Comentários para:

Existe A verdade?

VER COMENTÁRIOS EM Colunas

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Maurício Mello

    Infelizmente o que se tem visto é que a grande maioria dos jornalistas, talvez (não se sabe) orientados pelo editor, não tem investigado à fundo em busca da verdade. Sequer ouvem as duas versões para os fatos e, não raro, constroem "verdades" segundo os seus próprios interesses, ou de quem os mantém. Acontece, também, a edição de declarações de uma das partes, em prejuízo da verdade. Jamais poderemos esquecer o caso da escola infantil de São Paulo, destruída, injustamente, pela imprensa. /p

    Responda
  2. Rodrigo Silveira

    Fico impressionado como no jornalismo podemos ler textos e mais textos do que o mais leigo dos leitores percebe como fato. Sem sombra de dúvidas a verdade é sempre manipulada, mesmo que não seja diretamente comandada, desde a redação, força política, econômica e assim por diante, a verdade existe, porém a verdade que procuramos é aquela que se vê e não a que se faz enxergar.

    Responda
  3. Nilton Santos

    Caro Clóvis, a frase do jornalista do Watergate e seus comentários me levam a pensar nos nossos Congresso e Governo que, de forma arrogante e pretenciosa, instituiram a "Comissão da Verdade" para avaliar os fatos durante o período da ditadura militar.Aliás, até o nome da comissão está profundamente equivocado, como você bem disse: "A" verdade dificilmente tem só uma face, versão ou avaliação.

    Responda
    1. caio1945

      O que foi mesmo que vc disse?

  4. caio1945

    Excelente artigo. Mas, se o jornalismo atual é recalcitrante num pecado, êste é a superficialidade. Hoje, você lê as matérias, no final, coça a cabeça e fica mais cheio de perguntas do que antes de lê-la. O jornalismo virou "espetáculo" e abandonou a "substância", a consistência. A tinta dilui na espuma dos eventos. Parafraseando Luciano Pires, temos que nos conformar com o que nos é mostrado. Não, e nunca, ficamos informados, porque não mais se veicula informação, mas "versão", como vc diz.

    Responda
  5. João Silva

    A verdade é algo quase impossível de se alcançar. Professores de História dizem: A história é escrita pelos vencedores.

    Responda
    1. caio1945

      Haja vista a versão (ooops!) conhecida da WWII que é a "mandada imprimir" pelos Rockfeller. Quais são as outras possíveis? Será que as edições destas foram tôdas compradas e incineradas? Atenção médiuns, sensitivos e viajantes no tempo! Que tal explorar êste vêio? Atenção JOVENS!: será interessante montar urgente o acêrvo secreto das guerras do Oriente Médio desde o início dos anos 50! Dentro de alguns anos, quem o fizer, terá boa renda de aposentado(a).

  6. Tom

    Duro é dizer para alguem que teve mulher e filho morto em um ataque que o que ouve foi um combate violento.

    Responda
  7. lapanagio

    Ótimo texto. Como nunca chegamos à verdade absoluta, temos ainda a verdade relativa. Porque depende da posição ideológica do repórter/jornalista..

    Responda
  8. Gustavo Fidalgo Del Giudice

    "Reportagem é a melhor versão da verdade possível de obter".Bravo! Bravíssimo!

    Responda
  9. jca

    Senhor do Bonfim,A trinca de "As"  esta junta hoje: Rossi, Alencar e Dimenstain.A trinca de "As...neiras". Seriously, Folha???  E olha que ja fui leitor de esperar o aviao chegar com o jornal.

    Responda
  10. fábio santana

    você deve conhecer a história - ou seria lenda? - de um jornalista sem notícia para seu jornal que ligou para o rei roberto (numa época distante) e perguntou se era verdade que o cantor estava se separando da esposa. ele disse: claro que não, de onde tiraram isso? o jornalista agradeceu e desligou. no dia seguinte estava na manchete: roberto carlos nega que esteja se separando. pronto, vendeu como água e rendeu assunto para a semana toda. isso você aprova?

