Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Fábio São Paulo

    Eita Dimenstein... vc tá surtando!!!

    Responda
  2. pedro volpe

    Segundo Dimenstein os humanos se dividem em duas categorias Os iluminados iguais a ele, que acreditam que vão resolver todos os problemas do mundo plantando hortinhas e andando pelado de bicicleta e tendo uma visão liberal e permissiva sobre absolutamente tudo... Os reacionários das trevas, brancos, heterossexuais, cristãos, classe média que andam de carro, pagam impostos e tem a ousadia de reclamar de qualquer coisa... Mas isso dura até a hora do jantar...ai um restaura

    Responda
  3. lalazico

    Imagina o Brasil sem os impostos pagos pelos veículos, combustíveis, peças, stc. Se pequena parte dessa grana fosse usada na restauração e conservação da natureza o planeta estava a salvo. Imagina o Brasil sem os empregos de toda cadeia automobilistica. Eu adoro um carro e respeito muito os motoqueiros, os bicicleteiros, os pedestres, os que voam em seus aviões e etc. Não sou idiota e não acho que eles são. Idiota mesmo, IDIOTA MESMO, é quem precisa agredir os outros para defender uma idéia

    Responda
  4. Oscar Wilde

    Este coluna expõe de forma clara e evidente um dos maiores entraves para a acomodação de ciclistas e motoristas na nossa cidade. De uma forma geral, ciclistas e seus simpatizantes, se julgam acima das leis de trânsito e não reconhecem que eles próprios também cometem inúmeras infrações. Muito se deve por utilizarem um meio de transporte ecologimante correto, mas o que seria algo a ser utilizado a favor em um diálogo de consenso, acaba por torná-los soberbos, em atos e palavras

    Responda
  5. Mano Bap

    Impressionante a falta de bom senso do brasileiro. Sempre que se fala em protesto o povo acha que é baderna. Sempre que se apresenta uma solução para atenuar o caos no trânsito se pensa no pior, no negativo. Não é à toa que somos governados por vampiros que se perpetuam à cada eleição...

    Responda
    1. felipe

      Acho que você leu o cometário errado em que ponto o Mano Bap afirmou que protesto só é válido se for pelado? "Me poupe, se tirar a roupa resolvesse nossos problemas, já estariamos no 1º mundo faz um tempão." Isso eu não sei mas, se as pessoas fossem capazes de entender a metáfora de estar nú e se sentir nú por conta da violência no transito seria um bom começo.

    2. Aleph Valvemark - SP

      Então para você o protesto só foi válido porque tiraram a roupa, caso contrário não seria válido!! Me poupe, se tirar a roupa resolvesse nossos problemas, já estariamos no 1º mundo faz um tempão.

  6. Marcelo Moreto

    Se as pessoas fossem mais confiáveis poderiam trabalhar em casa boa parte do mês. Pelo menos as áreas administrativas.

    Responda
  7. Alex

    De 5 a 7 milhões de pessoas que usam carro em São Paulo são completos idiotas irracionais, mas 1/2 dúzia de pelados na paulista são espertos e inteligentes.

    Responda
    1. Péricles

      CONCORDO...CADA CORPÃO SARADO...RSSSS

    2. Oscar Wilde

      Concordo plenamente. Utilizaram de um expediente clichê para protestar, pois hoje qquer coisa é motivo para tirar a roupa, e se julgam superiores, acima eles próprios das leis de trânsito.

  8. Jean Duclerc

    O frankstein dá um sono... Meu Deus! Um dia os editoriais valeram o tempo que se perdia para lê-los! Hoje é pura perda de tempo!

    Responda
  9. tiziu

    ...Fui ciclistas durante 30 anos...parei quando comecei a perceber a mudança na postura dos motoristas...não há educação que melhore esta gente...o transito virou uma guerra...

