Ilustríssima > O "brainstorming" vs. o poder dos introvertidos Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Bom texto.
Artigo perfeito! O li inteiro, mas lerei novamente de tão bom que é e refletir muito sobre! Estou cursando Gestão em Recursos Humanos e logo estou vendo que realmente o que as firmas querem é que todos sejam extrovertidos. Quero ver até quando esse mito irá durar!
O Hélio é ótimo. Inteligentissimo.
Interessante artigo sobre Criatividade, indispensável para todos.
Excelente artigo, fundamentado. Parabéns. Convém apenas elucidar que brainstorming é uma ferramenta entre outras, que funcionará em determinadas situações e contextos. Indico para quem gostou do assunto os seguintes livros: A Quinta Disciplina, Peter Senge ( Ed. Best Seller) A Revolução da Inovação Aberta - Stefan Lindegaard (Ed. Evora)
Uma rara reportagem de qualidade, me senti entre os úteis, por ser introvertido e trabalhando absolutamente sozinho a mais de 6 anos.
Muito bom.
En castellano Juvia de ideas. An Français . Réflexion. Tempestade (Benigna) cerebral em portuguese. Brainstormi ng in English
Excelente texto! Parabenizo o autor pelo estilo conciso e o relevo de destaque que deu a importantes temas: a psicologia social e organizacional, procurando sempre por um enfoque escolado, mesclado com a apresentação de experimentos cientÃficos e crÃticas embasadas aos modismos da administração moderna.
Fez o que se espera de um bom jornalista. Grato!
Hélio, talvez você deva se preocupar, ao menos um pouco, pois, com esse texto você corre o risco de se tornar uma unanimidade, rsrs. Cuidado! Obrigado pela excelente leitura.
Hélio Schwartzman é meu Ãdolo. Sempre tive um pé atras com o "brainstorming" mas mesmo assim sempre recomendava e tentava aplicar como técnica de criação coletiva. Obrigado Hélio, por lembrar que nada é definitivo na ciência.
Gostei do texto. Publiquem mais do tipo.
Que bom, acredito que os introvertidos são muito criativos. E a concentração individual é muito mais qualitativa do que um amontoado de nada.As empresas insistem com seus estereótipos de dinamismo, extroversão e liderança, temos que respeitar as diferenças individuais para podermos extrair o melhor de cada um.
Parabéns ao jornalista HÉLIO SCHWARTSMAN!!Excelente texto!!
E chegamos a Nelson Rodrigues: "Toda unanimidade é burra".
Parabéns...Ótimo texto²!!
Muito bom o texto. Mas faltou menção ao velho e bom método cientifico. Elabore uma hipótese, elabore um teste da hipótese e o execute. Se o teste confirmar a hipótese, fim. Se teste negar, refaça a hipótese e volte a testar. PS: no caso das torcidas, sem viés nenhum que as tragédias sempre são causadas pela torcida do Corinthians. :>)
Hélio, vc merece uma ladainha de parabéns por este trabalho...Dessa vez tu mandô bem, cara...
Parabéns!!! Ótimo texto.
parabens. Muito interessante! MAM
Excelente reportagem, coisa rara de se ver aqui nesse jornal... Merece elogios. A melhor: "Há, por fim, a conformidade. Grupos tendem a suprimir o dissenso. Mais do que isso, procuram censurar dúvidas que um dos membros possa nutrir e ignorar evidências que contrariem o consenso que se forma. É esse o segredo do sucesso das religiões." Sem mais...
Matéria muito interessante. Mas acho que ainda assim superestima o valor do trabalho coletivo. O problema é que, em equipe, quase sempre a polÃtica das relações humanas prevalece e isso torna o resultado do trabalho muito consensual mas, em geral, pouco eficiente! Quem trabalha isoladamente já possui uma visão mais lúcida, crÃtica e procura ser mais incisivo em suas análises. Talvez um mix entre os dois sistemas fosse o ideal. De qualquer maneira, uma ótima matéria!
Concordo.
Muito bom texto e construção das idéias. Só peca ao maldizer de técnicas que muitas vezes são só técnicas, ferramentas mesmo... Ou seja, não se pode criticar um caminho, pois extamente, existem vários! Se virão padrão de algo significa no mÃnimo que muita gente caminha por lá. Só isto. Acredito que o mais importante, o que fica da mensagem é a diferença de cada indivÃduo sobre os seus caminhos e suas preferências. Mas como saber se um caminho não te serve antes de "andar" por ele? Abr
PolÃticos são naturalmente extrovertidos. Por isso é que faltam boas ideias no parlamento. Sugiro a criação de cotas para introvertidos nas próximas eleições!
Infelizmente, Hélio parece ser o único a resistir as pressões e continuar a produzir textos verdadeiramente jornalisticos
Raro artigo bem escrito, fundamentado, relevante p/ a compreensão do ambiente corporativo e da sociedade. Concordo que muitas empresas acabaram com as divisórias pensando em aumentar a interação e criatividade, mas acho que muitas com atividades burocráticas também fizeram isso por um motivo menos "construtivo": o de policiar funcionários, ao estilo Vigiar e Punir (Foulcault), evitando que finjam trabalhar, usem a Internet indevidamente etc. Eu sou um dos que produzem melhor sozinho em silên
OOPS: Michel Foucault. Desculpas ao grande pensador francês.
Hélio, seu equlÃbrio, precisão e estilo são Ãmpares. É sempre gratificante ler seus artigos.
Parabéns pela matéria também. O poder dos introvertidos vai muito além das assistentes sociais como muitos dizem! Eles também são capazes de pensar. As privatizasões do ex-governador José Serra por exemplo só serviram para enriquecê-lo ainda mais depois que se tornou secretário do governo anterior a ele Franco Montoro, quando foi secretário. Privatizar a CPFL por exemplo pode ter sido ótimo! ... para ele obviamente, pois hoje aqui em Campinas, 04 de Março de 2012 o APAGÃO vai d
Muito interessante! Excelente matéria.
parabens pelo texto, o ultimo texto que chamou minha atenção foi sobre a elisa lispector em dezembro de 2011, é muito tempo...
também adorei. Principalmente a frase do Robert Wright : "O cérebro é como um bom advogado: dado um conjunto de interesses a defender, ele se põe a convencer o mundo de sua correção lógica e moral, independentemente de ter qualquer uma das duas. Como um advogado, o cérebro humano quer vitória, não verdade; e, como um advogado, ele é muitas vezes mais admirável por sua habilidade do que por sua virtude". Sempre que converso com uma amiga evangélica comprovo o quanto de verdade há nessa frase.
A primeira coisa a dizer sobre esta reportagem é: parabéns ao Sr. HÉLIO SCHWARTSMAN, que de fato produziu um texto JORNALÃSTICO, citando fontes tão diversas quanto pode, para fundamentar uma argumentação inicial. E como eu não tenho base teórica para questionar a matéria, não me cabe crÃtica nesse sentido. E devo dizer que gostei muito, achei bastante interessante e didática. Muito diferente da média dos textos encontrados aqui na F.01.H4. Vou copiar o texto e salvar para futuras consultas.
Muito bom texto. Gostei muito de lê-lo. O que mais acho interessante na área da psicologia são as experiências. Elas provam que claramente somos refens de algo que não entendemos, mas insistimos em dizer que dominamos nossas próprias ações e decisões.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustríssima > O "brainstorming" vs. o poder dos introvertidos Voltar
Comente este texto