-
Fabsss
Dimenstonto tem que lembrar: QUEM FOI QUE DIMINUIU O IPI DOS AUTOMOVEIS, GERANDO UM NUMERO RECORDE DE VENDAS E EMPLACAMENTOS NA CIDADE DE SP??
-
João Carlos
Mais um imposto GD!!!!!!
-
Ricardo Santos
Nos Oito anos de governo do FHC estes problemas de transito por excesso de carro estava sendo resolvido com uma certa rapidez, mas infelizmente não elegeram seu sucessor, Serra. Lembro que na era do PSDB poderia andar pelado em alguns shoppings da cidade durante o dia de uma segunda-feira, p.ex. Supermercado era de boa fazer compras, pouca fila...
-
Ricardo Candido de Araujo
Entendi... Vc quer dizer q não tinha essa malta, essa "gente diferenciada", a conspurcar o espaço q pertencia as "pessoas de bem", comprando carros, eletrodomésticos, imóveis, comida boa, passeando, indo ao cinema, etc... Raras vezes vi uma comentário de cunho tao segregacionista como esse! Vem cá, vc tem uma foto de Luís XVI (ou de FHC, o que dá quase na mesma coisa) na cabeceira da cama, não tem?
-
mario aquino
Expresse-se, não deu para entender o que você quis dizer, tá confuso.
-
Reinaldo Tadeu Braga
Típico comentário de morador da casa grande!
-
-
MANOEL THEOPHILO BARBOSA FILHO
Busquemos opções, que não venham também do PT.
-
Pedro
Dimenstein, não conheço os detalhes da questão, mas fica claro que não houve diálogo, empurraram uma medida que afeta a tantos, goela abaixo. E não esqueçamos os tucanos não tem tradição alguma de diálogo com os movimentos sociais, sempre de cima para baixo de forma autoritária, agora mexam-se para resolver. Portanto atacar só um dos lados não resolve o problema.
-
mariopin
Você é um zé mané como a maioria dos paulistas e só pensa no seu próprio umbigo, ou seja, carro. Já pensou o que faria um caminhoneiro que vem de jundiaí em sentido de minas ou rio? claro que não né? Essa medida seria excelente uma vez que o rodoanel estivesse pronto na parte norte... nesse momento é somente ridículo.
-
João Gualberto
Morando em NY é fácil falar do transito em SP.
-
Luiz
Pedagio urbano somente se for para financiar a melhoria da malha viária. o que esse prefeitinho está fazendo é arranjando uma desculpa para a falta de investimentos na melhoria do trânsito e principalmente da mobilidade na cidade. elimina-se parcilamente o problema, não a causa. Hoje restingem-se os caminhões para dar espaço aos carros e amanhã ele vai restringir o quê?
-
Rubens Pena
Isso é um exemplo de bom jornalista. Fica costurando, ziguezagueando, para no final dar uma opinião carregada de conceitos ideológicos. Obrigado por nada.
-
Marina
São Paulo e as principais capitais do Brasil e do mundo já se danaram, Dimenstein. A civilização capitalista e a indústria automobilistica como principal motor do desenvolvimento - a qualquer preço! - dessa (in) civilização nos levam a essa tragédia de todas as manhãs. E o Sr. tem idéia do que acontece com os trabalhadores que andam de transporte público e chegam atrasados ao trabalho? Pois é, ouvem advertências desagradáveis ou tem parte do dia descontado. E mais, mandam-nos levantar mais c
-
dodi
Sr colunista ,não é chantagem a paralização de transporte de combustíveis,é apenas uma forma de defesa de uma classe que assim como nós cidadãos paulistanos também são vítimas da incopetencia dos gestores da cidade a décadas que estão defendendo o seu direito de trabalhar, só para esclarecer não sou caminhoneiro nem tenho nenhum parente que seja.