    Responda
  10. Aleph Valvemark - SP

    Esta tal de pedalada pe/la/da só juntou os mesmos de/pra/va/dos e exibicionistas de sempre. Não vejo aonde tirar a roupa possa contribuir para a melhora do trânsito em São Paulo. Já disse e vou repetir, meu carro e minha mulher não compartilho com ninguem, é meu solo sagrado. Imagine você com seu filho dando um rolê e de-repente aparece um monte de marmanjo com as intimidades a mostra!! O que é que eu falo pro meu filho ou minha filha ?? Estão misturando alhos com bugalhos!!

    Responda
    1. Péricles

      Se tivessem dado (a roupa) para os pobres ainda vá lá....

  11. Ricardo Ruiz

    Mais uma caixoeira de m*rda escrita por Dimenstein.

    Responda
  12. MinasKolonian

    Gilberto pelo amor de Deus, nos mostre dados que comprovem onde o pedágio urbano resolveu alguma coisa! Para com isso, que coisa absurda ! faça campanha para mais metro !

    Responda
    1. felipe

      Em Estocolmo,o governo local decidiu experimentar a medida antes de implantá-la definitivamente. No início,o anúncio da medida recebeu o repúdio da população, mas o sucesso resultou na sua aprovação no referendo realizado em setembro de 2006. A medida foi reintroduzida permanentemente no início de 2007.

    2. felipe

      A medida, devido a seu sucesso, foi um dos carros-chefe da campanha vitoriosa de reeleição do prefeito da capital britânica em 2004.

    3. felipe

      Destacam-se também os benefícios para o meio ambiente urbano (o ar está mais limpo e as ruas agradáveis para os pedestres). O número de bicicletas em circulação subiu e o tempo médio das viagens por ônibus foi reduzido. A medida, devido a seu sucesso, foi um dos carros-chefe da campanha vitoriosa de reeleição do prefeito da capital britânica em 2004.

    4. felipe

      ... O pedágio urbano parte do princípio de que o causador deve assumir a totalidade dos custos gerados pela sua opção, e não reparti-los injustamente com a sociedade. Cingapura implementou em 1975 com ótimos resultados. Mas foi o sucesso da experiência londrina que definitivamente atraiu a atenção dos gestores públicos. Segundo a Transport for London, nos primeiros anos de implantação a medida reduziu o volume de tráfego em 20%.

    5. felipe

      Ao decidir usar seu automóvel,o motorista leva em consideração apenas o seu custo adicional com aquela viagem (o gasto com combustível,por exemplo).Ele não leva em conta que a sua decisão causará custos também para outras pessoas: como o congestionamento tem relação direta com o número de veículos trafegando numa via,a entrada de mais um automóvel contribuirá para o aumento do tempo perdido das demais pessoas que estão circulando naquela rua ou avenida....

    6. Péricles

      Não existe como comprovar... O que pode acontecer é um sobrepreço para caixinha de políticos.

  13. Francisco Neto

    O senhor deve andar de carro mesmo para querer botar mais gente no metro e nos ônibus com esse pedágio urbano. Por favor né, vamos ter bom senso, todos sofrem com a falta de mobilidade em São Paulo. Isso só deixaria as ruas mais tranquilas para os ricos andarem com seus carros e o transporte público cada dia mais cheio.

    Responda
  14. neneco

    Iniciativas sempre são bem-vindas,e nesse movimento há em Brasília uma carona paga:se estais parado em algum ponto,passa carros que lhe oferecem carona e pagas o valor do ônibus,detalhe,em Brasília os ônibus vão e voltam sempre em linhas retas e como é muito precário é uma alternativa.Evidentemente que há motoristas que fazem disso um negócio e portanto proíbem.Vale uma reportagem para análise e reflexão,afinal de contas é uma solução,sendo assim Brasília passa a promover uma solução fora da

    Responda
  15. Sidney

    Assustador um sujeito como Gilberto, tecer comentários como este e outros parecidos que já ouvi. Seria interessante que o nobre Jornalista e outros tantos, tivessem a oportunidade e a coragem de experimentar o transporte público em seus horários de picos, notadamente em zonas mais periféricas; logo alardear o abandono pura e simplesmente do carrro é muito fácil, no meu entendimento já passou muito da hora de oferecermos transporte público de excelente qualidade..

