Ciência > Cientistas querem que golfinhos tenham "direitos humanos" Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Velloso

    Os golfinhos merecem muito mais essa proteção aos seus direitos.

    Responda
  2. Débora Galvão

    Sou totalmente a favor! Aliás, todos os animais deveriam ter seus direitos. E quem os maltratassem deveriam ser punidos de forma mais severa. São seres indefesos e precisam de quem os defenda!

    Responda
  3. Rafael

    "A inteligência deles está acima da de outros animais". A frase certa deveria ser: A inteligência deles identifica-se mais com a nossa que a de outros animais. Assim, nos percebemos melhor. Todos os animais deveriam ter seus direitos. São todos nossos semelhantes, alguns em maior ou menor intensidade.

    Responda
  4. Moria

    certos animais entram em extinção talvez porque precisem entrar em extinção, mas creio que essa atitude do governo esteja certa...não se preocupe, daqui a mil anos ainda haverá baleias nesta Terra rsrsrsrs

    Responda
  5. Ale

    eh so deixa-los soltos na natureza q ta resolvido, e parerem a pouliçao dos mares e oceanos!!!

    Responda
  6. silvana barana

    Gostaria que todos os animais tivessem tratamento digno.

    Responda
  7. Knight Storm

    CONCORDO , APROVO E PODEM CONTAR COMIGO:.

    Responda
  8. Tidinho

    Com certeza esses cientistas estão variando.se p/a ser humano está dificil,imaginem p/a animais,tratá-los com os mesmos direitos.Imaginem o que vem por aí.

    Responda
  9. Kiko

    Sinceramente, eu tenho minhas ressalvas qdo o assunto é Direito Animal. Na minha opinião lugar de animal é na natureza - salvo os já domestícados (gato, cachorro,pássaros...etc). E qual o problema? Creio q/ leis e normas são geradas p/ melhor convivência dentro de uma sociedade, elas são criadas para ñ perdermos as rêdeas. O problema é: qdo criamos leis p/ animais não estaríamos partindo do pressuposto q/ eles farão parte (de alguma forma) da nossa sociedade? O correto ñ seria ir con

    Responda
    1. Kiko

      continuando... o correto não é partir pra libertação animal? Deixá-lo em seu lugar natural e intocado? Inseri-los em nossa sociedade não o estaria domesticando? e será que vale a pena continuar a domesticar + espécies biologicas? Normas p/ lidar c/ animais traficados e de c/ devemos proceder p/ devolvê-los ao ambiente natural é uma coisa, isto é válido. Mas configura-se c/ norma técnica, agora, ter um DIREITO PROPRIO, implica em MTO mais coisas O que acham?

  10. thintones

    qeu houve?

    Responda
  11. Luis Bohrz

    Todo ser vivo é relevante, merece respeito e tratamento digno. Sobre o tema vale ver o documentário earthlings, terráqueos, disponível online na net. É tocante e também chocante.Em tempo, gosto de um bom churrasco.

    Responda
  12. jomar vasconcelos

    Cientista ???????

    Responda
  13. Morcego

    O homem é dito animal racional,mas essa razão n tem levado o próprio homem para considerações dignas de serem "racionais",pois o q ele sabe é invadir,pilhar e destruir...

    Responda
  14. ALDO

    A ação já foi perdida. Como é que ficaria o adágio 'a cada direito corresponde uma obrigação'? Como seriam cobradas as obrigações dos golfinhos?

    Responda
    1. Derricker

      Os golfinhos teriam a obrigação de não deteriorar o meio ambiente.

  15. Sr

    A Pholha disponibilizou um golfinho para um chat com os que ainda não entenderam o teor da matéria. Ele é ruim de digitar mas vai desenhar pra vocês com o focinho.

    Responda
  16. Brum

    Concordo plenamente. Especialmente considerando que não só no Brasil, com também nos EUA, em menor proporção, seres muito inferiores aos golfinhos têm "direitos humanos". Alguém já soube de golfinho la/drão ? Assa/ssino ? Invasor de terra ? Que seja tão incompetente a ponto de depender de bolsa-fa/mília ? Que apareça na TV filmado desviando dinheiro público ? Que aceite ficar meses enclausurado em uma casa para ganhar notariedade e, ao sair da casa pousar pelada ???

