Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Akhenathon Akhton

    Ó, luminar da sabedoria urbana, que tal gastar suas energias em alternativas mais viáveis para uma cidade do porte de SP, como o TRANSPORTE COLETIVO e o TRABALHO À DISTÂNCIA, ao invés de fazer de conta que SP é Amsterdam ou Kopenhagen?

    Responda
    1. Crasse Média

      Sr Akhenaton, peço sua licença para perguntar ao sr GD:Ó, luminar da sabedoria urbana, que tal gastar suas energias em alternativas mais viáveis para uma cidade do porte de SP, como o TRANSPORTE COLETIVO e o TRABALHO À DISTÂNCIA, ao invés de fazer de conta que SP é Amsterdam ou Kopenhagen?

  2. Luis Gustavo Machado

    Pedágio urbano é a ideia mais idiota que eu já vi. Afinal, como um pedágio urbano ajudaria no trânsito? Selecionando aqueles que têm condições de paga-lo daqueles que não têm condições. Ou seja, estamos querendo separar ricos dos pobres, mais uma vez.É ridículo estimular a venda de veículos em uma ponta, e na outra querer dificultar seu uso.Enquanto políticos agirem atuando em pró da indústria automobilística, teremos o cenário caótico crescente no tráfego urbano.

    Responda
  3. Raphael Monteiro de Oliveira

    Flavio, querido: A demanda surge com a necessidade, não o contrário!

    Responda
  4. Silvio Rio Preto SP

    Mais coisas de "ecochatos". Sempre vem com as ideias paliativas. São boas ideias.Mas de nada valem sem termos realmente o problema enfrentado de frente, sem medo. Precisamos no Brasil inteiro, não só São Paulo, de transporte publico com qualidade, confiável e preço justo. Precisamos de investimento em trens, e claro em São Paulo de metro. Existindo o investimento essas ideias serão louváveis.

    Responda
  5. jca

    Toda vez que leio sua coluna, me vem a imagem da famosa parabola Hindu "Os cegos e o elefante". Voce parece pensar por curtos estimulus, como um liquidificar que ligamos e desligamos varias vezes, ate nos certificarmos que a coisa esta no ponto. Voce deveria ser proibido de escrever em publico. Igual a proibicao de fazer xixi na rua.

    Responda
    1. jca

      Hey, your big brown nose! Give me your mom's phone number. Maybe she can cure me.

    2. alien9

      josé afonso, você precisa de tratamento psiquiátrico. Sério. Procure ajuda.

  6. Gisele F Baraglio

    Ah esses comentáristas, ...duvido muito que um dia na vida tenham utilizado o transporte público no horário de pico... falam como se fose humanamente possível embarcar-se nos ônibus, trens e metros entre as 5:30h e as 9:00h sem ser prensado, moleestado, furtado, etc,etc... Podem proibir, por rodízio, pedágio etc.etc.. mas enquanto for possível, e não cercearem ainda mais meu direito de ir e vir vou continuar usando veículo particular, não sou gado e me recuso a ser tratada como tal...

    Responda
    1. Dextino

      Pego um onibus de Osasco para o ABC que é vazio... Sim, vazio! E nunca fui molestado ou furtado...

    2. alien9

      classe média sofre...

  7. fernando

    Papo furado:O cidadão hj tem laptop, Ipad, Iphone. Cartão de credito, dinheiro no bolso e não vai andar de bike com isso tudo, alem do mais o transporte coletivo oferecido não lhe da segurança e no Brasil hj qualquer um tem carro e acha que é bem melhor para locomoção e ninguem gosta de dar carona pois tira a liberdade de ir e vir por causa dos problemas pessoais.

    Responda
    1. Akhenathon Akhton

      Tiago, na boa: abra a janela e tome um pouco de chá de realidade, meu caro.

    2. alien9

      Praticamente uma Monica Waldvogel. Que ilusão, achar que alguém num carro parado no congestionamento está mais seguro com seus pertences do que a pé... acho que você não lê noticiário. Ostentação é a origem do vício - tanto o que te leva a comprar esses adereços inúteis, quanto o que vincula a sua sensação de liberdade à posse de um carro particular.

