Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Eliomar Leal

    Porque a escola pública tinha qualidade, quando era direcionada à classe média, e caiu vertiginosamente de qualidade, depois que foi massificada?! Isso explica porque o sexo é assunto popular, como disse a cabeça do poeta.

    Responda
    1. caio1945

      Estou nos meus 70 e sempre estudei em escola pública. Eram as melhores. Aluno que não estudasse tomava bomba, e se tomasse bomba 2 x era expulso e, se quisesse, ia para escola particular (pior) - que eram para alunos vaghabunnn. Não me lembro dessa de "classe média" ou coisa assim, O fato é que a escola era tratada como tamis (peneira), para identificar talentos e fazer com que cada talento fosse usado o melhor possível na sociedade. Hoje escola virou "benefício social" para "pobre" ...

  2. mima

    Nada justifica a política educacional do Estado.Nada. São Paulo tem um rede de ensino nivelado por baixo, na qual o professor é humilhado e o aluno tem seu direito a uma educação de qualidade jogados no lixo. Dizer que o governador não tinha opção é um absurdo! Faz mais de 20 anos de governo do PSDB e a falta de professor qualificado para dar aulas é um deprimente. Ainda tem gente que defende! Meu Deus quando vamos parar de nos enganar!

    Responda
  3. Rosy

    Gilberto, na verdade Alckimin não desmoraliza o professor, mas a educação em si. Contratando professores despreparados quem perde são os alunos.

    Responda
  4. proeduc

    So uma ressalva, merito não se mede apenas com avaliação escrita, existem outras formas.

    Responda
  5. Fernando Messina

    E para finalizar. Seria muito bom que: Antes de publicar uma matéria para crucificar o Governo do Estado de SP vocês pesquisassem como anda a contratação de professores no resto do Brasil e irão constatar exatamente o mesmo problema, já que no Brasil, um motorista de ônibus ganha mais do que um professor. Não eximo Alkmin de suas responsabilidades, mas se é para falar, então falemos também de Sergio Cabral, Jaques Vagner, Colombo, Anastasia, e outros

    Responda
  6. Fernando Messina

    Cont..É o Governo Federal quem cria as Leis da Educação. Se o Alckmin contrata professores não qualificados é porque a Lei Federal 9394/96 permite isso. E por que criticar São Paulo se isso ocorre no Brasil todo. Eu desafio algum Estado dizer que seu quadro de professores da Rede Estadual é completo e não falta nenhum professor

    Responda
    1. Duda

      Lei xxx/96?!?!!? Quem era presidente em 96 mesmo?

  7. Fernando Messina

    Ninguém quer ser professor. Ganhar uma merreca para dar aulas em turmas superlotadas formadas por alunos mal criados e totalmente desinteressados em adquirir cultura é um desafio e tanto. Logo, os professores reprovados em SP, na verdade mesmo reprovados eles preenchem um requisito decisivo para sua contratação. Estão dispostos a enfrentar tudo isso para ganhar menos ainda do que um professor gabaritado ganha. E isso ocorre no Brasil todo. As leis foram feitas lá em Brasilia e o estado obede

    Responda
  8. Serafim

    Gilberto, algumas vezes discordei de suas palavras, porém, você está perfeito nessa sua colocação. Esse governo está há muitos anos e só conseguiu piorar. Quando você fala que ele não tinha saída, foi por culpa dele mesmo. Acho que é a hora de nos juntarmos pra tirar essa cambada de Alckimin, Serra e do PSDB do nosso querido estado de São Paulo.

    Responda
    1. ana list

      "Colocação"? Como assim? Será o fim? Há tantos verbos e substantivos que devem ser usados: argumentação; raciocínio; explanação; exposição; discurso. Que pobreza, professor! Vamos abolir ainda: "apostar todas as fichas"; "despencar"; "furar o teto de ..."; etc. etc. Nosso dicionário é riquíssimo. Porque utilizar apenas alguns vocábulos?

  9. Arlindo de Souza

    No Estado de São Paulo e Região Sul a educação está no paraíso em relação ao resto do Brasil.No norte e nordeste há lugares sem água tratada, sem banheiros, construções improvisadas sem iluminação e educadores sem formação nenhuma.Num lugar dêsse a criança mal aprende a desenhar o nome.

