Hélio Schwartsman > A cura gay Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Certos religiosos sonham com a volta da Idade Média, doobscurantismo e união da polÃtica com a religião (a deles) no Brasil... Desculpem, não vai acontecer e as reações da sociedade esclarecida já estão por aÃ!
Parabéns pelo artigo Hélio. Liberdade de expressão não deve ser confundida com imposição de ideologia. Imagino que deva existir um projeto de lei sendo encaminhado no Congresso que torne legal a queima de médiuns espÃritas em praças públicas ou algum que inclua nos livros didáticos que a Terra é plana e o centro do universo ! Nem todos os cristãos tem essa postura; graças a Deus !! Temos que alterar a máxima que diz "seu direito termina onde começa o meu". O direito é para todos!!
Vc realmente acredita em igualdade de Direitos? Em primeiro lugar não creio em igualdade...pq à princÃpio ela não existe e DIREITO é uma concessão que pode ser respeitado ou não.
A cura Gay é apertar o botão vermelho....e recomeçar do zero.
Ah, é? Não tem "cura"? Não deve haver, mesmo. Tratamento tem? Deveria ter, pois várias vezes já vimos nos jornais que POLÃCIA PRENDEU TRAFICANTES DE ESCRAVOS SEXUAIS: que estas quadrilhas "compram" meninos pelos interior, confinam numa casa onde são violentados e recebem doses cavalares de hormônios para se tornarem travestis. Acham que fazem "teste" pra saber se os meninos tem tendencias? Ora, isto é crime, e tem que ter tratamento para estas vÃtimas! Foram forçadas a virar o que não eram.
Amigos, esse tal "Felizardo", ao contrário do nome, só consegue fazer comentários infelizes e pré-conceituosos. Ou seja, ele usa suas próprias crenças e ACHISMOS TOSCOS para rebater qualquer argumentos, mesmo os baseados em fatos cientificos, os psicológicos e antropológicos. Esqueça ele, é fundamentalista... não vale a pena discutir com gente assim!
O sr felizardo confunde indução hormonal de caracteres sexuais secundários c/homossexualidade. Sao coisas diferentes sr felizardo. Uma vez interrompido as aplicações hormonais artificiais os caracteres sexuais femininos regridem. Portanto, ninguém 'vira' nada c/o sr afirma. Caso o sr recebesse as mesmas aplicações iria afinar a voz, aumentar os seios etc mas iria continuar c/a mesma mentalidade ignorante e preconceituosa, infelizmente. Para essa mentalidade a cura se da através de educação.
porque estão deletando os meus posts e deixando este tal Costa distorcer? A notÃcia que citei acima demonstra que existem casos em que a homossexualidade foi induzida nos meninos "comprados" e confinados, que foram violentados e receberam À FORÇA OVERDOSES DE HORMÔNIOS FEMININOS.
E além disto: a liberdade que escolhas para tratamento (de outras coisas): a pessoa é livre para recorrer a uma benzedeira,ou a um pai de santo, ou a um pastor milagreiro, ou a um curandeiro, a um médico alopata, a um homeopata, a um fitoterapeuta: enfim, não quer dizer que todos eles possam curar, por exemplo, um problema de "nervos" da pessoa. A pessoa é livre para tentar todos até conseguir ou desistir, e todos eles podem existir na nossa sociedade, que os procure quem os quiser.
Os fatos que lembrei acima, são apenas para demonstrar que há sim casos em que a homossexualidade foi forçada, foi induzida. E a meu bom senso diz que ninguém poderia ser obrigado a se tornar o que não quer: isto vale tanto para o hetero quanto para o homo; e também ninguém é obrigado a permanecer sendo, se por acaso depois de feita a escolha, sentir-se infeliz e se quiser mudar de novo. A pessoa tem que ser livre e decidir por si mesma.
"e beeeem" - deixa de ser bobo, costa! Quem distorce é você, porque ficou com medo do argumento, em pânico. O cara não tem "opção", não é? nasceu com esta natureza biologica: nasceu com corpo de homem: no entanto, pode tomar hormônios, assim se alterar geneticamente, pode implantar seios - sempre serão falsos, pode fazer uma plastica de transformação de seu orgão sexual num FALSO orgão feminino. Isto não foi "cura", foi um tratamento para virar travesti. Então, se toca, chega de papo furado!
