-
cansei de ser enganado
Boa Gilberto. É importante a opinião de todos jornalistas que trabalham na mídia, principalmente a Fol-ha, que é uma grande formadora de opinião. E como espaço importante de comunicação, você disse uma grande verdade sobre a politica-gem de todo o Brasil. Infelizmente essa briga pelo poder é mais acirrada ainda no Governo do Estado e no Governo Federal. Evidentemente veremos também nas eleições posteriores à das prefeituras.
-
caio1945
Mediocridade é a palavra, mas não precisa ir até os políticos para comprovar sua tese: observando nas ruas, já vemos a quantidade de igrejas, as manchetes dos jornais (inclusive êste aqui), e os olhares de peixe e os hábitos das pessoas. Vakas em ruminação têm olhares bem mais inteligentes.
-
EG
Perfeito Gilberto ! Não há mais qualquer pudor em relação a isto : nós, os cidadãos somos tratados como estúpidos impotentes a quem só resta calar a boca e praticar a pseudo-democracia do voto nas cartas marcadas definidas pelos partidos. Sugiro que você, que tem estreita relação com a cidade de São Paulo e defende sua melhoria, coloque o dedo nesta ferida constantemente : o atual fracasso da representação dos anseios populares por TODA a classe política do país.
-
mduo
90% é assim!!!!
-
-
João Borges
Muito oportuna esta matéria. Lamentável que os eleitores que voltam inconscientes não leem. Pois, nem todas as pessoas têm o privilégio de informar com textos inteligentes e reflexivos. Porém, os políticos preocupam com a próxima eleição e não com transfomações de nossa sociedade tão sofrida.
-
BRussell
Observacao critica muito pertinente nessa coluna. Para os politicos 'estrategias partidarias' sao mais importantes do q propostas de projetos p/melhorar a vida da populacao. Eh evidente q so ha um objetivo - obter o poder. Nos, a sociedade em geral somos culpados pois aceitamos a mediocridade de eleger politicos sem planejamento, sem propostas de governo. O q vivemos no Brasil eh alguma coisa, exceto democracia.
-
João Rola Júnior
Com roubo ou não..., com corrupção ou não..., com mentiras ou não..., com votos comprados ou não..., o único que fez bastante pela cidade de São Paulo foi "PAULO MALUF"..., acreditem se quiserem. Essa torpe que vem aí só querem os cofres da paulicéia..., a população que se esfregue com bucha dura nas águas das enchentes..., masss..., vendo o resto do (B)brasil o CAOs tomar conta dos redutos petis-tas eu ainda prefiro o "José Serra"..., não é o ideal masss..., não é todo o mal.
-
Parresia F.C.
Acho o seu artigo pertinente, porém ingênuo. Cada vez mais, a história atesta as reflexões realizadas por Michels, Paretto, Mosca, Schumpeter. O único objetivo dos políticos e seus partidos é alcançar e permanecer no poder. Na democracia representativa, como periodicamente se submetem ao julgamento do eleitor, algumas demandas da sociedade precisam ser atendidas, mas sempre visando estritamente ao cálculo eleitoral. Isso, aqui no Brasil, vale do DEM ao PCO, ninguém escapa.
-
cristiano avila
Poxa, voces são tão desprendidos. É muito fácil falar. É o que o brasileiro de bem tem mania de fazer: ser pessoa de bem e se manter bem longe da política.Assim é fácil, Dimenstein. Seja candidato!
-
GILBERTO DIMENSTEIN
Caro Cristiano Você só pode mudar o mundo sendo candidato? obrigado por sua colaboração neste espaço. Gilberto Dimenstein
-
-
carioca
Caro Gilberto PT Saudaçoes, todo jogo político é para tomada do poder, sem dúvida. A gora cabe a nós os medíocres, separar os decentes dos falsos " trabalhadores" É possível?
-
Paxbrasilis
Enquanto a carreira politica der acesso legal ou ilegal a fortunas e nao ser algo adotado por um minimo de vocacao a dedicacao a coletividade como um ideal podemos sepultar todas nossas esperancas nos homens publicos!
