Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Euclides Eduardo

    O ciclista NUNCA!! é culpado em casos de atropelamento?? O pedestre NUNCA!! é culpado?? SE o Sr responder sim para estas questões, idiota é o SR Babacaisnteim

    Responda
  2. Elcabongy

    eh eh...meu comentário foi deletado...será que foi por causa da mençao que fiz ao texto do R. Azevedo que desancou, de novo, o GD...mas nao apenas suas ideias e sim o conjunto da obra...eh eh...GD, quando leremos seu artigo sobre jardinagem?

    Responda
    1. felipe

      Sério mesmo, você vai citar o Ricardo Azevedo??? O cara mais reacionário do jornalismo nacional? Um verdadeiro quadrúpede com espaço na mídia??? Então desencana pois você é o tipo que não vale trabalho de educação. Citar o Azevedo é a versão tupiniquin da lei de Godwin. E assim como a versão de Godwin é consenso que quem citar o Azevedo é porque ficou sem argumentos e portanto perdeu a discussão.

  3. Emilio

    Tirar a roupa para transmitir a sensação de vulnerabilidade? Uai, acho que isso não é inteligente. Se fossem doar sangue ao invés de parar a Paulista ou mostrar as coisas, acho que seria inteligente. O que fizeram é burrice... no momento de bobeira.

    Responda
    1. felipe

      Se você não consegue exergar a metáfora de estar nú e se sentir nú por conta da violência no trânsito, talvez você precise ler mais. Dica poesias são ótimas para entender metáforas. No seu caso sugiro começar com poesias para crianças, as metáforas são mais claras e diretas.

  4. Aragón

    Alô alô gente de 4 rodas (OU SERIAM 4 PATAS?) . É incrìvel como vocês se comportam quando alguem fala em restrição ao uso dos seus lindos carrinhos. Não adianta chorar; Pedágio urbano Já!!!! Estacionamento? Tem que ser mais caros ainda. Convençam-se meus caros; A era FORD está chegando ao fim. Parabéns aos cilcistas que tirarm a roupa. Alguém tem que mostrar que o REI ESTÁ NÚ. Parabéns Gilberto.

    Responda
  5. Cassio de Lima

    Dimenstein, o senhor é a favor de mais um imposto? Também é a favor de que o transporte público fique mais sobrecarregado do que já é? Dúvido que o senhor troque o seu carrinho de manhã para pegar um "busão" lotado.

    Responda
  6. Mane

    SE algum dia SP tiver uma rede de metro que minimamente assemelhe às grandes metrópolis, como Londres, Paris, Madrid, ou à malha inteligente do tramway de Lyon, associada à educação e cidadania, não precisaremos de imaginação mirabolante. O compartilhamento não pode substituir a responsabilidade do estado. Seria, no máximo, "solidariedade temporaria"! Não podemos atribuir a responsabilidade aos usuários. Isso é capitalismo. O furo é muito mais embaixo ...

    Responda
  7. Huck Finn

    Às vezes me pergunto o que pensa Gilberto Dimenstein. Não que ele erre sempre em seus textos, mas... às vezes me pergunto.

    Responda
    1. Crasse Média

      Sempre, sempre não erra mesmo - só em 99,9%

  8. Maçarico

    A raiz de todo o problema de São Paulo está na concentração de pessoas por metro quadrado. Quando se autoriza a construção de um prédio de 30 ou mais andares seja ele comercial ou residencial aumenta-se exponencialmente a carga organica do sistemas de esgotos ,a necessidade de suprimento de água , energia elétrica , transporte e toda infra estrutura necessária para o funcionamento. Uma medida limitando a altura dos edifícios nos centros urbanos já seria suficiente para estancar esse caos. /

    Responda
  9. Agnaldo Donizete Pires

    Gilberto,gosto muito de andar de bicicleta. Ultimamente estou ouvindo vários formadores de opiniões defender o uso de bicicleta como meio de transporte na cidade de São Paulo, penso que isso é no mínimo uma opinião inconsequente, quantos mais precisaram morrer para esses "formadores de opinião" entendam que estão fazendo um de-serviço a sociedade.Não podemos estimular o uso da bicicleta sem antes construir uma infraestrutura mínima para que todos possam usar com segurança.