Não, seu "Costa" quem distorce é você: se o cara sofreu este trauma e depois num tratamento se curou, aÃ, voce(s) dando umas de espertos dizem "ah, ele foi tratado erecuperado como hetero, então não era gay, se fosse não haveria cura". Que raciocÃnio MESQUINHO!!!! Muito oportuno, e boboca. Olha aqui: tamanho de nariz não é opção, mas a pessoa pode fazer plástica: calvicÃe não é opção, não tem cura, mas o cara pode fazer o tratamento que quiser arriscar.
Além disto,, dona cadinha, eu estou falando de fatos reais que acontecem nos jornais: então estas vÃtimas não terão direito à tratamento? Elas foram torturadas pra ser tornarem travestis de programa em zonas pelo mundo afora, são explorados. Não estou confundindo asssunto nenhum, a lei que permite tratamento é a mesma, você é que não passa de uma candinha, fala sem base alguma sem pensar, quer isolar uma coisa que não pode ser isolada, tem que ser incluÃda.
Isso não importa dona Cadinha, porque existem mesmo mais heterossexuais do que homossexuais. A verdade é que tanto as igrejas, quantos os homossexuais ativistas são hipócritas e preconceituosos. A igreja porque discrimina e os ativistas gays porque querem que a homossexualidade seja uma espécie de MAFIA da qual depois dentro não se pode mais sair - o que é uma grande mentira e um cerceamento à s liberdades do indivÃduo.
Mas estes crimes também ocorrem em maior proporção entre HETEROSSEXUAIS e exploração de meninas, mas ninguém acha que a heterossexualidade é nociva por isso. Você confunde os assuntos... qualquer criança prostituÃda que receba esta violência se torna doente emocional e deve os traumas tratados, assim como o travestismo forçado. E muitos adultos abusados na infancia por homens se tornam ressentidos, confusos ou hom0fóbicos. Tratem-se. Mas homossexualidade em si NÃO É doença nem crime,
Temos que varrer os evangélicos/católicos do poder, o Estado tem que ser laico! Só assim a sociedade avança. Religião é individual e ponto. Homossexualismo não é opção, o indivÃduo nasce assim e fim de papo, por isso merece respeito!
Varrer os religiosos da polÃtica não, porque cada indivÃduo tem o direito de ter as suas crenças. Mas o péssimo hábito de governar baseado na religião, isso sim deve ser banido, pois este é o ponto central de um Estado laico. Se banÃssemos os indivÃduos por conta de sua religião, deixarÃamos de ser um Estado laico e nos tornarÃamos um Estado ateu, tão ou mais intolerante quanto as teocracias.
O ponto chave nesta discussão é o que qualificaria uma determinada condição como doença. E a resposta é a seguinte: se esta condição é desejável ou não. Toda condição clÃnica indesejável é, por definição, uma doença; tenha ela cura ou não; seja ela causada por fatores genéticos ou ambientais. Saúde, por outro lado, é definida pela Organização Mundial de Saúde como o "bem estar fÃsico, psÃquico e social".A quem cabe determinar, neste caso, se o homossexualismo é uma condição desejável ou não?
este mundo ta ficando gaysada só,homem vira gay,mas gay não vira homem eita metamorfose braba,quem conseguir um remedio pra isso,vai ficar bilionario
Eu sou menina e não consigo virar gay pq. só tenho atração por garotos...
Não é que "homem vira gay"... ele sempre foi ao menos bissexual e saiu do armário, onde o preconceito, medo ou hipocrisia o mantinha numa vida de mentiras. Não existe ex-hetero nem ex-gay. Simples assim!
na minha opinião, cada um come a sua comida com o molho ue gosta !!! para mim, doentes são essas minoris religisoas impondo seus valores a toda sociedade !!! ABAIXO TEOCRACIA CIRSTÃ EVANGÉLICA
cade aquela conversa de que todas as minorias tem seus direitos e todas tem que ser respeitadas!!! abaixo o movimento gay e a heterofobia!!!
Segundo a Organização Mundial da Saúde e Conselhos de Psicologia pelo mundo, não há cura para a homossexualidade, visto nem tratar-se de uma doença... MAS Hà CURA PARA A HOM0FOBIA: CHAMA-SE "EDUCAÇÃO DE QUALIDADE"!
e os gays precisam muito disto!!!
os evangélicos são muito intolerantes
Pois é... homofóbic0s e religiosos: aprendam a humanizar os gays!
Não é necessário ser muito inteligente e nem um grande conhecedor de filosofia para saber que a base da sociedade que conhecemos e pertencemos hoje em dia é a filosofia grega, a justiça romana e a moral cristã! Antonio Gramsci, marxista inveterado, analisou os motivos que o comunismo não deu certo e chegou a conclusão que so daria certo com a destruição da base da saciedade! da moral, da justiça e da filosofia! pois é exatamente oque a esquerda brasileira esta fazendo com esta pátria!!!