    Responda
  17. ElianeLi

    Pois é,"em um planeta com 7 bilhões de pessoas, muitas sofrendo com guerra, fome e epidemias" não precisamos de Sea World (e afins) ou da caríssima caça a baleias pra agradar ao paladar de alguns. Devemos nos ater a alimentar, educar, manter saudáveis estes 7 bilhões e podemos fazer tudo isso de forma sustentável, prejudicando minimamente os animais (todos eles) que tem os mesmos direitos que nós.

    Responda
  18. chilli pepper

    eu apoio!

    Responda
  19. mdogue

    Como podem ter "direitos humanos" se eles não votam, muito menos pagam impostos!

    Responda
    1. Derricker

      Sim, claro... e serão tratados pelo sistema SUS... Tô vendo que os golfinhos são mais espertos que muita gente.

    2. Eduardo Censuradíssimo

      Quer dizer que antes de instituírem o voto e os impostos (bons tempos aqueles) não existia humano? Cada coisa que a gente tem que ler...

  20. Eduardo Censuradíssimo

    Posso garantir uma coisa: um golfinho (ou cão ou gato etc) vale mais que a metade das pessoas que já conheci nessa vida. Podem me xingar à vontade mas um bicho é mais gente que muita "gente" por aí...

    Responda
    1. chilli pepper

      concordo

  21. OLIVARES ROCHA

    Haverá um dia, se o ser humano sobreviver à sua própria barbárie, em que verão imagens de animais em cativeiro, massacrados cruelmente, expostos inteiros nas mesas das refeições, e ficarão chocados... Enquanto isso, vou tentando me livrar daquele suculento filet mignon do dia-a-dia... Só estou comendo carne vermelha vez por outra nos finais de semana...luta desumana se livrar de velhos hábitos e vícios...

    Responda
    1. Evandro Sares

      Que tal respeitar a opção alimentar das pessoas ? Respeito é uma palavra (e uma ação) que poderia mudar o mundo , mas muitos esquecem dela.

    2. chilli pepper

      fica com nojo de comer cadaver que vc consegue parar. aliás, carne crua fede.

  22. Cascão

    "Pô, mó legal, mano! Quem assina a procuração? Se o bicho é tão da hora, tem que assinar a procuração, vlw?" Ainda bem que consegui ensinar aos meu filhos que o cérebro não foi feito para enfeitar o vazio do crânio. Depois querem que a gente respeite esse povo. E tem gente que ainda acredita no aquecimento global antropogênico 'descoberto' pelos cientistas. kkkkkkk PQP! É isso aí, o mundo já era.

    Responda
  23. Caiapó

    Respeitá-los NÃO maltratando, não abusando, oferecendo um mínimo de dignidade já seria um avanço. Mas torço para que leis como esta sejam aprovadas. Até para estimular outras que, por exemplo, repreendam com mais severidade aqueles covardes que cometem atrocidades contra cães, gatos, pássaros e outro bichos.

    Responda
  24. Paulo Rubens

    O ser humano se acha o "maximo", acima do bem o do mal... já está sofrendo as consequencias disso e ninguém sabe onde isso vai parar.

    Responda
  25. Alfa Silva

    Estou percebendo pelos comentários que muita gente desconhece a verdadeira forma de viver dos animais, tem gente que acredita piamente em bondade neles, quando o cão vem e lambe a mão ou seu rosto do dono, é interpretado como forma de carinho, quando na verdade não é nada disso. Apenas um ex. entre mil outros erradamente interpretados pelo homem que chega a repudiar seu semelhante em defesa desse, ou de outro animal. Nada contra defender a fauna, mas procurem saber mais.

    Responda
  26. grosspimpa

    Até agora não entendi o porque que a comunidade gay não saiu em defesa dos veadoscampeiros do cerrado brasileiro. Esta especie está quase em extinção em quase todos ecossistemas rurais, enquanto a população dos homónimos urbanos se multiplica.

