Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Jandira Oliveira

    Gostei da reportagem. Precisamos urgentemente de medidas que estimulem o uso de bicicletas. Eu e minha família nascemos em Curitiba. Meu pai nunca se utilizou do transporte coletivo para ir ao trabalho. Durante toda a sua vida laboral como funcionário público municipal, ia pedalando a sua velha e forte bicicleta sem marchas por toda a nossa cidade. Abraço à todos os leitores da Folha. Jandira.

    Responda
  2. Elcabongy

    hummmm.....sei nao hein....bicicleta aqui....bicicleta lá...vira e mexe o assunto é bicicleta...seria surpreendente se uma determinada ONG estivesse apoiando esse tema?...claro, sem fins lucrativos...eh eh...

    Responda
  3. tonio

    Mais um eco-empresario para mamar na teta dos governos. Certamente este tipo de bicicleta devera custar no minimo umas 10 bicicletas comuns. Aqui na Italia o uso de bicicleta é comum, vejo idosos utilizando, mas exite uma diferença muito grande em relaçao ao Brasil e isso se chama: respeito e educaçao. De nada adianta estes projetos que encantam os europeus se continuarmos a ser um povo sem educaçao.

    Responda
  4. dodi

    O aumento do uso da bicicleta como meio de transporte tanto para ir ao trabalho quanto ou a escola seria um fato positivo é claro,mas o único jeito de resolver o problema de mobilidade nas grandes cidades é o metro subterraneo.

    Responda
  5. Chiquinho

    Dimenstein, ACORDA isso aqui é o Brasil, não é Dinamarca. No transito não existe respeito por ninguem.

    Responda
    1. felipe

      Pelo tom do seu comentário só faltou um "a começar por mim" no final.

  6. McAfee

    Nossa ruas não foram feitas para bicicletas, mas apenas para o trânsito agitado e violento, aqui em Bauru (SP) existe uma ciclovia com tantos buracos e mato que... Detalhe: já foi feita assim. Vou trabalhar a pé para queimar calorias, é horrível, as calçadas da cidade não foram feitas para caminhar, tendo que desviar de buracos, matos, carniça (ug), material de construção, dona lavando o quintal e jogando a água suja pelo vão do portão sem ver se está passando alguém, fezes de animais, lixo

    Responda
  7. Capitu

    Aqui, na província, as pessoas compram carros cada vez maiores pra andar na cidade. Uma atitude impolida demais. Eu queria vender meu velho carro pra comprar uma bicicleta, mas meu marido acha perigoso e se preocupa com os meus modelitos de saia lápis, que uso pra trabalhar. Digo que posso trocar de roupa no trabalho, mas ele diz que estou "viajando", como a maioria dos comentaristas falam do Gil. Além do intento principal de melhorar o trânsito, andar de bicicleta é despretensioso e

    Responda
    1. Chiquinho

      Belo e civilizado, porém não é a realidade brasileira. Com todo o respeito, a sra mesmo mudaria de ideia depois de uma semana indo para o trabalho de bicicleta.

    2. GILBERTO DIMENSTEIN

      Ana Belo e civilizado comentário, abs Gilberto Dimenstein

  8. Isaac Brunelli

    Acho muito válido, todavia, acredito que para o melhor aproveitamento, e até o encurtamento do prazo para os resultados, esse projeto poderia ser iniciado nas regiões mais abastadas, uma vez que nessas regiões os jovens vão ao colégio de carro, ao contrário dos nossos jovens que frequentam os CEU's, mas... Será que os pais vão concordar?

    Responda
  9. Joberson Souza

    O brasileiro tem que reinventar o próprio cérebro para aprender o que é cidadania e civilidade...Se fizessem isso, estava muito bom!!!

    Responda
  10. Mano Bap

    Já repararam que quem vem aqui nesse espaço e só reclama não tem nome, só codinomes bizarros? Se você não tem energia pra mudar seu conceito e pedalar, ao menos deixe quem optou em paz, literalmente. Pedimos paz no trânsito, não importa se é à pé ou de carrão-apartamento. Gilberto, parabéns pela sua conduta, mantenha a chama acesa! Parabéns pela iniciativa em apoiar projetos dessa natureza.

