Ciência > Morre Aziz Ab'Sáber, decano da geografia física no Brasil Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 Próximas
Um grande professor que se vai. As boas e grandes cabeças infelizmente estão mudando de andar. Como esse, não vejo sucessor.
O Brasil perde um grande cientista (geográfo) e um grande ser humano.
Deixou um grande legado para a humanidade. Descanse em paz.
O émerito brasileiro Dr. Azis como próprio de seu magnânimo caráter, também, dedicou-se ao CONDEPHAAT, exercendo sua presidencia, ou, como conselheiro. (Nossa!! o Condephaat hoje, lamentavelmente, é um orgão homologador de demolições no interior do Estado. Pode até, eventualmente - à mera colocação de idéias -, caracterizar crime de lesa-memória.) Que o espÃrito do Bravo Professor ilumime o Governador Alkimim, e Secretário de Estado de Cultura. Está feita minhas homenagens ao Dr. Aziz.
Tive a honra e o privilégio de ter sido sua aluna na FFLCH-USP - (turma de 1979). Brilhante Professor e Cientista. Dedicou sua vida à preservação ambiental. Exemplo de ser humano a ser seguido. Descanse em paz.
A maior homenagem que este grande cientista brasileiro pode receber são as centenas de comentários elogiosos dos que aqui se manifestam. Me sinto feliz por ter sido contemporâneo do Professor Aziz e ter me desfrutado de suas magnificas palestras. Pode parecer piegas, mas estou com os olhos marejados com a perda do nosso magnÃfico professor. Foi Milton Santos, agora Ab'Saber. Que iluminem a ciência e o BrasilViva Aziz Ab'Saber.
Perde-se um grande cientista, ganha-se um cidadão do mundo. Descance em paz professor.
Sem duvidas, um dos maiores Geografos que a Brasil já teve.É uma perca muito grande.
Lamentável a perda de pessoa tão honrada e sábia. O professor Ab'Saber, para quem não se recorda, inspirou o então prefeito de São Paulo, Sr. Jânio Quadros a idealizar o Parque Ecológico do Tietê, onde estava previsto a desapropriação de vasta área da Barra Funda ... a ideia foi desprezada por pressões polÃticas ...
Por certo um de nossos grandes valores intelectuais conteporaneos, assim como tb seu colega Milton Santos. Pena a perca de tamanho valores, enquanto isso, precisamos ainda continuar suportando o convivio com figuras tipo Sarney, Siqueira Campos (TO), Edison Lobão e tantos outras mumias da politica brasileira.
Amém ...
Ele foi e sempre será muito especial, além de ter sido um ótimo amigo. Deixará saudades...Carmen e Bia.
Meu!!!!!!!!!!!!!! Esse era o CARA ,peça sem reposição vai fazer falta
A maior homenagem que ele pode receber são os maravilhosos comentários de seus verdadeiros admiradores que aqui se manifestam. Pode parecer piegas, mas estou com os olhos marejados. Perda incomparável.. Sinto-me feliz por ter sido seu contemporâneo e poder desfrutar de várias de suas magnificas palestras. Muito obrigado, velho mestre.
Segue em paz Ab'Saber e dê um grande abraço no colega Milton Santos.
Mais que um Geógrafo um cientista brilhante um referencial a outros que dedicam-se ao estudos, deixa a famÃlia enlutada à qual ofereço os pêsames , deixa também órfãos e enlutados todos aqueles que beberam de seu conhecimento, que seu trabalho, vida e obra sirve de inspiração.
Pessoas especiais como Aziz e Paulo Vanzolini são realmente imortais. Ao que já não esta mais entre nos, obrigado
Que Deus cuide carinhosamente da alma deste grande brasileiro.
Guiai e protegei a biodiversidade brasileira aà do outro lado. Muito obrigado, doutor. Descanse em paz.
Azis Ab'Saber nos deixa antes de tudo a alegria e também o grande legado cientÃfico da Geografia como Ciência de produção de ideias transformadoras da Sociedade Brasileira mais justa. Não tenho dúvidas, que tudo isso, será trilhados pelos Estudantes e Professores e Pesquisadores de hoje do amanhã.
