Painel do Leitor > Após polêmica com dicionário "Houaiss", leitora defende pluralismo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Um absurdo!!! O Dicionário, não serve de paramêtro de preconceito ou não, ele traduz FIDEDIGNAMENTE os diversos significados que uma palavra pode ter. Basta ele orientar se o uso é denotativo, adjetivo, pejorativo, gÃria popular etc... Oras se cortar a explicação do dicionário, estará se omitindo uma realidade concreta, seja ele discriminatória ou não...
O Povo cigano é alvo de perseguição há séculos devido aos seus conhecimentos mediúnicos,o que contraria a civilização Judaico Ocidental!!! Preconceito Puro, dois pesos e duas medidas!!!!
O dicionário é como algo de inteiro teor. Ele tem de ter todos os sentidos possÃveis de uma palavra. Quer no sentido real, estável, quer no sentido figurado, o mesmo sentido que o povo dá. Preconceito deve estar fora de suas páginas. É a linguagem, inclusive que se altera com o falar do dia a dia. O grande filólogo tem toda a razão. Eita com há gente mesquinha !!!
Cigano, por natureza, não é trapaceador nem velhaco, é um povo nomade, que não tem patria, mas, ao meu ver, é uma nação nomade, portanto, se figurativo indicar no Brasil a palavra cigano trapaceador e velhaco, no dicionário deveria ter duas indicações: cigano1 e cigano2
Em terceiro, mas não menos importante, eles querem deturpar, torcer, modificar o sentidos de certas palavras para que as pessoas percam a memória, fiquem confusas quanto aos seus próprios valores. É a ditatura do comunismo impondo os seus próprios valores através desses atos tirânicos de mexer com a riqueza dos sentidos da nossa lÃngua e da nossa vida.
Tem toda a razão, a culpa é dos comedores de criancinhas: os comunistas e os padres...
Isso não é uma atitude para deixar o dicionário politicamente correto. Isso é uma atitude pensada, planejada pelos comunistas e seus filósofos para primeiro emburrecer a mente das pessoas, reduzindo o significante à apenas um ou dois significados, aqueles que eles "permitem". Segundo isso é uma censura, bem aos moldes que a esquerda sempre bradou alto e em bom som que era uma praga, um cerceamento às liberdades civis, e em terceiro, "eles" querem deturpar o significado de certas palavras (co
É isso aÃ: pau nos comedores de criancinhas! Os comunistas continuam ativos (ou passivos?). Estão em toda parte: no Congresso, nas Forças Armadas, na Igreja, na Presidência dos EEUU... Pau neles!
Nesse tal de dicionário falta um monte de significados... por exemplo não tem: Corinthiano: todo torcedor que não tem Libertadores.
A tÃtulo ilustrativo, "já ouvi", nos últimos 59 anos, usarem a palavra judeu no sentido de perdulário, sovina, vende a preço abusivo, explorador, etc. A palavra "português" já foi muito usada como depreciativo para lusitanos de pouca instrução. Vejam as piadas de português.
Estão tolhendo a lingua Brasileira, ao tirar as grafias dos dicionarios....é incrivel como a noção esta tao perdida e tao banalizada...MP....VC TEM MAIS O QUE FAZER DO QUE FISCALIZAR DICIONARIO!!!
Eu acho que está faltando um pouco de trabalho para o pessoal do MP, lá em casa tem um quintal grande com mato bem crescido!
Eu não sabia que cigano significava tudo isso, senão eu só chamaria o "espresidenty" de cigano!!!
ESSE HOUAISS FQUER GANHAR DINHEIRO EDITANDO UM DICIONÃRIO QUE NÃO REPRESENTA OS BRASILEIROS, MAS SUAS LOOUCURAS DA IDADE. ESTà COM DNA ELEVADO: DATA DE NASCIMENTO ANTIGA.
O MP não tem mais o que fazer?
Não acredito que fosse o caso de recolher os dicionários, uma vez que deles já se venderam milhões de exemplares que não poderão ser recolhidos ou alterados, mas que a editora fosse notificada que nas próximas edições suspendesse o tom depreciativo do termo.
