-
josefas de alencar
Caro Professor Gilberto, meu educador, ganhador dos maiores prêmios do jornalismo, parceiro da Universidade de Harvard, parceiro do MIT, onipotente e onipresente. Nossa, bicicleta de bambu, que coisa in-crí-vel! Agora falando sério, faltou assunto para a sua coluna? Não tinha nada mais interessante para escrever? Se precisar de idéias por favor me escreva, eu poderei ajudá-lo. Não desperdice seu espaço na mídia com futilidades, please...
-
jose barbosa
Insisto: bicicleta não resolve o problema do transporte público. Precisamos é de investimento no transporte coletivo. Espero que esse projeto de incentivar escolares a usarem bicicletas seja muito bem amarrado. Vai doer muito se algum deles se acidentar.
-
jose barbosa
Ok, Felipe. Só que a coisa vem sendo apresentada como uma filosofia de transporte. Nem todos podem pilotar uma "bike". Há limitações de ordem motora, de idade, de equilíbrio, etc. Além disso, numa cidade muito quente, com morros e distâncias enormes, a situação se complica. O que ressalto é que não dá pra criticar o uso do carro sem dar a opção de um transporte público, ao menos, razoável, pois o que temos é muito ruim.
-
felipe
"bicicleta não resolve o problema do transporte público." Por que as pessoas acham que uma coisa exclui a outra? Eu nunca vi um coletivo, ou associassão, ou instituto de ciclista que não reinvidique a melhora do transporte público junto com mais segurança para o ciclista.Insentivo a bicicleta, transporte público, melhores calçadas, desincentivar o uso do carro é tudo uma coisa só, um projeto decente de mobilidade urbana para São Paulo, ou qualquer outra cidade, tem que levar tudo isso em con
-
-
julimar elias
Gilberto; Ainda bem que você não é o meu pai. Você ta viajando na maionese, hoje andar de bicicleta, não é recomendado nem para medias cidades. Esse modalidade era recomendado a pelo menos, 40 anos atras, hoje, anda na magrela é corre rico de vida, mil vezes do que andar de carro, é um risco que não vale apena. Andei de bicicleta em Sousa PB, dos 5 aos 19 anos até vir para SP aqui nem bicicleta nem moto, mais nem morto. Vamos pensar nisso quando tivermos ciclovias nas principais vias, tá doi
-
Eduardo
Gentiiiiiiiiiiiiiii... vai faltar bambu em SP!!!!
-
Fábio Nogueira
Engraçado né ??? Um país frio como a Dinamarca inventar um bike de bambu que só cresce em climas mais quentes... Eta povo esperto...
-
Huck Finn
¿Por que ainda leio Gilberto Dimenstein? Ah, já sei. Deve ser cult falar: "leio Dimenstein". Dos ciclistas que morrem diariamente em São Paulo, ¿o que será que Dimenstein tem a dizer?
-
Gonzaga
Eles tentaram na Rússia...não deu (está depravada); tentaram na Coréia...não deu (está com fome); tentaram em Cuba...não deu (está falida). Brasileiro já conhece ditadura...não deu. São uns sonhadores!!! :)
-
Mane
Isso não é exemplo, meu caro. É exibicionismo. Veja em Lyon ou Paris. O transito flui naturalmente respeitoso com os pedestres e com as famosas bicicletas. Assusta! O motorista de agora sabe que ele será também um pedestre daqui a pouco... e não terá escolta! Esse é um exemplo (não inteligente) de privilégios, conveniencias ou demagogia, mas não de educação!
-
Rodrigo Silva
É impressão minha, ou pelo tom dos comentários, os leitores do Gilberto andam meio azedos com a vida, hein!?
-
Victor
Um bom político é aquela que busca a harmonia na diversidade, a unidade na multiplicidade. E procura não só equilibrar as contas, manter em ordem a economia, mas vai além e procura mudar a educação e cultura de um povo, de uma geração, de uma era, para que, esses pessoas, com uma nova mente aberta, ensinem os outros a pescar e não só oferece o peixe, assim, matando a fome espiritual de um povo durante toda a vida, quando se ensina a pescar e não somente dar o peixe. Meu Twitter: @victorgeo10
-
Elcabongy
Ano eleitoral...muita bicicleta....política? Hummm...somando isso tudo, sei nao.....seria surpresa se tivesse uma determinada ONG por detra$ disso?