Fiquei muito triste ao saber que o ilustre professor nos deixou.Era de encantar o modo como ele falava de nossa geografiae geologia;eu até porisso acabei lendo toda a parte de geologia do livro "Os Sertões ",de Euclides C....Mestre Aziz ,descanse em paz!À famÃlia,meus sentimentos.
Que pena. Grande cientista e grande figura humana. E alguém que tinha carinho por São Paulo: vejam que lindo é seu livro coletânea "São Paulo Ensaios Entreveros", EDUSP, 2004.
Ele não era um simples geógrafo. Era também ambientalista, biólogo, professor, historiador, etc, em suma, ele era fantástico, um de nossos verdadeiros heróis brasileiros! Que Deus abençoe sua alma!!!!
O professor apoiou muito o movimento estudantil na luta por democracia na USP. Lamentável perda.
Um grande brasileiro, que pensava o paÃs como um todo, não através de "lentes" sectárias e/ou ideológicas!
Uma grande perda para a nação brasileira... descanse em paz!
Uma perda irreparável não só para a USP como para todo o Brasil. Descendente de imigrantes que construÃram este PaÃs, e que defendeu e promoveu a preservação nossa preservação ambiental a vida toda. Perda inestimável, que jamais será substituÃda.
Já vai tarde este obscurantista travestido de cientista , este tirano travestido de democrata.
SO PODE ESTAR FALANDO DE UM POLITICO
Pai, perdoai-o, ele não sabe o que diz.
resquÃcios da ditadura...com certeza desconhece livros e palestras desse grandioso geógrafo.
AZIZ NACIB AB'SABER Ser humano magnÃfico. Todos os humanos ambientalistas e defensores da NATUREZA,a fauna,a flora,os oceanos,as cachoeiras, o reverenciamos. Um grande exemplo para a humanidade.
O Brasil amanhã estará mais pobre. O grande Professor e cientista Aziz Ab´Saber deixou um legado extraordinário à humanidade. Sua sabedoria extrapolou o mundo da ciência inserindo-se no social e nas humanidades. Que Deus o acolha para o descanso eterno com a certeza do dever cumprido.
Os predadores do meio ambiente estão em festa, menos um ambientalista capacitado... Este senhor abriu mão de um terreno no Condominio de Itamambuca, em Ubatuba,(que valeria milhares de reais), pela convicção da preservação ambiental... Não o conheci pessoalmente, ma tive a honra de um dia receber uma ligação sua, dizendo do seu dilema, em ocupar o dito terreno...
Este foi um grande brasileiro! Ele sim, a exemplo de outros mestres vocacionados que dedicaram a vida ao estudo e ao bem-estar do povo brasileiro, são nossos Ãdolos. Se for pra se espelhar em alguém, que nos espelhemos nos verdadeiros merecedores. Vai em paz.
Concordo em gênero, número e grau, Renato! Os verdadeiros heróis desse paÃs, além dos milhares e milhares de anônimos que atendem nas emergências mais graves (bombeiros, enfermeiros, médicos e até, por que não?, boa parte da PM) são cientistas como o professor Ab´Saber, que certamente não ficou rico como muitas "celebriNULIdades" que campeiam por aà feito verdadeiras pr@gas! Não ficou rico materialmente, mas teve uma riqueza muitÃssimo mais importante: a do CONHECIMENTO e da SABEDORIA!
Foi um cientista tão grande que até seu viés ideológico, que várias vezes se superpôs à racionalidade, tornou-se um senão Ãnfimo diante de sua enorme contribuição ao Brasil. Fará muita falta.
Puxa, que notÃcia triste! O professor Aziz é um daqueles seres humanos que realmente fazem falta.
Em um paÃs que tem Aziz Ab' Saber, o filho do Sarney foi ministro do meio ambiente...grande perda.
Perde a Academia, perde o Brasil. Agradeçamos as aulas dadas, seus trabalhos escritos, além do exemplo de cidadão e professor.
O professor Aziz Ab'Sáber é um exemplo de homem que não desperdiçou a sua existência. Lutou pela paz e pela justiça, foi muito mais que o decano da geografia fÃsica, foi o amante da natureza que falava com brilho nos olhos do seu amor.Poucos foram tão apaixonado pelo seu ofÃcio como o querido professor "Zé Colmeia".
