Ciência > Análise de DNA indica que feijão surgiu no México Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A FdeSP deve satisfações à comunidade acadêmica. Emmatérias publicadas sobre disputa entre cientistas e a editora Elsevier, o jornalsugere que pesquisadores pagam para publicar pela editora. A desinformaçãocausada persiste, e já circula no meio acadêmico, sugerindo que pesquisadorespagam para engordar seus currÃculos. Ou a FdeSP publica lista de periódicos quecobram para publicar artigos; ou reconhecer o seu erro. Do silêncio, ficaapenas a falta de credibilidade. Marcelo de Oliveira.
Pô, até no teu feijão preto tem mãozinha vermelha. Vai te benzer, Tchê!
E, de onde surgiu o PRIMEIRO grão de feijão ou, pé de feijão ?
Para mim, o feijão (preto) surgiu em Porto Alegre, nos idos de 1960 e poucos
Na verdade haviam duas teorias sobre a origem do feijão. Uma onde a origem seria Andina e outra teoria que a origem do feijão seria mesoamericana. Essa dúvida existe devido a caracterÃsticas muito discrepantes do grão e de estudos preliminares realizados na diferenciação pelo DNA. Mas certeza incontestável é que o feijão 'carioca' (que de carioca não tem nada) muito consumido em vários estados brasileiros surgiu no Brasil através de uma mutação expontânea encontrada por um produtor rural. /
E o Mr Bean onde fica nessa historia???
Nao tarda os extremistas religiosos vao aparecer por aqui com seus comentários sem sentido tipo: a ciência esta completamente errada, os estudos de DNA nao significam nada e q o feijão nao surgiu do México. Q o feijao (segundo diz seu livro sagrado) foi criado por um ser sobrenatural no antigo paraÃso habitado por adao e eva. E ainda vao ter a ousadia de dizer q isso é ciência. Precisamos ter paciência 'divina' para lidar com esses tipos fundamentados na religião.
Bertrand, fora de tópico e preconceituoso o seu comentário.
Enquanto houver ignorância de alguns sobre ciencia, principalmente sobre evolucao das especies atraves da selecao natural e esses individuos usarem essa ignorancia para impor ideias criacionistas na discussao cientifica pode esperar os mesmos comentarios. Dito isso, nao mantenho nenhum sentimento ruim em relacao aos q seguem a biblia, alcorao ou 'livro sagrado' dos Vikings. Finalizando, ofensas pessoais como voce usa, estas sim mostram muita limitacao.
Parceiro,procure variar um pouco o conteúdo de seus comentários. Tal repetitividade dá a impressão que seu nÃvel cultural é bastante limitado. Porque em vez de BÃblia não fala de Alcorão ou filsosofias orientais, por exemplo?
Vamos aproveitar e pegar cartelas com as palavras:fundamentalista, religião, bÃblia, DNA, pseudo-ciência, etc, etc, e ver quem fará o bingo primeiro. Como tem papagaio nestes comentários...
Infelizmente eles estao a todo momento tentando minimizar noticias cientificas como essa e outras em nome do fundamentalismo religioso. Nao eh sobre feijao q me referi e sim sobre evolucionismo, DNA etc. Talvez vc nao tenha percebido. Sinto muito ter ferido tua alta sensibilidade.
É... vai ver que o problema foi que Eva comeu feijão demais e os resultados foram desastrosos... Que´idéia de lembrar dos religiosos falando do feijão. Eles nem viriam! Agoram que voce lembrou deles eles vão despertar. Tenha dó!
E os feijões saltitantes?
E a Monsanto quer monopolizar...
Arroz com feijão novo, pequenos pedaços de toicinhos e muito bem temperado com azeite, alho e sal; e como bebida café de coador ralo e frio, é muito bom.Se tiver um bife bem passado com salada de alface,tomate e cebola é bom também.
spaghetti a bolonhesa com feijão bem temperado, servido em prato fundo saboreado com bolachas finas de água e sal, também é muito bom
e tem gente que prefere macarrão instantâneo... eca
Na chamada da matéria diz AMÉRICA CENTRAL referindo-se que o feijão veio do México. E desde quando o México fica na América Central hein jornalista? Você deve ter faltado nas aulas de geografia.
O México fica na América do Norte, esse entendimento é pacÃfico, e descansa sobre a placa tectonica da america do norte. Os paÃses na america central descansam subre a placa caribeana.
Os mexicanos consideram q seu pais se localiza na AN, porem os EUA costumam classificar o México como pais centro americano. Deixo para os geógrafos esclarecerem essa duvida. Porem uma coisa é certa: o pior q poderia ter ocorrido para o México em termos de localização geográfica é o seu vizinho ao norte.
NA EUROPA COMIA-SE FEIJAO MUITO ANTES DA DESCOBERTA DA AMERICA.NO TUMULO DE BERTOLDO BOBO DA CORTE TEM A SEGUINTE FRASE:::: MORI FRA ASPRI DUOLI PER NON POTER MANGIAR RAPE E FAGIOLI
Ou seja, os peid0s vieram do México.
OK, o feijão é mexicano, mas a pimenta não é! Ela veio da ásia.
A pimenta tb veio do México, meu caro, e se espalhou pelo mundo!!!
E havia dúvidas sobre isso? A comida mexicana é basicamente feita com feijão: tudo leva ou vai com feijão, desde o chilli, saladas, tacos, burritos, guacamole, empanadas, tortilhas e nachos, inclusive o feijão frito. Ou seja, essa mania de dizer que o Br é a terra do feijão é dos maiores enganos. É o México o paraiso do feijão!
A origem do alimento pode não ter necessariamente ligação com os pratos tÃpicos, principalmente nos paÃses do Novo Mundo.... Os pratos tÃpicos são oriundos de uma construção cultural (que pode até vir dos antigos colonizadores). Vale lembrar que alguns dos alimentos mais consumidos no Brasil como arroz, café, banana, carne bovina, são originários de outros continentes.... Mas realmente, o México ser a terra do feijão, já que maior parte dos pratos tÃpicos se vale da trÃade: feijão-mil
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ciência > Análise de DNA indica que feijão surgiu no México Voltar
Comente este texto