    Responda
  10. newsfrombrazil

    Pela primeira vez, concordo com o Dimenstein. Alckmin está desmoralizando de vez a carreira do magistério, ao assumir que pouca gente qualificada e aprovada em concurso quer dar aula na rede estadual e, por isso, é necessário aceitar "qualquer um". O governo não pode fazer nada para mudar isso? Impossível de acreditar, São Paulo é uma potência! Falta é vontade política!Faltou dizer que o governo federal também pouco faz pela carreira do magistério, ou seja, PSDB ou PT, zero em Educação!

    Responda
  11. caio1945

    Tendo sido professor durante vários anos, eu, agnóstico e pragmático, deixo 1 contribuição: a melhor abordagem de ensino do jóvem que já li foi "O Método Pedagógico dos Jesuítas" - Pe. Leonel de Franca - tradução. (AGIR 1952). É um clássico. Para escrevê-lo, educadores e professores investiram 400 anos de pesquisa, ensaios e trabalho em grupo para chegar na forma final, conferindo os resultados! Só mesmo o lendo para perceber o amadorismo nos regulamentos escolares do govêrno estadual. Recom

    Responda
  12. Antonio

    Só aceita essa humilhação quem não tem outra opção, pois nem mesmo passar numa avaliação simples são capazes, tamanha é a falta de preparo, capacidade e competência.Para FHC, "Se a pessoa não consegue produzir, coitado, vai ser professor...".Alguém tem que ser responsabilizado pelo fracasso da educação... políticos, intelectuais e formadores de opinião não se tentem responsáveis por essa tragédia, e como sempre precisam de um bode expiatório - o professor.Estudar exige sacrifício e investime

    Responda
  13. caio1945

    Sr. Colunista: penso que não é o Sr. Alkmin o demônio, mas as leis feitas por representantes do povo, para servir a êstes, e não ao povo. Alem disso, as pessoas são diferentes, têm capacidades, talentos e interêsses diferentes: as leis têm que ser realistas. A lei que trata a todos de forma padronizada, mesmo com a melhor das intenções, só consegue não servir bem a ninguém. A solução p/ isto é descentralizar. Na sala de aula, a lei tem que ser a melhor abordagem pedagógica para aquêle gruipo

    Responda
  14. edumaua

    Quem não sabe fazer no Brasil ensina...modelo chuchu de educação.

    Responda
  15. caio1945

    Há dois fatores simples de entender e de aplicar, e que são cruciais nessa área de educação. São êles: 1o) Ensino é ferramenta de identificação de talentos e níveis de aptidão. Portanto é crucial que o egresso diplomado tenha comprovado que aprendeu a lição (passar de ano pela nota e não por lei). "Inclusão social" se faz com educação (diferente de ENSINO). 2o) A lei eleitoral atual leva o político e funcionário a manter ignorância do povo, e fornecer espetáculo em vez de substância.

    Responda
  16. Zeca

    Hoje Alckmin, ontem Serra.Dimenstein, quem é você com sua arrogância enviar um documento para o Serra assinar. ora! vá plantar batatas com sua prepotência e insolência. Sua empáfia é de causar asco. Seja mais humilde e faça um jornalismo menos tendencioso e ideológico. Sua passagem por New York parece que não lhe ensinou absolutamente nada. Volte a reciclar seu jornalismo na democracia americana e pare de influenciar os leitores com suas opiniões tendenciosas.

    Responda
    1. marcovasconcelos

      Quem é o Dimenstein? Um cidadão! Quem é o Serra? Um homem público que deve explicações ao cidadãos. Arrogante é ele de se comprometer publicamente com um cidadão e depois rasgar o que escreveu.

    2. caio1945

      Sei não... Entendo que, ao enviar ao governador um documento pensado contendo uma proposta, ainda que ela venha a ser descartada, o colunista faz algo melhor do o faz quem tasca desancar bilioso (talvez apressado e epidérmico já que, parece, o Sr. não leu o referido documento. Será mesmo?). Que tal o Sr. estudar o documento do colunista e postar ao governador um outro melhorado? É grátis, viu!