-
Daniel Santos
A criação de bikes de Bambu já vem sendo feita há alguns anos pela Zambikes (zambikes.org), um negócio social que produz as bikes na Zâmbia, gerando emprego e renda para a população local e as vende no mercado norte-americano.Escrevi a respeito no meu blog www.seutalento.blog.br Um político que vai ao trabalho de bicicleta é uma boa demonstração de compromisso com a cidade, mas o fato dele receber escolta da polícia chega a ser ridículo Perguntem aos vereadores de Londres se e
-
Sergio Carneiro
Sinal de civilidade? Como presidente da Câmera ele poderia fazer mais do que simplesmente andar de bicicleta com escolta. Civilidade é respeito mutuo entre indivíduos. "Essa ajudinha providencial da P M" fere os outros ciclistas. Se em função do seu cargo ele tem direito a segurança? Ótimo, mas que ele a use dentro com sabedoria.
-
ale
EXEMPLO?????PARA COM ISSO CHEGA A SER PATETICO!!!!!EXEMPLO DARIA O ILUSTRE VEREADOR SE PRIMEIRO DIPENSASSE OS POLICIAIS PARA ATENDER A POPULAÇAO QUE SOFRE COM A CRIMINALIDADE E SEGUNDO TRABALHANDO POR UM TRANSPORTE COLETIVO DE QUALIDADE,AFINAL O PARTIDO DELE QUE ESTA NO GOVERNO DO ESTADO SO CONTROI 2KM DE METRO POR ANO QUER DIZER PRA TERMOS UM METRO RAZOAVEL PRECISARIAMOS DE 100 ISSO MESMO 100 ANOS!!!VAMOS TRABALHAR MAIS VEREADOR E FAZER MENOS DEMAGOGIA!!!!!!
-
paulo chico
Só uma perguntinha: .......... "ele tem a ajudinha providencial da PM em seu trajeto" .......Essa ajuda é motorizada , a pé ou outra bicicleta de bambu?
-
Marilda
Interessante, esta postura, independente da escolta mesmo porque tem uma posição importante na prefeitura, mostrou civilidade. É o tipo de pessoas que precisamos, que não diz apenas, mas mostra em atitudes. Vou oberserva-lo melhor agora. Uma boa reportagem.
-
Edu
Tem que ter cuidado para não passar pela Paulista. A civilização no trânsito, ainda não chegou por ali. O que tem de gente fina passando com seus carrões, ao celular e invadindo faixa de pedestre, não está escrito. Gente nojenta, pensa que está acima da lei.
-
G
A cada coluna esse jornalista consegue ficar mais irritante, desinteressante, e seus cada, tornam-se cada vez mais chatos e mal escritos.Com esse nível, só podia trabalhar onde trabalha.Ô bicho fraquinho!
-
alberto
Que ele dê o exemplo, dispensando os PMs. Que faça o trajeto como qualquer ciclista, correndo os riscos. Porque ele tem de ter proteção? Por que é Presidente de uma instituição que pouco faz pela cidade. Se trabalhasse pelo bem comum, teríamos uma cidade com transporte coletivo decente, com faixas para todos os ciclistas andarem com segurança e não apenas um ser que usa e abusa do privilégio do cargo e pouco produz para a coletividade. Ele pensa primeiro nele e depois, bem depois,na populaçã
-
Chiquinho
Dimenstein, descobri o que vc é. Um romantico.
-
Joel Leitão
Prezado Gilberto,Acompanho sua jornada por uma cidade melhor há anos, às vezes acho que você exagera, noutras acho que eu é que preciso mudar minha mentalidade.Mas os comentários destemperados deixam evidente que realmente é tal qual você escreveu: 'mudar uma mentalidade'.Nada fácil, e eu não votaria nele por isso, mas no mínimo só o fato de causar tanto alvoroço já valeu.Abraços!
-
Gonzaga
A maravilha da lógica: 1 bicicleta precisa de uma escolta (2 motocicletas); 9 milhões de bicicletas (18 milhões de motos)...que maravilha de CO2. Raciocínio de gigante!
-
Daniel
A escolta não é por causa da bicicleta, ele teria direito a ela mesmo estando de automóvel.
