Painel do Leitor > Leitor defende direito de greve de caminhoneiros em SP Voltar
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Os caminhoneiros têm todo direito de reivindicar o que bem entenderem e o Estado (por meio de seus 3 poderes) de ignorar olimpicamente as suas reivindicações e aplicar as retaliações, legais, que achar necessário, para que eles voltem a trabalhar. Seja aplicando multas diárias ao sindicato, seja usando a PM para parar os caminhões e neles fazer vistorias de cabo a rabo, aplicando as multas necessárias. PolÃtica é um embate, é um "braço-de-ferro", que implica ações e reações.
Não entendo! A marginal tem todo o espaço do mundo para se fazer ruas expressas por cima dela, e o governo em vez de dar inÃcio a uma melhor infrestrutura, ferra o povo com essas medidas ridÃculas! Os caminhoneiros não poderão trabalhar agora??
A sua sugestão para as marginais é fazer "minhocões"? Já basta um. Se o Estado arrumou espaço para fazer recentemente a nova Marginal, deveria ter usado o espaço para criar uma linha de trem que viesse de Guarulhos e fosse até o Cebolão, com conexão para o trem que percorre a Marginal do Pinheiros. Seria uma excelente alternativa para quem mora nas zonas lestes e norte e trabalha na região da Berrini, por exemplo. Chega de mais avenidas pra ficarem engarrafadas 15 minutos depois da inauguraç
Isto aà nem de longe é greve e sim PIQUETE !! Eu pensei que greve fosse um movimento de trabalhadores CONTRA O PATRÃO em prol de melhores salaários.Que eu saiba estes caminhoneiros não são funcionários da Prefeitura.
O leitor que concorda com a greve dos serviços essenciais não leu a Constituição toda.
Não é um serviço público essencial. Eu concordo que médicos e policiais civis (militares, pela natureza militar, não pode fazer greve) tenham esse direito restringido, ou seja, que parem o trabalho sem colocar em risco a vida das pessoas. Ter acesso a combustiveis não se enquadra nisso. E sim, eu li a constituição federal e sempre releio de acordo com a questão polÃtica em voga. Reafirmo: ter acesso a combustÃveis não é direito, e não deveria estar acima do direito deles, que é o meu, a grev
Que tal os caminhoneiros fazerem greve conforme os números das placas de licença? Para não ficar difÃcil os sindicalistas entenderem, diga a eles que é igual ao rodÃzio. Assim, a adesão pode ser 100%, mas o povo não é afetado. Se não estão convencidos, pensem outra vez.
Caminhoneiro não trabalha agora, é isso?
Acho que ninguem tem direito de fazer greve e prejudicar a sociedade, a greve deve ser feita em fábricas onde os únicos a perder são os donos e os empregados. O setor público e serviços à sociedade devem buscar outro tipo de diálogo. A grande culpa da intransigência dos governos é a falta de interresse público por assuntos polÃticos. Eu não estou nem de um lado e nem de outro, mas é estranho a forma como agiram os sindicalizados, ameaçando quem queria trabalhar, isso não é sindicato é milÃci
Você acha isso, mas a constituição diz o contrário. Funcionários públicos podem entrar em greve. Veja: eu não gosto do mecanismo de greve. Particularmente, sempre busquei oferecer alternativas a greve, pois invariavelmente a população é que será prejudicada, causando um efeito por vezes adverso ao que se gostaria. Mas é direito deles, ou melhor, é meu direito. Ao defender o deles, estou na verdade, defendendo o meu.
A prefeitura e o governo de SP antes de restringir a circulação de caminhões e daqui a pouco carros, deveria ampliar e muito as linhas de metro, pois só restringir e não dar condições mÃnimas para a população ir e vir não está correto.
Estamos em um paÃs democrático. O direito de greve é legal, mas convenhamos, se eu não quero trabalhar, não posso impedir de que outros trabalhem, vamos respeitar para sermos respeitados, não podemos confundir liberdade com libertinagem. Estas coisas só interessam para as minorias "sindicalizadas", isto sim é que dá lucro neste paÃs. Pensem bem quanto entra mensalmente nestas organizações e vejam o retorno.
Concordo. Impedir fisicamente que outros sindicalizados, ou não sindicalizados, que não aderiram a greve de exercer seu ofÃcio não é aceitável e é caso de polÃcia. Agora, pressão moral em cima dos que "furam-a-greve" faz parte do jogo. Só uma última questão: não é que eles não queiram trabalhar, eles querem melhor condições de trabalho. Na visão deles, a nova legislação é prejudicial a eles. Eu concordo com o governo, mas tenho que defender o direito deles, que é o meu, a greve.
Não concordo com a greve. É um serviço essencial, sim. Não foi uma greve, foi chantagem. A maioria dos motoristas é autônomo. Por que é sempre o cidadão comum que tem que arcar com o ônus ? Há um ano essa lei existe. Deveriam e devem protestar, negociar, enfim achar uma alternativa sem prejudicar os cidadãos. O Prefeito é um banana, todos sabemos, mas foi eleito. E não por mim.
