Ciência > Morre Aziz Ab'Sáber, decano da geografia física no Brasil Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 3 Próximas

  1. LHWTGSK

    O Brasil realmente perdeu um grande pesquisador. A geografia física ficou sem seu expoente. Referência em geomorfologia e questões ambientais, A'Saber é um dos geógrafos mais laureados do país. Realizou a classificação do relevo brasileiro, elaborou os domínios morfoclimáticos, publicou várias obras, defendeu a biodiversidade e criticou as mudanças no Código Florestal.

    Responda
  2. não tenho

    Como geógrafa, agradeço a Ab'Saber por ter podido aprender por meio de sua maravilhosa obra, base dos estudos geomorfológicos e ambientais brasileiros. Como brasileira, digo que sua perda será sentida como uma lacuna irreparável, pois poucos estão dispostos a se dedicar à ciência do país com o afinco e seriedade com que ele dedicou, produzindo uma obra de valor inestimável como a sua. Obrigada, mestre...

    Responda
  3. Meio Burrinho

    Descanse em paz professor ! À família, meus sentimentos.

    Responda
  4. Jose Perez

    Como ex-aluno do mestre , geografo, quero dizer que o Brasil perdeu ontem , um dos maiores cidadãos deste país, que poduziu , se preocupou, dedicou sua vida aos estudos dos relevos e dominios naturais , mostran do sua importancia e sua utilização racional, ele foi um percursor do uso dos recursos naturais com responsabilidade(Desenvolvimento Sustentável) termo esse que foi inserido no RIO-92, ele ja tiha essa visão muito antes. Um patriota e brasileiro que nos deu muito orgulho. Adeus Mestre.

    Responda
  5. Willian

    Como bem pontuado na reportagem, uma grande perda para a ciência brasileira. Geógrafos, nós biólogos e, principalmente, voz da boa ciência e da razão em relação ao meio ambiente. Descanse em paz, professor. Que seus ensinamentos permaneçam e repercutam nas mentes dos congressistas ao analisar o Código Florestal.

    Responda
  6. Éder

    Fica o consolo de que viveu bastante e morreu ainda ativo, na medida do possível, em seus ideais. Lembro de minhas aulas de Geografia em que ele sempre era citado, marcou época.

    Responda
  7. Renato Felippe

    Para quem não conhece o Aziz poeta, segue um pedacinho de seu poema que fala da sua infância em São Luiz do Paraitinga "Saudades de menino Entes queridos. Lembranças sentidas. E, para completar As badaladas arrastadas do sino grande Que saudades, Deus meu!" (AZIZ NACIB AB`SABER)Homenagem da diretoria da Aprogeo-SP

    Responda
  8. Costa

    Eis aí uma pessoa pela qual eu tenho a maior admiração e respeito!

    Responda
  9. Nildo Lopes Paiola

    A Geografia está de luto, o Brasil perde um conceituado cientista... Parabéns Ab'Saber, pelo seu grandioso trabalho!!!

    Responda
  10. Flávio

    O seu texto infringe os termos de uso do serviço e por isso foi removido.

    1. Eduardo Censuradíssimo

      Para que serve você?

    2. HuqqerT

      Prá que você serve?

    3. Cláudio

      Vc está de brincadeira comigo. É que vc estudou com certeza em uma péssima escola de nosso país, onde o que vc entendia por geografia era olhar mapas, globo terrestre. Deveria saber que a geografia estuda tudo o que ocorre ao nosso redor. Quando se fala em globalização, multinacionais, transnacionais, investimento direto externo, pobreza, saúde, educação, relações internacionais, meio ambiente, tudo isso amigo é geografia. è observado os fatos históricos, suas implicações atuais e futuras.

    4. Adri

      e prá que serve um político corrupto?

  11. Cláudio

    Nosso País sofre com a falta de conhecimento histórico e geopolítico, estas ausências demostram pq somos uma nação passiva diante de graves crimes cometidos contra o povo, mostra pq ficamos indignados, porém apáticos. Mostra pq vendemos nosso voto por bolsa qualquer coisa, aceitamos desmates, corrupção. Aziz Ab'Saber, assim como Milton Santos, serão sempre os grande ícones desta nova forma de ver a Geografia, que através de um estudo histórico, mostra realmente o que é o Brasil.

    Responda
  12. chacrilongo

    Professor, obrigado pelo seu trabalho, pela sua colaboração, pela sua amizade. Todos te agradecemos de coração, principalmente sua maior admiradora, A SERRA DO JAPI. Descanse em paz amigo.

    Responda
  13. Mônica da Costa

    Triste notícia, sem falar na grande perda de um ilustre membro do Instituto de Estudos Valeparaibanos – IEV. Por sua grande contribuição e destaque, foi o primeiro a receber do Instituto, em 1997, a Medalha de Mérito “Paulo Pereira dos Reis” – criada especialmente para reconhecer o grande êxito profissional de um valeparaibano. A ele, sinceras homenagens! O Vale do Paraíba acaba de ficar órfão de mais um de seus grandes pesquisadores...

