Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ZAC

    Gilberto o protesto é válido, mas cabe também aos ciclistas mais respeito aos pedestres e mais cuidado, tipo não andar na contra-mão. São Paulo não tem condições viárias para bikes, ainda. É preciso ciclovias como Paris e Barcelona, um exemplo a ser seguido. De resto, cada um coloca sua vida em risco como quer.

    Responda
  2. R Villas

    Desde quando ficar pelado é demonstração de solidariedade, Dimenstein? Quanta besteira ridícula!

    Responda
  3. noia

    chantagem dos caminhoneiros??? por favor.....uma categoria é prejudicada em "beneficio" do usuario do automovel....vc nao tem a menor ideia da dificuldade que enfrenta um transportador dos produtos que esta mega cidade consome....informe-se melhor antes de denegrir uma categoria sofrida....

    Responda
  4. rodrigo schleicher

    nunca gostei de bicicleta e não ando de ônibus. A solução para resolver o problema do trânsito em SP, é aumentar drasticamente o imposto sobre os carros, o que vai dificultar a compra e uso de tantos carros na cidade.

    Responda
  5. carioca bronzeado

    UMA INTELIGENTE EMODERNA FORMA DE PROTESTAR...SOMENTE REÇAS NÃO INTENDERAM O PROPOSITO DO PROTESTO

    Responda
  6. Rufino Véio

    prefiro esses pedalando nus, do q aqueles assa ssi nos, com suas moto turbo !!!

    Responda
  7. Wellington Peixoto

    Comparar São Paulo com cidades européias é uma grande piada!! Houve planejamento nessas cdades. Aqui é inconcebível para um político começar uma obra que não seja ele que vá inaugurar. Aqui não se ataca a causa raíz de nada. Primeiro se faz a casa e depois a planta. Se a bcicleta vai ser transporte, terá que ter identificação.

    Responda
  8. Wellington Peixoto

    Campanhas idiotas, jogando uns contra osoutros. É obrigação da prefeitura criar soluções para TODOS.A maioria dos ciclistas não respeitam as leis detrânsito. Tiremos50% de quem se locomove de carro da zona leste para o centro ou outrolugar da cidade, pela Radial Leste. Caberia no tranp. público?É para quem vive num mundocor-de-rosa e que não tem necessidade de sair de casa paratrabalhar. Bicicleta em São Paulo é perigoso e mata. Estainformação não pode faltar em nenhuma campanha.

    Responda
  9. Crasse Media II - ...0400

    Phooolia escreve: AvisoSua resposta foi gravada, porém só entrará no site após aprovação de nossa equipe. Pa te ti co

    Responda
  10. Crasse Media II - ...0400

    1-A fenfura da foi-a está ferrenha, e por isso SP é a vanguarda do atraso --- 2-protesto pelado é o que tem de mais moderno em matéria de atrasoe por isso SP é a vanguarda do atraso --- 3-SP não é Amsterdan, nem Feira De Santana-BA, planas e assim propicias ao uso de bicicleta como transporte, e por se achar 1º mundo,SP é a vanguarda do atraso

    Responda
  11. chico

    Que tal o ciclo-metro? Os tuneis do metro teriam ciclovias para o tráfego de ciclitas!

    Responda
    1. Crasse Média

      Aí, sim

  12. Crasse Média

    SP (de novo) na vanguarda do atraso. Parabéns !

    Responda
  13. Mane

    Esse tipo de protesto nunca vai nos levar a nada! Não é tido como "sério" ou politicamente correto. É simples exibicionismo. O que está correto é a sua lógica metafórica. Estamos nus... de fato! Nus de cidadania, de políticos decentes, de serviços publicos em geral, infraestrutura e transportes em particular... e muito mais! Nus e carentes! Nus porque ninguém vesta a causa da cidadania e carentes de lideranças ...

    Responda
    1. Wellington Peixoto

      Sem dúvida. Como motoristas educados e sujeitos a multas, não avançamos o carro contra um ciclista. Contudo, este último avança a bicicleta silenciosamente contra contra o carro. Não respeita faróis. Não respeita a distância mínima entre veículos. Anda na contra mão. Anda nas calçadas. "Ninguém" sai de casa pensando, "Hoje vou matar um ciclista". Solução elitista e fora da realidade da cidade. 

