Ciência > Morre Aziz Ab'Sáber, decano da geografia física no Brasil Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3
Fato tristemente raro: o Aziz Ab'Saber morre enquanto o site do Insituto de Estudos Avançados da USP ainda estampa em sua página inicial um obituário de César Ades. A ciência brasileira está duplamente em luto.
além de grande cientista era um cara super tranquilo e humilde.... no tempo que passei na usp era possÃvel vê-lo quase diariamente na lanchonete da ECA por volta de umas 5 da tarde....
Uma perda lamentável para a Ciência Brasileira, um homem de grande conhecimento e visão de futuro. Que Deus o acolha em paz!!!
Comecei a ouvir falar de Aziz Nacib agora que estou fazendo faculdade de geografia, e triste ver como brasileiros que realmente tem algum reconhecimento internacional como Aziz, Milton santos e outros são completamente desconhecidos do povo.
Marcelo, dificilmente um homem como Ab´Saber ou Milton Santos terão reconhecimento popular. O motivo é muito "simples": a grande maioria mal sabe ler e escrever, além de ser "educada" pela TVLYXÃO (Globo e irmãs menores). Os "Ãdolos" desses (milhões de) alienados são aqueles de sempre. Nem preciso citar nomes, certo?
Obrigada pela brilhante contribuição ao paÃs, Professor Ab´Saber. Descanse em paz que a sua parte foi feita. Seu exemplo será lembrado sempre pelas próximas gerações de geógrafos e por pessoas que se interessam pelas questões ambientais.
Grande mestre Aziz, maior conhecedor do meio-ambiente brasileiro. Teu legado fica. Descanse em paz...
Nossa, agora me lembrei de um professor do colegial que eu odiava e vivia falando nesse professor.
Ô Thiago, vai comentar lá no Big B0sta Bial...é o lugar certo para você!
Nossa, grande perda... um dos maiores nomes nessa área. Lembro da sua classificação de climas até hoje.
Já está fazendo muita falta. Aziz tem um conhecimento surpreendente de SP...talvez era a pessoa que mais conhecia a Geografia dessa cidade e foi , na minha opinião, muito pouco utilizado pelos incompetentes de nossos governates. Fica o grande legado deste gênio da Geografia. Vá com Deus !!!
Tinha me esquecido...como morador da Região da Serra da Cantareira agradeço por ele ser um dos responsáveis pelo tombamento da Serra, tornando-se patrimonio natural da humanidade, ajudando na sua preservação e sendo reconhecida pela UNESCO como o maior cinturão verde do mundo !!!
O povo de São Luiz do Paraitinga perde hoje um dos seus filhos ilustres.Obrigado professor pelo carinho que tinha pela nossa terra. obrigado pela sua companhia nos momentos tristes e alegres desta cidade.Aos familiares meus sentimentos.Danilo Mikilim, ex-prefeito.
grande perda!! sua lucidez vai fazer muita falta nesta hora que o Brasil se defronta a alteração do Código Florestal... que sua história e ensinamentos sirvam de inspiração aos dirigentes que estão com a tarefa de transpor esse desafio.
Uma grande perda, não só para a Geografia.
O Profesor Aziz merece a nossa admiração eterna por ter sido muito competente e minucioso em suas obras. Este soube estudar e demolnstar o Brasil a fundo. Descanse em paz e obrigado pela sua contriubuição.
O mais triste que se perguntar pelo nome nas ruas,ninguém sabe quem é.Agora pergunte qual o nome de todos do BBB..isso todo mundo sabe.Concordo que a expressão "apesar da idade avançada"é carregada de preconceito,quer dizer que uma pessoa mais velha não consegue nada?O jornal poderia começar a observar esse tipo de expressão utilizada.
Grande estudioso, grande brasileiro.
Um grande Homem , um grande cientista..Vamos sentir tua falta meu querido.
Uma mente iluminada, uma visão larga, competência e conhecimento sólidos, trazendo idéias e apontando caminhos para soluções. Triste é ler "apesar da idade avançada...". O que tem a ver a idade avançada ? A juventude é eterna em pessoas como esse mestre. Apenas algumas dificuldades fÃsicas, mas a sabedoria e a disposição para realizar e sonhar NUNCA definham ! Preconceito lamentável.
Descanse em paz professor!
Grande perda...
O prof.Aziz, mais do que a reportagem deu a entender, foi pioneiro nas ciências da Terra no Brasil. Trouxe diversos debates que guiaram a Geografia FÃsica, e em muito da Geologia e Ecologia. Sem dúvida pode ser apontado como o nome de maior produção cientÃfica na área, com as primeiras classificações e entendimentos de gênese do relevo Brasileiro por um Brasileiro, cuja herença simplesmente nunca irá desaparecer. Basicamente tudo que se construiu teve origem nele, mesmo que para discordar!
Intitulá-lo apenas como geógrafo não define quem ele realmente foi, um dos grandes cientistas deste paÃs. Que descanse em paz.
Se foi um grande contribuidor da Ciência, vá em paz grande mestre Aziz!
Um dos maiores nomes da ciência brasileira, o maior geógrafo brasileiro. Lutou por aquilo que acreditava ser justo, tanto para o homem, quanto para a natureza. Que todos acadêmicos se inspirem nele!
Francisco A. Lopes Toda vez que a imprensa noticia o desparecimento de um intelectual e de um estudioso em assunto de real importância, reabre um momento de reflexão de que a obra deixada por Aziz Ab´Saber foi devidamente reconhecida, mesmo porque, sua história não termina aqui.
Que todos os acadêmicos se inspirem nele e,o que eu desejo, também, é que os "donos do poder polÃtico" se inspirem na sua conduta, na sua postura ética e na sabedoria que emanava.
DifÃcil dizer se ele foi o maior geógrafo, uma vez que tivemos dois grandes nomes na Geografia: o próprio Ab'Saber e Milton Santos. Mas sim, ele merece todas as honras e homenagens possÃveis.
Intitulá-lo apenas como geógrafo, não mostra a extensão do seu conhecimento. Um dos maiores cientistas do paÃs.
Se não for o melhor, né?
Seu conhecimento envolve várias áreas que são objeto da geografia. Conhecimentos de biogeografia, geomorfologia, geologia, climatologia. Todos objetos de estudo da ciência geográfica. O que mostra a extensão de um geógrafo que entendeu a geografia e a complexidade sistemática que a envolve.
O seu próprio sobrenome já lhe precedia e antecipava a lagueza do conhecimento!
não discordo da extensão do conhecimento dele. Extensão essa justamente pela imensidão do conhecimento Geográfico! Então não diga apenas, colega.... Ass.: Layla - GEÓGRAFA
Como geógrafo, sinto a perda deste ilustre cientista... Bom descanso professor...
Uma grande perda para a Ciência e para o Debate inteligente no Brasil e América latina!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ciência > Morre Aziz Ab'Sáber, decano da geografia física no Brasil Voltar
Comente este texto