    Responda
    1. GILBERTO DIMENSTEIN

      Mano BapEm nome do aprendizado, temos de aprender a conviver com esses esquadrões da morte digitais.No final, o saldo é positivo,Gilberto Dimenstein

  11. chilli pepper

    Sou totalmente a favor do uso de bicicletas como meio de transporte, isso tem que ser amplamente difundido, por ser bem saudável, ocupar bem menos espaço e não ser poluente. Mas os ciclistas precisam pedalar comsegurança urgentemente. Os governos tem que fazer ciclovias CONTINUAS o mais rápido possível, para que as pessoas adotem esse meio de transporte. Eu por exemplo, adoraria, mas sem ciclovia, correndo risco de morrer e sendo desrespeitada por idiotass não uso só pq

    Responda
    1. Bruno Senaha

      Numa cidade do tamanho de São Paulo bicicleta não é meio de tranporte, serve apenas para curtas distancias e para passeios no parque. É lento, numa cidade que tem pressa, e além de não ser eficiente atrapalha a vida das pessoas que precisam chegar no horario pq tem mais oq fazer.

  12. mktin

    Bicicletas feitas de bambu são razoavelmente antigas, assim como bicicletas sem corrente que usam correias por exemplo. Não vejo reinvenção nenhuma como alardeado pelo sr. Dimenstein, talvez possamos atribuir este lapso ao desconhecimento do assunto, assim como de tantos outros.

    Responda
    1. hugolpr

      So um detalhe: apenas o quadro é feito de bambu. As outras peças são tradicionais. veja o link na reportagem.

    2. mktin

      Acho que quem não sabe é você pois felizmente estudei, reinvenção é uma alteração conceitual de algo já existente e no caso não há algo desse tipo. Como engenheiro mecânico sou bastante familiarizado com isso. A Calfee faz quadros de bambu e a Trek faz bicicletas com correiashá anos. Não seja grosso com os outros, assim o debate se perde. Não há besteira nenhuma em meu comentário, posso atribuir sua réplica à obtusidade.

  13. João Fortuna

    Leio alguns comentários hostís, alguns agressivos, alguns bobocas em relação ao uso da bicicleta. Certamente partem de pessoas que consideram a bicicleta um veículo de "gente pobre", no Brasil, em São Paulo. Mas, que alugam, deslumbradas, bikes em Paris ou Nova York.

    Responda
    1. sandra rodrigues

      liga não, são recrutados por certo blog da internet para fazer isso, um tal de reginaldo eu acho!

    2. chilli pepper

      hahaha falou td joao...

  14. silva honesto

    Quando vc dirige um carro está gastando energia a toa.Vc pesa 70 kilos (em media),um carro pesa mil kilos ou+.Os gastos com documentos,seguro, combustivel,manutenção,estacio namento,stress,poluição pelas emissões.Usando a bicicleta vc trabalha e beneficia seu sistema cardio vascular ativando a circulação e diminuindo o stress.Muitas empresas em paises do chamado primeiro mundo estimulam os funcionarios a usar bikes porque melhora a performance no trabalho.Precisamos de ciclovias urgentemente

    Responda
    1. Bruno Senaha

      Claro, o kra vai de terno e atravessa a cidade de São Paulo pedalando, é um Gênio!

  15. Rodrigo Nishimori

    É triste em uma cidade com o trânsito caótico como o de São Paulo ver pessoas medíocres, em seus carros medíocres, com suas buzinas medíocres que ao invés de apoiar atitudes que visam beneficiar o coletivo criticam tais projetos. Essas pessoas deveriam ser mandadas para Índia ou Afeganistão. Pessoas voltadas ao próprio umbigo e ar-condicionado do carro parcelado em 75 vezes.

    Responda
  16. Rubens Pena

    Mais uma bela iniciativa da prefeitura. Aceitando ou não, a gestão atual teve ideias muito criativas e eficientes para a cidade.

    Responda
  17. MinasKolonian

    Devaneios.

    Responda
    1. Crasse Média

      Bri-lhan-te: devaneios, essa é a palavra. Usei "reinações" outro dia, de M.Lobato, mas esta é beeeem melhor !