  8. Marisa Coan

    Tentei ir ao trabalho de metro.Deixava o carro num estacionamento em frente à estação,procurava ir um pouco mais tarde p/ não pegar o horário de pico e assim fiz algumas vezes.mas qdo voltava à tarde,via q era impossível viajar no metro c/ algum conforto(mínimo),e vc sabe a q me refiro.Desisti. P/ compartilhar meu carro c/ alguém,ou ir no carro de outra pessoa deveria ter pessoas q conheço e q trabalhem ou morem no meu caminho,ou região.Conheço apenas uma e temos horários diferentes.

    Responda
    1. reynante

      More perto. KKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKK O brasileiro mora onde é possível, só milionário pode morar perto. Sem noção. KKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKK

    2. alien9

      Há inúmeras maneiras de fazer algo além de reclamar: 1) more perto. Pessoas organizam suas vidas de forma a precisar de longas viagens diárias, e passam a acreditar que é obrigação do governo garantir que seu caminho esteja sempre livre; 2) Vote em candidatos que promovam transporte público. Essa está difícil, porque ninguém deseja mesmo andar de ônibus e perder sua preciosa privacidade, então o político que execute esse tipo de política está fadado ao ridículo; 3) Não c

    3. Marisa Coan

      Tiago-Quem disse q não quero trnasporte público? Mas quem tem a obrigação de fornecer este transporte é o governo e não o contrário.Q "esforço"vc sugere?

    4. alien9

      Você não vai ter transporte público se não o quer.Você vai continuar achando que andar com seu carro particular é a ÚNICA MANEIRA. Foi condicionado a isso. Não vai fazer esfoprço para se livrar do hábito?

    5. Marisa Coan

      cont.Pontos cegos,pressa,etc tornam motos e bikes algo perigosas para seus ocupantes. Para isto dar certo é preciso ciclovias em toda a cidade e adjacencias,transporte público de qualidade e aulas de civilidade p/ todo mundo.

    6. Marisa Coan

      cont.SP não tem transporte coletivo decente,seja onibus,metro ou trens. E é por este motivo,Gilberto,q as pessoas pegam seus carros. Fomos incentivados a isso e por este motivo não somos i d i o t as. Qto a andar de bike em SP,me parece meio temerário.Falta educação a uma grande parte dos motoristas de carros,onibus,caminhões,motoci clistas,ciclistas inclusos. Em ciclovias,tudo bem,mas no transito normal?Não dá!

  9. edson

    Idiºtª é ser a favor de pedágio urbanº"

    Responda
  10. denineves

    Enquanto não distribuirmos os postos de trabalho para periferia, não haverá solução. Todo dia milhares de pessoas se deslocam 30 ou 40km para cehgar ao trabalho. Por que tudo tem que ser na mesma região? Porque uma empresa de Telemarketing tem ser na Paulista? Imagine um Centro empresarial em Itaquera, ao lado do metrô. O fluxo seria contrário, todos seriam beneficiados. Mas a elite quer tudo perto, quer o aeroporto, mas não quer o barulho das turbinas.

    Responda
    1. reynante

      Sugiro que substitua o DM nos comentários, pois ele não dá uma dentro.

    2. alien9

      Não poderia ter sido mais certeiro em seu comentário, parabéns

  11. Liteka

    Fico imaginando daqui a cem anos, na coluna do bisneto do Dimenstein, ele estar discutindo sobre os congestionamentos de bicicletas nos grandes centros. Pelo menos o ar seria menos poluído, o barulho seria suportável e as pessoas mais saudáveis. É eu topo.

    Responda
  12. Zé Bolha

    todo mundo pelado!!!!! o ma_caco tá certo!!!!!!!!