Discriminar é uma vertente. tem gente que ama de paixão discriminar. Assim como tem gente que ama ser discriminado. O egoismo, o orgulho alimentam os dois lados da verternte, vamos la onde está a paz e o equilibrio da liberdade da opção sexual.
Além do mais, boa parte das igrejas que aà estão são máquinas para arrecadar dinheiro! Estão sempre do lado do poder! Muitas fazem parte desta estrutura perversa que transformou o brasileiro em um ser alienado e incapaz de lutar contra a corrupção, a injustiça e a pobreza! Sem contar os inúmeros casos de pedofilia, enriquecimento ilÃcito, lavagem de dinheiro! Já escrevi antes: para quem é trabalhador e não vive de bolsa-esmola, sai mais barato rezar em casa! Deus não precisa de intermediário
O que as igrejas tem a ver com a sexualidade, a convicção polÃtica ou religiosa dos outros? Deixe cada um viver como sua consciência manda! Jesus Cristo não fazia distinção entre as pessoas! Quem são estes religiosos para julgar os outros? Deveriam se preocupar com a pobreza, com o desespero dos pais de famÃlia em um paÃs tão corrupto e injusto como o nosso! E o que não falta na história da humanidade são guerras, genocÃdios, fogueiras e autos de fé realizados em nome de Deus! É só ler um po
O que incomoda em todo tipo de preconceito é o autoritarismo do preconceituoso sobre o outro. Afinal, é o ser o que se é, que é julgado e condenado.Não se trata apenas de escolhas morais, trata-se de acreditar que se tem o direito de legislar sobre o corpo e a mente do outro. E, nesse sentido, munir-se desse autoritarismo provoca ações que não são diferentes de erguer guetos. Sim, liberdade é falar o que se pensa, mas pode a liberdade ser autoritária? Pode ela prender em grades morais o outr
Uma nota otimista. O Brasil nao vai se tornar o 'taliban' da América do Sul c/pretendem os cristãos. Ha uma noticia na mÃdia de hoje q ilumina a sombra criada pela ignorância dessas pessoas. Um casal gay (união legal) teve o direito legal de ter uma filha a partir sêmen de um deles, ovulo e útero de parentes. A menina ja foi registrada em cartório como filha do casal. Ou seja, a sociedade através da justiça ja esta dando uma resposta negativa a absurda idéia de 'cura' aos cristãos homofobico
Fiquei muito feliz com esta notÃcia também, mas quero ver são as retaliações. Com certeza isso vai dar pano pra manga!
(continuação) A parada gay, por exemplo, foi quase que inteiramente absorvida como umespetáculo da sociedade de consumo, tão somente vista sob o ângulo daconta corrente do saldo financeiro deixado por sua realização.Sair dessahisteria midiática é difÃcil mas é preciso lutar. Ali é que está o ovoda serpente....
Talvez tenhamos que ampliar a discussão e lutar contra o tabu da sexualidade, mesmo porque a homofobia está embutida dentro dele. A repressão sexual, hoje, toma formas diversas, diferentes dos tempos de Freud, mas com os mesmos núcleos. Os defensores do 'status quo' - membros de uma sociedade disciplinária e do controle - suscitam temas fragmentados, mas de grande apelo, eu diria até que espetaculares, para manterem seus preconceitos.
Iris, Ro, Darlen, Costa ,, Fe Galera To com uma idéia legal, acho que vou juntar uma galera da batucada de umbanda e vir fazer um toque aqui na praça da sé, afinal todo dia vejo o povo pregando na praça publica, atrapalhando a passagem e ofedendo meio mundo. tb quero o direito
Para Hélio, quero dizer, os gays são pessoas frágeis e são "vÃtimas" de muitas coisas.Mentira, os gays são frágeis coisa alguma, são "certamente" um pouco mais articulados, usam verba pública em suas ONG´s para patrulhar a mÃdia, pressionar reformular códigos de ética, ter "amigos da corte" e invadem o Twitter de cristãos, como estão fazendo agora com a psicóloga Marisa Lobo, uma que é a real vÃtima da militância.Essa prática feita pela militância abortista e dos mackonheiros.
uahsauhuashuahuash é tanto non-sense que chega a ser divertido
Ontem, numa roda de bar, este assunto foi levantado (diga-se de passagem, eu era o único gay presente entre 12 pessoas).... Quase tudo q foi dito eu já tinha ouvido falar, mas me chamou a atenção quando um amigo disse: "Então religiosos querem se meter na psicologia? Imagina se Testemunhas de Jeová também resolvessem se meter na medicina e proibir doação de orgãos e sangue, pq eles dizem que é errado?" Um argumento intrigante.....
