Ciência > Bolsistas de pós estão sem receber desde janeiro Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Tem que ser nesse governo de la/drões mesmo! Isso nunca tinha acontecido antes! O dinheiro dos pesquisadores deve estar enchendo os cofres das ONGs "cumpanhêras" E o ministro da educação (Gugu Dadad) ainda quer ser prefeito de São Paulo?! Vai afundar a FAPESP tb! Palistanos, uni-vos! Não vamos deixae o PETE esculhambar com o único estado que funciona.
Quem pensa que esta realidade é exclusiva da pós graduação está enganado: instituições de pesquisa mantida pela Capes como o PET, isto para graduandos, geralmente atrasa as bolsas. A situação da educação brasileira é lastimável.
A culpa édos irresponsáveis bolsistas que não atualizaram seus dados corretamente. É porisso que peco a nossa presidente que inicie uma reforma nas leis dofuncionalismo publico brasileiro. Não existe funcionário publico responsável,somente vitimas desses contribuintes que só reclamam. E no fim,tudo acaba em pizza.
Se a rolha for ver bem, quem é o bolsista brasileiro, vai perceber que poucos e raros são os que "estudam" mesmo.
Base de Lançamentos de Alcântara... Base Cientifica Comandante Ferraz... Capes... Um paÃs que negligencia a pesquisa cientÃfica está fadado a ser um consumidor de tecnologias de ponta e exportador de produtos primários. Não produzimos uma reles aspirina com patente e tecnologia nacionais. Enviamos nosso minério de ferro para a Alemanha a R$X,XX e importamos deles o aço fino a R$X,XX*10000. Assim não dá!
IncrÃvel....deu problema a culpa é do governo.....Entra ano sai ano o brasileiro continua com esta postura de criticar o rabo alheio. Antes de apontar os culpados tem de saber o que aconteceu....
Vale a pena lembrar que as bolsas estão sem reajuste desde junho de 2008. Ou seja, já foram desvalorizadas pela inflação em mais de 20%. Atraso pra reajustar, atraso até pra pagar, é uma vergonha. São dezenas de milhares de bolsistas, se fosse uma empresa como o Banco do Brasil ou CVRD essa polÃtica já teria resultado em greves e protestos.
Bolsas de pós-doutorado da capes estão se reajuste desde 2006 !!!
Voltei para o Brasil para fazer pós-doc. Qdo cheguei fiquei 4 meses sem receber...Foi o maior sufoco porque tinha que comprar tudo para montar a casa, dar x meses de caução de aluguel, ...enfim, começar vida nova...a cada inicio de mês era uma angústia imensa, pois o dinheiro nunca vinha e as minhas reservas se esvaindo e tive então que pedir emprestimo. Eu como bolsista não tive qualquer culpa pela demora. Além de pagamento, os bolsistas precisam receber seguro de vida e previdência social.
Nem me diga. As bolsas são vergonhosas, e os cabeças das instituições cientÃficas, que deveriam se mover para tentar modificar esta realidade, não fazem nada (o deles já está garantido, não?).
Essa aberração (bolsistas financiados com dinheiro público no exterior) tem de acabar urgentemente, cambada de vaggabundos que após gastar o suado dinheiro do povo vão trabalhar lá no exterior e jamais devolvem o dinheiro que foi gasto com eles!!!
O tÃpico petista...isso aà só não é v/a/g/ab/u/n/d/o quem corta o dedo para se aposentar...
Não é bem assim, procure se informar mais!!! Todos os bolsistas financiados pelo governo são obrigados a voltar e permanecer no Brasil por perÃodo igual que ficou no exterior.
A bolsa é muito baixa, exige dedicação exclusiva, não pode-se ter emprego.só pesquisa. em função dessas exigências faltam pesquisadores em diversas áreas. O trabalho intelectual, feito por pesquisadores, é muito mais extenuante do que muitos outros trabalhos. o cerebro não sua, mas trabalha à todo vapor. infelizmente, a tua pouca visão impede de que você perceba os beneficios da pesquisa..se não fosse a pesquisa, você não teria tomado todas as vacinas e poderia estar suando doutro lado da vi
Que comentário medÃ0cre. Chamar os pesquisadores de vagabund0s ! Pessoas que estão ralando pela ciência ! Como você é um ign0rante, vou lhe explicar: os pesquisadores que desenvolvem suas pesquisas no exterior com bolsas brasileiras, após a conclusão dos estudos, são obrigados e passar o mesmo perÃodo no Brasil.
Brasil, sil, sil...
A principal razão disto acontecer é que a CAPES, CNPq, e outras agências, não são enquadradas na CLT com respeito aos alunos de IC e pós-graduação. Dai eles podem fazer o que querem: exigem dedicação exclusiva até de alunos de IC, no caso destes alunos nem se quer pagam o salário mÃnimo (pagam quase metade de um salário!), e não podem ser multadas por atraso de salário ou ter que pagar indenização como seria aplicável se as bolsas fossem enquadradas como trabalho regular.
isto vem acontecendo principalmente com os pós-doutorandos.Não há nenhum comunicado justificando esses atrasos, tampouco uma previsão de quando a situação será normalizada por parte dos órgãos responsáveis pelas bolsas (REUNI/CAPES e SESu). Portanto, o que vemos aqui é uma falta de respeito para com os doutores de nosso paÃs. INACEITÃVEL tratar isso como ROTINA. APESAR DE PODER EXISTIR ALUNOS EM DÉBITO COM A CAPES, COMO FICAM AQUELES QUE ESTÃO EM DIA COM SUAS OBRIGAÇÕES? ONDE ESTÃO SE
Votou neles ? Bem feito. E vai piorar muito. Com eles logoe staremso de volta á idade da pedra.