  18. Crasse Média

    (jingle)k Raaaadio São Paaaaaaaulo, na vanguarda do atraaaaaso !k ----- musica 1 - k Vivemos na melhor cidaaaaade, da América do Sul ... oh, baby k ----- música 2 - k ê, ô, ô - vida de gado, povo marcado, ê, povo felizk ----- musica 3 - k São Paulo da garôa, São Paulo terra boa k ou musica 4k NÃO existeeeeeee amor em SPppppppppp k

    Responda
    1. chilli pepper

      melhor cidade da America do Sul???? hahahahahahahah ahaha tem que rir

  19. Daniel

    Vamos esquecer q existem 300.000 ciclistas espalhados pela cidade e fazer de conta q tudo não passa de baderna de um punhado de ativistas da Vila Madalena na Paulista. Assim fica mais fácil defender nosso direito de pegar o carro e brincar de F1 pelas ruas de SP.

    Responda
    1. Daniel

      Bruno, quem falou em 'atravessar a cidade de bicicleta'? Antes de apelar, busque argumentos consistentes.

    2. Bruno Senaha

      Brincando de F1, nossa, achei que eles tivessem indo trabalhar. Alias, quanto tempo um ciclista faz para atravessar a cidade num calor de 30 graus? Realmente muito moderna a sua idéia.

    3. Daniel

      10 milhões de pessoas precisam defender seu direito à uma rede de metrô abrangente, não atacar o direito de circular dos ciclistas. E imprudência não é argumento, se fosse teríamos q eliminar 99,9% dos carros da cidade, q não praticam direção defensiva. Tente outro.

    4. Crasse Média

      Vamos esquecer que há 10 milhões de pessoas, boa parte crianças e idosos que não pedalam, pra privilegiar 300 mil, onde 99,9% não usa nem capacete e onde contra-mão é regra a cumprir - que tal, sr Daniel ?

  20. Akhenathon Akhton

    Mas eu gosto de ler os artigos do Síndico. "Crianças na periferia serão acompanhadas por monitores até suas casas". Não é lindo? A Suíça é aqui!

    Responda
    1. chilli pepper

      não é a Suiça, tá bem longe de ser, mas sem dar os primeiros passos, sem acreditar que podemos viver melhor, nunca vai ser. acredite, pq é muito possível, basta nós brasileiros querermos viver bem e deixarmos de ser egoístas.

  21. Akhenathon Akhton

    Zzzzzzz...

    Responda
    1. Crasse Média

      Once upon a time, sr GD, um sábio iluminado magnânimo letrado doutorado pós-graduado harvardizado intelectualizado superior encantador sensível ao povo de suas terras (sem "vrígulas" mesmo,tá?), discorria seu mel do saber altruísta e regozijante nas páginas eletro-cibernéticas ...

  22. Crasse Média

    Garçon ! Por favor, 2 textos de Reinaldo Azevedo com gelo e um en-gov, por favor - o texto do sr GD, o iluminado, deu azia de novo.

    Responda
    1. Crasse Média

      Não acho não, sr Cesar

    2. Cesar Franco

      Criticar se escondendo atras de um apelido ou coisa do genero eh bem covarde, vc nao acha?

  23. Adriano Souza Almeida

    Teste.

    Responda
  24. edson

    Manda uma para o Silvio Santos ! E O BAMBU ?

    Responda
    1. Crasse Média

      Sr Edson, bom dia - sugiro que envie para os pelados do sr GD - Calcule aí uma passeata de pelados sentados em varas de bambus ciclisticos - pra quem aprecia ... pratão cheio.

  25. reynante

    Que piada boa logo cedo.KKKKKKKKKK Monitor es para acompanharem alunos dos CEU's até suas casas de bicicleta????? Não tem nem professores suficientes para atender as crianças de escolas públicas, ainda mais professores para andar em bikes de bambú. KKKKKKKKKKK

    Responda
  26. Crasse Média

    Gal cantou k Vivemos na melhor cidaaaaade, da América do Sul ... oh, baby k São Paulo é Kopenhagen ? É Amsterdam ? Berlim ? SP, vanguarda do atraso !

    Responda
    1. chico

      A baiana estava certa! Sabia geografria! São Paulo fica na America do Sul! Kopenhagen, Amsterdam e Berlin ficam no primeiro mundo, mais perto da China!