Estou quase graduando de psicologia da UFPR, e gostei muito do seu texto. Especialmente da parte em que você compara o fazer terapia para curar gay com a área de medicina e fÃsica. Só fiquei com uma ressalva na sua frase "O dever do profissional que o atende é tentar convencê-lo de que não há nada de essencialmente errado no fato de ser gay."Devo dizer que nunca a função do psicólogo clÃnico é convencer o cliente de alguma coisa. Esse "convencimento" vem do proprio cliente, digamos assim...
Esse rapaz só me faz ter mais respeito e admirar sua inteligência...sua coluna é a melhor da folh@!
O que está em discussão no fundo é a liberdade de escolha, explico: a constituição estabeleceu a liberdade de culto, garante o direito das religiões. O que alguns religiosos querem é obrigar as pessoas a seguirem seus dogmas ao convertê-los em lei e isso fere a constituição, ninguém pode ser obrigado a seguir preceitos religiosos, da mesma forma as pessoas devem ter direito à religiosidade. Igrejas agora vão legislar sobre psicologia? isso é da ciência e não da religião, este é o fato.
Se deixar, eles vão legislar até sobre o que você vai vestir amanhã.
Muito sugestivo o artigo do Salomão, no entanto, este mesmo artigo revela a inclinação do mesmo a certas agendas minoritária.A colocação da palavra perseguição entre aspas, sugere que para o autor todos nós cristãos, os ditos conservadores somos arautos do atraso, a militãncia gay, dos makonheiros, dos abortistas são os certos da estória.Salomão, com todo o respeito e, de forma moderada, creio que os projetos do tal deputado, vem para respeitar a constituição.
A questão é que as tais militancias, com muito destaque, também formadas de ateus, agnósticos, céticos e companhia, estão fazendo de tudo para descristianizar a sociedade.Eles estão presentes, exercendo o papel de comentaristas em sites, portais de notÃcias e blogs.Salomão, a constituição em seu artigo 5º, garante a liberdade de crença e de expressão.Não é possÃvel, ao meu ver, dissociar um profissional de sua crença e vice-versa.Infelizmente, há profissionais da imprensa vendidos a ideologi
O grande problema do fundamentalismo religioso e do marxismo é que, como são correntes de pensamento messiânicas, querem "reconstruir" o homem e impor as suas formas de pensar e estilos de vida a todos, sem considerar as liberdades individuais.
É mesmo, Ultraman, cite provas disso.
Artigo excelente. É preciso lembrar que é a própria pessoa que deve decidir as mudanças no seu jeito de ser ou não. E não os outros. O próprio tÃtulo já diz tudo sobre preonceito: "A cura gay".
Todos tem o direito de se expressarem, conforme garante a constituição. Assim como há a liberdade de ser homossexual, também há a liberdade de não querer ser mais homossexual. Ninguém obrigaria um homossexual a ser "curado". Isso aconteceria se ele mesmo de livre e espontânea vontade procurasse a "cura". Na minha opinião, o sr. Hélio Schwartsman foi muito parcial em seu artigo. É necessário ter uma visão mais abrangente e não ser tendencioso com o fez.
Punção conforme a teoria freudiana é uma situação da qual o ser humano não consegue escapar, uma vontade maior que transcende a vontade e a consciência, eu gostaria de saber o que os evangélicos farão com esta Punção agindo em seus irmãos de fé, não seria como varrer o lixo para debaixo do tapete? Isto vale também para Igreja Católica, pois esta já vem praticando isto ao longo de séculos, inclusive na esfera Papal.
As pessoas serias e honesta do nosso pais deveriam fazer um grande movimento contra os falsos religiosos charlatões que so pensam em dinheiro e vivem extorquindo as pessoas mais carentes Os gays trabalham e pagam impostos, coisa que os religiosos nao fazem, isso sim é imoral é ilegal e criminoso. E precisa de leis rigorosas para punir.
O seu texto preconceitua contra as pessoas mais carentes, tenho conhecidos que hoje pactuam com estas religiões evangélicas, inclusive as mais radicais, mesmo sendo pessoas abastadas, empresários, industriais e profissionais liberais bem sucedidos.