-
Mariana
Gilberto Essa é a primeira vez que concordo com você Infelizmente o problema do trânsito em São Paulo só tem uma origem, excesso de veículos. E esse problema só tem uma solução, restrição como forma de tirar uma parte dos veículos de circulação. Todos temos que fazer sacrifícios para tentar melhorar o trânsito, o que não dá é para reclamar do trânsito mas não se mexer para ajudar a melhorá-lo. Medidas como essa não são desse ou daquele prefeito, essa medida tinha que ser
-
Nunes
Gente só vai faltar gasolina hoje, podem ficar sussegados, me diz qual dono de posto e qual distribuidora aguentará ficar mais de 3 dias sem forncer combustivel?? O capitalismo impera, o que poderia ser um protesto virou um charminho dos caminhoneiros, que recebem para prestar o serviço. Agora resta a eles se adaptarem ao rodizio, tem-se 15 horas para fazer o abastecimento. Resumindo; o motorista trabalhará menos e receberá o mesmo salario.
-
Roberto Soares
O que vai resolver o problema do trânsito é mais investimento em infra-estrutura e menos obras super-faturadas e de péssima qualidade. Aqui no Brasil, qualquer viaduto inaugurado é motivo de festa e comício político. Nos EUA, a maior parte da população mora nos subúrbios, quase todos dirigem até o trabalho, e lá não existem engarrafamentos quilométricos como os daqui.
-
Luc
Sei...tirar caminhão da rua pra sobrar mais espaço pra carro. É isso que já aconteceu com a restrição posta em prática. Não melhorou trânsito nenhum, pelo contrário, piorou. E concordo com quem disse sobre esse discursinho de certas pessoas que argumentam que ficam 4 horas parado no trânsito com o seu carro porque não tem transporte público de qualidade. Falta sim, mas tem um fator bem cultural nessa história.
-
klaus
Caro Gilberto, os proprietários de automóveis já pagam pela melhoria do trânsito no altíssimo IPVA, na CIDE e nos impostos embutidos na venda do carro e nos serviços que esse demanda e portanto sua defesa no aumento da carga tributária é infeliz. Ao invés de defender mais imposto por que o senhor não faz uma reportagem mostrando como os impostos que já são pagaos são utilizados? Há alguma eficiência no uso desse dinheiro público que o cidadão sua para pagar?
-
Leitor Assiduo
É engraçado que os motoristas com mais resistência a deixar o carro na garagem são aqueles que moram nas áreas mais centrais, onde existe metrô e os ônibus funcionam melhor. Isso é PREGUIÇA da classe média, que fica dizendo que quer metrô como em Nova York, mas se recusa a andar dois quarteirões para chegar na estação. Tem que cobrar pedágio mesmo e usar o dinheiro para construir corredor de ônibus, metrô e ciclovia.
-
Maurilio
No dia em que São Paulo tiver uns 300 km de metrô, pelo menos, então poderá começar a pensar em pedágio urbano. É muito fácil colocar essa questão, verdadeira bomba no colo dos cidadãos paulistanos, sem antes cobrar os políticos paulistanos pelo que eles não fizeram, notadamente os do PSDB, que governam São Paulo nos últimos anos.
-
londres
CAMINHÕES FORA!! POLUEM, ESTRAGAM O ASFALTO E OCUPAM O ESPAÇO DE MUITOS CARROS.
-
Pedro
E transportam nossas riquezas.
-
Nunes
mas nós nao damos multas por emissão de poluentes..Todos os diaspassavam/passam centenas de caminhoes na Marg Tiete que soltam maisfumaça que um vulcão. Essa contravensão não é levada a sério pelosCET´s eles apenas aplicam quando precisam bater a meta de infrações;;
-
Observador_anônimo
Tem caminhão rodando aqui que já atende norma de emissão que ainda não entrou em vigor nem na Europa...
-
Crasse Média
Srs Caminhoneiros, a próximo categoria a protestar deveria ser a de entrega de papel higiênico, interrompendo o fornecimento - daí pode gritar, cheque-mate Sergio e Prefeito ! -
-
-
Monte Negro
A única coisa que o Pedágio Urbano me diz, é: Só os ricos terão o direito de andar de carro. A cidade vai ser apenas pra quem tem dinheiro sobrando (como a gente do PSDB). A economia vai ser feita pelos pobres e ignorada pelos ricos e assim, pessoas com os mesmos direitos farão esforços muito diferentes...