    Responda
  14. PELOS POLICIAIS, SEMPRE!

    Li um livro dele no cursinho e nunca mais esqueci a pessoa desse homem. Pena não ser um campeão em vendas. Que Deus o tenha!

    Responda
  15. ELIANE SANTOS

    O ilustre professor sempre é citado em inúmeros livros e teses sobre a arqueologia no Brasil e no exterior, um cientista incomparável. Aos familiares e amigos meus sentimentos.

    Responda
  16. Rck silva

    INTERESSANTE NOSSO PAIS. A LACRAIA ENTRE OUTROS QUE NADA FORAM, FORAM CAPA DE JORNAIS. ESSE MESTRE DO SABER, A MAIORIA DO POVO NEM CONHECE.

    Responda
  17. Eduardo Censuradíssimo

    Visão política questionável. Aliado a partidos como PSTU e PSOL teve muito a perder, em contradições que tanto caracterizam essas legendas, sobretudo na eterna visão de subordinação dos alunos e da comunidade mantenedora da USP ante os desmandos do SINTUSP e o autoritarismo que caracteriza os partidos que citei acima (melhor deixar para lá). Como cientista, foi um grande nome: vai fazer falta!

    Responda
  18. Professor

    Um grandioso estudioso que fez e fará parte da formação e da informação de inumeros profissionais. A Geografia perde um mestre!

    Responda
  19. quito

    Nós que estudamos a Geografia Física, seguindo a linha de Ab'Saber, temos um claro sentimento de orfandade. Perde o Brasil uma grande referência.

    Responda
  20. Atylla

    Sinto muito, grande perda.

    Responda
  21. Verinha

    Quando morre um grande mestre, aumenta a nossa responsabilidade para com o mundo. É preciso ter o prof. Aziz como referência intelectual, ética e humana. Obrigada, professor, por todas as suas lições para que esse país fosse melhor. Obrigada pelo seu enorme envolvimento com as questões relacionadas à manuteção da vida, do respeito e da moral. Descanse em paz.

    Responda
  22. Luciana Cantão Gomes

    Imensa perda, o Brasil fica menos inteligente. Aziz e Milton Santos tiveram carreiras moralmente e intelectualmente irrepreensíveis. Ambos mereciam maior reconhecimento.

    Responda
  23. Robson

    As últimas do BBB aparecem em destaque no alto do Portal, enquanto a morte de um importante cientista brasileiro fica sem destaque algum lá embaixo. Não é culpa do UOL, é apenas reflexo dos valores da nossa sociedade.

    Responda
  24. OMAR AHMED

    Sou contador e quando mais jovem la pela antiga 8ª serie nosso professor apresentou o livro do mestre Aziz Ab´Saber. Passei a adorar geografia e, mesmo escolhendo a minha atual profissao, por muitos anos ao fazer os testes aplicados desta matéria, na Fuvest, sempre acertava. Como eram gostosas aquelas aulas de geografia. Nunca mais esqueci o nome do mestre. Vá com Deus mestre e obrigado pelos magnificos livros!

    Responda
  25. Forrest Gump

    Não poderia deixar de manifestar meu pesar pelo falecimento desse emérito cientista, pensador brasileiro. O maior geógrafo que o Brasil já viu... Um dos maiores do mundo! Ninguém conhece melhor as paisagens brasileiras que Aziz Ab´Saber. Aqui vai uma homenagem de um simples desconhecido a um dos maiores brasileiros de todos os tempos. Descanse em paz, Aziz!

    Responda
  26. RenatoOlivBonetti

    Morreu o mestre da geografia física professor Aziz Ab'Sáber. Uma pena mesmo, homem que remava contra a maré fazia a diferença e lutava pelas causas ambientais no nosso país. Que fique em paz.

    Responda
  27. João Cardoso

    Uma pessoa integra e inteligente como este senhor deveria ter vida eterna. Um exemplo de grande homem neste Pais de picaretas. DEUS tenha compaixão da sua alma.

    Responda
  28. gato bravo

    boa noite dada a sua nobreza, no mínimo, todas as entidades que se relacionem com a Educação, Meio Ambiente e Biodiversidade neste país, e por RESPEITO, deveriam estar com a bandeira brasileira, estadual e municipal, hasteadas à meio pau. aos familiares, meus sentimentos e a certeza de que Aziz foi um grande homem e ponto. sinceramente luiz carlos

    Responda
  29. Katia Emi

    Uma notícia entristecedora.

    Responda
  30. Ines Dias

    Voltando de avião para São Paulo fim de semana passado e sobrevoando a região da Serra do Mar, lembrei do Dr. Aziz: vi os "mares de morros mamelonares" que ele tanto falava. Grande cara!