  27. Saquarema

    Biclicleta de Bambu, sem catraca de aço, sem graxa, sem corrente de aço, sem pedaleira de aço, sem selim (esse com estofado, ok!), sem pneumático e etc.. Será que somente a Phoia e o G.D. "pseudo morador" de Vila Madalena, acreditam nisto ou tem alguém mais crédulo entre nós, mero mortais, que acredita também?

    Responda
  28. Eustaquia

    Bicicletas... Ótimas para quem mora perto do trabalho em bairros exclusivos. Péssimas para mulheres pobres com filhos pequenos que precisam trabalhar fora. Uma canseira a mais para homens que trabalham em serviços braçais. Qual é a próxima grande idéia? Usar o fogão a lenha?

    Responda
    1. chico

      Celular a vapor com gramophone e máquina de escrever!

    2. Akhenathon Akhton

      Lavadora de roupas manual, como na Era Vitoriana...

  29. chico

    Que tal ciclovias nos tuneis do metro? Ou quem sabe carros a pedal para poluirem menos? Ou onibus a corda? Ou teleféricos da Paulista ao centro e para os Jardins? Quem sabe a solução não seja mais heliportos na periferia para atrair a classe C para um transporte mais rápido e eficiente?

    Responda
    1. reynante

      Quero meu carro igual ao do Fred Flinstone. KKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  30. pimentel

    Sou de Curitiba, uma cidade que possui um plano piloto desde 1969 estamos enfrentando problemas proporcionalmente iguais pois somos a cidade que mais coloca carros na rua, a cidade vem efetuando reurbanização de vários eixos importantes e colocando ciclovias neles e nem por isto melhorou, duvido que não roubariam bicicletas aqui, por isto não acredito nesta solução para São Paulo ao meu ver uma cidade completamente abandonada por seu quadro politico a mais de 20 anos.

    Responda
    1. chilli pepper

      claro que roubariam bicicletas... estamos no Brasil esqueceu... o país do roubo! em Barcelona o roubo de bicicletas era enorme... até o governo de lá colocar bikes de graça pra população local. aí perdeu a graça, acabou o comercio de bicicletas roubadas.

  31. Quaresma

    O que o Brasil deveria RE inventar é a "Educação no transito" e o respeito ao próximo e as leis!!!!!

    Responda
  32. McAfee

    A bicicleta não é feita apenas de bambu e resinas, mas ficou muito criativo.

    Responda
  33. Marcelo

    Só gostaria que as bicicletas andassem pela direita.

    Responda
  34. crubsc

    Será que vai inventar isso e, como se mostra tendência no Brasil, vai "esquecer" de patentear a invenção e daí os gringos vão pegar a ideia e levar vantagem com ela?! Será que essa invenção também é inovadora que, a cabo e ao fim, é o que torna mais competitivo um país internacionalmente?! Do que adiantam invenções sem utilidade prática?! Questionamentos...

    Responda
  35. Marisa Coan

    teste

    Responda
  36. filiol

    parabenizo o sr gilberto por trazer essas imformaçoes revelantes,a muito que venho falando da bicicleta como meio de transporte util em cidades como sao paulo,nao ha sentido em se colocar mais veiculos e onibus nesta cidade as pessoas estao sedentarias nao andam mais estao obesas nao usufruem de qualidade de vida dou exemplo pratico faça minha rota zona sul ao centro de carro sao 2 horas para percorrer 30 km de onibus quase a mesma coisa , agora de bicleta a media de 20 km a 25 km e 1 hora !

    Responda
    1. chilli pepper

      sempre tive bicicleta qdo morei em outros países. na Australia eu andava de bicicleta 20km pra estudar e já fazia meu exercicio diario, ia escutando música, uma delícia. na Europa a distancia era menor, mas lembro que a bicileta foi minha primeira aquisição, com uma semana que eu estava lá, 80 euros nova, no carrefour. a grande diferença era a EXISTÊNCIA DE CICLOVIAS POR TODO O TRAJETO. aqui no Brasil eu gostaria muito de fazer o mesmo, mas sem ciclovias não dá.

    2. afbarbosa

      Grande parde das invenções, no inicio foram rotuladas como "sem funcionalidade prática" e hoje se tornaram itens essenciais da sociedade conteporânea.