Ministério Público fazendo o trabalho da novilÃngua Orwelliana.
Comentário preciso. Parabéns!
Manda recolher mesmo.. esta tudo errado neste dicionario, na palavra POLITICO não tem na sua definicao > ratazana, trapaceiro, corrupto entre outros kkkkk
é isso ai
Os prÃncipes do MP deveriam estar preocupados e se ocupando dos verdadeiros problemas do paÃs, em todas as esferas. Ficam com precÃosismos, detalhismos, formalisnos, eruditismos. Sou grande defensor da nossa lÃngua, do rigor nos exames etc, mas cigano, infelizmente tem sim esta conotação, não dizê-la é escamoteá-la. Portanto senhores prÃncipes, tão regiamente remunerados pelo erário, se envergonhem e procurem o que fazer. A mÃdia fica dando cartaz para assuntos e tipos menores.
PolÃtico Brasileiro deveria receber: velhaco, aquele que trapaça, ladrão, mentiroso, corrupto, prevaricador, aquele que recebe propina, etc.Â
Pura verdade.
É isso mesmo, abaixo o patrulhamento politicamente irritante!Coisa de quem não tem o que fazer, pra ficar procurando chifre em cabeça de cavalo...
E a OAB não se manifestou até agora, por quê?
Simplesmente RIDÃCULO !
Ptista é uma d/e/s/g/r/a/ç/a, e o g/o/v/e/r/n/o ptista e uma mega de/s/g/r/a/ç/a
Pois é, a culpa é do governo e dos comedores de criancinhas: os comunistas e os padres...
A recÃproca é verdadeira.
Mudar é sempre bom... prá quê reprisar velhos preconceitos ? Cigano não pode ser sinônimo de velhaco... O dicionarista deve ser mais seletivo e se recusar a tais definições ultrapassadas.
Além de que, os ciganos são assim vistos pela sociedade e não fazem muita coisa pra mudar.
Com o pt no poder está difÃcil até de respirar... marco aurélio garcia, franklyn martins,paulo vanucchi, etc.etc.etc.
Pedro,não vê que o nosso amigo Nestor tem razão? Lula é espião do Papa, notório agente do Comunismo Internacional!
O que que o PT tem a ver com isso? O cabra anda sonhando com estrelas e acordando com urubus.
Está ficando difÃcil viver neste paÃs. Tem "patrulha" em todos os setores da sociedade nacional. Aqui só se faz criticar, censurar, proibir e multar. Pensar em produzir é secundário.
Proponho ainda acrescentar: deputado, senador e ministro nos significados das referida palavra e manteremos assim o politicamente incorreto e o "enriquecimento" que é fato nestes vocábulos.
O respeitado Rui Barbosa, ADVOGADO, gabava-se de citar centenas de vocábulos para definir prostituta. Agora vem um advogadinho, provavelmente recém formado e admitido, querer condicionar a lÃngua pátria à sua visão particular. É a censura entranhando devagarinho na nossa sociedade. Já bastou o Aldo Rebelo querer proibir os estrangeirismos. O grande Rui deve estar se contorcendo em sua cova.
O problema é que a linguagem se modifica constantemente de acordo com a época e região. Sofre influencia de costumes e por ai vai. GÃrias por exp. Hoje em dia, dada a rapidez da comunicação e fronteiras regionais linguÃsticas quase inexistentes devido a tecnologia e levando em consideração que a linguagem usual, falada no momento carece de interpretação para alguns que não estão habituados... O mundo mudou. ( e continuará mudando ) Também a forma de comunicação. Isso ain
Pura infantilidade do Ministério Público de Uberlândia, se não me engana a memória. É pura falta do que fazer e querendo aparecer. Possuo exemplar desse melhor dicionário da lÃngua portuguesa já publicado no Brasil. Possuo também exemplar do Novo Dicionário Folha Webster's, de Antônio Houaiss. Ambos, insuperáveis obras desse grande brasileiro, que foi professor, tradutor, ensaÃsta, autor e membro da ABL Concordo plenamente com as opiniões do linguista que defende o pluralismo.
