Ciência > Supercomputador da USP faz 20 trilhões de cálculos por segundo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Parabéns Bete e os meus colegas do IAG.
materia paga:.
Enorme desperdÃcio de dinheiro. Com um tremendo supercomputador ainda subutilizado no INPE (www.cptec.inpe.br/supercomput ador/), não entendo a lógica de torrar mais dinheiro com esse na USP. Investimento em contratação de mão de obra especializada ou treinamento de pessoal seria muito mais útil...
Montei um PC aqui em SC, com a configuração: Processador Intel i7 965 Extreme com 4 nucleos de 3,2 ghz, placa Gigabyte GA_EX58 EXTREME, com o chip X-58, 6 slots para pentes de memória RAM de 4 GHz DDR 5 de 1600 MHz(Corsair Dominator) cada (uso apenas 12 GHz), 3 placas de vÃdeo em série (NVidia Gts 450 de 2 Gb cada), cooler a lÃquido, com um radiador, HD Velociraptor de 1 Tb, gabinete Zalman. Roda também o Airborne, Crysis 2, Farcry e outros sem berrar. Sistema operacional W 7-pro
Boa maquina. Por uns 5 anos creio que terá algo de ponta e que roda qualquer tipo de programa. Agora te pergunto, para o que você usa seu PC? Jogos?
Aqui é de fato, o primeiro mundo. São Paulo, sózinho, sem os desvios para pagar contas dos outros, seria a 3ª economia do planeta, com largas possibilidades de chegar a 2ª.
Primeiro mundo? Quando vou para o aeroporto guarulhos ou ando pelo centro o que vejo não é bem uma visão de primeiro mundo... Desenvolviment o se faz primeiramente com qualidade de vida. Não adianta NADA um local ser RICO, mas todo o poder economico estar concentrado na mão de meia duzia de pessoas. Para que sabias Roberto, eu sou paulistano.
Sou paulista, mas, antes sou brasileiro; isto é bairrismo infantil.
Você só se esquece do mercado garantido que SP tem, contando com os outros estados da federação, além do uso maciço de mão de obra, em todos os nÃveis também vinda de outros estados. Esquece ainda que este modelo de desenvolvimento garantiu a evolução de SP em função de uma necessidade de concentração de mercado. Esta realidade esta mudando, para o bem de SP e do resto do paÃs. O Nordeste é atualmente o maior polo de desenvolvimento do Brasil e garantirá um importante mercado para SP.
Só espero que não fiquem jogando paciencia com ele.
A USP se gaba de ter IMPORTADO um computador que atinge 20 teraflops, mau negócio, poderiam ter FEITO um. Será que não há ninguém no IME ou ma Poli disposto a dedicar alguns doutorados à montagem de um grande cluster com este poder de processamento? Claro que há, mas a burrocracia acadêmica atrasa este tipo de coisa a ponto de inviabiliza-la. Só para exemplificar, nos EUA a força aérea montou um supercomputador de 500 teraflops (25 vezes mais rápido do que o da USP) usan
Olá Alex ! Voce mesmo respondeu a questão: a burrocracia atrapalha - e muito - os projetos de um supercomputador nacional. Esta idéia vem desde os anos 90 e nunca foi à frente por burrice, burocracia e suborno das grandes companhias que vendem estas supermáquinas. Este é o Brasil ! Abraços
E no Brasil a Petrobras já fez trabalho semelhante juntando mainframes....
podiam ter ilustrado melhor, uma comparação com os computadores comuns, etc.
Roda Crisis 2?
Oo meu roda. Processador Intel i7 965 Extreme, placa Gigabyte GA_EX58 EXTREME, com o chip X-58, 6 slots para pentes de memória RAM de 4 GHz (Corsair Dominator) cada (uso apenas 12 GHz), 3 placas de vÃdeo em série (NVidia Gts 450 de 2 Gb cada), cooler a lÃquido, com um radiador, HD Velociraptor de 1 Tb, gabinete Zalman. Roda também o Airborne sem berrar.
Coloquem este computador para acertar as contas do governo!!!!
arruma pra mim, o meu tá indo pro saco...
Será que levaria quanto tempo pra calcular o peso e projetar a hipótese de quanto espaço tridimensionalmente ocuparia as cédulas de reais e dolláres em depósito na conta de polÃticos e magistados probos de 1988 até 31 de dezembro de 2011? Aposto que queimariam 1.854 processadores, pois, com tanta velocidade até inteligência pra julgar e se 'estarrecer' com a quantidade de hipocrisia nacional.
O que importa e a velocidade e os calculos que ele fará.
Quem sabe daqui a 20 anos eu poderei ter um computador com essa performance igual da usp aqui em casa... Será que roda minecraft ?
Só quero ver se esses pesquisadores vão fazer algo realmente inédito que valha a pena.
A USP é o grande orgulho Paulista e Paulistano. Em pouco tempo estará entre as 20 melhores do mundo. Valeu!
Bom, pelo menos agora o brasil já pode calcular qual o limite da careca quando cabelo tende a zero !!