  17. Adriano Souza Almeida

    "Procura-se: Professor para dar aulas no ensino público. Deve ter nível superior, preferencialmente especialização, ser dinâmico, comunicativo, dominar bem informática, saber envolver e motivar os alunos. Para dar 8 horas cansativas de aulas por dia, tendo que gritar muito em turmas de 40 alunos barulhentos, insubordinados, e por vezes agressivos, com giz e lousa verde de última geração. Salário inicial: R$ 1.834 mensais + vale-coxinha. Tratar com Geraldo Alckmin." VOCÊ GOSTARIA DESSE EMPREG

    Responda
    1. cleber

      Ahhh... Excelente seu texto Adriano. Todos que descem a lenha no professor, deveriam fazer uma licenciatura e aceitar esta proposta de trabalho, já que tem a solução do problema na ponta da língua. Como é gostoso malhar o professor quando se está distante do problema, não é sr Dimenstein?

    2. jose rosito,jr

      Não,obrigado.Como garí ganharia um pouco menos,mas não tenho ninguem me aborrecendo,cada meia hora paro na sombra,descanço,fumo um cigarro,bato um papinho.De qualquer forma,agradeço.

  18. Barney

    NÃO REPITAM SEUS VOTOS EM QUE JÁ ESTEVE LÁ, MUDEM, PRECISAMOS MUDAR TODOS OS POLITICOS., DESSA VEZ DE VEREADOR A PREFEITO" Quem acha que eles devem continuar é porque mamam juntos!!! Vamos limpar a politica!!!! CHEGA!!! SEJAM INTELIGENTES!!! ABAIXO A REELEIÇÃO!!! VIVA A RENOVAÇÃO DOS CARGOS PUBLICOS !!!!

    Responda
    1. jose silva

      V/o/t/o l/i/v/r/e, sem obrigação nem dia especial de final de semana. Qualquer dia da semana e o eleitor cadastrando-se antecipadamente como no restante do mundo. Sem v/o/t/o para a/n/a/l/f/a/b/e/t/o, aí os partidos procurariam os eleitores e não o contrário.

    2. Adriano Souza Almeida

      Ainda há esperança, ainda há quem pense neste país, graças a Deus.

  19. Regi

    Só Deus sabe a razão de brasileiros odiarem a meritocracia. Professores então veem-se sábios capazes e merecedores sempre e em tudo. Odeiam qualquer coisa que possa testá-los.

    Responda
    1. cleber

      Você deve ter sido muito "testada" durante sua vida. E o engraçado é que tantos testes não a deixaram mais inteligente, pois, para escrever esta baboseira é só o que posso pensar. Habilite-se a proposta de trabalho do amigo Adriano e quem sabe poderá contribuir para a melhoria na aprendizagem dos alunos e nas avaliações de certificação profissional que resultam em nada, a não ser provar que a educação pública faliu. Acho que não né, lá é para fracassados, que obviamente não é seu caso.

    2. Adriano Souza Almeida

      Você deve ter repetido muito de ano, acertei? Quer testar os nossos vales-coxinha de R$ 4 por dia para refeições?

  20. everson

    É Serra na cabeça , São Paulo merece.

    Responda
    1. Adriano Souza Almeida

      São Paulo merece? Por que você odeia TANTO São Paulo? O que nós paulistanos fizemos a você?

  21. Osvaldo M

    Belo título de reportagem, Sr. Gilberto. Nem um pouco enviasado. E quanto aos outros estados em que as provas nem são realizadas, o que diz o senhor? Apesar do título, a reportagem também diz que não havia outra alternativa, então o que fazer, cancelar as aulas? Ninguém nega que a qualidade da educação pública é lamentável, mas tratar isso como problema relacionado à um único governador, cheira a propaganda política disfarçada.

    Responda
    1. Roberto Dimitrio

      O jornal tem o nome "...de São Paulo" e não "do Brasil". E não adianta se comparar com outros estados que não tem nem 1/10 do orçamento que São Paulo tem. É preciso buscar EXCELENCIA. Não basta ser o melhor dentre piores. O melhor dentre os piores ainda é ruim. Se não há exemplos de sucesso dentro do país, que os procuremos fora.