Não vou defende-los, mas antes deles tinhamos um quinto das bolsas de hoje e também ocorriam atrasos com frequência. Tive uma bolsa de posdoc recentemente e não tive problema algum. O problema não é partidário e sim organizacional e de prioridades do paÃs. Ciência NUNCA foi prioridade e qualquer corte acaba atingindo parte dos bolsistas.
Não votei e ainda dei um jeito de sair do paÃs. Como pesquisador e pai de famÃlia tenho certeza que foi a melhor escolha.
O que se esperar de um governo, que logo no inicio, o mandatário se orgulhava de não ter estudado. Para eles estudo é assunto de "burguês" é coisa da "elite". Não é a toa, que o Brasil tem se tornado destino de muitos estrangeiros, que para cá vem ocupar postos de trabalho que demandem formação superior com especialização. Onde estão os professores universitários, que formam a base intelectual dos p/t/r/a/l/h/a/s, por quê vocês não protestam agora? Não é só defender usuario de drogas na USP,
PaaÃs de commodites, não interessa pra nenhum politico desenvolvimento tecnologico
Lamentavel , dinheiro p futibol tem , p puliticu passiar tem , p algazarra no carnaval tem , pra dar p Cuba tem , p sustentar familia de marginal atraz das grades tem , pra saúde num tem , p educação num tem , p policiais e bombeiros q arriscam os C.e.U.s na reta num tem , paras aqueles que realmente fazem algo em pró deste paÃs só lhes sobram enormes pilhas de boletos bancarios e nada a mais...
Agora o zémané que recebe bolsa-esmola, bolsa-presidiário, bolsa-ditadura, etc, etc nunca tem atraso... Para a PTralhada o importante garantir votos e que os camaradas recebam o seu, o resto que se dane. PT= governo para o partido e camaradas, o paÃs que servire e continue a pagar impostos...
Eu fui bolsista durante todo o governo FHC e NUNCA ouvi falar de atrazos, nem comigo nem com nenhum dos meus colegas. Essa mania de Pe/tistas de vir com esse papo de "o FHC tb fez.." é muita pati/faria. NÃO! E mesmo que tivesse acontecido isso não torna menos grave a situação atual. Cadê a presidenta incompetenta e o ministro da educação que quer ser prefeito de São Paulo? São eles que tem que responder por isso, não o presidente de 12 anos atrás!
não falando bem do PT (que aliás eu não gosto nem um pouco)... mas na época do PSDB as bolsas atrasavam um pouco mais (e eram em número bem reduzido)... o pessoal tinha que fazer milagre pra conseguir fazer pesquisa pq não havia verba pra manutenção equipamentos e laboratórios... itens de segurança... que se diá de inovação!!!!!
Na época do FHC também ocorria atrasos nas bolsas. Na época, nem existiam outros programas de distribuição de renda.
Não apenas a Capes atrasa bolsa, este mês mesmo, o CNPQ alegando problemas com alguns editais (projetos de pesquisa) atrasou bolsas pelo pais todo, recebi apenas dia 17. MAIS UMA VEZ NOSSO PAIS MOSTRA O QUANTO VALORIZA A PESQUISA !!! Lá fora aluno mora dentro da faculdade, tem livros com descontos, acesso livre a varias atividades, laboratórios com recursos e estrutura e ainda ganham bolsa e pagam assim as taxas do mestrado É UM VERGONHA TOTAL !!! Aqui usam recurso de um
Há alguns meses atrasaram bastante a minha também, mas não adianta reclamar, pois eles se acham o supra-sumo da eficiência e se sentem ofendidos quando lhes apontam falhas.
Nao sei do que vc esta falando. Sim, moramos dentro da universidade, mas pago, muito bem pago (pagamos U$800 por uma casa de 2 quartos numa cidade de 200 mil hab). A bolsa em varios departamntos (a nossa bolsa eh por aqui mesmo, nao eh do Brasil) decresce dependendo do departamento (demanda por vagas), e as cargas de TAs sao enormes, cursos de 200+ alunos. A Amazon nao da desconto, so no 1o ano vc nao paga o Prime, que cobre alguns dos fretes. O resto eh o que vc falou mesmo.
Essa reportagem mostra como a pesquisa cientÃfica é valorizada nesse paÃs... bolsista não precisa comer, não precisa pagar contas... e muitos se dedicam exclusivamente à pesquisa.
E bolsa não é considerada rendimento... logo nem crediário consegue fazer
E bolsista ainda não tem registros trabalhistas, não tem férias, não tem 13 salário, não tem garantias, não tem benefÃcios...NÃO TEM SALÃRIO, apenas uma bolsa!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ciência > Bolsistas de pós estão sem receber desde janeiro Voltar
Comente este texto