-
monkey
São Paulo cresceu de forma absolutamente desordenada e agora sinceramente acho que ficou de um tamanho em que não há solução... pelo menos não uma solução que custe pouco dinheiro.Só aquelas vias de quinhentas faixas ala Los Angeles e trasporte público decente pra salvar.
-
Regis Nakaya
Podemos pedagiar mais tb para desestimularmos a compra de carro e diminuirmos a taxa de carro por cidadão. Um plano conjunto para desinchar as metrópoles doeria bastante, mas eu vejo como solução para 20 anos. Traria um transtorno como, por exemplo, a queda do comércio e dos imóveis nessas metrópoles, mas nas cidades que recebessem esses migrantes aconteceria o inverso. Será q vc teria exemplos históricos de algo assim? Pq eu não tenho conhecimento e gostaria de saber... O q vc pensa a respe
-
Crasse Média
Srs Caminhoneiros, a próximo categoria a protestar deveria ser a de entrega de papel higiênico, interrompendo o fornecimento - daí pode gritar, cheque-mate Prefeito !
-
Luc
Seria um ótimo protesto, até mais eficaz.
-
-
monkey
Em países europeus e em menor medida nos EUA nós vemos com facilidade ricos empresários,médicos,advogados, engenheiros andando de ônibus e metrô.Mas lá há um bom transporte público.Aqui a população é tratada como gado,tendo condições de fugir do martírio quem vai se sujeitar a ser esmagado num vagão sem ar condicionado,sem lugar pra sentar e aguentando axila no rosto e encochada nas nádegas para as mulheres?Sem contar que carro no Brasil é sinônimo de status e blá blá blá
-
Crasse Média
Quando houver transporte publico, isto muda
-
-
Regis Nakaya
Pq não se estimula um plano maior de urbanização sensata com a unio dos governos municipal, estadual e federal para um crescimento adequado e confortável de várias regiões? Sp não deveria mais crescer, muito pelo contrário. É um absurdo q as cidades q formam a grande Sp tb cresçam. Todas precisam desinchar para q outras cidades aumentem suas populações. É gente junta demais, Dimenstein.
-
Klewer Silva Cunha
Pedágio urbano seria totalmente inconstitucional; Apoio os caminhoneiros, afinal é muito fácil jogar a responsabilidade do governo sobre os particulares. Ora, se o governo realmente quer acabar com o trânsito na marginal, então que conclua as obras do rodoanel, que melhore o sistema de transporte urbano, enfim, que dê ALTERNATIVAS para o cidadão (que se desloca pela cidade ou para os caminhoneiros que simplesmente passem por aqui); É grande o impacto econômico da restrição de caminhões.
-
George Fox
Eu acho que a F o l h a deveria selecionar melhor seus j o r n a l i s t a s. A favor de pedágios?
-
londres
AGORA OS PETISTAS DE PLANTAO, PAGOS PELO PARTIDO PARA DAR SUA OPNIAO IMUNDA EM TODAS AS REDES COMECAM A ATACAR O PSDB E NAO VEEM QUE AS CIDADES DO PT NO ABCD SAO UM LIXO E NO RESTO DO BRASIL TAMBEM. NAO CRITIQUEM E SM AJUDEM A MELHORAR. PT EM SP NUNCAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!
-
Edu
A culpa não é só dos caminhões, é da incompetência dos administradores da cidade. Um governou um ano e meio e saiu para se satisfazer, o outro, governou por dois anos e passou os outros dois criando partido político para si. O futuro é tenebroso, vem aí, a repetição do trampolim para Brasília, se Serra ganhar a eleição. Ou seja, prefeito mesmo, dedicado a resolver os problemas da cidade, faz tempo que não temos. Pior, pode continuar assim.