  14. Crasse Média

    Protesto pelado é pra quem quer dar e/ou comer, ponto - resolve por-ra nenhuma - se ao inves disso aprendesse a votar, não precisariamos de tantos protestos - mas enfim, o povo gosta, que farei ?

    Responda
  15. Luiz Andrade

    Fala sério. Ninguém merece trabalhar ao lado de uma pessoa que pedalou sei lá quantos quilômetros debaixo de um sol escaldante. Ou as empresas serão obrigadas a ter chuveiro p/ os cicloativistas? Mas aí a "alegação ecológica" cai por terra, com o > consumo de água.

    Responda
  16. jca

    Lastimavel essa coluna. Nossas criancas nao merecem esse tipo de exemplo.

    Responda
    1. Junior

      assim como nao concordar que um homem ho_mossexual mostre sua ge_nitária dentro do banheiro feminino como orientava a cartilha gay do ministro da educação é um ato preconceituoso

  17. xicão do samba

    CAMPANHA:QUERO VER O DIMENSTEIN PELADO DE BICICLETA!!1

    Responda
  18. Marcos Vartan

    Da próxima vez, espero que o Dimestein faça companhia a eles. Mas que todos retirem o selim de suas bikes, assim teriam mais adrenalina, se é que me entendem..

    Responda
  19. Tô de Olho

    Àqueles que acham que carro é uma praga, favor doarem os seus. De preferência prá mim, é claro.

    Responda
  20. NP

    Caro jornalista. Concordo que ficar pelado é uma ótima forma de protesto principalmente em dias de calor. Mas penso que o senhor poderia dar uma excelente contribuição para que essa forma de protesto ganhe corpo ( epa). Por exemplo: 18 horas e o metro Sé vira uma loucura. Ondas e ondas de usuários que se acotovem à espera do proximo trem. Imagine só: essas milhares de pessoas todas peladas na plataforma e dentro dos vagões.Repercussão internacional

    Responda
  21. Navarro

    Deixei SP há tempos, por causa desse inferno que a cidade virou e de gente imbecil como esses ciclistas; que sejam enquadrados pela lei por uma série de delitos, querem protestar encontrem outra forma; me admiro de ver um jornalista que usa tempo e espaços de grandes veículos p/ continuar a vomitar besteiras como você faz, nunca vi algo tão vil num artigo como este; e ainda te premiaram, ta bom,eu acredito; isso não liberdade de expressão, é falta do que fazer.

    Responda
  22. Dimas

    NO BRASIL E NO MUNDO NÓS PRECISAMOS MUDAR AS CIDADES PARA MOBILIDADE HUMANA E NÃO DE CARROS. PRECISA PLANEJAR PARA INCREMENTAR O USO DE BICICLETAS E PEDESTRES E REDUZIR O USO DE VEÍCULOS. OS GOVERNANTES DO PT, MAIS COMPETENTES E LIGADO AS REALIDADES SOCIAIS, PRECISAM PUXAR PUXAR ESTA POLITICA.

    Responda
    1. R Villas

      KKKKKKKK, bacana ter comediantes fazendo comentários! Essa do governantes do PT serem competentes, foi o máximo!!! KKKKKKKKKK

    2. Junior

      Os ptra_lhas sao competentes e honestos e eu sou um grande mentiroso

    3. Emilio

      Temos necessidade de nos locomovermos para diversos lugares. Fica difícil imaginar ir de bike ao hospital, supermercado, consultório... sem contar que tem os filhos pequenos. É uma questão de civilidade e educação e depois de boas políticas. Agora vem você falar bem do PT, que para preservar empregos e impostos permitiu este acúmulo de veículos. Disso você não entende. E ficar pelado é coisa de gente preocupada mais com seu umbigo.

  23. Alx

    O Sr. Dimenstein tem uma estrutura de pensamento que precisa ser analisada. Ele consegue pensar errado sempre.

    Responda
    1. R Villas

      Concordo, Alex!!

  24. Emilio

    Inteligente?! Isto é vergonhoso. Atitude de gente preocupada mais com seu umbigo do que verdadeiramente com o bem comum. Procurem fazer uma manifestação realmente inteligente. Vou dar uma opção: Vão todos ao Hemocentro doar sangue. Isto sim, salvará vidas. Bloquear a Paulista é coisa de gente que não se preocupa com o próximo. Pedalar pelado, além de perigoso pra genitália, é vergonhoso para as crianças. Se quiserem mais idéias, posso pensar em mais algumas, mas com certeza não tão "intelige

    Responda
    1. Marcos Vartan

      Certo. E o pecado por as sas si nar alguém está na cabeça do mor to.