    Responda
    1. felipe

      "Não podemos estimular o uso da bicicleta sem antes construir uma infraestrutura mínima para que todos possam usar com segurança." Isso não é verdade, na maioria dos lugares em que hoje é ótimo andar de bicicleta primeiro veio a demanda e só depois veio a infraestrutura. Primeiro um monte de gente andava sem infra (e infelizmente alguns acabavam morrendo) para depois, por força de protestos desses que encaravam o uso da magrela sem estrutura, é que a mesma foi criada.

    2. Crasse Média

      Se for na periferia, como ocorre toda semana, não tem problema. Não pode é na Manhattan Paulista - vide protestos de mortes ocorridas na Av Sumaré e Av Paulista - se for na av Inajar de Souza ou na av M'Boi Mirim (onde?) para estes modernos, tá tudo bem.

  10. Marujo

    Nunca pensei q pra ser inteligente deveria-mos tirar a roupa, essa atitude foi ridícula assim como o protesto q praticamente parou parte da cidade. Qual o direito q alguns teem de atrapalhar o ir e vir da maioria?. Creio q discutir idéias e apresentar propostas seja mais prudente e respeitosa com os outros. Essas atitudes são as mesmas q o PT usa para tentar impor suas idéias, aliás muitas delas retrogádas, ultrapassadas assim como o socialismo q pregam.

    Responda
    1. felipe

      ... já o direito de se manifestar é um direito constitucional protegidos pelos incisos II, IV e XVI da contituição. Portanto tem até mais direito doque por exemplo alguns tem de atrapalhar o transito da maioria para fazer uma maratona por exemplo e eu nunca vi ninguém achar que fechar uma rua para fazer a São Silvestre fosse ilegal.

    2. felipe

      "Nunca pensei q pra ser inteligente deveria-mos tirar a roupa" Isso não está escrito no texto, ele disse que tirar a roupa para fazer uma metáfora sobre estar nú e se sentir nú é uma forma inteligente de protestar."Qual o direito q alguns teem de atrapalhar o ir e vir da maioria?"Para vários juristas, todos, uma vez que o direito de ir e vir é um direito da pessoa e não do carro, seria absolutamente inconstitucional uma lei na qual quem tem rg finalizado em 1 e 2 não poderiam andar...

  11. whanaoka

    Se, como você mesmo  diz, esse pessoal vive na vizinhança do centro empresarial, não seria mais inteligente utilizar um ônibus fretado da empresa? Você raciocina como um alienado mesmo, Dimenstein! Você compartilha seu carro com alguem que trabalha no mesmo jornal? D-u-v-i-d-o!!!!!!! Seu artigo é hipócrita!!!! E quanto ao protesto dos ciclistas nus, deveria ter sido feito à luz do dia e não quase à meia-noite quando não tem ninguém para testemunhar, a não ser a imprensa idiota!

    Responda
  12. Martins

    Acontece caro Dimenstein, que os idiotas que andam de carro são os mesmos que o fazem de bicicletas, que votam mal, que gostam de aparecer e mostrar status, que dizem que São Paulo é a melhor cidade do mundo e nos feriados dirigem durante 4 horas para percorrer 60 Km... E por aí vai. Acredite, a coisa vai piorar. 90% dos argumentos utilizados por autoridades e políticos sobre mobilização urbana, são meros discursos repetidos há vários anos. Somos o país da promessa e da mentira. E dos idiota

    Responda
  13. JULIO OLIVEIRA

    quantos KM DE METRÔ DARIA PRA CONSTRUIR COM O DINHEIRO QUE SERÁ USADO NA CONSTRUÇÃO DO ITAQUERÃO? SIMPLES ASSIM: GASTA-SE O DINHEIRO EM ESTÁDIO DE FUTEBOL E NÃO TEM PARA O BÁSICO! É A MESMA COISA DE SE COMPRAR UM CARRO E NÃO SOBRAR DINHEIRO PRA COMER!

