Folhinha > Pode jogar cabelo no ralo? Saiba mitos e verdades sobre a água Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Quem fez esta reportagem deve voltar a cursar o 1º grau! No tempo de criança, lá se vão muitos Matusaléns, aprendi que a água sofre um ciclo: água do mar aquecida pelo sol transforma-se em vapor de água que sobe para o céu e vira nuvens; as nuvens sofrem um resfriamento na atmosfera, se condesam e caem em forma de chuva; o aguaceiro que caiu se junta e escorrem para os rios que escorrem para o mar repetindo o ciclo.
Por isso vou me mudar pro deserto do PIAUI, me adaptar logo e quando a bagaça estourar serei o cara!! vou beber água de açude e de poeira melada, comerei tijolos de areia , e nunca mais ouvirei essa bobagem de que tudo vai acabar..
Parece que há o que discutir. A água que tomamos vem direto das nascentes e são represadas. Vemos muitos rios por aÃ, com muita água, mas estão poluÃ_as, podem causar doenças ou pior. Seria muito caro tornar essa água potável. Quem toma água do Tietê? Aliás, muitos po_Ãticos e empresários ganham $ e voto incentivando a ocup_ção das áreas de mananciais. Tratar a água de Guarapiranga vai ficar cada vez mais caro e até inviável. No futuro provavelmente teremos que trazer água do sul de Minas!
Eu não havia respondido antes pq o comentário não passava pelo crivo... Agora, com paciência, descobri que não podemos mencionar o nome de algum ou alguns dos sistemas. Triste isso...
Oi Fabio, obrigado pelo e_clarecimento. Temos vários s_stemas: da B_llings-G_arapiranga, R Claro, Cant_reira. Se o d_sperdÃcio ou a pop. continuar crescendo, poderemos chegar a um c_lapso. Gde parte da água ainda vem de áreas perto da capital, mas se tivermos que deixar de usar água daqui e d_pender só de água de longe, vamos p_gar um p_eço alto. E é j_sto uma cidade consumir a água que deveria ser suficiente para todos numa área 10x maior?
Isso já acontece hoje. O sistema Cantareira está captando água que vem dos municÃpios de Extrema e Camanducaia.
Tem uma coisa que eu não entendo. A água dos rios, alimentada por nascentes, riachos, corregos vai invariavelmente para o mar. Se voce não gastar um litro dessa água, ainda assim ela vai toda para o mar. Se voce deixar uma torneira aberta, a agua, via esgoto, também vai para o mar. Idem para banhos demorados, etc. Então a economia é de tratamento de água (produtos quimicos e mão de obra, não a água em si). Por isso, essas campanhas para economizar me parecem um pouco hipócritas...
Esqueceu de um detalhe, com o aumento do consumo, os reservatórios de água não dão conta. Isso é comprovado, nas épocas de estiagem, quando em muitas cidades do paÃs ocorrem racionamento de água, por razão de seus reservatórios estarem secando. Havendo maior investimento na construção de novos reservatórios de água potável para as cidades, algo que não envolve só força de vontade e dinheiro, mas de rios que possibilitem isso nas proximidades das cidades. Quantos rios estão poluÃdos por ai?
Olá jão ! Na realidade, as campanhas deveriam ser para preservar as áreas de nascentes mas, para ficar mais fácil para a população entender, falam em economizar água, que assim, sobra mais nos reservatórios e a população é beneficiada. No meu entender, as áreas de nascentes tem que ser preservadas a qualquer custo, com o uso da força inclusive. Abraços
Está certinho janjão, a contaminação da agua é que força a necessidade de economia e não o (chamado) desperdÃcio
Muitas informações veiculadas, fomentam o MEDO e por isso cria-se um estado de tensão na população sobre qualquer coisa que se queira manipular. Basta instilar o medo. Quanto à água potável, alguns habitantes do mundo, realmente são malabaristas quanto a excassez e uso, mas nós temos em abundância. O custo para deixá-la potável não é tão grande quanto o apregoado. Nossos impostos dão muito bem,mas os governantes, a exemplo da folha pgto de médicos, prof. e funcion.
Outro motivo para economizarmos é que se houver desperdÃcio não haverá água disponÃvel para todos. para que haja água será necessário buscar fontes mais poluÃdas, de qualidade inferior, cujo tratamento será mais caro e que encarecerá para todos a utilização da água. Deu para entender porque temos que economizar? Cada dia tem mais gente no planeta e as necessidades só aumentam e os recursos estão cada diz mais limitados, seja porque as matas ciliares estão desmatadas e os rios assoreados...