    Responda
    1. Alfa Silva

      Deve ser porque são vea-dos? Isso discrimina creio eu.

  27. Alfa Silva

    Foram escolher logo as orcas? baleias assassinas, caçam em grupo e possuem em sua natureza resquicios de maldade, assisti um filme feito por uma equipe, tipo documentário que mostra o modus operandis desses animais, é uma coisa bárbara.

    Responda
  28. Monica Karpinsk

    A sociedade ocidental em geral está anestesiada. Está sendo levada de roldão para um desfecho terrivel e não se apercebe. Fiz um comentário outro dia justamente sobre isso " a humanização dos animais". Vocês podem não acreditar, mas isso tudo tem sido milimetricamente planejado(E por hora não vou dar nomes aos "bois"...). Mas já digo que. oque vem por trás disso não é coisa boa. O lance "por hora" é fazer com que todo mundo passe a se preocupar com os animais. Isso é apenas a ponta do iceber

    Responda
    1. Rogerio Rodrigues de Alcantara

      Olá Monica, tudo bom? A princípio, não vejo nada de errado em tratar melhor os animais. Mas fiquei curioso com o seu comentário. Poderia passar mais detalhes? Talvez passar alguns links como referência? Muito obrigado e um abraço.

    2. Mauro M.

      Ela leu demais o livro "A Revolução dos Bichos"

    3. chilli pepper

      24 pessoas curtiram e sabem do que essa monica esta falando? ou curtiram pq acharam engraçado o devaneio sem uma base de argumentos? ou fumaram do mesmo cigarro de artista?

    4. Waldir Reis

      Monica Karpisnky, pelo fato de vivermos em uma democracia vc deveria respeitar a opinião dos outros; muito embora vc não as aceite..principalmente se o caso for de alguém bem nascido e bem criado. talvez não seja seu caso. Mas inveja mata; o rapaz não precisou fazer absolutamente nada para isso. deixe que as autoridades competentes julguem o assunto. e aprenda a respeitar opiniões. abraços

    5. Otacílio Neto

      Falou falou e não disse nada.

    6. chilli pepper

      hahahahahaha... vc não vai dar nome aos bois pq? fumou mto e esqueceu o nome dos bois ou só está querendo fazer um suspense?

    7. Eduardo Censuradíssimo

      Uma vida destruída pelo crack

  29. Sargenta Pimenta

    Os humanos, se fossem "racionais" como dizem, compreenderiam que todo ser vivo tem seu direito de estar no mundo. "Tudo que vive é teu próximo."

    Responda
    1. Carolina Souza

      É alfa... são maldosos para comer ou defender o território e isso é muito mais cruel do que m a t a r coelhos para fazer chaveiros, entubar gansos para fazer patê e arrancar a pele para fazer estolas. Realmente...

    2. Alfa Silva

      Sargenta! Sentido! Em forma! Marche! Virar à esquerda! Virar à direita! Apresentar pimenta! opss apresentar @rm@s!

    3. Alfa Silva

      Sargenta, vai dar ordem unida pro seu pelotão, aqui pisou feio na bola, o ser humano é o topo da cadeia alimentar e a despeito da maldade de uns, não pre-julgue os demais. Procure saber o comportamento das orcas em suas caçadas em grupo, verá a maldade estampada nelas, procure saber como grupos de chipanzes caçam, veja a maldade pura deles quando isolam um pequeno filhote de macaco e o comem, humanos não comem crianças, as protegemos. Humano sim, com muita honra! 

  30. ProfAndre

    Sem lembrar que eles podem alertar sobre o fim iminente da Terra. So long, and thanks for all the fish.