    Responda
  14. ricardo franchi

    Ganhou vários prêmios?????? olha estranho, o que acontece meu amigo é o faturamento alto de nosso governo na venda de de carros juntando a isso financiamentos,multas,pedágios ,IPVA e muito mais coisa por trás. Além do fato de qualquer um que não sabe dirigir pagar e tirar a carta pois sem a carta não se vende carro, deixando o trânsito com mais ou menos 70% de retardados ao volante. Muito carro pouca rua, falta de investimento pesado em transporte público principalmente em tren

    Responda
    1. ricardo franchi

      E também uso comunitário de um veiculo por varios moradores não dá certo, pois acho eu que nem todos saem no mesmo horário, e também muitos dependem de ir a outro lugar após o emprego. Solução seria a Empresa arcar com parte da despesa e deixar disponível vans particulares para tranporte de funcionários de determinados pontos mas isso também depende do transporte público. E bato de frente enquanto nosso governo não estipular vida útil de um automóvel ex. 15 anos para sair de ci

  15. Carlitos

    Por que eles não vão a uma audiência pública para discutir os rumos do transporte público de São Paulo? Podem ir de roupa mesmo. Já sei, não aparece na "mídia"...

    Responda
    1. felipe

      Quantas audiências você já foi? Vou chutar mas tenho a grande sensação de que vou marcar um gol... NENHUMA? Acertei né? Sabe como eu sei? Pois já fui em algumas e sempre tinha ativistas da bike nelas. Diferentemente do que vários aqui colocaram os bike ativistas sempre brigaram por um transporte público melhor. A briga deles é por mobilidade urbana, o que necessariamente passa pelo transporte público e, infelizmente para você, passa também pelo desencorajamento do uso do carro.

  16. pinduca

    No ambito municipal, o prefeito só se mexe para: 1. fazer politica partidária. 2. criar regras e restrições. 3. Multar, multar e multar. Transporte publico que é bom, nem pensar.

    Responda
  17. pinduca

    Não precisa o Bco Mundial para apontar o que precisa no transporte .É Metrô, Trem, e Onibus.Precisa vergonha das autoridades O gov do estado arrasta as obras da linha 4 há mais de 10 anos.O mesmo que o tunel da mancha As obras da linha elevada da Av Anhaia Melo vão indo lentamente. Cada pilar é moldado pacientemente, camada a camada. Como ha 50 anos atras. Pré moldada, somente a mentalidade do administrador. E ainda se vangloriam de estar construindo 4 linhas ao mesmo tempo. Na

    Responda
  18. Daniel A

    Vamos todos virar colunistas e trabalhar sentadinhos num canto qualquer do nosso apartamento ganhando dinheiro sem sair de casa, assim fica fácil deixar o carro na garagem. Agora, para quem trabalha de verdade fica dificil utilizar um sistema de transporte público que é de péssima qualidade.A solução é simples, comecem a escavar os buracos por baixo da cidade e fazer linhas de metrô em todos os bairros e daqui a 100 anos estaremos vivendo no paraíso.

    Responda
    1. felipe

      Ahh sim claro Xangai tem pouca bicicleta, são só 9 milhões. O governo prometeu mais 130km de ciclovias na cidade nos próximos anos porque bicicleta é coisa do passado. Ninguém disse que bicicleta é transporte de massa, bicicleta é transporte individual mas é um transporte individual muito melhor para a cidade do que o carro. Diferentemente do carro pode, e no caso de São Paulo deve, ser facilmente conectada com transporte público.