    2. Luiz Felipe

      O pecado da nudez não está na nudez em si sem estar antes na cabeça de quem a vê.

  25. Luiz Felipe

    O fato é que de alguma forma há que se chamar a atenção para a gravidade da problemática, que a cada novo dia torna mais dura e mais complexa a Solução. Quem sabe assim, dessa forma radical, consegue-se despertar o conjunto da sociedade até mesmo com vistas às próximas eleições no sentido de exigirmos dos partidos que nos apresentem candidaturas corajosas e sensíveis a toda essa problemática terrível, como é o caso de Marta Suplicy, p.ex., para que passamos encarar de frente essa situação.

    Responda
  26. Zeca

    Atenção paulistanos, todos aqueles que querem melhorar São Paulo tirem as roupas, vamos marcar o dia da nudez e por no calendário das atividades culturais da capital. Acreditem, se vocês não tirarem as roupas São Paulo não vai Melhorar, a nudez é a solução, exponham os pingolins, pererecas e bundas e salvem São Paulo da violência no trânsito. Ora Dimenstein! apoio a essa ideia deve ter saído do seu traseiro.

    Responda
  27. Elcabongy

    Outra boçalidade do GD e em poucas linhas. Talvez esteja tentando algum bater recorde ou cahamar atençao do Guiness Book. Esse negócio de desnudar-se em público parece que tem alguma previsao de ilicitude e incitar ilicitudes nao me parece algo condizente com "cidadania"...eh eh. De qualquer forma, o GD foi desancado mais uma vez pelo tal R. Azevedo, a ponto de ser ridicularizado. Sofrível...por que nao tenta escrever sobre jardinagem?....poucas linhas, é claro.

    Responda
    1. GILBERTO DIMENSTEIN

      Caro Eduardo,Você é um ser curioso. Acha que a coluna não presta ( sem problemas, seu total direito), mas não apenas sempre lê e, ainda por cima, se dá ao trabalho de comentar.Por quê?De qualquer forma, muito obrigado por sua participaçãoGilbertoPS- Aliás aguardo seu comentário dizendo qual seria a ong que, segundo você, eu dirijo.

  28. Hélio Pimentel

    Tenho uma filha de 12 anos. Você acha que algum homem tem o direito de tirar a roupa na rua só porque defende as bicicletas?

    Responda
    1. Cesar Franco

      E oque voce acha do carnaval? Quase todo mundo nu. Ah mas ai nao tem problema, neh? Eh carnaval... Eh um protesto valido sim, a prova disso eh que estamos discutindo o assunto. Politicas publicas que favorecam o transporte publico, incentivo a transportes alternativos sem poluicao eh oque tem que ser feito em todas nao soh em SP mas emtodas as cidades do Brasil.

  29. Mark

    Há pouco vi na TV uma reportagem sobre pedágio urbano e como ele foi instalado com êxito em Londres e Paris. O maior problema dessa medida em São Paulo é a "inversão" que pode ocorrer: pedágio urbano preceder a melhoria do transporte público. Já imaginou mais alguns milhões usando os ônibus, metrôs e trens da cidade?

    Responda
  30. antonio

    Para andar de bicicleta na cidade de São Paulo, algum problema mental o cidadão deve ter; andar pelado e apoiar a ação....deixa pra lá.

    Responda
  31. marcellonetto

    Não era para ser pelado? Em outros países é. Mania que o povo Brasileiro tem de importar essas modinhas e fazer de qualquer jeito.

    Responda
  32. Mr City

    Um recado aos ativistas: se querem respeito, respeitem as pessoas. A interdição da Paulista, região que concentra 12 hospitais para fazer um protesto pela morte da bióloga foi um tiro no pé. Atraiu a antipatia da população.

    Responda
  33. Mr City

    O carro é o responsável pela configuração das cidades como conhecemos hoje. Enormes, apinhadas de gente, hostis. Como vamos sair dessa enrascada sem desconcentrar a população nas cidades é uma incógnita. Enquanto isso o interior brasileiro permanece desabitado. Com a palavra o governo federal e sua anêmica reforma agrária.