    Responda
  13. Denis um brasileiro

    Eu não consigo ver inteligência em pedalar nu. Não é uma ação concreta. Consegue gerar atenção pela polêmica.Eu pedalava bastante..na avenida Paulista e adjacências...parei...porque?s imples: não há condições seguras. Quer ter segurança? deve-se pedalar na calçada...aí, além de errado, pedestres reclamam. Não há respeito nem na ciclovia do Ibirapuera, o que dirá nas ruas?..Tem de ser estimulada, paulatinamente, a cultura da bicicleta em SP, oferecendo condições seguras com mais vias específi

    Responda
    1. reynante

      Por que não se criar uma ciclovia na calçada, na faixa direita só ida, na esquerda só volta, está resolvido e nem se tirou tanto espaço assim...

  14. Liteka

    Apoio a medida, pois há muitos anos eu pratico essa idéia. Mas devemos lembrar que tal ação é uma exceção. Primeiro temos que tirar do carro a áurea de status, entre outras coisas, que ele exerce nas pessoas. Depois e as opçoes? A muitos anos atrás fizemos a opção pelo transposte rodoviário e não se muda isso da noite para o dia. Creio que a maiorias das pessoas usaria o transporte coletivo ou alternativo por opção, desde que viável. As pessoas não são tão alienadas como você pensa.

    Responda
    1. reynante

      Eu usaria, mas pense, para trabalhar a 15 Km de casa tenho que pegar 2 onibus lotados, só para atravessar o onibus inteiro eu perco o ponto para descer todos os dias, gasto R$ 6,00 na ida e mais R$ 6,00 na volta e ando como sardinha em lata, de carro gasto R$ 6,00 por dia, durmo 40 minutos a mais e ainda vou escutando uma musiquinha. Eu pergunto: Por que deixaria meu carro em casa???

  15. ELIANE OLIVEIRA

    Realmente o problema está em investir em transporte público, porém este sistema público atual é um caos, os ônibus não possuem horários definidos, são escalonados pelo horário de pico, algumas vezes espera-se 30 min no ponto final para chegar 2 juntos, sai do terminal lotado, quem está no caminho mal consegue entrar. Como o metrô está difícil de ser ampliado, os ônibus deveriam ser melhor planejados. Sem falar nos pontos descobertos e mal iluminados. Insegurança total.

    Responda
  16. srodrisilva

    SP está muito longe de oferecer condições para abandonar o carro pelo transporte público ou pela bicicleta.Acho que o principal problema aqui é a educação.Como usar uma bicicleta em ruas que a maioria dos motoristas disputa cada cm. ferozmente até com uma pessoa a pé? Nos EUA os motoristas esperam e passam longe do pedestre ou ciclista.Ou seja, existe respeito e consciência. A prioridade é melhorar a capacitação para dirigir.Tirar os psicóticos de trás dos volantes e isso inclui os ônibus.

    Responda
    1. alien9

      Já foi bem pior (ando há 22 anos nesta cidade), e não tenho motivo para duvidar que continue melhorando. Em 1990 era considerado maluquice pedalar em SP. Hoje em dia ainda existe quem ache difícil, mas para mim é muito mais angustiante ficar sentado num carro parado.

  17. Crasse Média

    Pelo numero de respostas (inedito) que o sr GD retribuiu aos seus "tele-leitores", deve ter ficado beeeeem animado com a bicicletada. Deve ter sido mesmo, digamos, muito produtivo. Que bom !

    Responda
  18. robs

    A solução para essa questãoem S.Paulo e em outras cidades é o investimento em transporte público:metrô convencional(não monotrilhos),modernização/ampl iação do sistema de trem.Muita coisa tem sido feita ultimamente,mas é preciso bem mais e para isso precisa de grana.A única maneira de conseguí-la é tirá-la do transporte individual,vinculando o IPVA, a CIDE e criando o pedágio urbano,com os recursos sendo usados no transporte.No mais,a carona solidáriaea ciclovia ajudam,mas sozinhas não resol

    Responda
  19. Crasse Média

    Policia Militar foi omissa: houve vários casos de atentado violento ao pudor. Mas a lei, ora, a lei ...

