 anos no afeganistão e não venceram os revolucionarios taleban ,homens barbudos e com uma AK-47 nos braços , os eua podem bombardear que jamais vão impor sua vontade ao mundo ,por que a determinação dos grupos revolucionarios hamas, hesbolah, taleban entre outros é maior e mais benefica do que bombardeios indiscriminados .

    Responda
  11. Fabião

    Oras o ex-metalurgico não fez nada, por que saudades ? Pior, graças a iniciativa mal sucedida dele, o Brasil passou vergonha no conselho de segurança da ONU.

    Responda
  12. 100 HIPOCRISIA TUDO IGUAL

    COMO SEMPRE OS RADICAIS JUDAZISTAS ESTÃO QUERENDO EMPURRAR GUELA ABAIXO A SUAS VONTADES AO MUNDO... GO HOME JUDAZISMO...

    Responda
  13. Barney

    Claro que não é para fins pacificos. Só um ingenuo. Os EUA estão segurando Israel, pois eles irão juntos atacar o IRã. Só stão esperand as eleições americanas passarem, para não irem contra a população que não quer mais guerra. Será que o BUsh errou?? Não errou, se não tivessem entrado na afeganistão e enfraquecido o Talebã, os atques terror, seriam piores. Se alguém está contra vc, não espere, ataque primeiro. Sadã era um ditador, teve o fim que merecia, um a menos...

    Responda
    1. Gordinho

      qual a opnião do senhor sobre o centro de tortura de guantanamo e as ocupações ilegais dos israelenses a territorios palestinos ?

  14. silva 59

    Meus queridos irmãos, parem e pensem um pouco todos voces que concordam ou não com IRÂ. Quantos Bilhões de Dólares foram gastos em guerras contra o terror? Muita gente não admite, mas o Bim Ladem é o principal responsável por esta crise econômica mundial, portanto, este impecíleo tem que ser resolvido com diplomacia e não com armas. Não podemos esquecer que estamos num mundo Globalzado e tudo se reflete em todos nós. Deus prometeu a Noé que não mais iria destruir o mundo, porque?

    Responda
    1. alexandre gomes

      e voce acha que a industria armamentista dos EUA e israel vai vender para quem. onde eles vao testar seus arcenais. tem que ter sempre uma guerra. isso é que movimenta suas economias.

  15. Gordinho

    O MAIS INTERESSANTE É QUE O PRESIDENTE ARMADINEJAD É CONSIDERADO UM LIBERAL ,SE OS CONSERVADORES ESTIVESSEM NO PODER O IRÃ JÁ TERIA FEITO UM ATAQUE PREVENTIVO AO ESTADO DE ISRAEL .

    Responda
    1. Caudilho Fanfarrão 36

      Um ataque respaldado pelas leis internacionais já que os zionistas vivem ameaçando atacar o povo iraniano.

  16. Caudilho Fanfarrão 36

    Devido as ameaças de agressão dos zionistas e de invasão para roub@r o petróleo e chacinar seu povo por parte dos EUA o governo não tem outra alternativa senão desenvolver armamento nuclear para proteger o seu povo e sua riqueza.

    Responda
    1. Simona

      Proteger seu povo? O primeiro que tortura, aprisiona e mata o povo do Irã é o próprio governo do Irã!!!!! Acham que o governo está preocupado com o povo?

  17. Ezequiel SP

    Ainda bem que o Brasil abriu o olho com esses Ditadores Iranianos. Ultima eleição na ONU, desaprovando a conduta do Irã foi 137 a 12. Acertadamente, o Brasil votou contra a Direita Iraniana.

    Responda
  18. petista sionista

    No Irã, a Ditadura radical islâmica, de Direita, tenta iludir o Povo, acabando com a oposição, homossexuais e atacando mulheres. Ditadura da Idade Média!!!

    Responda
  19. Ezequiel SP

    Irã: sem internet e sem imprensa livre. Terra da opressão da Ditadura Radical

    Responda
  20. martinho

    A maioria das opiniões pró-Irã são de internautas simpatizantes do PT, sempre com um foco ideológico. No Irã não existe democracia e a possibilidade de eles disporem de um arsenal atômico representa uma ameaça real para Israel. Por uma questão de sobrevivência Israel impedirá que esse objetivo seja alcançado por Armanidejad. Portanto o cronograma de ataque dependerá mais da avaliação do serviço secreto israelense, do que de outros fatores. Não tenho dúvida de que isso ocorrerá.

    Responda
    1. silva 59

      Martinho, que ataque? Já não basta as guerras contra o terroristas como Bin Ladem? A crise econõmica mundial, está se tornando pior a cada dia por causa destas malditas guerras, é só olhar os números gastos em Bilhões de Dolares em armamentos. Eu acredito que o bom senso prevalecerá e que outro Iraque não irá acontecer. Que a Paz do Senhor reine em suas vidas.

  21. Ezequiel SP

    Os iranianos apenas querem ganhar tempo, acreditando na ingenuidade das pessoas. Quando a equipe da AIEA desejou visitar o local onde teoricamente o Irã testaria explosivos para armas nucleares, não lhes foi permitido. Já estão concentrando Urânio acima de 20%, o que só se utiliza em armas nucleares. Sumiu uma quantidade de Urânio que estava em poder dos iranianos, para operações clandestinas, não observadas pela AIEA. Só falta agora os ditadores iranianos pararem de men

    Responda
  22. pignaton

    Se alguém provocará a guerra, será Israel. Porém, a fará somente depois que tiverem certeza que sua efetividade possa prejudicar a reeleição do Presidente democrata Obama.

    Responda
  23. Nehemias

    A resposta é simples: se o Irã está sendo obrigado a parar seu programa nuclear, deveriam ter feito a mesma pressão sobre Paquistão e Israel, quando eles fizeram suas bombas. O que vale para um tem que valer para todos, inclusive EUA, UK e França.

    Responda
    1. Nehemias

      Equili Brio, você devia mudar seu nome de usuário. A última coisa que você mostra em suas opiniões é equilíbrio. Os países ocidentais e Israel enganam com esses discurso de falsa pacificação, já que mantém relações de amor com a Arábia Saudita, que é muito pior do que qualquer país do Oriente Médio. E quando algum país se mostra contra a vontade de EUA, UK, Israel e França, eles fazem o que tem feito com o Irã. Não precisa ser pró-Irã pra enxergar isso. É simples de entender.

    2. Equilíbrio

      Oi Lili, a relação entre as nações é um jogo de interesses e de poder. Não adianta Vc dizer que os direitos/obrigações dos países deviam ser iguais, porque nunca foram e nunca serão. Por outro lado, há caminhos que levam à convivência pacífica, como aquele que Israel, Egito e Jordania adotaram, e há caminhos que levam a mais violência como as ações dos grupos islâmicos (que não se entendem) explodindo seus alvos e seus militantes pelos quatro cantos do mundo...