Hélio, o que mais me procupava nisso era a angústia humana, não a questão sexual. Encontrei depoimentos de ex-gays até que cheguei a livros que recomendo, se você quiser saber exatamente como a homossexualidade - que pode somatizar - se processa: "As chaves do inconsciente" e "O inconsciente sem fronteiras" - Renate Jost de Moraes. Se você quiser saber, de fato, leia-os. Assusta até ateu - e o link: tipclinica.com.br/index.php/pa gina-inicial/o-metodo-adi-tip. Veja os vÃdeos, tbm. Abs.
O preconceito (qualquer um deles) vem da ignorância das pessoas em nao tolerarem o que lhes é diferente. Infelizmente, as religiões tem historicamente fomentado o preconceito e ódio a todos que nao vivem e nao amam da forma como elas determinam. Para essa e outras formas de ignorância humana a solucao é educacao humanista secular para os jovens e a força da lei para os adultos. O amor ao proximo é sabio, o ódio do preconceito é ignorante.
toda angustia humana relacionada a homo é fruto do preconceito. Tentamos nos adaptar a qualquer custo e quando não conseguimos, caÃmos em desgraça e muitos de nós em depressão... e aà vem a angustia, o sentimento de inferiodade, a raiva, o nojo... e por fim, o SUICIDIO! Tudo por uma simples palavra: PRECONCEITO! Eu sou forte hoje e me sinto muito bem e feliz. Mas quando tinha 16 anos e lia em um fórum a palavra "aberração", eu chegava a chorar. Tem muitos assa ssinos inconscien
Aà evangélico, católico e afins! Brasil é laico! Respeitem os grupos que não compartem suas crenças! A religião NAO pode ser sensor para delimitar e guiar polÃticas públicas! Não quero um Brasil nos moldes do Irã! Interessante: querem ser respeitados, mas não sabem respeitar! São pequenos ditadores enrustidos!
Um homo não pode se converter em hetero. Ele pode se submeter a se relacionar com o sexo oposto e cultivar uma heterossexualidade oca, mas em seu interior ele sempre vai ser homo.Cito como exemplo eu... por muito tempo me forcei a relacionar-me com mulheres, mas internamente meus desejos eram outros.
Concordo com o Hélio. Só acrescento algo que ele por razões óbvias não pode fazer: Esta iniciativa é mais uma em direção a um estado teocrático. É isso que queremos? Se não queremos, deverÃamos votar em pessoas que, pelo menos, dificultem estas ações no nosso legislativo. Agora, se a maioria da população brasileira deseja dar passos nesta direção, pessoas como eu devemos procurar outro lugar para viver. "Educação de qualidade nos livra de todo mal. Amém."
Procurem na internet a nota do Conselho Regional de Psicologia-RJ sobre a tal "cura" gay, proposta totalmente anti-cientifica, abusiva e mega-preconceituosa: "N ota de repúdio a projeto de parte da "bancada evangélica" da Câmara dos Deputados"
Só mesmo num paÃs coletivamente com sérios problemas mentais e sexuais e completamente tomado de moralismo religioso é que se vê tanta atenção dada pra uma questão çompletamente privada: o que as pessoas fazem com seus corpos.
Hélio há uma teoria cientÃfica capaz de vincular a defesa dos direitos dos homossexuais e dos héteros em seus comportamentos. É a teoria que afirma a avassaladora força da libido, capaz de espraiar-se plena e igual nessas duas paisagens humanas. O primeiro impulso dos sexos é o da formação de pares para a perpetuação da espécie. Mas a natureza é cega. Tudo humanizado, ela só percebe a libido e seus orgasmos, dando-se por completa com estes. A natureza não enxerga entre quais ocorreram.
Excelente artigo! Concordo completamente, não mudo uma vÃrgula. grande abraço
Aiiii, esse negócio ta ficando mto. complicado. Olha só...se a pessoa esta feliz sendo quem é pronto; Mas se não estiver vai buscar ajuda ué. Isso é para todos nós héteros e homos, quem deve decidir sobre isso é a medicina pq. afinal é ela quem habilita os profissionais e se de fato alguém precisar de ajuda tem esse direito. Agora nós temos o dever de respeitar o próximo porque o ideal é sermos todos felizes e bem resolvidos... :D
Vai te catar, Torquemada. Volte para as trevas da Idade Média onde sua cabeça está instalada. BRASIL LAICO!!!!!
Candinha, existem ex-g@ys, sim. Leia "Homossexualidade masculina - escolha ou destino" - Claudemiro Soares. Homossexualidade em nada difere de infarto, psorÃase, c@ncer: você não quer, mas tem e não sabe por quê. Parem de achar que isso é hom0fobia e comecem a dar atenção ao s0frimento gay. Não é d|scriminação, é dor interior, gratuita, que não passa com remédios. São seres humanos que merecem atenção! Não m@te um g@y por causa da sua bur-rice. Estude, caramba!