Judeu: ....muquirana, mão de vaca, egoista, aquele que so pensa nele; povo escolhido por deus; pessoa rica, endinheirada; agiota;
O obscurantismo se escondendo por trás do "politicamente correto".Sinal dos tempos.
Mas eu numca vi esse significado para palavra cigano, está mais para opiniao pessoal.
O erudito e conceituado Hélio Schwartsman sinteticamente colocou o tema e remeteu o afoito Ministério Público aos dicionários disponÃveis em seus gabinetes utilizando a gálica palavra parquet. Até um menino ou uma menina do ensino básico sabe da utilidade, do pejorativamente citado pai dos burros: registrar as palavras em uso e seus significados, sem filtragem hipócritas que, certamente, eliminariam inúmeros vocábulos. De forma correta, porém, citam entre parênteses, alertas éticos.
Nunca vi na minha vida inteira (e olhe que é longa) o termo cigano ser usado como termo pejorativo no Brasil. E olha que eu fui criada no meio dos europeus que vieram depois da Segunda Guerra, se por acaso da década de 40 pra cá esse uso fosse comum, certamente alguém da minha vizinhança lá na Bela Vista teria usado, europeu tem muito mais preconceito contra cigano que brasileiro jamais pensaria em ter.
O único contato que tive com ciganos foi quando uma roubou a bolsa da minha esposa.A minha opinião sobre eles se baseia nessa experiência.
Suzana, felizmente ou infelizmente vc não viveu e cresceu no interior do estado como eu. Lá sim, qdo chegavam grupos de ciganos, com suas tendas, e vestimentas tÃpicas, ocupando terrenos baldios, toda a população da cidade ficava apreensiva. Havia relatos de pequenos roubos, não necessáriamente praticados por eles, mas que na crendice popular e boatos, rapidamente se espalhavam por todos os cantos. As pessoas evitavam o contato com eles. A quiromancia talvez explique esses vocábulos do Houai
Aliás é impressionante a quantidade de gente paga pau aqui comentando sem ter a menor idéia do porque da intervenção no livro. Gente, o Houaiss resolveu inventar usos e termos que não existem para sair montando o febeapá dele, aliás isso já desde o tempo em que ele queria que o nome dele fosse grafado Uais. A intervenção é por isso, você não pode simplesmente sair inventando verbete ou uso de um verbete só porque você quer que as pessoas lhe obedeçam e saiam falando igual a você.
A Constituição de 1988 recriou a Inquisição, quem diria?!!! O Ministério Público já está censurando livros, logo mais, talvez, quem sabe, comecem a queimar pessoas!!! Precisamos restringir, especificando melhor e limitando, as competências do Ministério Público. Não votamos neles, não lhes demos um mandato, e eles agora querem governar nossas consciências.
Cara, o problema é que o Houaiss quer inventar moda da cabeça dele e colocar no dicionário para influenciar os outros. Se ele se restringisse a montar o dicionário com termos ou usos que efetivamente existem, tudo bem, mas o cara quer inventar do forévis dele as coisas, aà ou impede-se, ou vira um febeapá só.
Temos que pensar da seguinte forma: não é possÃvel agradar a todo mundo, então qual é o ganho de escala? Sinceramente, censurar um dicionário e manter no ar BBB mostra que as pessoas priorizam o que bem entendem e que pequenos grupos gritam alto, para se fazerem vistos e ouvidos. Democracia? Não hipocrisia mesmo.
Os editores do Houaiss devem INCLUIR TAMBÉM como significado na expressão DEMAGOgia: s.f. PolÃtica que favorece as paixões populares. Dominação das facções populares. O que inculca os valores populares.Politica e justiça brasileiras.
Sinônimo de LULISTA.