    Responda
  20. Beto Fachini

    Mais uma manifestação dos "revoltados do shopping center".Estão mais preocupados em repetir um tipo de manifestação importada, como se fosse uma coisa muito original, para aparecer na mídia. Não é um movimento organizado, não conta com a adesão da população. Está parecendo mais "coisa de gente que não tem o que fazer".Desculpem-me eu me solidarizo com o esforço em fazer o trânsito mais seguro para as bicicletas mas a forma de manifestação escolhida é mais um desserviço. Mas como oba-oba tá b

    Responda
    1. alien9

      É muito mais intelçigente fazer o que eu faço, ou seja, NADA, enquanto espero o governo tirar alguns carros da rua para poder andar com o MEU.

  21. Flavio Barros

    Gilberto, e além do compartilhamento de carros, a instauração de um "car pool lane", como existe nos EUA, seria uma boa opção também! Mas daí questiona-se a diferença cultural dos ianques para com os brasileiros quanto a respeitar o uso da faixa preferencial para veículos ocupados com no mínimo duas pessoas; simples, impor aqui uma multa gravíssima com perda imediata da CNH e R$ 1.000,00 (a exemplo da lei seca), para justamente impor o fiel cumprimento às condições legais para uso da faixa.

    Responda
    1. Flavio Barros

      Isso sem falar em investimentos em semáforos inteligentes, sincronizados e com temporizadores (em pleno 2012 lamentavelmente em quantidade ínfima numa megalópole como São Paulo), o que seria de alto e breve retorno financeiro ao poder público, uma vez que, arrisco dizer, reduziria o congestionamento em cerca de 10%... Obrigado pela oportunidade.

    2. GILBERTO DIMENSTEIN

      Caro Flavio É mesmo uma boa ideia. Obrigado por valorizar este espaço com ideias construtivas. abs Gilberto Dimenstein

  22. Marcelo Moreto

    Nossos pais e avós foram egoístas. Os problemas que vemos atualmente ocorrem por plena falta de estudo e planejamento deles. Estamos habituados a criar coisas para beneficiar uma pessoa, e não a massa.

    Responda
  23. Maurilio

    Porque os norteamericanos respeitam os pedestres? Ou os europeus? É que, além de mais bem educados, sabem das consequências. No Brasil faltam educação e punições mais severas. No dia em que conseguirmos juntar as duas coisas, o país melhora. Uma sugestão: motorista bêbado que atropela e mata um pai de família. Pena de no mínimo 30 anos de cadeia, por homicídio doloso, e transferência de bens em quantidade suficiente para manter a família da vítima pelo tempo em que ela viveria.

    Responda
  24. Maurício Polidoro

    Apesar de concordar com o pedágio urbano, devemos ter cuidado. Tal mecanismo no Brasil apenas intensificaria a segregaçao social. Sugiro que o Dementestein seja um pouco mais seleto e cuidadoso ao tentar importar experiencias internacionais para o Brasil - e isso serve para qualquer cidade da América Latina. Afinal, porque ir buscar soluçoes em países centrais e nao nas experiencias da América Latina?

    Responda
  25. Toshiba-x

    Idiotice é defender o pedágio urbano no Brasil!!!Pqp será que tem gente que ainda não percebeu que a quantidade de dinheiro que o desgoverno arrecada não é investida na sociedade da maneira devida??? Pagamos um zilhão de impostos e o que ganhamos em troca??? Saúde, educação, segurança, transporte...etc...tudo é uma porcaria!!! Quem é inteligente e mora no Brasil sabe que o dinheiro arrecadado com um pedágio jamais será usado para a melhoria do transito!!!

    Responda
  26. Ronaldo Luis Gonçalves

    Giba, volta lá pro seu cantinho, no primeiro assalto que ocorrer, dentro do veículo do tal condutor cidadão, todo o projetinho do banco mundial, vai por água abaixo. A solução mais prática é incentivar a pessoa, a trabalhar em casa, pela internet.

    Responda
    1. Ronaldo Luis Gonçalves

      Gilberto, precisamos de soluções "de mais alto nível" para o problema do trânsito, qualquer outra proposta é fantasiosa, inocente e demagoga. O problema não está no carro, ou na carona, está na cultura do carro. Essa sim é que precisa ser combatida.