O próprio mecanismo da greve, como apontei, é suspender a prestação de um serviço até que uma pauta de reivindicações seja cumprida. Isso é uma greve. E é constitucional. O serviço é essencial? Não sei, considero importante sem dúvida, mas essencial acho demasiado. Essa percepção de essencialidade se dá porque construimos uma cidade pensada para o transporte privado. E mesmo que reconheça maior importância a esse serviço, ele chega a ser mais importante que um direito civil? Não.
Apoio totalmente os caminhoneiros. A prefeitura não cria alternativas para nada, só empurra os problemas com a barriga. Cadê o restante do rodoanel? Um caminhão que vem de Curitiba e vai para o RJ, vai passar por onde? Que se crie então um rodÃzio de caminhões e se dê alternativas para o transporte. Falta planejamento, falta competência, falta tudo neste paÃs. FORA KASSAB !!!!!!
Você já ouviu falar no Rodoanel? Essa é a alternativa.
Sob outra ótica o Brasil, mesmo com todos seus problemas, é um paÃs democrático. As pessoas não são impedidas de entrar e sair de qualquer região do paÃs ao mesmo tempo que cada ente da federação tem autonômia para legislar dentro de seus limites constitucionais. E leis são para ser cumpridas. Se não querem obedecer as leis de São Paulo que vão para outras regiões. Se os polÃticos eleitos pelo voto não são eficientes, vamos tirá-los pelo voto. Mas não com chantagem que é crime.
Este tipo de conceito preconceituoso me fez sair de São Paulo e só voltar nos feriados.Só em Sp tem lei e as pessoas não tem direito de criticar e reivindica??? Uma canetada muda a vida de toda uma categoria e as Senhoras Católicas ou Evangélicas da Santana acham que os prejudicados devem baixar a cabeça e lamber o chão dos paulistanos cheios de grana
Fazer greve, e portanto parar de oferecer um serviço reivindicando uma pauta, é um direito historicamente adquirido. Em outras palavras a chantagem como você coloca é exatamente o mecanismo da greve, quando os trabalhadores dizem: só iremos voltar ao trabalho se vocês fizerem o que queremos. Sempre foi assim, e no entatno, isso é um direito constitucional que não podemos por não concordar com a pauta ignorar.
Greve é um direito dos trabalhadores e como tal toda greve é julgada na justiça do trabalho. O que houve foi uma chantagem contra as normas instituÃdas. A liminar foi dada por um Juiz da Fazenda Pública e não do Trabalho. Foi um crime contra a Ordem Econômica e Social. Por saberem que não era greve os próprios sindicalistas não relutaram em voltar ao trabalho.
Se eu tenho um caminhão, sou autônomo, portanto, não faço greve, trabalho se quiser, e aceito o frete também para onde quiser...
Tem razão, não havia pensado por esta ótica! Obrigado pela opnião !
A todo direito corresponde um dever, é impossÃvel em uma sociedade civilizada as pessoas terem direitos e não terem deveres, para isso existe o julgamento das greves que podem ser classificadas como abusivas, quando são francamente de cunho polÃtico, que serão todas que irão acontecer daqui para frente.
Toda greve é polÃtica (isso não é demérito).
Eu gostei da atitude dos caminhoneiros, NÓS SOMOS CULPADOS, porque votamos nos mesmos politicos de sempre, e eles fazem o que querem e nós não nos movimentamos. É justo o caminhoneiro ter de ficar das 17h as 22h caso ocorra algum atraso em uma entrega?? E se fosse você o caminhoneiro?? PARE E PENSEM, porque você usa carro?? Porque o KASSAB não melhorou o transporte publico?? Cadê os 66km de corredor de ônibus?? Se o transporte publico é bom, os carros ficam em casa, ou e
Perfeito, só usamos nossos veÃculos por não termos um bom transporte publico.
Nao podem "bloquear" os caminhoneiros, são eles que levam e busca a produção e o que precisamos, Correios, etc... Sedex 10, por exemplo com isso, teria que ter outra alternativa, isso elevaria o custo, durante esse horario que o motorista fica " parado"" elevaria o custo, ao em vez de fazer prejuizo, Por que nao investir em tranposte Ferreo???
A julgar pelo o que ocorre em Londres, Paris, Nova Iorque, você está certo! Ninguém vai deixar o carro em casa para se espremer num ônibus que leva 2x mais tempo para chegar ao destino.
o brasil e um pais todos. sacanas
Parabéns pela opinião.
Pode ser um direito, mas onde está o bom senso? Se quer melhorar o pais, todos devem cooperar. Por que não pode trafegar nos horários determinados, não vai custar nada para os camionheiros.É lamentável um comentário desse, tenha bom senso.....
O que é bom senso para uns , não é para outros, em outra palavras, bom senso não existe. A greve é um direito que foi históricamente adquirido. Defender o direito deles é defender o meu próprio direito. Quanto a pauta da greve, apoio a decisão do governo de restringir o tráfego de caminhões em determinados horários - que talvez possam ser revistos, mas não extinguidos.