Então, CalvÃcie não é doença, não existe ex-careca, um careca é careca mesmo não por opção, mas é genético... por isto que não existem tratamentos para a calvÃcie, sabe, não são permitidos porque o calvo careca é proibido de tentar uma coisa que é não por opção, mas por condição biológica, nada dá certo, mas o careca não deixa de tentar e não deixam de inventar tratamento. Tudo por causa da carecofobia, um grande problema, sabe?
Kelly, algumas informações devem ter chegado distorcidas pra você pois não existe "cura" para homossexualidade. Segundo a Organização Mundial da Saúde (e não gays) sequer é doença e os Conselhos de Psicologia pelo mundo nunca administram estes tais tratamentos. NÃO Hà EX-GAY, isto é falácia de religiosos que não se conformam que seu livro sagrado (ou interpretação deste) possa estar errada. Não se deixe enganar pela falsa preocupação deles! Quem tem conflitos deve tratar-se sim, para
ah!!! as pessoas que ficam muito incomodadas com a outra e muitas chegando ao ponto de agredir verbalmente ou fisicamente devem procurar ajuda psicológica...isso tbém é um desvio e por favor não venham ficar bravos comigo ok?
Certos argumentos que a gente lê trata do assunto como se PREDESTINAÇÃO fosse uma coisa confirmada e imutável. Se aceitar a doutrina da PREDESTINAÇÃO, ou seja não há opção, está escrito, no livro, ou no gene, ou na pesquisa cientÃfica, então quantas outras coisas também deverão que ser predestinadas? Crer em "predestinação" é uma questão de fé pessoal. Ninguém nasce pra ser escravo, nem humilhado, nem subjugado, nem obrigado. viver é experimentar viver.
E você já conheceu algum "ex-careca"? Não, só podem usar falsos artificios. Os enrustidos também.Ela é doença ou caracterÃstica genética? A homossexualidade não é doença (vide OMS), mas talvez seja genético.CalvÃcie não se trata com tratamentos fraudulentos, nem os homo. Talvez minoxidil, finasterida ajudem a conter a queda de cabelo no começo, mas não cura. Com gays, a religião só consegue levar a abstinência (as vezes) mas a sexualidade não se redireciona.Reclame com a ciência ou com Deus.
Concordo q predestinação eh uma questão de fe pessoal ou em outras palavras pura superstição. Usa a probabilidade matemática substituindo predestinação e ai tuas palavras vao fazer mais sentido. Por exemplo, qual a probabilidade de uma criança q nasce numa famÃlia de extremistas religiosos ser preconceituosa? Considerando esses fatores a probabilidade eh alta, porem se ela tiver uma educação humanista secular a tendência e diminuir essa probabilidade.
Ninguém é predestinado a ser hom0fóbico. A pessoa o é porque foi ensinada a sê-lo ou os pais se omitiram em combater o preconceito de seus filhos.
Então tem que haver tolerância para que haja convÃvio, o que parece bom, mas por outro lado, exige uma "diluição" do senso de certo e errado. É possÃvel haver uma defesa da "moral" ou dos "bons costumes" (o que quer que sejam) quando há excessiva tolerância? Ela também, não nos conduziria inevitavelmente à decadência, a um mundo sem quaisquer valores?
Porque se o meu CERTO é o seu ERRADO, ou vice-e-versa, como posso aceitar o seu comportamento? Como posso ser coerente com MEUS valores, se admito e permito que os SEUS - que em MINHA visão estão errados - existam e sejam expressos? É simplista dizer "cada um na sua". Por exemplo, se eu acho ERRADO usar palavrão, e isso me agride, como poderia trabalhar diariamente com alguém que achasse normal falar palavrões? E se ainda por cima, essa pessoa não admitisse diálogo? O conflito seria inevitáv
Sou o quê.
Mr. Sams, vc é doido ou o que? Se eu disser "bom dia" p vc, vai me chamar de "homo//fóbico"? rsrsrsrsrsrs....
Então, Adriano, já que admitiu ser hom0fóbico, procure tratamento psicológico.
Hãããããã!!!!!!
Enfim, sem jamais querer classificar homossexualidade como doença, claro, mas o fato é que é dificÃlimo definir o "certo" e o "errado" em comportamentos humanos, com uma boa lábia e capacidade argumentativa, poderÃamos até justificar o canibalismo como "normal" (e já foi). Onde isso nos deixa? Em que podemos e devemos construir uma ética e valores que permitam a cada um viver à sua maneira? Mas, será isso possÃvel?