    2. GILBERTO DIMENSTEIN

      Ronaldo Qual o problema de compartilhar o carro? Gilberto

  27. Menon

    Sujiro ao Sr. Gilberto Dimenstein que se mude da Vila Madalena para a Z.L. e tente chegar ao seu trabalho usando transporte coletivo ou bicicleta. A solução de compartilhar carros com colegas é viável e precisaria ser implantada à força, com corredores para veículos com mais de dois passageiros, como em diversass cidades americanas, e principalmente OBRIGAR motociclistas a respeitar as leis de transito, como a velocidade máxima, pois trafegar em corredores a 120 km/h é uma insanidade.

    Responda
    1. Marisa Coan

      Tiago-Vc é muito engraçado,muito mesmo!!

    2. alien9

      Morar longe do trabalho, quando se pode escolher, é uma atitude bem pouco inteligente. Eu sei que é muito comum não existirem alternativas, mas já parou para pensar na quantidade de paulistanos que ESCOLHEM residir em seus bairros de estimação, atravessando a cidade TODOS OS DIAS e esperando por uma solução milagrosa do governo que permita a eles fazer isso rápido?

    3. GILBERTO DIMENSTEIN

      Caro Murilo Ocorre que a Vila Madalena serve para mostrar que aqui tem muita gente que poderia usar mais transporte público e andar a pé, ajudando o trânsito. obrigado por sua participação neste espaço Gilberto Dimenstein

  28. Pedro Leon

    Tirando a questão da qualidade horrível do transporte público, por que não fazer como algumas cidades canadenses (deve ter outras no mundo), que privilegiam os carros com mais de uma pessoa dentro...ex..quem está sozinho é obrigado transitar pela 1a. pista da direita. Se estão em 2 pessoa pela 2a. pista da direita e 3 ou mais na terceira ou quarta pista se houver...resultado, quem vai sozinho será penalizado porque vai demorar mais tempo para chegar ao seu destino ou multado.

    Responda
  29. Fábio Gobb

    Gostei de ver... Vc trabalha de casa, mas pede pedágio urbano? Vai pensar melhor em sua vida

    Responda
    1. Crasse Média

      Não seja injusto com GD. As vezes ele usa o elevador, onde escreve muito de seus textos. Nesse não, ele estava sobre 4 rodas (da cadeira), daí o título do texto

    2. GILBERTO DIMENSTEIN

      Caro Fabio Não trabalho em casa. Só que usa o metrô e ando a pé. Quando não dá, pego táxi - mas sempre que possível combinando com o metrô.Posso garantir que gasto menos dinheiro se usasse apenas o carro, ainda cuido melhor da minha saúde e da saúde da minha cidade. obrigado por seu comentário neste espaço Gilberto Dimenstein

  30. Phil Collins

    Vc com certeza da ou pega carona para ir ao trabalho né? Sugerir algo do tipo com um transporte público à beira do colapso e realmente de uma inteligência sem tamanho.

    Responda
    1. GILBERTO DIMENSTEIN

      Caro Renato Obrigado por seu comentário. Mas escassez de inteligência é termos um motorista por carro. abs Gilbe rto Dimenstein

  31. Elder

    Sr. Dimenstein , há alguns dias na sua coluna um leitor escreveu "...Os idiotas não defendem o razoável, apenas escolhem um lado, de preferência o que melhor lhes convém. ( João Medeiros)...". É a mais pura expressão da verdade. Cobrar imposto é muito fácil, o nome já diz tudo é imposto. Fica mais fácil ainda quando um articulista famoso defende com unhas e dentes sob a falsa alegação que um bem escasso deve ser protegido. Continua

    Responda
    1. alien9

      andar de ônibus em SP é, muitas vezes, mais caro do que ir de carro.