    Responda
  31. Mônica da Costa

    Uma triste notícia, sem falar na grande perda de um ilustre membro do Instituto de Estudos Valeparaibanos – IEV. O Vale do Paraíba acaba de ficar órfão de mais um de seus grandes pesquisadores!!!

    Responda
  32. CAS

    Não entendi por que meus comentários não foram publicados. Pelo menos o referente à citação "apesar da idade avançada ......." foi considerado e, o trecho do texto, revisto.

    Responda
  33. Marina

    O Professor Aziz era, antes de tudo o mais, um Cidadão, com tudo o que esse vocábulo possa explicar. Foi uma perda irreparável para o Brasil. Ele esteve na Caravana da Cidadania porque foi um militante das causas do povo.

    Responda
  34. rtd

    Quem disse que geografia não é importante?

    Responda
  35. MinasKolonian

    A perda de um sábio nos empobrece como sociedade.

    Responda
  36. Daniel Arruda

    Ganho para a Geografia.

    Responda
  37. Valter Heise

    Não era um dos maiores , era o maior ! Sorte de quem teve a oportunidade de conviver com ele!

    Responda
  38. wdener

    Adeus e boa viagem Professor! Com certeza a saudade acompanhará a SBPC. Siga em paz.

    Responda
  39. Luiz

    Brasileiro? Está bem então... agora tudo que nasce aqui é Brasileiro, se é que este senhor nasceu aqui.

    Responda
    1. Cazzani

      A constituição federal atribui a nacionalidade brasileira de origem aos nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país; Leia um pouco antes de comentar suas bobagens.

    2. Renato Felippe

      Prezado, Aziz Nacib Ab´Saber é paulista de São Luiz de Paraitinga.

  40. ROGERIO

    Và EM PAZ PROFESSOR E OBRIGADO PELAS LIÇÕES DE VIDA NA TERRA !

    Responda
  41. Adriana

    Além de grande cientista, um excelente ser humano. Sempre solícito e atento a todos. Na segunda feira, avistei-o saindo da biblioteca da FFLCH, com o mesmo olhar sereno de sempre. Olhou-me, deu um sorriso e continuou a caminhar vagarosamente... Infelizmente, a última vez que pude estar diante de um dos melhores mestres que alguém possa ter.

    Responda
  42. a procura da etica

    gde perda para o paisera uma pessoa de imensa culturaUM HOMEM DE ESTATURA;QUE DEVERIA SERVIR DE EXEMPLO A TODA ESTA CLASSE DE REPRESENTANTES SEM A MENOR ETICA E MORAL

    Responda
  43. Adriana

    Além de grande cientista, um excelente ser humano. Sempre solicito e atento a todos. Na segunda feira, avistei-o saindo da biblioteca da FFLCH, com o mesmo olhar sereno de sempre. Olhou-me, deu um sorriso e continuou a caminhar vagarosamente... Infelizmente, a última vez que pude estar diante de um dos melhores mestres que alguém possa ter.

    Responda
  44. Eduardo

    Grandes cientistas como este, assim como grandes médicos, engenheiros, físicos, etc que se dedicam a vida toda à ciência são, infelizmente, desconhecidos da maioria do grande público. Agora se falarem sobre jogadores de futebol, cantores sertanejos, artistas de novela, big brother ai quase todo mundo conhece... Um país que tem um povo que não dá valor aos seus cientistas, vota em político corrupto merece permanecer no terceiro mundismo.

    Responda
    1. Sergio Peretra Dos Santos

        Caro Eduardo  suas palavras disseram tudo .

  45. Paulo Cesar

    É uma perda irreparável. O Brasil tem muito pouca gente com sabedoria e uma história decente na vida.n Gande parte do restante não vale o que come. E tmos, ainda, 73% da popuilação analfabeta funcional e 91% analfabeta em uso de informática. Cada pessoa decente, portanto, é uma perda irreparável.

    Responda
  46. marnas

    Tambem foi meu professor na USP - FFLCH grande mestre, escritor e cientista.

    Responda
  47. aachen16

    Infelizmente foi-se um dos maiores cientistas brasileiros, uma fonte inesgotável de sabedoria. Quanto mais ele poderia ainda nos ensinar? Um homem insubstituóvel.

    Responda
  48. cezarcampos

    Tenho livros dele. Aprendi muito com esse mestre da Geografia.

    Responda
  49. RB

    A contribuição é inestimável... E a perda, para todos nós, irreparável... O sentimento de luto e orfandade pesa demais agora que esse grande homem se foi... Será necessário milhares de nós para fazer um pouco do que ele fez, e ter o peso que tinha no debate científico, ecológico e acadêmico no Brasil. Grato por tudo professor... Foi uma grande honra conhecê-lo e ter sido seu aluno, nem que por um breve tempo, e também ter sido aluno de diversos de seus ex-alunos.

    Responda
  50. Joca-RJ

    Inestimável perda. A ciência brasileira está de luto, pois era um de seus mais argutos pensadores, sempre pautado pela razão e pela humildade.

    Responda

1 2 3 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.