Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. monkey

    É aterrorizante o nível em que o Leviatã,o Estado cresceu na modernidade.Admiro políticos que pregam um Estado menor e menos poderoso,ou menos totalizante porque na verdade é preciso coragem para extinguir o seu próprio poder umas ver que pra um político quanto mais Estado melhor.Estado bom é Estado pequeno,só não sou anarquista por não ter utopias,na verdade sou um anarquista frustrado.

    Responda
  2. Rodrigo Fialho

    Ótimo artigo do João Pereira Coutinho. Certamente Margaret Thatcher foi uma das grandes líderes do século 20 e muito colaborou para o fim do totalitarismo russo. Tomara que líderes como ela surjam também neste século. Pois atualmente comunistas como Chávez e jihadistas como Ahmadinejad se esforçam para perturbar e subverter a ordem mundial ocidental.

    Responda
  3. rodrigo

    Pelo jeito n;ao viu o filme e conhece muito pouco da situacao atual da Inglaterra. Aproveita a ocasi;ao do filme para apenas apresentar suas convicc;oes ideologicas e seu anticominismo infantil e demodé.

    Responda
  4. Oliveira

    Percebo que o jornalista português aprecia o legado de Hayek. Num ponto Hayek acertou em cheio - quem controla todos os meios econômicos determina os fins pelos quais devemos viver. Quando vi, por exemplo, o filme alemão "A vida dos outros", lembrei-me imediatamente desta lição de Hayek contida no clássico "O caminho da servidão", uma leitura essencial para compreender o século XX e o atual.

    Responda
  5. Nihil

    Thatcher era uma visionária: resgatou o protagonismo britânico na Europa e no mundo, ao acreditar na força e eficácia do modelo liberal. Embora denominado com nojo de "neo" pelos sindicatos (os principais perdedores com o thatcherismo), na verdade, aquilo que ela trouxe à moda nos anos 80 e 90 nunca deixou de ser o velho liberalismo de que os EUA, aliás, jamais renunciaram, desde sua fundação. Talvez por viverem isolados e não conhecerem os horrores da guerra em seu território.

    Responda
  6. Pedro

    kd meu comentário?

    Responda
  7. MARCO

    O Brasil precisa de uma  Margaret Thatcher, para derrotar politicamente essa república sindicalista e estatizante que o Lulla e o PT e seus empregadinhos dos sindicatos que vampirizam economicamente a nação, que já começa a dar sinais de estagnação econômica.Essa vanguarda do atraso que o petismo instalou no Brasil, só uma dama de ferro para botar os vermelhinhos para correr.

    Responda
  8. Sebastião Simionatto

    O autor deste texto, sem querer, assumiu o papel de HOMEM-LIVRO(Lembrai do filme Fahrenheit 451!).Transmitiu para as novas gerações a verdade de como é ser livre e como é viver num tempo de estadistas de verdade. E vencedores! Neste nosso tempo onde até o papel imprensa foi declarado propriedade do estado Argentino e num continente que marcha para sua completa Cubanização o texto é ar fresco num ambiente sufocado, cheirando o mofo da turma do Amor&Revolução daqui e dos Bolivarianismos de lá.

    Responda
  9. Marcel trezeano

    Quando ministra da educação no gov. Heath Tatcher cortou a distribuição de leite nas escolas públicas para fazer economia. Já disse tudo... A maior tragédia de Tatcher foi a ética individualista que destruiu a solidariedade no tecido social inglês. Quem quiser entender o terrível legado de Tatcher leia o historiador inglês Tony Judt em "Pós-guerra".

    Responda
    1. Jacinto

      O Maluf fez o contrário: quando era o prefeito, começou a distribuir leite para a criançada, e com o apoio conseguido com esta medida populista, elegeu o Pitta...

  10. Herdf

    Esse artigo sofre de anacronismo, está fora de seu tempo, como reconhecer o que hoje é questionado? perguntem aos europeus o que acham hoje da política de Thatcher, sugiro aliás perguntar aos gregos no que deu a política do estado mínimo?