-
Francisco Ribeiro Sobrinho
Estratégias visam posição política, prestígio e poder. A necessidade de citar - não é focar - os problemas do município, do estado ou do país, só nas campanhas.
-
magnaldo
CRITICAR OS PARTIDOS DEESQUERDA NÃO É DEFENDER A DIREITA QUE CONSEGUE SER PIOR
-
magnaldo
Na teoria, o socialismo é perfeito, mas na prática, traduz o que de pior existe no político. Não só os partidos ditos de esquerda confirmam isso no Brasil mas os regimes socialistas são verdadeiras ditaduras onde um grupo, em nome de todos, usufruem das benesses do poder. PT e PSDB pouco fazem em prol do povo (exceto os bolsas esmolas), mas se digladiam da pior maneira possível como, por exemplo, a defesa da obrigatoriedade da contribuição sindical que propicia milhões e milhões de reais..
-
Roberto Soares
Ninguém esta nem ai para os problemas da cidade. São Paulo é importante porque são os cofres públicos da cidade que vão bancar boa parte da campanha presidencial de 2014.
-
zequinha
Corretíssima analise, até agora todos os possíveis candidatos só estão pensando em 2014, e a cidade e a população que se virem, o próximo prefeito o máximo que vai fazer é alguma ponte estaiada de 200 mi em bairro nobre pra servir de enfeite e remover alguma favela que pegar fogo, que por coincidência depois irá virar comdomínios supre caros.
-
GILBERTO DIMENSTEIN
Caro Jefferson O problema, infelizmente, não é só deles. Mas a opinião pública também acaba achando todos esses jogos políticos normais. Gilberto Dimenstein
-
-
Liteka
Mediocridade é exatamente a palavra. Mas como esperar menos dos velhos políticos? Com seus retrógrados discursos do tipo: mais saude, mais segurança, mais educação. Tudo muito amplo e nada específico, sem foco. É um verdadeiro afronte tolerar um candidato que tem histórico de não cumprir mandatos, alinças com desafetos de eleições anteriores e por ai vai. Especificamente a única coisa que os candidatos tem, todos eles, é plano de carreira pessoal. A cidade é apenas um detalhe.
-
Luciano
Está quase dando Tiririca na cabeça viu.Concordo contigo. São Paulo precisa de alguém que sonhe São Paulo e com São Paulo.Precisamos de projetos e precisamos de sonhos. Por exemplo. Certo dia eu estava ali na estação de Trem da Cidade Universitária e percebi que, se o Rio Pinheiros não fosse esgoto aberto aquilo ali seria área valorizada. Uma super área urbana capaz de ser até mesmo mantida por iniciativa privada. Isso é sonho, mas temos que sonhar uma outra cidade, e parar com o mais do mesmo.
-
Vitalino Grígolo
Prezado Gilberto, bom dia. Veja que a própria estrutura política criada forma um círculo vicioso: para ser candidato é preciso filiar-se a um partido, filiado, é preciso ser indicado pela maioria do mesmo e após isso fazer coligações para ganhar "tempo" no horário gratuito. Idéias, planos, melhorias do bem comum, isso vem bem depois de tantas andanças. Imagina se você e u quiséssemos ser candidatos independentes de qualquer partido, apenas objetivando melhorias para a cidade e
-
Rodrigo Silva
Sensacional comentário sr. Gilberto. Hoje as pessoas te rotulam: se não vota no psdb, vota no Pt, e vive versa. Nenhum deles esta realmente preocupado em tomar conta da cidade. Não acredito no Serra, porém também não acredito no Pt.
-
GILBERTO DIMENSTEIN
Caro Rodrigo Obrigado por seu comentário - e, ao contrário de muitos leitores, perceber a essência da coluna. Independência é poder elogiar e criticar a todos. Isso não faz de você vinculado a ninguém. abraços Gilberto Dimenstein
-
-
Saopaulo
São Paulo merece um prefeito que relamente coloque o povo em primeiro lugar, e não projetos políticos de tomada de poder. Precisamos de novos ares.
-
Eu mesmo e dai?
Cade se encontrar me avise que vou votar nele.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.