    Responda
  16. reynante

    Convido o Sr. GD e os idi-o-tas de duas rodas a andar de onibus e de metro no horário de pico, pois bike não antende a toda a população, sabe a maioria do povo atravessa a cidade toda para trabalhar e estudar, e pedágio urbano é uma medida imbecil para quem não sabe do que está falando. Infelimente enquanto não houver transporte de massa adequado para todos não dá para se pensar em melhorar a questão do transporte individualizado. Quem sabe se as empresas saissem do centro para periferia????

    Responda
  17. kaffa

    está falando por voce......certo??????

    Responda
  18. umacvirg

    Tirar a roupa em lugar público não é sinal de inteligência em lugar nenhum do mundo, mesmo que seja para protestar. Da mesma forma o uso do carro particular não transforma a pessoa em idiota ou imbecil; na verdade não saberia classificar que tipo de jornalista escreve tamanha asneira.   

    Responda
  19. Fabio

    Quanta besteira, meu Deus do céu. E o problema segue piorando, desde que nasci.

    Responda
  20. Aleph Valvemark - SP

    Esta idéia tem tudo para dar certo pois se me obrigarem a compartilhar me carro com outra pessoa, eu vou preferir deixar o carro em casa e enfrentar o transporte público!! Minha mulher e meu carro eu não compartilho com ninguém, é o meu solo sagrado!!

    Responda
  21. Leandro

    Bem que poderia ser defendido carros menores! Enquanto hoje as ruas são tomadas pelos sedãs, picapes e utilitários esportivos, há veículos pequenos (como o Smart) que medem 2,69m de comprimento por 1,56m de largura, já uma Ford Ranger 3.0 chega a mais de 5m de comprimento por 2m de largura! Em muitas cidades a procura por vagas na rua gera um trânsito enorme, o cidadão dá várias voltas para achar uma vaga, se os veículos fossem menores, aumentaria inclusive o nº de vagas e haveria menos tran

    Responda
    1. reynante

      Se o Smart não custasse o dobro do preço de uma Ranger poderia até ser...

  22. lágrimas

    Sua coluna foi deselegante, para dizer o minimo. Solução é (lugar comum) Transporte público, de qualidade, quantidade (horários mais estenxos, ou 24 h). Respeitar o ciclista não, mas sim respeitar o ser humano, - em casa, na escola, no trânsito, etc, etc

    Responda
  23. Verônica

    Essa parece ser a solução mais idi@t@ que apreciei até o momento. Helooo, acorda, paulistano limpinho e cheiroso! Daqui prá diante, cada vez mais a sociedade viverá o individualismo, inclusive, na forma de interação social, através das redes sociais, do diálogo virtual, sem contato físico. Transporte público de qualidade, onde o indivíduo possa continuar exercendo esse individualismo. Cada um sentado no seu canto, usando seu notebook, lendo seu livro, etc...Talvez fosse solução...

    Responda
  24. Saquarema

    Pensei que esse homem morava em São Paulo, mas o "demiurgo" não sente o "olor esfusiante dos rios Pinheiros e Tietê fazem já longos periodos de tempos". Como é que tal tratante pode falar de São Paulo!!!

    Responda
  25. Farabutti

    São Paulo precisa de 3 vezes mais táxis. Ninguém vai querer dividir o seu carrão com o vizinho, também não viria de ônibus nem mesmo se fosse grátis. Já se a cidade dispuser de muitos táxis em bom estado, com motoristas limpos e uniformizados, como os de Londres, talvez dê certo e se consiga desafogar o trânsito desta capital. Mas para isso os jornalistas principalmente, precisam nos ajudar a desmontar a máfia das conce$$ões pinga-pinga de chapa e táxi por altos valores e ínfimas quantidades

    Responda
    1. reynante

      Verdade andar de onibus em SP do jeito que está nem de graça, só por obrigação.