    Responda
  11. fábio santana

    sim, clóvis, é possível fazer jornalismo factual e investigativo. se um político oferece um dossiê, o que faço? ponho na primeira página e pronto? não checo, não investigo? não procuro eu mesmo as provas? claro que não. se for contra o governo que eu não apoio, eu simplesmente coloco no jornal e deixo pegar fogo. mesmo que anos depois se prove que nada daquilo era verdade, não é?? jornalismo vira massa de manobra política, ou vira desculpa para jogo de poder dos donos da mídia.

    Responda
  12. fábio santana

    ((continuando)) coisas que este jornal faz muito bem, mostrando os lados, mas dando um certo destaque àquilo que mais interessa à política do veículo. enfim, uma acusação contra um ministro aqui, outra ali, tudo recebido de fontes "confiáveis", mas não há uma desconfiança natural de jornalistas de verdade. ou seja, ir em busca da história, não de versões. ouvir os outros, não repetir o que os outros falam. entendeu, clóvis?

    Responda
  13. fábio santana

    o ponto, caro clóvis rossi, não é a verdade factual das multidões, coisa rídicula e menor para o jornalismo de "verdade". a busca pelo factual se refere a temas políticos, policiais, econômicos. coisas que o jornalismo deveria fazer e não faz. e não é necessário gastar milhões de reais. basta investigar de "verdade" a matéria. ao invés disso, o que se costuma fazer é escolher uma das versões que agrada mais a linha editorial do jornal e destacá-la num título ou na forma de apresentá-la.

    Responda
  14. Gustavo

    Longe se vai o tempo em que jornalistas buscavam a verdade - se é que isso de fato existiu. Atualmente, não é segredo que os grandes jornais buscam manchetes para alavancar as vendas, nada mais, seja através de fatos verdadeiros (o que é raro), seja através de mera criação. Em "O homem que matou o facínora", de John Ford, encontra-se a frase que guia o jornalismo como um todo: se a lenda for mais interessante que a verdade, imprima a lenda.

    Responda
  15. Gka

    Prezado Clóvis o problema não é verdade, mas sim a mentira: isso nós vivenciando agora, contra as FFAA; o Sr sabe e nós também sabemos que a esquerda naquela quadra não queria democracia mas o poder, transformar na "marra" o País numa republiqueta sincalista / socialista, sob as botas e julgo de outros do outro lado do mundo com ideologia distinta da nossa!

    Responda
  16. Lucia Helena

    Acredito que esse seja um tema dos mais angustiantes, tanto na área profissional quanto pessoal; principalmente quando se deseja desempenhar algo de maneira honesta. Nesse sentido resta pouco espaço para remorsos. Entendo a garantia da verdade absoluta como algo inatingível ao homem.É que entre o acontecido e a coleta por parte do autor do discurso, passa um vagão carregado de bagagem própria, que pode-se prolongar ou não na visão do receptor. Daí, por exemplo, a origem das guerras.

    Responda
  17. Anatoly Liapidevsky

    Verdade? Basta ler o que a Foiha publicou durante meses sobre os "civis inocentes" e desarmados na Líbia.

    Responda
  18. Glauco

    Caro Rossi. Voce ja parou para pensar realmente sobre o que é a verdade. Pois saiba que a mesma não caminha sozinha, solitária. A verdade sempre produz alguma coisa seja ela boa ou ruim. Por isso Jesus o Cristo disse Eu sou o caminho, a verdade e a vida. A verdade para nos humanos produz efeito moral Pois caminhar com a moral ensinada por ele o mestres dos mestres produz vida. Creia nesta verdade e seja feliz

    Responda
  19. Midas

    1 - Tem uma citação do meio jurídico muito interessante a esse respeito, mais ou menos assim: Toda história tem 3 lados. O meu, o seu, e a verdade. 2 - Mesmo sendo de fato testemunha ocular, ainda sim depende da interpretação de quem testemunhou 3 - Outro excelente ditado sobre o tema é inglês, não me recordo o autor, mas é algo mais ou menos assim: Acredite em metade do q vc vê e em nada do q ouviu falar.