PoderÃamos propor uma lei para curar evangélicos ! Psicopatia religiosa ! Creio que posicoes como os auto intitulados pastores e padres deveriam ser proibidos de exercer cargos públicos, suas crenças se chocam com o cargo que ocupam e ao invés de legislar a favor do povo em geral querem adaptar o mundo ao seu mundinho e a sua religião esquecendo-se que eles foram eleitos nao para legislar para sua paróquia e sim para o pais e que ninguém eh obrigado e seguir a religião deles!
Certos argumentos que a gente lê trata do assunto como se PREDESTINAÇÃO fosse uma coisa confirmada e imutável. Se aceitar a doutrina da PREDESTINAÇÃO, ou seja não há opção, está escrito, no livro, ou no gene, ou na pesquisa cientÃfica, então quantas outras coisas também deverão que ser predestinadas. A predestinação é uma questão de fé pessoal.
Lei para regulementar isto não precisa, a psiquiatria já faz isto trata casos de psicopatia, aliás existe diversidade nisto também, de muitos gêneros. Em vez de olhar as pessoas como "grupos deste ou daquele tipo", deveria se buscar ver as pessoas como indivÃduos, seres livres como pessoa, que faz e decide por si mesmo o que quer ou não.
Enquanto mantÃnhamos a sexua//lidade "escondida", ela estava mais sob controle. Podem chamar isso de hipocrisia, e à s vezes é, mas é fato que hoje também sabemos que se//xo pode viciar uma pessoa, pode destruir sua mente, sua famÃlia, sua carreira, então antes de defendermos a "liberação" ampla e irrestrita, precisamos avaliar se estamos prontos para isso, se isso seria realmente saudável. É por isso, que muito da crÃtica aos gays, refere-se aos "exuberantes", não aos "discretos".
Uma sociedade sem regras pré-estabelecidas?? Teriamos maturidade para isso? uau!!!
Pois é.... acho que o risco é mÃnimo de algo como bigamia e poligamia acabar "saindo do armario".... existe uma tendência no ser humano dessa coisa de querer ter familia, super tradicional e tals... e nós gays não ficamos longe disso... (sou o exemplo d quem quer isso mesmo, papai, papai e filinhos, rs rs).... Mas, e se acontecesse??? E se realmente tem gente que acha q a poligamia é a saida?? (vide os Mormons, por exemplo)... qual seria realmente o probelma???
É, acho que é isso sim. Mas o que acontece se todos resolverem "sair do armário"? Não só os gays, mas por exemplo, será que há espaço para uma cultura com bigamia, poligamia, poliandria? Veja as implicações, seriam imensas, e nem todas positivas. Pode o ser humano abandonar a famÃlia nuclear tradicional? Isso em muitos casos destruiria o conceito de "pai" e "mãe", e ninguém pode dizer as consequências disso...inclusive, é curioso, muitos gays buscam...o casamento, algo super tradicional. /p
É que este, o q segue o comportamento aceito, tem q ser levado a serio.... este está de terno e gravata lutando.. este pode ser modelo para outros q tem medo de sair do armário.... Aih, o que fazer se todos resolverem sair do armário? Como doutrina-los? Como tira-los da vista da sociedade??? E é exatamente por isso q hj está essa briga toda.. é um medo de não ter mais palhaço, logo, não ter mais de quem rir.. ter q tornar esta pessoa humana, mesmo sendo diferente num aspecto mi
É, talvez vc tenha razão, mas acho que pelo contrário, isso CONFIRMA o que eu disse, porque o "exuberante" sempre foi tachado de ridÃculo, caricato, palhaço, ou seja, nunca foi levado a sério. Já o discreto, SE sair da linha, é visto como uma ameaça muito maior, porque foi um "homem" que DEVERIA ter comportamento hetero, será que não é isso?
Sou obrigado a discordar... o q incomoda são os tais "discretos", os que seguem um padrão heteronormativo..... É só fazer uma comparação básica: O casal gay da ultima novela das 9 (q seguem o padrão impostos, são masculinos e tudo o mais e poderiam dar um beijo gay na boa) incomodou muito mais os tais moralistas, que o Crô, da nova novela... que é um palhacito, ou seja, o máximo q a sociedade consegue aceitar; algo q fique à margem... O problema aqui é mais em baixo....
Parece que no meio dos tais evangélicos e outros que preconizam a cura do homosexual tem muita gente que não tem coragem de sair do armário e querem se vingar dos que sairam.Tanta coisa séria para se discutir, talvez até a cobrança de todo e qualquer imposto das religiões. e ficam nesta baboseira.