    Responda
    1. Henrique Santos

      O que afundou a Grécia foi o estado máximo (bancado pela euforia do euro) e não o estado mínimo.

  11. Arlindo de Souza

    Não fosse o liberalismo ocidental a China não seria o que é hoje. O socialismo é bom para os parasitas que ficam pendurados em tudo que é estatal.

    Responda
  12. Liteka

    A ironia é que somente analisando o passado é que percebemos como certos líderes e pensadores estavam certos em suas previsões. Pena que muitos deles caiam em desgraça e até ao escárnio público porque suas teorias - em suas épocas - eram mal quistas e depois se tornam a dura realidade.

    Responda
  13. Ricardo Candido de Araujo

    Perdoe, mas comparar Thatcher com Churchill é de doer... Ela, por mais qualidades q teve como governante, sequer chegou aos pés do grande Winston. E tem mais, chega dessa balela q a corrida armamentista de Reagan causou a falência da União Soviética! O fim da mesma foi causada pela chegada ao poder de um governante mais esclarecido (Gorbachev) q, diferentemente dos anteriores, não tinha pés, cérebro, fígado e espírito formados na Segunda Guerra Mundial (tinha 14 anos quando est

    Responda
    1. Ricardo Candido de Araujo

      E já respondendo aqueles q com certeza dirão q estou errado, basta lembrar q antes de Gorbachev a União Soviética, após a Segunda Guerra, NUNCA deixou sem resposta, mesmo com grande sacrifício próprio, qualquer desafio militar proposto pelos Estados Unidos ou por outro país. Quem estudar um mínimo da evolução militar destes países após a guerra terá a mesma conclusão. Nunca simpatizei com o comunismo, porém, a manutenção de certas lendas não é, em minha opinião, idéia das mais brilhan

  14. Lazaro

    A coluna é triste em despitar a verdade histórica e escometear os fatos. Trata apenas de ovacionar a principal vanguardista, junto com Reagan, do neoliberalismo que entregou ao mercado tudo quanto pode dos bens públicos ingleses. Uma grande jogada para concentrar ainda mais a riqueza e o poder, com isso transferiu do público para um grupo a hegemonia do mercado. Estrangulando a Social Democracia e fortalecendo o mercado para chantagear sistematicamente o próprio governo. É de fato uma ilumin

    Responda
    1. Ajjax

      Claro! Por isso que a Inglaterra enfrenta desde então uma crise econômica e tem um dos menores PIBs do mundo. Certo?

    2. Eustaquia

      Parece que em portugal todos os portugueses são socialistas. Aqui no Brasil os portugueses são conhecidos pelo empreendedorismo.

  15. jlisboa

    peo jeito o colonista não viu o filme...

    Responda
    1. andrefadel

      O que é "colonista", alguém que examina o cólon?

  16. Miltonxf

    E o Oscar de mulher mais importante do século XX vai para... Margaret Thatcher!! Uma estadista, uma líder, que estava no lugar certo, na hora certa, e ajudou a enfiar o comunismo dentro do saco!

    Responda
    1. Nihil

      O discurso do Rodrigo Silva pra mim já diz tudo: ele é viúva de alguma empresa prvatizada pelo FHC.

    2. Jacinto

      Compare o Reino Unido de hoje, e o daquela época, e o resto da Europa e você verá que ela fez tudo o que um estadista deve fazer: preparar seu pais para o futuro.

    3. Rodrigo Silva

      Meu colega Milton, tudo o que M. T. não era, foi ser uma estadistas. Uma governante, que assim com fhc, mal comparando, entregou o estado na mão da iniciativa privada esfacelando o patrimônio inglês. Isso para você é ser uma estadista? Você precisa estudar um pouco mais...

    4. Lazaro

      É enfiou o comunismo dentro do saco e a inglaterra foi junto. A conservadora Thatcher é diretamente responsável pelo esfacelamento da inglaterra hoje, pois foi ela junto Reagan que abraçaram o neoliberalismo. Deu no que deu.