    2. pinduca

      Daniel, Nao precisa esperar 100 anos. Em 1990 estive em Xangai e eles tinham zero km de metrô. Andavam de bicicleta, que entupiam as ruas aos milhares. Poucos carros e caminhões.Hoje eles tem 300 km de metrô e pouca gente usa bicicleta. Aqui vamos no sentido contrario. Querem nos convencer que bicicleta e um otimo transporte de massa . Pode ser em Pindamonhangaba, mas não em São Paulo. Bicicleta e otimo no fim de semana. Querem nos convencer tambem que metrô é alg

  19. Ademar

    É sabido que não existe solução única para o trânsito. Tenho tentado há anos fazer com que as autoridades pensem na possibilidade de se construir um grande anel interno de pistas elevadas nos dois sentidos sobre a marginal Tiete (a partir da Dutra), marginal Pinheiros, Av. dos Bandeirantes, Av. Ricardo Jafet, Av. Salim Farah Maluf e marginal Tiete. Este sistema de vias existe em cidades como Tóquio e Nagóia e são muito eficientes para desafogar o trânsito.

    Responda
  20. Verdade e tonteio

    publiquem meu comentario, ou voces são a favor da censura ? escolham um lado, a favor ou contra..não vale se esconder ou se fazer de coitadinhos como fazem seus patroes............

    Responda
  21. Verdade e tonteio

    Atenção: as pessoas só irao parar de usar carro quando não houver mais possibilidade de trânsito nas cidades...antes disso, NADA será feito...para povo barbaro e estupi.do, só limitações de ordem material conseguem eficiência...o resto é ba.le.la..

    Responda
  22. Antonio Prado

    Dimenstein, esse seu comentario foi o mais idiota de um ser motorizado... Acho que vamos realmente mudar o mundo depois disso! Ou q tal abraçarmos uma árvore? 

    Responda
  23. Amaurilio

     Companheiro, voce estar equivocado, primeiro é um grade desrespeito em vc chamar quem anda de carro de idiota, porque tenho certeza que vc tem um. Segundo bicicleta ainda não funciona tão bem na Europa, que são países com um nível educacional muito além do nosso, e com uma ótima infraestrutura de transporte público.  Aqui no brasil o metrô e péssimo e o ônibus pior ainda, as ruas não tem sinalização boa, nem todos os percursos podem ser feitos de bicicleta. Pode ser uma alternativa, m

    Responda
  24. Farrapo

    O chamado transporte solidário??? Essa é uma boa alternativa, agora o famigerado pedágio, que seja mantido bem longe das nossas ruas, já basta os existentes nas rodovias.

    Responda
  25. Marcelo Cabeção

    Gilberto , desde quando andar pelado de bicicleta resolve alguma coisa. Colocar pedágio urbano nos grandes centros resolve o transito ?. Ao invés de idolatrar manifestações e movimentos sem sentido , tente fazer ou defender alguma coisa interessante que traga benefício ao povo. Faça sua parte !!

    Responda
  26. Gledson Zifssak

    Nunca vi ninguém pelado protestando na Cidade Adhemar, Cidade Tiradentes ou na estação Dom Bosco em Itaquera seja a pé ou em cima das suas bicicletinhas equipadas de capacete colorido pra exigir melhores condições de transporte público ou até mesmo ciclovias. Essa classe média descolada que adora ser "povo" no facebook nem sabe se alguém que utiliza ônibus, quer uma faixa a menos na rua pra colocar uma ciclovia pra 7 pessoas se deslocarem da Bela Vista pra Paulista. Babaquice.

    Responda
  27. Crasse Média

    Vamos fechar a conta da noite ? Texto-lixo, ponto

    Responda
  28. Crasse Média

    Calça de veludo (transporte público decente) OU bumbum de fora ? GD já escolheu !