    Responda
    1. Alfa Silva

      Isso os maias já fizeram a muitos anos atrás, our planet is living his last days

  31. investigator

    estes seres são mais inteligentes que muitos seres humanos

    Responda
  32. Seyyed Hossaynî

    Tomara que consigam. Posso garantir que os golfinhos são como nós, apenas não podem falar, e por não terem mãos ou similar, torna-se difícil a comunicação. Imagine que vc é cego, mudo, surdo e não tem mãos. Verá que é difícil não acharem que vc está "vegetando", ou seja, vão te considerar "morto", vão te inferiorizar, só pq n consegue se comunicar. Com os golfinhos é igual!Por favor, me ajudem a acabar com a matança de golfinhos pelo mundo, em especial nos países asiáticos, eu vos imploro!

    Responda
    1. Alfa Silva

      Ahá! andou muito tempo assistindo filmes de golfinhos hein? vc assistiu aquele que o golfinho conversa com menino? pois é, nele o diretor ficava dando ordens na filmagens e rachava de rir, ele sabia que ia enganar muita gente, eu sei, estava ali bem perto ao lado.

  33. edsm

    Pois é: são como umanos mesmo. Na costa africana já foram vistos efilmados golfinhos jogando com a parte traseira como peteca uns prosoutros filhotes de pinguins, focas, etc, numa absurda matança gratuita,sem se alimentarem, só pra princarem. E chimpanzeses, outro animal"inteligente", também já brincaram com filhotes de outros adversáriosate falecerem.

    Responda
  34. Bertrand Russell

    Vejo q muitos nao entenderam o termo "direito humanos" e nem perceberam q ele esta esta entre "". O q os cientistas realmente querem dizer é q os golfinhos e outros animais sencientes devem ter direito de serem tratados "humanitariamente". Nao gosto desse termo por isso prefiro substitui-lo com o 'direito de nao sofrerem dor e sofrimento intencional devido a ação humana. Em outras palavras, livres da crueldade humana. Aqle q nao concorda com esses direitos sao pessoas imorais e anti-éticas

    Responda
  35. Fábio Nogueira

    Eu gosto prá caramba de bicho... Já tive mais de dez cachocrros, agora tenho duas cadelas e uma gata... Sou incapaz de qualquer judição com animais, do tipo que dá sermão em carroceiro que abusa do chicote... Mas primeiro dar Direitos Humanos verdadeiros para os toda a humanidade. Com certeza os Direitos dos Animais, de todos, vem junto atrelado.

    Responda
    1. chilli pepper

      fábio vc come carne? se come vc está sendo incoerente e é responsável pela maior judiação de animais da história. se não come, parabéns.

    2. Alfa Silva

      Amigo humano, você não acha que os animais deveriam viver cada um com sua própria espécie? Não acha errado o homem ter o direito de aprisionar animais, fazê-los perder a própria identidade, confinados em um pequeno local? É exatamente isso que o homem faz com gatos, cachorros, passarinhos e por aí vai, e ainda afirmam que os tratam bem. São Francisco de Assis está vendo tudo e aborrecido com vcs "criadores" de animais.

  36. ofox

    Não entendo exatamente o que estes cientistas querem. Imagino que não usaram uma base muito científica para levantar a bandeira. Quem são as espécies de golfinhos comentadas, e como seriam dados estes Direitos Humanos. Os Direitos Humanos são observados pelo estado internacional. Se o golfinho tem direito a saude, moradia, etc, como o Estado garantiria isso. E devem ser membros da sociedade, e ter deveres e educação, para serem como humanos. Acho a discussão meio absurda...

    Responda
    1. Alfa Silva

      Parece que eles vão construir escolas para os golfinhos e depois deles aprenderem a falar, ler e escrever receberão um título de direito humanos em cerimônia. o duro vai ser eles se vestirem formalmente.

    2. Alfa Silva

      Absurda e típica de quem não tem o que fazer. Existem trocentas formas de proteger os animais sem chegar a esse extremo, ofen-dem nossa inteligência.

  37. Wilson Santos Luz

    Então aqui na Amazônia os filhos dos Botos vão reivindicar os dois direitoskkkkkkkkkkkkkk

    Responda
  38. rsbcoman

    Sou totalmente a favor, e não só para os golfinhos, se falarmos em dignidade e amor ao próximo nos Humanos seriamos banidos dos direitos humanos !!! Voo Facil...