-
Touchè
Olha lá, o Luiz matou o raciocínio do colunista em duas linhas. Será que custa pensar antes de escrever colunas? E tem que parar com esse negócio de visitar uma cidadezinha da Bélgica, outra na Holanda e achar " legal" adaptar seus costumes instantaneamente ( nem que seja à força, com pedágios) a uma cidade de quase vinte milhões de habitantes. Tem dó.
-
-
jca
Um cara perguntou para o outro: - De que voce gosta mais: Coca ou Pepsi? E ouviu a resposta: - Nao poderia dizer. Nunca cherei Pepsi.
-
Nunes
rsss...tá tão ilário quanto as divagações do texto do Gilberto Dimenstein.... kkkkkkkk kkkkk Mas gostei de ambas as piadas (sua e do texto do GD)
-
-
Francisco Godoy
Caramba Gilberto, vc acha mesmo um bom exemplo?O cara vai de Moema ao centro, num trajeto de aprox. 7Km escoltado por policiais que poderiam/deveriam estar a serviço da coletividade. Eu acho que ele só vai ser exemplo no dia em que encarar as ruas e avenidas dessa cidade como qquer um de nós, aliás, por causa desses e de outros "mimos" os nossos legisladores (nas três esferas de poder) estão cada vez mais afastados da realidade do país.Um abraço.Francisco Godoy
-
Mann
Elias, de onde vc tirou essas ideias sobre a bicicleta? Será que um cara que não anda sabe mais sobre os perigos do que os que andam de bike todo dia, como eu?
-
Nunes
acho que os negativos te respondem Sergio..No dia que vc for atropelado (espero q nao aconteça, sinceramente)vcvai mudar de opnião. Dai vai se juntar (caso estiver vivo) ao grupo dosciclista e vão parar a Paulista para mais um protesto, que deveria serdirigido ao prefeito J.K Assab (sem o alcool) e não a população que precisa ir pra casa,pois em muitos casos tem familia e compromissos esperando.
-
Nunes
acho que os negativos te respondem caro Sergio..No dia que vc for atropelado (espero q nao aconteça, sinceramente) tu vai mudar de opnião. Dai vai se juntar (caso tiver vivo) ao grupo dos ciclista e vão parar a Paulista para mais um protesto, que deveria ser dirigido ao prefeito Kassab e não a população que precis ir pra casa, pois em muitos casos tem familia e compromissos esperando.
-
-
Monumento
Prezado Dimenstein, é imprecionante que vcs jornalistas defendam o uso da bicicleta como meio de transporte numa cidade como São Paulo, isso é até criminoso !. Se vc realmente quer melhorar o trânsito na nossa São Paulo, converse com o seu amigo Cassab, para realmente investirem no transporte público. A cidade de São Paulo não tem topografia para bicicletas, não oferece segurança para os ciclistas, e o que é pior, OS CICLISTAS SÃO MUITO MAIS FOLGADOS ATÉ MESMO QUE OS MOTOQUEIROS !
-
marcos maia
Ótimo exemplo, pedalando vagarosamente pela cidade, acompanhado pela PM, enquanto os marginais ficam numa boa. Em que país do mundo um pesidente de câmara de uma capital iria propiciar uma cena desta?... e sair impune, eleitoral e talvez civilmente. O Gilberto sempre se supera
-
Nunes
pra vc ver marcos.. Enquanto nós ficamos a mercê dos bandidos ele anda com policiais ao lado e provavelmente sem pedir autorização na Justiça para ter segurança particular pago por nós probres mortais,
-
-
Nunes
Esse Gilberto ta ficando meio doido.Ainda tenho a esperança de ver o Dimenstein aki pela vila madalena saindo de bike para ir ao trabalho...acho muito dificil mas um dia ele vai ter que adotar akilo que tanto prega nas suas razões harvardianas e norte americanas (isto em um ano de residencia nos EUA). Assim q vir, começo a concordar com suas idéias que vê em site grindo. ademais: o vereador vai com escolta?? a população indefesa conta com dois policiais a menos nas ruas..
-
felipe
"a população indefesa conta com dois policiais a menos nas ruas.."Não é bem assim, o fato de ele ir de bicicleta não é o motivo da escolta, por ser o presidente da câmara queira ele ou não ele vai ser escoltado seja de carro ou de bicicleta. Neste caso ele não é 1 carro a menos são 2.