  22. everson

    O colunista deve achar bom mesmo é o sistema educacional do ministro HADDAD.

    Responda
  23. prhelerson

    O PSDB peca gravemente no aspecto da educação no Brasil! Seja no corte do orçamento da união, desde 1997/1998 afetando bolsistas CAPES/CnPq em várias instituições do país, seja na pouca ou quase nula política de educação de base com credibilidade. Infelizmente entrega o Brasil ao populismo lulista das escolas de lata e bolsa miséria! Cadê a Marina e o PV?

    Responda
  24. Adriano Souza Almeida

    Vejam o comentário do colega Walter Benedette: Aumente os salários dos professores, AUTOMATICAMENTE a carreira passará a atrair profissionais melhores, e isso elevará a qualidade do ensino. Os americanos têm um provérbio "You get what you pays" (Você recebe o (equivalente) ao que paga". Se o Estado oferece salários baixíssimos, como pode querer atrair bons profissionais? Não digo que apenas isto baste, mas sem isso o resto é "bullshit" (besteira).

    Responda
  25. Jacaré

    Caro Gilberto Penso que a única saída para a educação e um super investimento no ensino fundamental e quem pode pagar pelo ensino universitário. tem que pagar por ele. A coisa funciona assim nos Estados Unidos, por exemplo, e não é à toa que é o líder mundial do conhecimento. Abraços.

    Responda
  26. Adriano Souza Almeida

    O ideal do PSDB foi afinal atingido: A educação foi efetivamente destruída, os professores estão acabando, já são duas gerações de estudantes que não sabem nem que a Terra é redonda, e que não pensam, não têm sequer resquício de senso crítico. Agora é fácil, só tangir o gado, repetir muuuito a mentira da competência, e reeleger Serra como prefeito. Ah, e claro, e para os apedeutas de plantão eu devo ser pe-te-ba, se estou criticando o PSDB...me poupem.

    Responda
    1. jose silva

      Essa é a esquerda que está aí desde Franco Montoro,no começo dos anos 80, ou seja mais de 30 anos. Incluído também o PT, que de lá pra cá, começou a governar. Onde está a segurança, a educação, o saneamento, a urbanização, a justiça, prometidos. Jogar a culpa nos outros era fácil. Competência é mais difícil.

  27. David

    Simplista demais. A questão é bem mais ampla!

    Responda
  28. tiomingo

    Alô Gilberto, lá vai uma sugestão: Já que o partido do governador acabou com a CPMF (insonegável) e já deixou um prejuízo de mais de 500 bilhões para o SUS, que tal ressuscitá-la e investir na educação? 70 bilhões ao ano daria para dar salário digno para os mestres. "O progresso só é progresso quando libera o homem. - Emmanuel Mounier.

    Responda
  29. Zeca

    No Brasil os valores intelectuais e mesmo morais não têm a devida importância. L ula não estudou, embora oportunidade não lhe faltou, foi eleito presidente e recebeu títulos de doutor honoris causa mesmo tendo aversão a livros e foi transformado em mito pela esquerda. Tiririca foi eleito deputado. Dias Toffoli mesmo reprovado duas vezes na primeira fase para juiz foi conduzido a ministro do STF. Políticos medíocres abundam no Congresso. Desmoralizado está o cidadão brasileiro.

    Responda
  30. Kea

    A grande verdade que ninguem gosta de colocar é que a educação não "interessa" à uma "classe" ou grupo que quer se perpetuar no PUDÊ e esse interesse é inversamente proporcional ao salário oferecidos aos professores. Quer a prova? multiplique por 3 ou 5 os salários atuais dos professores que o próprio sistema faz a depuração entre os mais e os menos preparados para a missão. O resto é Bullshit

    Responda
    1. Adriano Souza Almeida

      Positivado com louvor, amigo!

  31. Aleph Valvemark - SP

    Querem jogar toda a responsabilidade nas costas dos Professores e do Governo, e esquecem que as famílias estão pouco se lixando em dar um mínimo de educação básica para os filhos. Querem que o estado cuide de seus filhos e que os professores os ensinem a lavar a b.u.d.a.