  26. Jessy

    Gilberto, sua profundidade em determinados é assuntos é semelhante a um copo de água derramado sobre uma lajota, só provoca derrapagens. Me considero uma motorista consciente, procurando ser inteligente na utilização do automóvel. Adoro bicicleta, mas meu senso de autopreservação me proibe de usá-la para ir trabalhar tanto para evitar minha própria morte, como assaltos ou o roubo da magrela. Trabalho a apenas 8kms de minha casa. De ônibus eu gastaria quase 1h30, de carro

    Responda
    1. Jessy

      (Cont...) Não autorizo que esteja me chamando de idiota de quatro rodas, pelo simples motivo de andar de carro. Pare de julgar os outros por si mesmo. Cada paulistano sabe onde o "sapato aperta". Pode ter certeza de que se o transporte coletivo fosse melhor os carros não sairiam da garagem. Em meu bairro (Vila Santa Catarina) onde temos a sorte de termos uma malha muito boa para o Metrô (ou seja: centro ou Paulista) todos utilizam o transporte. Já para os bairros, temos que nos virar.

  27. Edison Marques

    Esse cara fala muiiiito,,,,,,,,Idi-@ta é voce não é que o prefeito ou o candidato não tem coragem de cobrar pedagio urbano, primeiro deve resolver a qualidade do transporte de massa....... É CADA IDEIA DE GIRICO,,,,,,,

    Responda
  28. .

    Idiota motorizado é que mais tem por aí...tem elementos que não possuem condições nem de dirigir a própria vida...e cada vez se vende mais carros...é uma pena.

    Responda
  29. Crasse Média

    Foo-lha, na van-guarda do atra-so !

    Responda
  30. Said Ahmed

    As autoridades não investem em transporte público de boa qualidade para não aumentar demais o preço da passagem: por que não passagem de R$ 3, de R$ 6, de R$ 9 e quem sabe, até de R$ 12; cada uma delas com 1 respectivo nível de qualidade? Trem e metrô são meios de transporte complementares, difilmente poderão ser diversificados, mas ônibus podem e devem. Eu deixaria meu carro na garagem se pudesse andar num ônibus com suspensão macia, ar condicionado, TV e Música e poltrona confortável. Mas.

    Responda
  31. PHP

    São Paulo é a terra da preguiça, aqui tudo é em favor dos automóveis. Proibe-se caminhões, carros de carga, motos e qualquer outro veículo que está trabalhando de andar na cidade, para que os almofadinhas possam transitar tranquilos com seus conversíveis até a padaria comprar um pão, ou para as dondocas desfilarem seus modelos SUV nas portas das escolas. Tudo na cidade é proibido para que os almofadinhas se sintam confortaveis. Os preguiçosos são mesmo campeões. Owxit

    Responda
    1. PHP

      Stikan, pra você, viver é ter um automóvel, lhe falta, além de tudo, compreensão.

  32. ARYLSON ALMEIDA

    Enquanto não completaram o Rodo Anel nada irá amenizar o problema caótico do transito nas marginais, resolver jamais .Se o Estado e a Prefeitura fossem competentes,ja teriamos pistas  sobre o Rio Tiete.Idiota é quem sugere mais pedagios. OBS.Não vejo motivos para censura da folha.

    Responda
  33. Crasse Média

    O "formador de opinião" escreve i-d-i-o-t-a e tudo bem. Eu escrevo a mesma palavra num comentário e o site indica "O seu comentário não pode ser publicado automaticamente. Há palavras no seu texto indicando que uma moderação prévia será necessária" - esta foo-lha está cada vez melhor ! (ironia, mode on)

    Responda
    1. Crasse Média

      Ou seja - Foo-lha, na van-guarda do atra-so !

    2. ARYLSON ALMEIDA

      Idiotas de quatro rodas

  34. Crasse Média

    O idiota de 4 rodas seria aquele sentado numa cadeira de 4 rodas que vomi-tou o texto ?   Solução é transporte público decente.   O resto (protesto para cópula incluso) é idiotice.

    Responda
  35. verdade

    O trânsito precisa ser organizado pelo governo, através de leis e impostos. Todos os especialistas são unânimes em afirmar que a única solução é TRANSPORTE PÚBLICO DE QUALIDADE. Fora isso, não há solução. Eu pago IPVA e se não houver melhor alternativa, vou de carro. Ponto.