-
Wellington Peixoto
Sem mencionar, que a bicicleta do Dimenstein deve ser aquela com cestinha com flores na frente... Nada a ver com sua masculinidade, mas com o mundo cor-de-rosa em que ele vive!!! Deve levar algum do Kassab!! Quando será que alguém vai contribuir com uma idéia sensata para o caos do transporte em São Paulo???
-
-
José da Silva
Idéia perfeita! Resolveremos os problemas do trânsito e da segurança ao mesmo tempo. Todo mundo de bicicleta e escoltado por um policial.
-
jopamacedo
Eu não entendo de Direito, mas isso não seria um caso de obter vantagens em razão do cargo/função pública?
-
João Pedro
Mesmo que seja por puro interesse eleitoreiro, queria ver alguns políticos fazerem a coisa certa, que de porcariada já estamos cheios.
-
Matsumoto .
Político brasileiro dando bom exemplo? É armação, é maracutaia...
-
kaffa
Civilidade é algo que pratica-se quem quer....... nós temos décadas de "ignorância social".....e voce me vem sempre com as suas utopias de 1o. mundo..... faça como eu VENDA seu carro e ande a pé ou de taxi.....é melhor. !!! e mais barato.
-
Daniel
Pode até ser bom exemplo, mas exemplo DE VERDADE seria ele utilizar o transporte público. É claro q pessoas obtusas ou radicais nunca respeitarão o ciclista nem entenderão a importância de reservar espaço para sua circulação, mas insistir nesse tema diariamente só ajuda a desviar do foco urgente e principal: transporte de massa de qualidade.
-
Sandra Camillo
Boa tarde Daniel, começo o Vereador Police Neto, e varias vezes o vi em transporte publico indo para casa. Veja agora ele não pode por que o cargo de Presidente o impede, mas quando eu o comeci foi praticamente dentro de um transporte publico.
-
Akhenathon Akhton
Também existem ciclistas obtusos e radicais, Daniel...
-
Crasse Média
Sr Daniel, vai por mim, o negócio é apoiar prioritariamente o transporte publico decente
-
Daniel
Exatamente como eu disse. Tb defendo o direito dos ciclistas de circular em segurança, mas dedicar várias colunas ao tema é perder espaço precioso pra tratar do q realmente importa: metrô.
-
Crasse Média
sr Daniel, já eu penso que a prioridade é resolver o transporte de massa de qualidade.
-
-
Matheus.silva
Em Brasília, em via preferencial para quem está transitando, peões de Tribunal se atiram na frente dos carros e param o trânsito para os semi-deuses passarem! Ora, o país está cheio de idiossincrasias como esta no trânsito. Alguns se sentem melhores que outros para trafegarem, mesmo quando não possuem preferência. No mais, desde quando, escolta no trânsito para um representante do legislativo é algo a ser comemorado? De qualquer modo, não deixa de ser uma ação interessante por parte do verea
-
caio1945
Agora só falta êle e seus amiguinhos da Câmara, renunciarem ao salário e honorários, como os vereadores do resto do mundo civilizado. Aí sim, não será demagogia, nem apenas manutenção de sua própria saúde.
-
Crasse Média
♫ sonhaaaaaaaaaaaar não custa naaaada, se o meu sonho é tão real ... mergulhei nesta magia, era tudo que'u queria, para este carnavaaaaal ... amor, sonhe com os anjos, não se paga pra sonhar ...♫
-
-
Crasse Média
S U G E S T Ã O:___URGE criar-se a verba desodorante para os nobres legisladores (e seus pares) ficarem num ambiente "odoristicamente" mais confortável, podendo assim, debater os nomes de ruas e quem receberão os títulos de cidadão paulistano emérito de forma mais confortável. Eu apóio !
-
Liteka
Exemplo não válido. Por quê? Simples é surreal precisar de escolta policial para andar de bicicleta, por mais que seja uma figura proeminente. Em SP com o nosso trânsito e pedestres selvagens somente andando de armadura para quem não tem o privilégio de usar a PM como escudo. Porque não citou o Gabeira que faz anos usa bicicleta para se locomover em Brasília?