    Responda
    1. Alfa Silva

      Procure saber um pouco mais a respeito da bondade dos animais, verá que não é bem assim que a banda toca.

  39. Bertrand Russell

    Todos os animais sencientes especialmente, q estão sob responsabilidade humana devem ser tratados sem crueldade e principalmente, terem direito a uma vida de boa qualidade. Uma vida c/saúde, livre de sofrimento intencional e de acordo c/suas adaptações evolutivas. Isso é direito dos animais e obrigação humana. Esse procedimento faz parte da boa ética e moral humana. Para aqles q nao vêem esse direito nao consigo encontrar outros adjetivos q nao estejam relacionados a ignorancia e imoralidade

    Responda
  40. B RW

    e eu gostaria ter a proteçao e atenção que os animais tëm...

    Responda
    1. Carolina Souza

      Seria legal... eu poderia bater em você até te m a t a r e pagar umas cestas básicas para uma entidade de proteção aos humanos... Isso se alguém filmar.

    2. Londo Molari

      Coitadinho!

  41. Ezequias Lima

    Direitos Humanos? Seria direitos Golfiânicos kkkkk. Daqui a pouco vai ter direitos caprinos, equinos, suinos, caninos, etc, todos os direitos do mundo animal.

    Responda
  42. willy_shakes

    "non-human person" rsrsrsrsrs

    Responda
  43. Germano

    Sabe-se que golfinhos tem um cérebro bem desenvolvido, maior que o humano, tvez ainda não seja possível mensurar sua inteligência, mas ser for possível formas de comunicação, como foi feito com a gorila Koko, possamos quem sabe um dia nos comunicar com esses animais mais desenvolvidos e até saber o que pensam.

    Responda
  44. Bobzterz

    Nunca ví golfinhos enganando, matando, destruindo, odiando e multiplicando até o mundo não suportar mais. Eles socorrem uns aos outros portanto são ao contrário de nós, "humanos".... a comparação é injusta.

    Responda
    1. ofox

      acho que não eram golfinhos, eram baleias nestas filmagens... De qualquer forma, atentemos a não generalizar "golfinhos", pois no mesmo assunto não se pode generalizar "primatas". Há golfinhos e golfinhos tão diferentes quanto nós do Mico Leão. De qq forma acho que essa matéria expoe uma questão política e não real. Chega a ser fantasiosa... O camarada de barco então que atrolpelar um golfinho ou "foge sem prestar socorro" ou é indiciado por assassinado culposo... Acho uma disc

    2. rsbcoman

      Você disse tudo, seria uma injustiça classificar os golfinhos como humanos, eles não são tão bárbaros assim ! Voo Fácil.

    3. edsm

      Nunca viu golfinhos matando? Na costa africana já foram vistos e filmados golfinhos jogando com a parte traseira como peteca uns pros outros filhotes de pinguins, focas, etc, numa absurda matança gratuita, sem se alimentarem, só pra princarem. E chimpanzeses, outro animal "inteligente", também já brincaram com filhotes de outros adversários ate falecerem.

  45. Sopmac

    Japão dito país civilizado e de primeiro mundo comete uma carnificina com as baleias!

    Responda
  46. Joao Willi

    Já está demorando! Mas, como dizem, antes tarde do que nunca, né?

    Responda
  47. Paulo Schaefer

    Todo animal tem algum grau de inteligência ou consciência. O golfinho, por exemplo, pode ter a inteligência de uma criança de 1 ano. Sem dúvida a questão dos direitos dos animais e respeito a eles tem de ser revista. Questões como uso de animais na indústria de cosméticos, de roupas, em parques etc...tem de ser revista.

    Responda
    1. chilli pepper

      concordo Paulo.

    2. ofox

      Concordo que animais possuem um grau de consciência que não queremos admitir. Porém medir isso, ou inteligência, é impossível mesmo em seres humanos... Para mudar o que dizes é preciso reescrever a cultura, reeducar o mundo. Quem sabe depois de um grande cataclisma.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.