Ciência > Registro de patentes no Brasil cresce 64% em 10 anos Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Tudo isto acontecendo e eu

    Até para que se possa emitir uma opinião sobre o assunto a reportagem precisaria trazer mais dados. Ela traz a informação que foram 130.000 pedidos/concessões mas apresenta uma lista de poucas instituições que são responsáveis por menos de 2% deste total. Seria importante mostrar também se estamos mais inovadores ou entidades/empresas estrangeiras estão depositando (se protegendo) mais no Brasil. Enfim, quanto deste total é inovação brasileira?

    Responda
  2. Engenheiro Disklaudo

    Conheço gente que em apenas 3 anos, registrou 14 Patentes de invenção e modelo de utilidade no INPI nas áreas de construção civil, automobilistica, telefonia celular, utilidades domésticas e motociclismo. Nada mal !

    Responda
  3. Alberto Pereira

    A reportagem deveria procurar quantas dessas patentes viraram ou tem o potencial de virar produtos. Fazer uma patente custa, e nao e pouco. A maioria das patentes das universidades brasileiras (diferentemente da realidade nos EUA ou Europa) so servem para melhorar o curriculo dos envolvidos. E obvio que temos varias excecoes a essa regra, e aproveito para parabenizar aqueles que geraram um produto ou conhecimento inovativo em um habiente tao improdutivo quanto as Universidades Brasileiras.

    Responda
  4. reynante

    Muito bom, o país tem muita gente capaz que faz muitas coisas sem apoio nenhum das "autoridades". Não se esqueçam, logo os chineses copiam as suas patentes...

    Responda
    1. Engenheiro Disklaudo

      Os Chineses não tem este trabalho de copiar patentes, isto é coisa do passado, eles "desenvolvem" e derruba o preço internacional de produtos. Temos muito o que aprender com eles !!

  5. luis carlos jacyzin

    Mesmo com diversos registros eu nâo acredito nessas coisas. Observei que o site Patente on Line, expõe meus trabalhos oferecendo a compra para terceiros sem o meu conhecimento. Um absurdo inquestionavel.

    Responda
  6. Hélio Shinsato

    Eu já havia dito que as patentes demoram 8 anos para aprovação no Brasil e isso desestimula pesquisadores e inventores, que tb. tem que lidar com a pirataria. É + útil patentear nos países desenvolvidos. Em outras partes do mundo as patentes são analisadas e concedidas por blocos de países. É assim na Ãfrica! Deveríamos fazer acordos na América Latina. Ou Américas! Menos trabalhoso, maior retorno. Fora isso, parabéns à Petrobrás e universidades públicas. Vergonha p/ as empresas e univ. priva

    Responda
  7. Leonardo

    Muito bom, ótima notícia! O país precisa investir cada vez mais em inovação, é uma das chaves para o desenvolvimento.

    Responda
  8. Paulo Schaefer

    Bom

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.