    Responda
  20. Gaspar

    Outro aspecto que deve ser levado em conta é a manipulação das palavras e dos contextos por esses criminosos, ou seja, para quem conhece a teoria da mentira sabe que uma verdade contada de forma inescrupulosa ou fora de contexto caracteriza-se como uma mentira. A única forma de valorizar os bons profissionais seria a criação de um "CONAR", mas os que amealharam grande patrimônio com a profissão são contra esse conselho, pois assim como economistas e advogados não poderiam mais vender parecer

    Responda
  21. Gaspar

    Eis ai o maior erro dos jornalistas, ou seja, é querer estar no papel de DEUS e querer que a verdade em que ele acredita ou tem interesse que seja deve ser a de todos. Um jornalista deve ater-se apenas a relatar fatos ou versões (neste caso deve apresentar todas que interessam ao leitor) com isenção para que o julgamento seja feito pelo leitor e não por ele. Essa presunção, que infelizmente na maioria da vezes é acompanhada de corrupção e invalida o papel desse profissional.

    Responda
  22. dejavair silva

    Meias verdades são também meias mentiras. Ou vice-versa.

    Responda
  23. quidinho

    Estamos iniciando o século XXI, pelo menos aqui no Brasil, com uma impressionante visão única das coisas políticas. A imprensa em geral (mídia) chama de ditadores alguns que foram eleitos pelo povo direta ou indiretamente e outros que não têm eleição são monarcas, presidentes. A China está com um desenvolvimento perto de 10%, flanando, lá não tem eleições nos moldes ocidentais, leiam o confuso texto do Sardemberg (01/03). É simples, o jornalista carrega a sua escolha ideológica e ponto.

    Responda
  24. Jacinto

    Excelente artigo, e muito atual. Um dos problemas da imprensa é a exigência (econômica) de se publicar rapidamente uma informação. A pressa em dar a notícia, na maioria das vezes, resulta em um texto superficial, sem conteúdo. Uma mera reprodução de versões.

    Responda
  25. JADER MATIAS

    Cientistas dos EUA e Coréia do Sul trabalham no desenvolvimento de detector de mentiras 100% eficiente. A resposta será buscada no cérebro da pessoa sem condições de interferência... Testad o nos profissionais acho que os campeões da mentira estão nos templos religiosos, conventos e igrejas. Os políticos, naturalmente desonestos, não precisam esconder suas mentiras entre seus pares.

    Responda
  26. pomarola

    Existe a verdade??"O holocausto nunca existiu…é a mentira mais negra da história" afirmou Arthur Jones, candidato republicano ao congresso dos EUA. Ele assinalou que o rechaço sobre o massacre de judeus e outras pessoas pelos nazistas durante a Segunda Guerra "se trata de ferramenta usada pelos judeus para extorquir a comunidade internacional", segundo Hoffington Post."É a mentira mais obscura da história", afirmou o candidato de 64 anos."Quanto mais sobreviventes, mais mentiras contam", disse.

    Responda
    1. Glauco

      Sr. Mattar O pior inimigo da verdade é o interesse mesquinho de algumas pessoas que distorcem fatos em proveito de si mesmo. A mentira sempre esta aliada aos fracos e aos que aceitam a mesma como verdade. Na historia da humanidade encontramos pessoas verdadeiras e honestas. acho que não é o seu caso.

    2. JADER MATIAS

      Os que querem afirmar que o Holocausto (do qual existem filmes, documentos, materiais, prédios e testemunhos de pessoas ainda vivas) é ficção querem em contrapartida que aceitemos como verdadeiros eventos de 2000 e 1300 anos atrás.

  27. Ze Fim

    Bom artigo!!! Parabéns.

    Responda
  28. DEDANADO

    Meu caro Rossi, você sabe que a verdade será sempre distorcida para o interesse de quem está no poder. Isto, digo, sempre em relação a informações de guerra, guerrilhas, disturbios sociais, etc... Certa vez li uma frase que dizia: "A maior verdade da guerra, é a mentira das informações".

    Responda
    1. Luzia Braga

      Como dizia o grande estadista Winston Churchill: OPINIÃO PÚBLICA É A QUE SE PUBLICA. Às vezes, uma mentira falada mil vezes passa a ser verdade, segundo prescrito pelos manuais políticos dos últimos anos. Salve-se quem puder. Amém.