    Responda
  36. C. Brasileiro

    Para quem mora na Vila Madalena e tem $ pra pagar pedágio urbano "tudo bem" afinal seria até uma boa para os moradores da região, afinal diminuiria bastante o fluxo no local.Eu queria ver se o cidadão morasse em bairros periféricos, mais distantes do centro e todo dia dependesse do transporte público para se locomover, DUVIDO QUE ESTARIA APOIANDO ESTA IDÉIA!!!!

    Responda
    1. Crasse Média

      Nosotros, periféricos, como "sidadãos de 2ª crasse" na visão destes modernos bikers ! Querem que se fioda se eu tenho 60 anos e não posso pedalar - ou se tenho 30 e dificuldade de caminhar - SOLUÇÃO é transporte publico decente, que seja transporte (não é o caso da bike), que seja público (não é o caso da bike) e que seja decente (não é o caso...) - o resto é só um esquema para copular (o tal protesto)

  37. caio1945

    Pedágio urbano? E para quê serve o IPVA? Pessoal, antes de falar, pensem um pouco. Garanto que não dá câncer no cérebro, viu? Os idyotas estão em tôda parte, pelo visto: dentro do carro, dedilhando matérias para jornais, governando em Brasilia e no Morumbi....

    Responda
    1. reynante

      Não tem nenhum advogado inteligente para entrar com um processo contra o governo e a prefeitura devido a cobrança do IPVA, já que ele foi criado para eliminar os pedágios de todas as rodovias do Brasil, se hoje há pedágios para quê IPVA? OAB sirva para alguma coisa e vá defender o povo.

  38. mamamaria

    apoio totalmente o gilberto ..

    Responda
    1. fernando henrique

      na parte de pedalar de b/un/d/a de fora, no de todo dono de carro idiota, no pedagio, ou vc ta' falando de Gilberto Gil ?Aproveita e manda os moderadores/censores a p.q.p

    2. fernando henrique

      na parte de pedalar de b/un/d/a de fora, no de todo dono de carro idiota, no pedagio, ou vc ta' falando de Gilberto Gil ?

  39. mamamaria

    transporte solidário ? brasileiro só é solidário no cancer,e olha lá !

    Responda
  40. Dereck

    Como se todas as pessoas morassem perto uma das outras e pudessem pegar carona. E, caso fosse viável, as pessoas não seriam espertas o bastante para se organizar, o Banco Mundial precisa fazer isso.

    Responda
    1. reynante

      O que esse i-d-i-o-t-a propõe é que um fique rodando com seu carro pela cidade toda pegando seus amigos para o trabalho, até parece que em todos os lugares já não se faz isso de maneira inteligente.

  41. Daniel Beltrame

    Inteligência comunitária? Meia dúzia de gatos pingados......a maior parte de roupa. É assustador como minorias da minoria ganham status de maioria. O que você tem que entender Gilberto é que o Facebook passa uma falsa impressão. Dá mesma forma que esse pessoal fingiu tirar a roupa pela bicicleta, eles fingiriam tirar por qualquer outra coisa, desde que ganhasse destaque no facebook ou nos trendings do Twitter.

    Responda
    1. Crasse Média

      Os meios estão nas mãos deles, simples - só isso. Então, mesmo não tendo ninguém, parece que tinha muita gente

  42. mamamaria

    mais uma tolice...transporte compartilhado ??? brasileiro só é solidário no cancer,quá quá quá !!

    Responda
  43. Nato

    Essa experiência do banco Mundial, já vivi a mais de 20 anos, quando eu e mais 4 arrevesamos os carros na semana, cada dia um buscava os outros em casa, transportando para o trabalho e, à noite, deixando cada um na sua casa. Isso é possível quando existem condições favoráveis. agora, essa id ioti sse de pedágio urbano, graças a Deus ainda não pegou, pois só seria viável se não houvesse tantos impostos e taxas. certamente você é favorável à CPMF, pois só insanos pensariam em mais taxas

    Responda
  44. Ana Aguiar

    Ai, que até me dói a cabeça pensando na inteligência suprema representada pelo ato de tirar a roupa! E sobre os idiotas em duas rodas, que afrontam motoristas e as leis de trânsito, nenhuma palavra? Ou idiotas só andam em carros? Essa generalização de burros e inteligentes pega até mal...