Mais do que ser "contra" os gays, acho que deverÃamos sim nos posicionarmos contra a hipererotização da sociedade, que pode ser vista em novelas, revistas, filmes, carnaval, etc.; e que resulta em diversos problemas como a gravidez precoce de adolescentes, desestruturação das famÃlias, destruição de valores espirituais importantes etc. Se//xo é muito bom, mas será que não estamos exagerando na valorização do corpo em detrimento do espÃrito?
"Ser gay, não é doença, não é opção... é condição, assim como ser heterossexual, metrossexual, panssexual." - Frase de um dos comentaristas daqui. Pergunta: No dia em que um pedófilo argumentar exatamente isso, que sua atração erótica por crianças é condição, não é doença nem opção, assim como ser hetero, metro, etc...o que poderemos contra-argumentar? É um tema complicado, porque boa parte do que é legal ou ilegal é convenção, baseada na moral e ética vigentes. Falar em "ciência" é bobagem.
Abraço!
É...seria isso sim, concordo...ô coisa complicada que é o ser humano...rsrsrsrs....Agradeço a oportunidade de bater um papo legal, é raro isso por aqui, infelizmente. Vou ter que sair, mas mais tarde ou amanhã estamos aÃ. Abraço, colega!
Exatamente.... por isso até gostei muito do texto do colunista... ele explicita isso muito bem... já é totalmente legal um gay procurar um psicologo pra se entender... depois q se entender, acho q é praticamente impossivel este querer a tal da "cura", saca?!? meio q X-Men... rs rs
Sim, não diria de forma alguma que é uma doença, mas qto a bipolaridade ou até esquizofrenia etc., já houve diversos reis e lÃderes que com certeza sofriam disso, mas em sua época, eram a lei, então o "certo" era o que eles queriam...é difÃcil mesmo. Mas eu aboliria o termo "cura", ou pelo menos o relativizaria também, porque dá uma idéia de que exista o ser "normal". E o que é normal? rsrsrs....é difÃcil achar algo "sólido" em comportamentos...e mais difÃcil ainda haver opiniões isentas...
É, em partes tem isso sim..... mas não é tão simples, realmente... Por exemplo: quem define q exquizofrenia é uma doença, um desvio??? Ou mesmo a bipolaridades??? Não são valores morais, são doenças.... atingem a pessoa e outras pessoas... Agora, homossexualidade??? Não faz parte disso, saca?? Não tem como haver então uma cura, pq não é uma doença.... saca?!??!
É, concordo, temos aà uma relativização do que seja "pedofilia"...e esse é o ponto, as noções de "certo" e "errado" são praticamente todas relativas, e dinâmicas, vão mudando com o tempo. Esses argumentos "cientÃficos" são quase sempre besteira, porque a ciência comportamental se baseia em valores morais, que também são criação humana.
então, na verdade, mesmo a pedofilia não é classificada pra somente menores de 18... o que a lei costuma levar em questão é: até 14 anos - não tem conversa... não está preparada pra isso... se a lei pegar, é cadeia... dos 14 aos 16 - depende do jovem e dos pais.. se todos levarem na boa, não é pedofilia dos 16 aos 18 - depende do jovem... se ele mostrar q foi concentido, ninguem pode fazer nada....
Olá Marcos...olha, não é tão simples. O que definimos por "criança" varia muito de paÃs para paÃs. O que seria uma criança hoje em dia? Menor de 18? De 15? Como vc definiria? E casos em que adultos de 21 namoram menores de 14 (e há algumas bem desenvolvidas já nessa idade)? Além disso, "afeta" em que sentido? Não estou querendo criticar, apenas mostrar que o tema é complicado mesmo.
É simples: a condição sexual não afeta ninguem, não faz mal a ninguem... já o pedófilo afeta uma criança de modo fÃsico e psicologico... Não faz sentido misturar uma coisa com a outra....
A máscara evangélica tem caÃdo e mostrado como a maioria deles não prestam.
Temos assistido a vários episódios protagonizados por polÃticos evangélicos, com campanhas e projetos de lei irrelevantes para a sociedade, com cunho ultra moralista (o marketing vende a ideia da necessidade de uma cruzada cristã contra a perdição). Fazem onda com o público de cordeirinhos acéfalos para contabilizar votos. A bancada evangélica cresce a cada ano, empobrecendo de modo vertiginoso a cultura democrática do paÃs.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > A cura gay Voltar
Comente este texto