    Responda
  29. Crasse Média

    Aguardamos, aflitos, o texto "Idio-tas de 2 rodas e pelados"

    Responda
  30. PauloFi

    Você e o Sakamoto são os dois 'faz-me-rir' dos blogs da Folha. E aproveita que você está aí nos EUA e dá uma passadinha lá no Banco Mundial para pegar mais uma boa grana pro Metrô e pra CPTM, porque o que já pegaram ainda não deu para os trens deixarem de andar superlotados.

    Responda
  31. Crasse Média

    Garçom ?! Duas doses de Reinaldo Azevedo, com gelo, por favor

    Responda
  32. bigus

    Já fui atropelada por uma bicicleta, fiquei toda esfolada, suja, a pessoa não deu a mínima e sinceramente tenho mais medo de bicicletas que de carro. Não me parece que a Avenida Paulista seja local para se locomover de bicicletas e esse povo que tira a roupa para protestar não passam de idiotas em duas rodas.

    Responda
  33. sempre de olho

    Se a cidade de Sao Paulo não investir pesado em transporte coletivo com raidez, porém, digno,talvez o melhor seria metrô cortando a cidade para todos os lados e muitos, mas muitos vagões, não o que se apresenta, por exemplo a mais nova linha a amarela já está entupida, não vai resolver andar nu de bicicleta, não vai resolver pegar carona, pq? Pq a população é numerosa e até agora não foi dada a devida importancia e necessidade de um transporte coletivo adequado.

    Responda
    1. Crasse Média

      GD, o magnânimo

  34. Bauer

    É sempre a mesma coisa: Alguém fala de algo para diminuir a quantidade de carros em circulação e aparece a galera da sabedoria convencional xingar e dizer que sem transporte público de qualidade não vão deixar o carro em casa. Mas os ônibus precisam dos espaços dos carros e o metrô é demorado, caro e não chega a todo lugar. Assim todos coninuam com sua liberdade de escolha, pilotando a 5km/h por horas e pagando seguro absurdo. E pras eleições? perceberam a nova onda de r

    Responda
  35. dodomazzuca

    É por este motivo que você passa boa parte da sua vida em outro pais , não é mesmo Dimenstein ? E para quem tira o sustento do seu automovel, como eu ? , alem dos inumeros encargos que o nosso querido pais cobra sobre mim , você quer mesmo que eu arque com mais este?? (pedagio urbano) vá plantar batatas !!!

    Responda
    1. Crasse Média

      GD, o genial

  36. Giba San

    Nunca li tanta asneira num só lugar!

    Responda
    1. Crasse Média

      GD, o ápice mental

  37. Péricles

    Sr. Escrevo para lhe dizer que h.i.d.i.o.t.a. é o Sr. (a o moderador não aceita o "meu h.i.d. i.o.t.a.). Eu uso o meu carro para trabalhar e não costumo andar com ninguém dentro do meu veículo, pois sou vendedor. Acho melhor o Sr. frequentar uma escola de bons modos e parar de falar asneiras. E a Folha...tá na hora de rever os seus conceitos.

    Responda
    1. Crasse Média

      GD, o sábio

  38. Giba San

    Tá ... quer dizer que coragem política é instituir pedágios? Já não chega essa cambada de ladrões assaltarem o povo nas estradas? E você é o jornalista corajoso que acha que pedágio resolve tudo? Nunca vi tanta asneira!

    Responda
  39. Brasileiro Enfadado

    Gilberto Dimenstein, com essa reportagem, demonstra a sua realidade: quando criança, sua mãe deve ter dito que ele era o menino mais inteligente do mundo. Muitos de nós ouvimos isso de nossas mães, mas o problema , é que ele até hoje acredita nisso. Nunca vi uma pessoa tão laureada escrever tanta bobagem.