    Responda
  32. mr m

    Infelizmente até os estudantes foram comprados!!!Aqui no Brasil não há manisfestações depois dos caras pintadas.Está tudo dominando e assim fica difícil de mudar algo na sociedade.

    Responda
  33. sala

    e aí Dimi??? vc abriu os olhos?

    Responda
  34. jca

    "Mas nao podemos deixar de apontar o dedo..." revela quem voce realmente eh. Apon tar o dedo? Eh mesmo? Voce? OK. Aponte seu dedo e veja a posicao de 3 dos que sobraram. Estao direcionados para onde? Para voce mesmo? Como a natureza eh sabia, nao eh nao? Seja mais humilde e ponha-se em seu lugar.

    Responda
  35. Paulo Cesar

    Existe um império político que pretende não dar cultura ao cidadão. Cultur é construída . Quando não vem vindo pela vida resulta em pouco ou nada. O governo ajuda mantendo salários de fome. Você pode vender contrabando na 25 e ganhar 10 vezes mais que um professor , na boa, sem greve, sem nada. Por isso as escolas estão ficando sem professores. Talvez chegue o tempo em que vá à escola quem quiser, para uma merenda, um teco na droga, um vídeo pornô e algumas lutas armadas . É assim o futuro v

    Responda
    1. Irresistível

      viver de descaminho nao é vida cara... Vive no medo , medo do calote , medo do roubo , medo da apreensão da policia . Mas quantos professores passam em concursos e só vivem de licença médica hein?

  36. J Morsoletto

    Não há governo que consiga acabar com a educação quando o professor se propõe a ensinar!

    Responda
  37. J Morsoletto

    Espera aí... se os professores reprovam em testes, não é o Alckmin que os desmoraliza, são eles próprios que se encarregam dessa tarefa. Pelo que eu tenho visto nas conversas com professores, eles estão fazendo tendo grande sucesso nessa missão. O problema do ensino não é só do governo, mas de toda sociedade. O professor é o guardião do sucesso, pois é ele que está frente a frente com o aprendiz. Eu tive um professor, o Sr. Recieri Moratelli que não tinha nenhum recurso e cumpr

    Responda
  38. jonas silva

    Caro colunista, penso ser oportuno avaliar o grau de desempenho dos professores, o que não se pode é avaliar esse grau em apenas uma prova, esse tipo de avaliação é errada, e me parece que o senhor avalia o professor apenas por essa prova.Então gostaria que avalisse meu caso: Por duas vezes prestei essa prova e passei com 70% de acertos,fiquei em segundo num concurso de uma rede particular( que paga um dos melhores sálarios, leciona lá)mas reprovei no concurso do Estado.Me analise colunista.

    Responda
    1. jca

      Parabens. Mas nao perca seu tempo. Esse pseudo jornalista nao se interessa em construir nada. So criticar. E criticar o que o chefe manda ele criticar. Ele agora esta deslumbrado com os USA. Veio aqui e nao aprendeu nada. Jornalistas, aqui, fazem propostas, analisam propostas, poem luz nos debates e, na grande maioria, sao voluntarios na implementacao da melhor alternativa. Veio, ouviu o galo cantando, mas nao sabe dizer nem em que direcao o gallinaceous esta. Nao de perolas a porcos.

  39. Se a coisa se estendesse para outras atividades, seria o caos. Bombeiros, policiais, médicos, enfermeiros, etc.

    Responda
  40. Victor

    Já dizia os antigos que: "O mestre só aparece quando o discípulos desperta no estudante". O papel do professor é fazer educação, e educação etimologicamente quer dizer: "trazer a tona o fogo". Temos que usar o método Socrático. Sócrates dizia que fazia coisa semelhante a da sua mãe: enquanto a mãe paria bebês, ele, Sócrates, paria idéias. É a pergunta que impulsiona. O professor tem o dever de deixar o estudante com sede de conhecimento, através da maiêutica. Meu Twitter: @victorgeo10

    Responda
    1. jca

      Parabens pela sua intervencao. Talvez assim o dono da coluna eleve o nivel dos debates. Ele se diz provocativo, mas seus textos ruimzinhos provocam mesmo eh sono.