Podem exercer o direito de greve, desde que não me incomode... o mesmo se aplica para o direito (também constitucional) de manifestação, desde que não bloqueie o trânsito e eu consiga chegar em casa cedo... ah, o direito ao silêncio também, para que eu consiga dormir... mas quando eu fizer umas festinhas, por favor, não sejam chatos exigindo isso e aquilo.
A nossa classe média é burguesa demais!!!!!!!!!! Fazer greve e se ,anisfestar sem incomodar simplismente não existe. Pra se fazer ouvir tem que fazer barulho, parar transito, fazer o cidadão alienado ter problemaqs e ser obrigado a pensar no assunto da reinvindicação. Isso no Brasil, Haiti, Londres ou Paris.
"A greve é um direito constitucional. Ter acesso a combustÃveis, não." Legal... E o direito de ir e vir ? não é constitucional, ou a Constituinte de 1988 extinguiu este direito ? O combustÃvel que não era entregue e continuasse sem ser entregue afetaria também o transporte coletivo (ônibus, aviões etc...), bem como viaturas, ambulâncias etc... Graças à ação da PM isto foi evitado. Não são apenas os automóveis que usam combustÃvel, a não ser que você ande de ônibus
Voce nao foi privado do direito de ir e vir. Existem outros meio que vc pode utilizar, sem ser o seu carro.
Anda a pé!!!
Não foi a PM que evitou nada, foi a justiça que infelizmente determinou o fim da greve sob pena de multa. Além disso, seu direito de ir e vir não foi afetado pela greve, voc~e continuou livre para ir onde bem entendese. O que foi afetado pela greve foi a possibilidade de ir e vir de carro - uma vez que este necessita de combústivel para funcionar.
Mesmo sem combustÃvel o cidadão não está impedido de ir e vir.
Todo mundo tem que parar. Os cafajestes do Brasil precisam se tocar.
TEM QUE PARAR NADA....Ô MEU....VC. SABE O Q É DEMOCRACIA...É ONDE TODOS TEM DIREITOS IGUAIS....PORTANTO NINGUEM TEM Q PARAR NADA.....DIALOGAR SIM....CUMPRINDO A LEI.....N ÃO PREJUDICAR A TODOS INDISTINTAMENTE....TCHAU....
Se greveresolvesse o problema dos trabalhadores, até poderia concordar.Muito fácil enchero peito e dizer que é direito constitucional, pois digo que o direito de umacaba onde começa o direito do outro, e isso é a ultima coisa que um grevista/manifestantepensa, nos outros...Existem outrosmeios legais, também garantidos constitucionalmente para reivindicar os direitos.
Existe mas não depende de mim que não faço parte desse sindicato dizer como eles devem lutar por suas reivindicações.
Por trás de uma ação de greve, sempre tem uma reação, um interesse escuso. Essa greve, na realidade nada tem a ver com o propósito. Veja bem, isso pra mim, tem outra finalidade, que é a de aumentar o preço dos combustÃveis. Quem paga o pato, somos nós, consumidores. Gostaria de ver, o brasileiro dando o troco nos revendedores de combustÃveis. Se grande parte do brasileiro deixasse o veÃculo em casa e andasse de bicicleta ou de qualquer outro tipo de veÃculo, os combustÃveis não seriam tão ca
Alguém aà viu onde os combustÃveis aumentaram? Que eu saiba os postos que aumentaram os preços serão multados. Nós, os consumidores temos nossos direitos e em vez de ficarmos sentados chorando, deverÃamos correr atrás deles.
Generalizações não adiciona nada à discussão e só causa mais atrito...
essa paralisação mostra a força que determinadas categorias podem ter. logico que não foi bom por ter afetado o abastecimento; essa força deveria ser usada para forçar melhorias nas estradas do pais, forçar melhor atendimento publico de saude, forçar politicos reverem seus conceitos sobre administrar o dinheiro publico, melhores salarios para professores e uma lista mais de coisas a serem melhoradas. a exemplo europa, que partem pro tudo ou nada, forçando o governo a rever decisoes politicas
Infelizmente é assim um governante que governa se planejamento, se resposabilidade nenhuma, incompetente, dá nisso, eles são os fatores geradores de certas greves pelo Brasil a fora, pois são sempre os mesmo no qual o povo gosta e adoram votar neles, depois ficam olhando erros nos outros, mas a culpa é totalmente do eleitor que sempre vota errado, apessar de não se ter ninguém digno de receber um voto se quer.
"... manter um Plano Diretor urbano que cria empregos longe de onde as pessoas moram. " Alienado... Parece professor da USP que fala como se vivessemos em 1900... É o mesmo papo de quem culpa os governos atuais pelas marginais que já estão lá desde o guaraná com rolha.
Culpei a cidade por seu histórico e culpei a todos, a mim inclusivo porque vivo aqui, por ano após ano continuar a manter esse plano diretor. Fiz questão de colocar esse comentário porque estamos em ano eleitoral. A modificação do plano diretor é algo que precisa ser feito e só surtirá efeito após décadas. Sem isso não adianta.
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