    Responda
    1. Emilio

      Restaurante, lavanderia, supermercado, banco, farmácia, órgãos públicos, padaria, parques, cinema, teatro, shopping, hospital, consultório, escola, academia ginástica...é não podemos esquecer o buteco. Vamos fazer tudo isso à pé. As pessoas precisam mesmo é de civilidade.

  34. Hélio Pimentel

    Atrapalhar o trânsito e tirar a roupa é um desrespeito. Este é apenas mais um abuso dos burguesinhos inimputáveis apoiados pelo Dimenstein.

    Responda
  35. Oscar Wilde

    O que me incomoda é falta de coerência dos defensores da bicicleta como meio de transporte. Primeiro, que eles não se incluem no processo de educação de trânsito, para estas pessoas ciclista não comete infrações (absurdo). Segundo, tomam como exemplos cidades que não são bons parâmetros para uma cidade de país tropical e com a densidade populacional de São Paulo...dentre outras incoerências !!

    Responda
    1. Parresia F.C.

      Basta ir ao Parque do Ibirapuera nos finais de semana para observar a "gentileza e o espírito comunitário" com que os ciclistas tratam os pedestres.

  36. Oscar Wilde

    Tirar a roupa para protestar já virou clichê. Aliás, um péssimo clichê.

    Responda
  37. ffaria

    Ainda bem que o governo pensa igual o colunista. Quando o crescimento cai no Brasil e o fantasma da desindustrialização aparece, a grande solução é redução de IPI de carros, unundado e paralisando as ruas com aço e incentivando a indústria "nacional" que não tem uma montadora brasileira. Este é um País que pensa realmente a longo prazo! O carro por si só é um contrasenso. São 5 toneladas de materiais para levar 80 kg de carne humana. O maior desperdício de energia que existe!

    Responda
    1. Marcos Vartan

      KKKKKKKKKKKKKKK Uma carreta de 5 toneladas para carregar um homem... Pow, a que carro você se refere? Um carro de 5 toneladas, EU NUNCA VI. Tentando ser erudito, culto, acabou por falar a maior abobrinha.

  38. Liteka

    O carro é uma praga urbana, mas a maioria dos acidentes citados na reportagem foram causados pelo transporte público. E as motocicletas como ficam? É muito mais frequente encontrar motos conduzidas de maneira imprudente do que carros. Caminhões então nem se fale. Taxistas que param em qualquer lugar e dirigem como donos da rua. Não é questão de tornar o carro um vilão, como muitos pregam, é questão de respeito. O motorista não pode se sentir um privilegiado, um dono do espaço onipotente. /p

    Responda
  39. ADNIL CRISTINA SIQUEIRA

    Acho justo e inteligente que se busquem formas alternativas de locomoção, desde que elas existam e sejam oferecidas à população em condições dignas de uso. Mas protesto de ciclistas pelados eu acho o fim....misturaram as causas...Vamos buscar meios mais inteligentemente criativos de chamar atenção sem precisar apelar...

    Responda
  40. Parresia F.C.

    Hipótese sociológica: a adesão aos metrôs europeu e japonês é maciça não apenas por causa da extensão das malhas ou porque esses povos tenham espírito comunitário. Como são lugares em que quase a totalidade das pessoas é de classe média, elas compartilham modos de se comportar e de higiene, por exemplo, semelhantes.Aqui, país brutalmente desigual, o amor ao metrô cai toda vez que o funcionário do escritório da Paulista é obrigado a colocar o nariz debaixo do sovaco do encanador, na hora do r

    Responda
  41. Parresia F.C.

    O que eu vejo, de fato, é muita gente fazendo campanha para que os outros abandonem os seus automóveis, para que possam continuar andando, dessa vez em vias mais livres, com seus carrões.

    Responda
  42. Vinícius Loyola

    Bom, se tiver uma mulherada bonita eu sou a favor desse protesto aí.

    Responda
  43. Akhenathon Akhton

    Sem comentários. Não pode discordar de Dimenstein, o "Síndico de SP", senão ele puxa a orelha dos seus "e-leitores"...