-
Crasse Média
MANCHETE urgente na semana que vem: "Prefeitura veta caminhões das 22 as 5h porque paulistano quer dormir"
-
Regis Nakaya
Bom dia, Dimenstein...quero lhe fazer perguntas: a semente desse problema do transporte em Sp é o excesso de veículos ou o excesso de gente? Será q em vez de ficarmos discutindo se proibimos os caminhões ou colocamos pedágios nas principais vias no deveríamos pensar em estimular para valer um processo de migração de paulistanos para cidades do interior ou de outros estados? Como ficaria Sp com 1 milhão e meio de pessoas a menos numa migração durante 15 ou 20 anos?
-
Crasse Média
Apoiado, sr Regis - já estou na fila
-
-
Crasse Média
Gente, vão lavar suas louças - o importante é que o Itaquerão está sendo construido com dinheiro público e tudo bem ... quer dizer, construido se os caminhões puderem chegar lá.
-
Ronaldo Luis Gonçalves
Eu quero é ver você, arauto de havard, deixar o seu carrinho na garagem de casa e ir para a rolha escrever bobagens de busão.
-
Crasse Média
Nem precisa, ele escreve alguns textos no elevador e envia via tablet, pode apostar
-
-
pedro volpe
O problema do transito é mais estrutural. Existem tantos caminhões sendo que essa carga deveria viajar via férrea ou via fluvial. Tantos carros porque o transporte público é ruim, os táxis são caros e o governo investe no aumento da industria automobilística. Enquan to houver pouco metro, ônibus ruim, táxi caro e condições de financiamento e apoio a industria do automóvel, o problema irá persistir.
-
Eliseu Medeiros
Caro Gilberto. Muito me admira voce defender que o onus do caos no transito seja mais uma vez transferida do poder publico para o cidadão. Em vez de fazer pedagio urbano, o poder público poderia investir em um transporte publico decente, mais metrô, e em dignidade. Você já pensou que o poder publico está enchendo as ruas com mais carros, incentivando e facilitando a venda de carros novos, mas a cidade não comport este crescimento, e voce quer nos onerar por estes erros d
-
murilso
Ta virando crime ter carro em SP, ja não chega essa bost@ de inspeção caça-niquel ambiental e a chuva de multas e impostos e taxas, ainda temos que presenciar essa guerra de espaços. e o transporte público parece pau de arara.
-
Crasse Média
V O T E A Q U I e escolha sua opção - Apoiar a restrições aos caminhões e querer ter uma SUV/caminhonete, lhe parece ser um: - - - - - a) paulistano - - - - - b) sem noção - - - - - d) lunático - - - - - d) bur-ro
-
Vinicius
esqueceu a "e) todas as anteriores."
-
-
AlexCJ
Sou a favor do pedágio urbano. Quem fala que não tem condições para pagar pedágio mas dirige um carro, provavelmente não tem "condições" para pagar multas e impostos. Ou seja, é muito provável que quem chia com pedágio urbano está com carro em situação irregular e que não deveria estar dirigindo.
-
Lacombe Lucien
Dammant quod non intelegunt
-
-
ale
Como se a culpa fosse toda e exclusivamente dos caminhoneiros...Deveria sim é ter menos carros nas ruas. Como? Transporte publico eficiente! Medida muito mais barata e simples é essa restrição quando o governo deveria ter feito mesmo um sistema publico de transporte muito mais integrado. Medida imediatista essa!
-
MinasKolonian
60 meses sem entrada !!! Compre seu carro novo na VB !!!
-
Sem Apelido
Não acredito no que estou lendo, o Governo não faz nada para melhorar o transporte público e você vem apoiar uma nova forma de penalizar o contribuinte "PEDÁGIOS", Você deve estar de brincadeira ou ganhando algum por fora para escrever algo assim.O ideal é ampliar o transporte público, unir Metro e trens com as cidades da grande São Paulo, criar linhas de metro pela extensão das principais vias das cidades, cruzando com as já existentes, estacionamento nas estações, só para começar.
-
Ariovaldo Teixeira
Senhor Jornalista, com todo respeito à sua opinião, mas o problema não é de pedágio (dinheiro), porque isto tem de sobra, o que falta é uma boa administração. Mais ou menos assim:"O que não tem vergonha, nem nunca terá. O que não tem governo, nem nunca terá. O que não tem juízo...". Lembra-se dessa música?