Se estes computadores podem modelar na astrofÃsica (galáxias e teorias diversas), poderão modelar teorias diversas na fÃsica, matemática, quÃmica, etc... Portanto é importantÃssimo termos mais algumas dezenas destes no INPE; IAE, IEA; IMA; IEA; centro da marinha, ITA; IME; USP; UNESP e UNICAMP; desenvolvimento de veÃculos; entidades privadas (Petrobras; EMBRAER; Centros de pesquisas de energia, etc). Melhor desenvolver um projeto brasileiro para fabricação de supercomputadores!!!!
Jair, A própria USP no grupo de pesquisa do Prof. Zuffo já desenvolveu estruturas de supercomputador. O segredo está mais no software do que no hardware. O super computador nada mais é do que várias CPU's trabalhando e conjunto, dividindo a tarefa. O desafio tecnológico é o software que permite este trabalho paralelo. Se houvesse um trabalho coordenado e depois seriedade na execução das tarefas seria perfeitamente possÃvel desenvolver a solução própria.
Levando-se em consideração o atraso do Brasil na área da informática e calculando o tempo necessário para desenvolver um comPUTAdor desse porte, com tecnologia 100% nacional, eu afirmaria sem medo de errar que o prazo seria de 50 anos, com uma tolerãncia de +~- 5 anos.
Nós realmente precisamos capitalizar as oportunidades que surgem aqui. Se fosse feito um trabalho coordenado onde, já prevendo a necessidade do computador, iniciasse o desenvolvimento da tecnologia nacional a 5 anos, ganharÃamos duplamente. Logicamente para algumas aplicações é bom adquirir a máquina já pronta e no estado da arte. Além disto, tem que haver o compromisso de desenvolver e entregar o equipamento, sabendo que outros trabalhos dependerão dele.
Concordo. Já tem trabalhos neste sentido no Brasil.
Fico pensando como seria num desses pra jogar Call Of Duty :)
Queria ver esse computador calcular a quantidade de dinheiro público que é surrupiado no paÃs.
"Supercomputador da USP faz 20 trilhões de cálculos por segundo ". Eu não.
Prever criação de estrelas? Acredito! Ver o fim do Universo? Acredito! Remodelar as galáxias? Acredito! Calcular o valor exato de " pi "? Acredito! Calcular que 1 + 1 é igual à 2? Não acredito!
Que a notÃcia é ótima, não tenho a menor duvida, mas, por esse valor, R$ 1 milhão (é isso mesmo?) todas as universidades federais poderiam ter um, qualquer roubalheira dessas por aÃ, já seria o suficiente, aquela do INSS e daquela empresaria que já "se foi" seria o suficiente par comprar uns 500 computadores desses, sonho que, um dia, educação vai ser prioridade nesse paÃs.
Olá Anilton ! Eu acho que este preço está errado. Uma máquina destas deve estar na faixa das dezenas de milhões de reais ! Um Cray, por exemplo, montado, deve sair em torno de R$ 50 milhões, por aà concluÃmos que foi um erro - acho eu - na divulgação do preço, ou então foi final de feira hehehe. Abraços
se fosse na filosofria da usp.....ahahahahah...menos 20 trilhoes.... as drogas akabam c os neuronios...
Os hemp/students de Filosofia da USP lançariam alguma proposta de cálculo de como saber que o Reitor e os Rodas estão desconfiando de uma certa fumaça...
Se rodar o Windows 7 não vai adiantar nada, vai travar!
Marcos, se a maquina for ruim trava mesmo. Ao contrário do que você pensa, o Win. 7 é um sistema muito bom. Tive a oportunidade de usa-lo algumas vezes. Bem, pessoalmente prefiro ou ubuntu ou OS X. Mas isso é muito pessoal.
É jogar pérolas aos porcos Renato, esse pessoal que usa pc comprado em lojas jamais admitir que os erros dos sistemas operacionais estão atrelados aos péssi mos hardwares deles.
Fica tranquilo que eu nunca vi alguém com um 7 lá, só Ubuntu. No máximo um WinXP em dualboot.
Por incrivel que pareça nao to ganhando nada pra escrever isso, mas windows trava quando o hardware eh ruim. Pega um computador que preste que ele nao vai travar.
a dor de cotovelo é terrivel, heim?
100% da tecnologia é estrangeira, isso é bom ?
Marcos,É perfeitamente possÃvel desenvolver esta tecnologia. O prof. Zuffo da própria USP trabalha com pesquisas relacionadas à supercomputadores e já tem bons resultados. O que falta, me parece, é a integração de áreas. Se coordenar adequadamente as atividades e depois tiver seriedade na execução é possÃvel desenvolver sim esta tecnologia.
para desenvolver um computador destes 100% nacional, você precisaria gastar muito mais tempo dinheiro, essenciais para qualquer pesquisa.
Nossa que Maravilha, agora vão poder ter ma/conhas fantásticas por lá..
Se eu falar que todos os Danilos são ba-ba-cas você não vai gostar.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ciência > Supercomputador da USP faz 20 trilhões de cálculos por segundo Voltar
Comente este texto