    Responda
  44. cansei de ser enganado

    Gilberto, não conheço nada do estrangeiro, mas pelo que li a respeto, na Europa eles dificultam os motoristas de saírem com seus carros incentivando-os a usar transportes coletivos. Nos EUA pelo que sei, investiram muito em grandes ruas, largas e de velocidade. Hoje creio que estejam congestionadas tb, mas com muito mais fluidez que SP. Aqui é fácil entender é só fazer uma reflexão: quem sai de manhã para trabalhar repare quais as grandes modificações foram feitas ultimamente na cidade ? /p

    Responda
  45. felipe latessa

    Gilberto, o que falar de você? Nem mora em São Paulo e imagino que quando vem não deva andar de ônibus ou metrô, estou certo?

    Responda
  46. CARUSO DA SILVA

    Os carros são preferidos pela população porque as outras alternativas não são boas: o transporte público é ruim, não existem ciclovias decentes, as calçadas estão em péssimas condições e o metrô ainda engatinha! Enquanto continuar assim, o paulistano não vai abrir mão do conforto do seu automóvel, no que faz muito bem. Quanto ao protesto, existem formas mais eficientes de agir em prol de uma causa, por exemplo, encaminhando um ofício à Câmara Municipal. Ver gente feia pelada é dose!

    Responda
    1. Filipe Moraes

      É por causa de pessoas que pensam como você, Caruso da Silva, que esta cidade está no caos. Enquanto vc fica aí parado esperando o governo resolver a situação da cidade, os ciclistas pelados estão fazendo a sua parte, mostrando que se nós cidadãos não mudarmos nossa atitude, o caos só vai piorar.

    2. Junior

      quando o mar_ginal as_salta ou mata o caro colunista o trata como oprimido pela sociedade ou pelo capitalismo ou pobre molestado pelos pais. Se o trabalhador vai de carro para o trabalho ele é crucificado como egoista ou até hipócrita. O maior erro de Richard Nixon foi nao ter nascido no Brasil

    3. afbarbosa

      Duvido muito que ate quando tiver uma outra opção o paulistano vai abrir mão do conforto do seu carro. Conheço muita gente que poderia ir trabalhar de metro, porem vai de carro.

  47. Roberto Soares

    " o carro é uma praga urbana e deve ser combatido, limitado, em nome de um mínimo de civilidade" Você pega ônibus ou metrô, doutor? Aposto que não, com certeza você trabalha em casa, fica ai sentado na cadeira, escrevendo, depois manda por e-mail pra redação da F0lha. Se você soubesse o quão infernal é o transporte público de todas as grandes cidades brasileiras, não falava uma bobagem dessas.

    Responda
    1. Junior

      Felipe, acho que aqui nao é um local ideal para vc nos mostrar a educação que vc recebeu em casa ou nas aulas de sociologia na USP

    2. ffaria

      Qualquer um sabe disso....ele tá olhando pra o futuro anta!!A idéia é pressionar por melhoras..

  48. pedro volpe

    O velho ativismo burguês em ação.

    Responda
  49. daniel diagonal

    O "cara" entrou falando que todos os politicos eram la drões. Arrastando votos dos ignorantes que acreditaram em suas mentiras. Oito anos depois vemos o mesmo "cara" podre de rico, junto com os antigos la drões. Esse "cara" não merece consideração.AGORA , esta lá no sirio...batendo as botas !

    Responda
    1. Junior

      claro que ele ficou um pouco mais pobre em 2005 quando teve que vender a alma pra nao sair igual ao collor. Legal Rodrigo os fins justificam os meios, em 64 vcs matavam, hoje vcs rou_bam, mas tudo bem o comu_nismo agradece o maior erro de richard nixon? nao nascer no brasil

    2. Rodrigo Silva

      Podre de rico morando no mesmo apartamento em são Bernardo desde que era metalúrgico? Boa lógica essa sua. E se não poder se tratr no sírio depois de 8 anos como presidente, poderia fechar as portas desse pais porque dai seria o fundo do poço, né!?

  50. Verônica

    Tudo a ver com a Chuiça brasileira. Essa parte de São Paulo que pensa que vive na Europa e que o resto do país, apenas o resto do país, vive no terceiro mundo. Tudo a ver com a Chuiça brasileira, sai nu na rua e vota em candidatos que se pronunciam contra o ab@rto, contra o casamento gay, contra as cotas nas universidades

    Responda
    1. Junior

      na boa veronica, vai pra cuba ...eu até ajudo na passagem