-
João Rola Júnior
Muito boa a restrição aos caminhões já que eles são responsáveis pela maioria dos acidentes..., não respeitam nada e ninguém só vão entender a linguagem das multas..., uue já são muito brandas..., deveriam começar com R$ 1.000,00..., o governo não pode fraquejar diante das ameaças da categoria..., fique firme e não abra mão senão os cadáveres do trânsito não vão diminuir. Se os caminhoneiros querem respeito eles tem que aprender a respeitar.
-
janine
todo petista pensa em aumentar ou criar imposto para poder roubar mais bom e em salvador com o melhor metro do pais
-
marinho
beleza,sou afavor da caixinha de primeiro socorro en todos os veiculos em circulacao.na capital, tao lembrado, agora mais uma palhacada de quem nao tem o que fazer,meu asaida e metro,ou sair de sao paulo.
-
Parresia F.C.
Não há solução possível, em termos de mobilidade urbana, para uma cidade com 11 milhões de habitantes, mais a população flutuante da região metropolitana. Pode expandir a malha metroviária para 1.000 km e colocar estações de metrô sobre estações de metrô. Nos horários de rush, o metrô sempre estará superlotado. Sempre. E o usuário sempre se fará a seguinte pergunta: melhor ir mais rápido em uma lata de sardinha ou demorar mais, mas ir sentado, com ar-condicionado e ouvindo a música que gosto
-
Parresia F.C.
Em termos populacionais, só Tóquio seria um bom exemplo comparativo e aí eu concordo com você, sobre a nossa mentalidade individualista. Há, também, aqui, um forte "separatismo" social. O Japão é um país quase que totalmente de classe média, em que não há muitos choques de hábitos, modos, estilos de vida. O Brasil é um país desigual. Há uma tensão social evidente toda vez em que, no metrô lotado, o trabalhador braçal repousa suas axilas suadas sobre o nariz de um integrante da classe média.
-
Crasse Média
Sr Bruno, Nova Iorque(York?), Tóquio (Tokyo?), Londres(ufa!) tem transporte público - SP (vanguarda do atraso) não tem - não se trata de egoismo, portanto
-
Bruno de Fora
Não é a única cidade de 11 milhões, em Nova York, Tokyo ou Londres muita gente usa o metrô e acha isso normal. Em cidades como Paris tem mais de 20 linhas de metrô para uma cidade mais pequena que SP. E um pergunta de educar as pessoas. Aqui em SP tem esta mentalidade americana e egoísta de "cada um seu carro". Vemos os resultados, o transito de SP é um dos piores no mundo (morei em Nova York é lá o transito é mais fluído a pesar de uma topologia difícil) e a poluição também é ruim aqui. /p
-
-
Crasse Média
Problema: falta de transporte público --- solução: ter transporte público. O restante é perda de tempo discursivo-panfletária.
-
spirit0
Em primeiro, onde vai o dinheiro de todas as multas na capital? O sr. deveria observar o transito na manhã desta terça-feira(06), e ver que não são os caminhões que atravancam e sim a incompetencia da cet que preoculpa-se apenas na arrecadação para os cofres públicos. Tire o talão de multas de um marronzinho e o caos estará formado pois todo motorista bem sabe que é a única coisa que eles sabem fazer. Ande mais pelas nossas ruas sr Gilberto, converse com o povo ,"A VERDADE ESTA LÁ FORA"
-
Toshiba-x
Pedágio urbano??? O senhor é louco, ou esqueceu que mora no Brasil??? Já viu alguma taxa que foi usada para a melhoria de alguma coisa??? Há tem os pedágios extorsivos das estradas, onde realmente são muito boas aqui em SP, mas são estradas entregue a iniciativa privada, entaw o pedágio urbano só funcionaria se entregarmos as ruas a iniciativa privada tbm... Pagamos ipva e andamos em buracos, pg iptu e as ruas são uma porcaria, lixo pra todo lado e assim vai...Pedágio urbano aqui é utopia...
-
Pinelijr
Ok Sr. Gilberto Dimenstein, não sabia que não tinha carro, agora, ainda bem que concorda com o restante do meu comentário!
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.