Bem, Mr. Houaiss, se um dicionário deve conter todas as definições sobre uma palavra, que tal, além dos adgetivos para o cigano, o Senhor também admtisse colocar: POLÃTICO (A): iNDIVÃDUO ELEITO ATRAVÉS DE VOTO EM PAÃSES DEMOCRÃTICOS COM A FINALIDADE DE DEFENDER AS REIVINDICAÇÕES POLULARES E AS NECESSIDADES SOCIAIS. POLÃTICO(B): CORRUPTO, FALSO, ENGANADOR, TRAPACEIRO, ANTIÉTICO, FORMADOR DE QUADRILHA, ETC. E daÃ? Seria justo?
ADGETIVO ??? O que é isso ???
MELHOR ESCREVER adjetivo E NÃO ADGETIVO. Melhor ainda ler mais dicionários.
Não com o caráter de contradizer, mas de acrescentar: BANDIDO DE TOGA... e seu significado
Este dicionário para ser da lingua portuguesa já começou errado pelo seu tÃtulo em idioma estrangeiro...
Idioma estrangeiro? Está se referindo ao nome do organzador do Dicionário? Houaiss? Alguém aà pode me dizer como é que se escreve "Houaiss" em idioma "brasileiro"? Nossinhora! E essa gente é a que se acha a "elite pensante" do paÃs...
O "POLITICAMENTE CORRETO" ESTà ACABANDO ATÉ COM OS SIGNIFICADOS NOS DICIONÃRIOS, VÊ SE PODE UMA COISA DESSA... E O PIOR É A HIPOCRISIA!! POIS ENQTO ISSO, Là NO CONGRESSO, O VOTO É SECRETO E NADA DO MPF FALAR ALGO A RESPEITO. FALA SÉRIO, HEIN...
concordo em parte com os amigos mas algo tem que ser observado, é o sentido pejorativo como exemplo dou esse: Em alguns lugares, de forma pejorativa, paulista é associado com gente orgulhosa, ou que se mostra superior aos outros quando isso nada tem a ver de modo que registrar isso em dicionário, como se fora sinônimo é complicado. Quando é um texto que trata de termos especÃficos dentro de uma analise maior aà tudo bem. Pensemos nisso
Chegamos as raias do absurdo com essas patrulhas do politicamente correto! Todos sabemos. Mas ninguém pode falar. Até que ninguém mais saiba... Voltemos todos aos "grunhidos" das cavernas (risos) Ainda assim, sempre alguém se sentirá ofendido mesmo com grunhidos...
Desde quando cigano, em português, significa velhaco ou trapaceiro? Lembro de pessoas humildes com as quais fui criado e convivi, com pouco estudo, sempre atribuindo significados mÃsticos, positivos, até mesmo epopeicos, à palavra cigano: aventureiro, corajoso, errante, bravo, guerreiro. Quando se referindo à s mulheres: sensual, independente, petulante. Não entendi o motivo de atribuir esses significados à palavra cigano.
Quando o dicionário der o verdadeiro significado à palavra "polÃtico", quero ver se o Ministério Público vai ter a mesma coragem de agora.ÃŒsto é falta do que fazer e olha que nem é preciso procurar, basta se preocupar com nossos dirigentes e assessores, tanto no Executivo, quanto no Judiciário e no Legislativo.
é a praga do "politicamente correto"...
Faltou colocar LARAPIOS
"Um dicionário deve conter todos os sentidos possÃveis de um vocábulo, seja na parte denotativa (significado estável, objetivo, real), seja na conotativa (sentido figurado), senão onde fica o enriquecimento de qualquer lÃngua?" concordo plenamente! Esse paÃs se preocupa com coisas que olha... só Jesus...
Mas falta que a lei orgânica do MP obrigue seus membros a lerem o léxico para que o entendam, bem como o porquê de sua edição e finalidade. Há evidente ignorância na proposta de querer alterar a realidade por meio de sentença judicial. Oh trevas...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Painel do Leitor > Após polêmica com dicionário "Houaiss", leitora defende pluralismo Voltar
Comente este texto