-
Crasse Média
Responda rápido: Brasília é plana (daí, planalto), SP seria ...? : 1-cheia de aclives e declives 2-planalto
-
-
rodneyfrt
OOOOO dimenstein volta para o planeta terra amigo, elogiar uma atitude eleitoreira dessas que se avaliarmos bem beira o ridiculo, afinal quantos brasileiros podem contar com escolta da PM?? Como diria aqule suposto jormalista da Band " em ajuda ai OOO"
-
Lucia Helena
corrigindo... (que não é PM)
-
Lucia Helena
Ser a favor de qualquer ato de civilidade precisa ser norma no trânsito. Detesto ter que escrever o óbvio do óbvio, mas não tem outro jeito. Não sei se o vereador comentado fundamenta -se na sinceridade de propósito; já que o costume local manda desconfiar da maiora das coisas emanadas por políticos. Em todo caso, o ciclista do senso comum paulistano, trafega apenas sob a proteção do próprio anjo de guarda (que é não é PM) o que é insuficiente à ignorâncîa em série de motoristas endiabrados.
-
Observador_anônimo
Será que seu ligar pro 190 a PM providencia uma escolta pra eu trabalhar de magrela tb? Dimenstein, ultimamente seus textos tem me causado asco!
-
Crasse Média
Ôooooooooo, se vai
-
-
Crasse Média
1/3 - Nobre Vereador "eu posso andar de bicicleta com escolta e você não pode nem usar transporte público porque não estou nem aí com você", muito bom dia. Quando o viaduto Pompéia voltará a operação normal (tornando possível sair e chegar a ZN de SP, embora entenda que seu foco seja Moema, sua moradia - muito justo, portanto) e quando as escolas de samba skindô serão convidadas a sair de debaixo de viadutos pra evitar novos "pobremas" do tipo (vide risco iminente do viaduto Rudge) ?
-
Crasse Média
2/3 -Caros conterrâneos paulistanos, muito bom dia. A vida real é diferente das colunas do GD, o magnânino ser supremo do saber avançado e também diferente do SPTV e a sociedade consciente unida, anota aí, por favor - SP não é Amsterdan (desenvolvida), nem Feira de Santana-BA (que é plana) - assim NÃO comporta bikes como transporte de massas, bem simples
-
Mario Vidal
Com policial ou não é um bom exemplo.
-
Crasse Média
Belo exemplo de "eu posso andar de bicicleta com escolta e você não pode NEM usar transporte público porque não estou nem aí com você"
-
-
Crasse Média
3/3 - o Sr GD, o magnânino ser supremo do saber avançado, só não anotou o Partido do nobre parlamentar (eu não achei!) ... a imprensa está uma média mesmo, né não ?
-
Daniel
Fez muito bem em não anotar. Assim as pessoas discutem o teor da matéria ao invés de transformar o fórum em guerrinha de partidos, como sempre fazem.
-
Mario Andrade
O vereador em questão é do PSDB. Mas o Giba ter colocado isso explicitamente no texto é inútil. O dia em que ele e qualquer outro "jornalista" deste "jornal" elogiar um político que não seja do PSDB/DEM/PPS (e agora talvez PDS) o mundo acaba!
-
-
menguele
Voto no brasil é obrigatorio porque se não fosse, ninguem votaria, pois a gente sabe que politicos brasileiros não merecem o cargo que ocupam, já foi o tempo de politicos serem honestos, é como jogador de futebol, tudo pelo dinheiro.
-
Roberto Cavalcanti
Denuncie Acorda Dimenstein! Incentivar crianças e adolescentes a usarem bicicletas para irem às escolas, é colocá-las em beiras de precipícios. Correrão altíssimo riscos de serem atropeladas por políticos bêbados, os quais, constantemente, vivem na contramão das leis. Acorda Dimenstein! Tu estás em Sodoma e Gomorra. Roberto cavalcanti - Brasília - DF - 16.03.12
-
Crasse Média
Ué, mas ele é casado ? Tem filhos ? Se importa com crianças que não as suas, se tiver ?
-
-
Eustaquia
Police Neto vai trabalhar de bicicleta com escolta da Polícia Militar. Quando um político abraça uma causa já era! Bikers arrumem outro garoto propaganda.
-
menguele
Não existe politico honesto nesse pobre país, eu não acredito em papai noel, ainda mais agora que o pt dominou o pais!
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.