Ocorre que essas campnhas e outras não informam a verdade, ou melhor só meia verdade. Às vezes, em silêncio a população não ajuda, exatamente porque ocultam fatos ou deixam de citá-los. Mas há um porém. As águas das nascente (são todas de lá, a não ser das chuvas), consumÃveis podem secar. Mina precisa de árvores e mata ciliar. Em regiões desmatadas e desérticas obter água é custoso, não só por ser rara, mas porque o transporte pode torná-la proibitiva para consumo como estamos acostumados.
Use o raciocÃnio por favor! As guerras que sempre existiram foi: por causa de Religião, Terras e petrólio, correto? Em breve, se não cuidar-mos da nossa insubstituÃvel Ãgua, haverar guerras pelo controle da água no mundo meu querido. A amazônia já não é mais nossa, se bobiar-mos, nossa agua vai ser dominada pelos estrangeiros também. Por tanto, vamos economizar SIM. Cuidar do que ainda é nosso.
Estuda mais sobre o assunto cara... Os rios são perenes por terem um certo volume de água, uma retirada grande de água compromete sua capacidade de chegar até o mar, por exemplo. Além do custo alto de tratamento de água. Pra empresa fornecedora de água, quanto mais você gastar mais ela ganha, quanto mais você economizar MENOS ela ganha, por isso que não tem essa hipocrisia da qual você suspeita. Sem contar que temos que nos preparar HOJE pra demanda FUTURA de água q tende a aumentar c
entendi o jão. na verdade e uma soma da incompetencia das sabesps da vida com excesso de concentração populacional. as barragens e represas nao tem nada a ver com o raciocinio. apoiado.
A propaganda: "não desperdice agua pois poderá faltar..." NO RESERVATÓRIO, oras! Faltou, vc fica sem água, oras!
caro jão, a sua dúvida é pertinente, mas falta um pedaço do ciclo da água no seu raciocÃnio. É verdade que a agua nasce e ela tende a correr para o mar. Mas neste caminho algumas coisas acontecem, como por exemplo barragens, captações para consumo agrÃcola e reabastecimento de lençois rasos e profundos. O principal problema hoje é captar água com condições de ser tratada, pois a cada dia a demanda aumenta e a qualidade cai. Quando se pede economia, o principal motivo é esta dificuldade.
Janjão. Vc está certo quando coloca que a água mantém seu volume e que vai para o mar no final de todo o processo. O pedido de econômia da água é para garantir que o volume nos sistemas montados dêem conta de colocar a água com tratamento adequado para você e todos os demais. Fazer investimentos neste setor é caro e já temos SP, Capital, importando água de outras bacias hidrográficas. É uma questão de investimento no tratamento, acúmulo e distribuição da água. Daà a solicitação de uso racion
Janjão, você está equivocado. Além da economia de energia, mão de obra e de produtos quÃmicos a economia de água também é muito necessária. Por exemplo, São Paulo está retirando água da bacia do Piracicaba para atender a capital. E esse sistema está próximo do limite da capacidade. Se não economizarmos não vai ter de onde tirar...
é quase isso. A diferença é que a água que vai para nossas casas tem de ser bombeada, acumulada e tratada. Acontece que não se consegue acumular toda a água que se deseja. Também uma parte acaba sendo absorvida pela terra no caminho, pricipalmente se houver desperdÃcio. Assim sendo, se ela fosse toda pro mar não teria problemas, mas como ela passa por locais onde é acumulada e tb é usada e absorvida, dá para entender que não é 100% perdida e a campanha tb não é 100% hipócrita. o equilÃbrio é
Você está pensando nos rios que não formam reservatórios, naturais ou artificiais, para abastecer as cidades. Quando este é o caso, se você desperdiçar água alguém ficará sem, principalmente nos meses de estiagem.Se o desperdÃcio continuar, mais reservatórios e dutos deverão ser construÃdos sem real necessidade, encarecendo o processo e fazendo sua conta aumentar.
A melhor forma de economizar água é a SABESP deixar de ser uma empresa incompetente. São inúmeros os vazamentos de água na rua, diretamente das instalações da SABESP, que demoram dias - e até mesmo semanas - para serem resolvidos por essa empresa, que deixa muito a desejar.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Folhinha > Pode jogar cabelo no ralo? Saiba mitos e verdades sobre a água Voltar
Comente este texto