    Responda
  45. dionesreis

    Ahahaha..idéia fadada ao fracasso. Quero ver o pessoal de nível gerencial, deixar o carro em casa pra ser carona. Sem contar que muitos que trabalham ali, moram fora da cidade de São Paulo.

    Responda
    1. reynante

      Quero ver cada um esperar pelo horário do outro ir embora, um para faculdade, outro para academia, outro para o inglês, etc...

  46. Hélio Pimentel

    Tirar a roupa é apenas exibicionismo. E o pedágio urbano será apenas mais um imposto enquanto não houver alternativas de transporte. É fácil ser "politicamente correto" dando soluções inviáveis como "andar de bicicleta".

    Responda
    1. reynante

      Pedágio no Rodoanel na minha opinião já é urbano.

  47. pp

    Começou mal, agredindo gratuitamente quem usa o carro e sabe-se lá por que motivos precisa usá-lo...Lembre-se que existem motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres sem o mínimo de educação e que desconhecem as suas regras no transito. Assim como existem aqueles que se esforçam inclusive em evitar acidentes o tempo todo, apesar das falhas de cada categoria citada. O que falta é Educação de cada cidadão e Respeito. O Governo deveria fazer pequenas chamadas na TV ensinando o certoxerrado

    Responda
  48. Evaldo

    Idiotice é alguem pensar que alguem vai compartilhar o carro com alguem. Isso nunca vai acontecer. Pra cacalhada de politicos que estão por ai, claro, seria uma solução, tupiniquim com certeza. Mas não existe solução que não seja um transporte publico eficiente e civilizado, mas em São Paulo, vcs NUNNNNNNNNNNNCA vão ter isso.

    Responda
  49. Pinelijr

    Gilberto, vc quis demonstrar inteligencia em não ter mais carro, não é isso, agora, me responde, vc estava nu de bicicleta lá na paulista demonstrando que realmente é inteligente segundo suas palavras?

    Responda
  50. Dextino

    A desculpa dos ''egoistas do trânsito'' é sempre a mesma: Falta transporte, o transporte é lotado, os ônibus são ruins... Acredito que se há mais pessoas usando transporte publico a tendencia é ele se expandir. Conheço bem o transporte da cidade e eu já vi linhas sendo extintas ou encurtadas pois elas NÃO tem demanda!!! As linhas seletivas da EMTU por exemplo são um pouco mais caras mas vazias e confortavéis. Basta boa vontade!

    Responda
    1. reynante

      Venha para a Zona Leste e pegue o Penha Lapa ás 6 h da manhã, horário em que o Sr. deve estar dormindo ou na academia e mude as suas idéias rapidamente...

    2. Crasse Média

      Os ônibus de SP tem, na média, muuuuuuuuuuuuuuito mais que 6 anos - boa parte, refugo do transporte público (?!) do Rio - se seu vício por SP, não o deixa enxergar e se trata sua situação como regra, demonstra 2 coisas:   baba-quice e insensibilidade aos milhões de sardinhas/dia sub-transportados nesta mega-b-o-s-t-a-lópole que vivemos - enquanto não admitirmos a lixeira em que vivemos, não vai melhorar

    3. Dextino

      O senhor não enxerga sua ignorancia!!! E ainda lhe convido e faço uma aposta para pegar o mesmo onibus que pego para ir ao trabalho e achar um com uma idade maior que 6 anos!!! Vai ficar perplexo com sua ignorancia....

    4. Crasse Média

      sr Paulo, vá ler Ensaio Sobre A Cegueira no seu ônibus vazio e depois conversamos.

    5. Dextino

      Mentira! A mesma onde????? Você ja viu os Corredores por exemplo??? Vá pesquisar um pouco!

    6. Crasse Média

      São seja inocente, sr Paulo (não ia dizer tolo, né ?) - a frota de ônibus é a mesma há mais de 10 anos - get up !