Caro Professor, muitÃssimo obrigado pelo extenso conhecimento que o Sr. nos deixou. É uma perda muito grande para o paÃs, para seus alunos, famÃlia e amigos com certeza. Descanse em paz.
Milton Santos, agora, terá um parceiro, à altura, para conversar. Até logo.
Em um paÃs carente de mentes brilhantes e seres humanos dignos, uma perda imensurável! Bom descanso, professor.
CrÃtico da emenda do Código Florestal que está em curso no senado para ser votada, a carta aberta do SBPC certamente deixa claro o quanto esse texto contradiz as necessidades de organização e proteção dos biomas nacionais. Digno de ter um funeral com a bandeira do Brasil hasteado a meio mastro, gostaria de saber quantos desses, no senado ou na câmara, mereceria tal reverência.
Eli, se tem alguém naquele @ntro que merece essa reverência, hummm!, acho que não! Certamente o Rebelo não merece! Pensando um pouquinho mais...NINGUÉM Là MERECE!
Morre um dos homens mais ilustres da história do Brasil! Mais do que geógrafo, um humanista em toda a sua expressão. Se tivéssemos um governo sério ele receberia a mais alta honraria que se poderia conceder a um homem. Mas o Estado brasileiro prefere homenagear os malufs e sarneys da vida.
Minha homenagem ao grande cientista, ao grande ser humano.
Querido professor...saudades das palestras, do senso critico, do respeito aos alunos...saudade da referencia como cidadão brasileiro... da sua eterna aluna e leitora sueli angelo furlan
Foi se um grande cientista, um grande ser humano. Estamos mais pobres hoje no saber devido a sua morte. Meu pesar, minha tristeza. Todavia, um grande viva pelo muito que ele foi para o nosso PaÃs.
Não definindo-o apenas como geografo, mas o professor Aziz Ab'Saber foi um dos maiores cientistas que esse paÃs teve. Sua imensa contribuição para a preservação do ecossistema, como no tombamento da Serra da Cantareira, ficará como legado para as próximas gerações. Quem dera se nossos polÃticos tivessem a capacidade e, principalmente, a ética e integridade deste sábio.
Jeferson, ética e integridade é o que a POLYTYKANALHA menos tem! A propósito, não me lembro de ter visto tamanha quantidade de comentários elogiosos a respeito de nenhum desses polÃ/ticos que se foram nos últimos 2 ou 3 anos. MuitÃssimo pelo contrário! Por que será?
Grande pesquisador, cientista, o geógrafo Aziz Ab'Saber deixa uma obra vastÃssima e atuante pelos biomas naturais em extinção no paÃs. Uma das maiores cabeças pensantes deste paÃs, não poupou seu tempo para participar da construção de uma idéia de que o paÃs precisa se desenvolver respeitando o equilÃbrio das reservas naturais que ainda existe, diga -se de passagem um dos últimos estudos sobre o Cerrado Brasileiro, demonstra o quão esse bioma é importante e ameaçado.
Grande professor, pesquisador, brasileiro! A maior homenagem que pode ser prestada ao professor AZIZ é que ouçamos suas crÃticas ao processo que vem sendo conduzido para destruir o código florestal.
Exijam que o prefeito de São Bernardo do Campo dê o nome de Aziz Ab'Sáber para o CEU que estará inaugurando nesse fim de semana. Caso o prefeito de SBC não queira, vão lá pertinho, e falem com o Dr. (Honoris Causa, mas Dr) Luiz Ignácio L__la da Silva. Diga para o Molusco Cefalopode Eneadactilo Etilico que o Aziz Ab'Saber fez mais pela nação que a genitora de sua esposa atual, após a conversa aguardem para saber o que o Demiurgo lhes responderá.
Pelo que estou entendendo, aà em São Bernardo vão inaugurar o CEU da sogra?! Isso é o _ _ da cobra...
De fato, o professor Aziz fez muito pelo Brasil e merece todas as honras, e, ainda, sempre foi um dos principais cabos eleitorais intelectuais que o Dr. Luis Inácio L ula da Silva teve desde sempre.
Grande homem! Vá em paz.
Foi-se um legado.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ciência > Morre Aziz Ab'Sáber, decano da geografia física no Brasil Voltar
Comente este texto