  41. Rodrigo Silva

    Essa é a política de um governo que esta a 20 anos no poder. Transformar e educação publica em lixo para encher os donos das particulares de dinheiro. E os direitistas reclamam dos petebas. Lamentável...

    Responda
    1. José Freitas

      Sr. Rodrigo, o que o senhor me diz de um partido que está há nove anos no Poder Federal e só produziu aberrações como esse candidato à prefeito de São Paulo. O PT sim, com o PROUNI encheu os bolsos dos politicos amigos, donos de arapucas chamadas de "faculdades".Ao contrário de exigir continua melhoria do nivel de ensino e de qualificação dos professores tratou de "comprar" com recursos públicos as vagas ociosas, criando verdadeiras "fábricas de diplomas" destinados a enganar os pobre

    2. J Morsoletto

      Não há governo que consiga acabar com a educação quando o professor se propõe a ensinar! Vamos parar de jogar tudo nas costas do governo e vamos nos colocar como solução.

  42. Intruder

    Oque esta acontecendo na rede publica de ensino do Estado de Spaulo, com relação a contratação de pessoas sem capacidade, ocorre tambem no meio privado, muitas empresas contratam pessoas sem formação, isso não aparece na midia , mas é pura realidade. Preocupa por ser o profissional um professor , que estará formando nossos filhos,cabed portanto aos pais cobrar um posicionamento junto ao governo do estado. Quanto ao sindicato, oque podem fazer a respeito ? Entrar em greve ?

    Responda
  43. Doda

    Foi o tempo em que o Estado tinha a melhor escola. A cada vinte anos são trocados 50% dos professores e a cada 40 anos os outros 50% se aposentam. Meditemos o quanto melhorou a educação dos professores nos ultimos 60 anos. Isto não é a desmoralização do professor mas de um sistema de educação de professores e alunos como um todo na formação do futuro da Nação.

    Responda
    1. antonio mota

      A verdade seja dita: o futuro da nação( ou de sp) nunca pertenceu aos estudantes pobres.Ele pertence aos estudantes da alta burguesia que estudam em caríssimos colégios(será que há bolsa para pobres lá?). São neles o inicio da formação educacional(bildung) do espírito e da conscìência daqueles que ocuparão os diversos cargos estratégicos de liderança da cidade de sp. Fora isso é demagogia, disse a história.

  44. Jean Santos

    Acredito que deveriam repensar antes de colocar materias!

    Responda
  45. stefanini

    Ora, Sr.Gilberto, se concurso garantisse qualidade de serviços e conhecimentos teriamos os melhores funcionarios publicos do mundo,no entanto se sabe que a grande maioria deles só se esforçou para ser aprovado no concurso e depois é só mamar nas tetas do poder publico.

    Responda
    1. caio1945

      Bravíssimo! Bateu em cima da môsca! O socialismo (frouxalismo) e a farsacracia assegura para o povo a vidinha errática no Império da Ilusão, onde o espetáculo vai triunfando sôbre a substância (paráfrase de Chris Hedges). O desperdício da riqueza nacional na fantasia do funcionalismo, em trio com a infestação de advogados com seu embuste judiciário e as religiões comerciais (pleonasmo vicioso), enfiam o país real mais e mais fundo no charco do atraso e da estagnação.

    2. pábulo d q

      Que pessoa amrga que te tornaste ao não passar no concurso para funcionário público. Temos excelentes profissionais no serviço público, assim como alguns que deveriam ser demitidos. Qual o estímulo para os bons, qual o castigo para os maus?

    3. marques vitorio

      E temos, sua tranqueira. . . . mamam nas tetas do poder publico são aqueles de apadinhados de políticos sempre levam boladas, mantendo na "zelite" a qualquer custo. . . . o funcionário é apenas um reflexo disso tudo. . . . do pseudo poder mau usado. . . . das "zelites" descompromissadas com o presente e o futuro deste pais. . . . obrigado!!!!