    2. Elder

      Obrigar a população a usar bicicleta sem condições é a mesma coisa que começar a reformar a casa pelo telhado e mais ainda, com a idiotice de tirar o telhado na época de chuvas. A única coisa que o senhor vai conseguir com o seu apoio a esta idéia idiota é colocar somente os ricos dirigindo. Sim , os ricos , porque estes vão ter dinheiro para pagar quaisquer tipos de pedágios. O trânsito vai continuar uma porcaria, os impostos vão encher os bolsos de alguns e o ciclista que se lasque. Lamentável

    3. Elder

      Mas o articulista esquece de dizer que a escassez deste bem se deve por obra e graça dos idiotas que com apoio de outros acham que o dinheiro substitui a inteligência e o bom gerenciamento. A alegação de que se mexer no bolso as pessoas mudam deveria valer para tudo.É mais barato ir de ônibus do que pagar um período de estacionamento, quando este existe. Mas porque não existe ônibus( metro, trem ???) porque os idiotas que controlam e cobram impostos só fazem isto cobrar o imposto. CONTINUA.

  32. Maresi Brasil

    Caro Gilberto, isto vai além de poluição e risco de atropelamento... isso mexe com a VAIDADE HUMANA (ou pior, a Brasileira); A humanidade atual prefere mostrar status, carro grande e cheio de traquitanas para vencer obstáculos de rally que jamais serão usados; Compartilhar ou pegar carona implica em não mostrar o carrão pra desconhecidos, não fazer o ritual de fechar a porta, disparar alarme, fazer pose, etc... e isso as pessoas atuais não aceitam, querem sempre mais, não menos. Veja a onda

    Responda
  33. Rogério

    É fácil reclamar do governo. Não sou do governo e nem afiliado a algum partido, porém pergunto: quem aqui teve a iniciativa de deixar o carro em casa ou oferecer carona a um colega de trabalho? Vc vai na padaria de carro ou a pé? Vc vai almoçar de carro? Está na hora das pessoas tomarem iniciativas ao invés de apenas cobrar alguém.

    Responda
  34. Pit Bull

    Me desculpem mas, enquanto no Brasil ter carro significar ter status, nunca irão decolar quaisquer projetos que visem desafogar o transito e diminuir o nº de veículos nas nossas ruas nem diminuir a poluição. Brasileiro curte andar de carro mesmo que seja para buscar o pão na padaria a um quarteirão de distância.A cidade não tem estrutura para se andar de byke ou de moto, é uma luta desigual. Tem ainda a falta de policiamento nessas ciclovias o que tem facilitado os assaltos a ciclistas.

    Responda
  35. Garçom

    Quanta bobagem. Até parece que é simples assim. Os congestionamentos têm origem na ampliação da frota de veículos. Creio que o brasileiro prefere ficar no congestionamento mas dentro do seu carro do que andar de trem, metrô ou ônibus. Até parece que todas as pessoas que trabalham num prédio comercial e que têm carro tem as mesmas direções e horários das que não tem carro. Esta é mais uma solução simples para um problema complexo.

    Responda
    1. catucador

      Verdade. Nem sempre é possível tal solução. Transporte público eficiente, no Brasil, é utopia. Ao se reduzir IPI, num ambiente de economia estável, sabe-se que o númefro de veículos cresce em decorrencia. Mas o sistema viário não é planejado. Então, ruas entupidas vira normalidade. Outra coisa: com melhor renda e crédito fácil, o consumidor adquire carros mais confortáveis, com ar condicionado e tudo mais e falta cultura para compartilhá-lo depois. Ou o cara não quer mesmo dar carona.

    2. GILBERTO DIMENSTEIN

      Francisco É mesmo uma solução simples que economiza dinheiro, diminui a poluição e o congestionamento. abrs Gilberto Dimenstein

  36. Sônia Angeloni

    Acho que a morte de pedestres é em número beeeeeeeeeeeeeeem maior, e não causa tanta comoção... Já foi absorvida como "normal"! Por que isso? Os ciclistas pertencem a alguma estirpe superior? Fico chateada com essas coisas... TODAS AS VIDAS deveriam ter O MESMO VALOR! Aff...

    Responda
  37. Nilton Tuna Mateus

    No próximo artigo, fale sobre os idiotas de duas rodas. Aqueles que furam o sinal vermelho e atravessam as faixas de pedestre em alta velocidade. Ou que andam nas calçadas.