    Responda
    1. Crasse Média

      GD, o intelectual

    2. Péricles

      LAUREADA??? HAHAHAHAHAH AHAHAHAHA.... ONDE????? ?????????????????/

  40. João Lopes

    Gilberto pegou carona na notícia dos jornais achando que receberia comentários favoráveis. Parece que o tiro saiu pela culatra...

    Responda
    1. Crasse Média

      GD, o superior

  41. Paulo Soares

    O sistema viário de São Paulo é uma piada!A cidade possui avenidas radiais que ligam centro aos bairros.Não possui sistema transversais bairro-bairro.O pedágio urbano me lembra a fábula do DETRAN que habilita loucos, da industria que tem que gerar empregos produzindo veículos, dos impostos pagos sobre o dito bem.O automóvel é bom para todo mundo, todos podem ter, mas poucos podem usar.Como sempre as elites que nada entendem projetam realidades....que nada tem a ver com o povo....povo que PAG

    Responda
  42. FRANCISCO DANTAS CHIARADIA

    Sr. Gilberto Dimenstein, São os idiotas de quatro rodas tentando desviar dos imbecis de duas rodas

    Responda
    1. Crasse Média

      GD, o HarvardMan

  43. TIMBA

    Gilbertinho, desculpe a intimidade, leia o Blog do Reinaldo Azevado. O Sr. vai ficar bem informado.

    Responda
    1. Crasse Média

      GD, o inigualavel

  44. Marcão

    Sr. Dimenstein, O senhor enloqueceu achando esse tipo de manifestação válida? Só uma mente com indícios de idiotice precoce pensa nessa direção. Que lamentável! Marcos Oliveira.

    Responda
    1. Crasse Média

      GD, o "noço" novo guia (noço: credito a Elio Gaspari, esse sim bom escriba)

  45. ERNANI

    COMUNIDADE PARA SER INTELIGENTE TEM QUE BOTAR O BUMBUM DE FORA? COLOCAR MAIS UM PEDÁGIO EM SÃO PAULO? RAPAZ....NAO TEM OUTRO ASSUNTO NÃO?

    Responda
    1. Péricles

      É...ESSE PESSOAL NÃO SABE MESMO PARA QUE SERVE O "ANUS."

  46. popoio

    Muito fácil atirar pedras. Motorista, gente honrada e honesta como qualquer pedestre e ciclista, paga pela incompetência dos políticos que são incapazes de proporcionar redes de transportes públicos de qualidade para todos. Vá, tire as roupas e entre na prefeitura, no palácio bandeirantes e no planalto. Ações de babacas, correndo atrás dos 15 min de fama nada resolvem.

    Responda
  47. popoio

    Mei caro. Muito cuidado com o termo "idiota". Pelo país afora, em todas as grandes e médias cidades, os motoristas de ônibus trabalham 8:00 hs em um stresse danado. Tem que cuidar de suas vidas e das vidas de pedestres e ciclistas que insistem em disputar espaços nas ruas com as máquinas. São eles, trabalhadores, seres humanos, gente honesta. Também a maioria absoluta dos motoristas de automóveis passam pelo mesmo problema. Os motoqueiros, em relação aos pedestres e ciclistas, idem.

    Responda
  48. Mane

    SE algum dia houver em SP uma rede de metro que se assemelhe às grandes metrópolis, como Londres, Paris, Madrid, ou mesmo a malha inteligente do tramway de Lyon, associada à educação e cidadania, não precisariamos de imaginação para soluções mirabolantes. O compartilhamento não pode substituir a responsabilidade do estado. Seria, no máximo, "solidariedade temporal"! ... e não podemos atribuir a responsabilidade exclusivamente aos usuários. O furo é muito mais embaixo! Continuaremos idiotas

    Responda
  49. arnobioluiz nunes

    Não sei como tem gente que ainda insiste em viver em São Paulo. São verdadeiros heróis !

    Responda
  50. reynante

    Coloca essa mulheres peladas no metro e nos onibus em horário de pico, mas coloquem elas peladas, vai ser cômico...

    Responda