    Responda
  38. Fabio

    Toda vez que o governo (seja municipal, estadual ou federal) tem alguma idéia, sempre sobra para nós, pobres pagadores de impostos, arcar com o ônus de sua criatividade. Chega de gambiarras, que se tenha uma estação de metrô a cada 5 quarteirões, como é em Paris, NY, Tokio ou qualquer outra grande cidade civilizada!

    Responda
    1. alien9

      ISSO! Quando a estação do metrô estiver na portaria do meu condomínio, vou começar a pensar em deixar meu carro em casa! Gênio.

  39. kimbo

    Desculpe amigo mas idioootiiiceee é expor e expor-se ao trânsito louco de SP e outras cidades brasileiras sem um mínimo de infraestrutura para o ciclista.É quase um caso de homicídio culposo ou suicídio!!!

    Responda
    1. Maria Godoi

      Idiotas existem em todas as situações. Existem de 4 rodas, 2 rodas e até duas patas. Não podemos generalizar. Tive uma vizinha que foi atropelada por uma bicicleta, saindo do portão de sua casa. Minha mãe foi atropelada por uma carrocinha de catador de papelão. Quem exagera no argumento perde a razão!

  40. j.marcos

    O americano é pragmático.Ele marca as 19.Se vc chegar vai,se não chegar fica, se vira sozinho e no dia seguinte ainda leva uma bronca porque se atrasou.Assim pode até funcionar.No Br. Não. Somos, além de tudo, folgados, mal educados e oportunistas. O que falta é um mega investimento em transporte público de qualidade, bolsões de estacionamento seguros e diversificação de horário de trabalho de acordo com a funcionalidade de cada um dentro das empresas. Com isso, talvez em 30 anos se evite o

    Responda
    1. BobSamuelson

      Menos, muitas empresas praticam essa filosofia aqui no Brasil.

    2. ana list

      J. Pimentel, me exclua disso. Sempre fui pontual. Onde trabalho, a pontualidade é ponto de honra. Ponto.

  41. Nicézio Ribeiro Borges Junior

    Coloque "Idiotas" Nisso.Os Detrans precisam Urgentemente realizar uma Operação "Qualquer coisa" em muitas Auto-Escolas neste País,o que tem de Motoristas que não conseguem realizar uma simples Operação de Estacionar um veiculo,agora imaginem esse mesmo Motorista em um estacionamento,precisando estacionar seu veiculo.

    Responda
  42. Kabess Rhaxard

    Pedágio urbano sem um sistema de transporte de massa eficiente? Você está maluco? Sempre a solução apontada é o aumento de tributos. Ridículo alguém ainda falar sobre esse assunto sem existir uma alternativa de transporte.

    Responda
    1. Vera Lucia Tiburcio da Silva

      As cidades não apresentam nenhuma estrutura para isso - pedalar. Muito fácil apresentar ideias fantasiosas. Onde o Metrô, o sistema de transporte? Ao cidadão mal pago, alimentado e sem saúde é a quem cabe sempre salvar o mundo!

    2. alien9

      Claro, como se atrevem a sugerir que eu deva pagar mais só porque faço parte da minoria que se desloca de carro particular!?!? Onde é que isso vai parar?!?! Que discriminação!

    3. Fabio

      Caro Gilberto, se for para colocarmos o dedo na ferida, que seja para colocar direito. Com um sistema de transporte coletivo decente, eu e muita gente ficaríamos encantados em não tirar nossos carros da garagem. Com menos carros nas ruas, mais gente poderia usar bicicletas, resultando em ainda menos carros circulando. Teríamos um ciclo virtuoso. Só que o problema tem que ser atacado de frente, sem impor ao cidadão o ônus dessa solução.

    4. GILBERTO DIMENSTEIN

      Flavio, maluquice é ficarmos com congestionamentos cada vez maiores, com mais poluição, cidades destruídas, só para espaço aos carros.quem tem carro deve pagar mais do que está pagando pelo uso de um bem escasso que é a rua.obrigado por seu comentário, abs Gilberto